Ateus, agnósticos e os de fé sem religião são 32,1% da Geração Y
Fonte:
http://www.paulopes.com.br/2015/11/ateus-ja-representam-dezenove-por-cento-populacao-de-jovens-brasileiros.html#ixzz3qMPFXHYF
Ateus, agnósticos e sem religião são 32,1% dos jovens brasileiros
Pesquisa feita pela PUC do Rio Grande do Sul sobre a geração Y (pessoas solteiras na faixa de 18 a 34 anos) revela no item religião que os ateus são o segundo maior grupo, representando 19,3% desse extrato da população, abaixo dos católicos, com 34,3%.
Em terceiro lugar estão os evangélicos (14,9%), seguido pelos espíritas (14,9%), pelo com fé sem religião (6,7%) e agnósticos (6,2%).
Os jovens ateus estão concentrados no Sul e Sudeste.
Ateísmo, agnosticismo e fé sem religião representam, juntos, 32,14% ou quase um terço do total do segmento.
Lucas Sandri (na foto abaixo), 21, é um exemplo desse segmento. De família católica, ele se tornou ateu aos 16 anos ao fazer um intercâmbio cultural no Canadá.
Os parentes de Sandri tiveram de se conformar com isso, “engolindo a seco” a descrença dele, segundo afirmou um avô ao Fantástico.
Simone, a mãe, disse ter se arrependido mandado Lucas para o Canadá. "Acho que foi lá que o perdemos."
Geração Y é um conceito sociológico para delimitar as pessoas que nasceram na época da explosão da internet, com abundância de informação e facilidade em seu acesso.
Para 92,9% desses jovens, de acordo com a pesquisa da PUC, o item mais importante no dia a dia é ter acesso à internet.
Esses jovens também são chamados de Geração Digital ou Geração do Milênio. Ela sucedeu a Geração X e está sendo substituída pela Geração Z.
Do total dos jovens Y, 74,3% acham que cada integrante de uma família não precisa ter uma crença em comum com os demais porque o que vale é ter uma filosofia de vida.
Apenas 12,5% são de opinião de que os membros de uma família precisam ter a mesma religião.
A maioria dos jovens de todas as regiões do país demonstrou ter tolerância em relação à religião e a outros aspectos, como família formada por casais gays.
A pesquisa concluiu que até entre as pessoas ligadas às principais religiões, como a católica e a evangélica, consideram desnecessário possuir uma religião.
Ela foi coordenada pelo professor Ilton Teitelbaum. Teve como base um questionário respondido e enviado por meio eletrônico por 1.500 pessoas entre 31 de março e 27 de abril. A margem de erro é de 2% para baixo ou para cima.
Algumas pesquisas anteriores indicavam que o Brasil pode se tornar nas próximas décadas um país de maioria evangélica, tomando a hegemonia dos católicos.
Contudo, pelo que foi apurado pela PUC, em que pese as diferentes metodologias adotadas pelos institutos, incluindo o IBGE, o numero de descrentes e o de pessoas com fé e sem religião tendem a suplantar os evangélicos, o que já é um fato em relação à Geração Y.
Na avaliação de Teitelbaum e de sua equipe, as instituições religiosas, se quiserem adeptos entre os jovens e assim garantir sua sobrevivência nos próximos anos, elas “terão de aceitar mais a pluralidade”.
Com informação da íntegra da pesquisa e foto de reprodução da TV Globo
Leia mais em
http://www.paulopes.com.br/2015/11/ateus-ja-representam-dezenove-por-cento-populacao-de-jovens-brasileiros.html#ixzz3qMPFXHYF
Comentários
Ou fissurada em ideologias de esquerda sendo idiotas úteis. O ateísmo já foi melhor na época do Orkut.
E olha que eu sou Ateu.
― Winston Churchill
Não tem jeito. Ateu é de esquerda. Tem alguns que são de direita, mas a tendência do ateu é ser de esquerda, é ser liberal, é ter a mente aberta.
Pelo menos na última afirmativa infelizmente tem pecado muito, olha que me afastei de grupos ateístas do Facebook porque justamente eles começavam com esquerdismo do mais imbecilizante possível, não é diferente de uma mente dominada pela doutrina neopentecostal.
― Winston Churchill
Não me afastei porque elas pensavam diferente de mim e que os motivos eram motivos políticos idiotas, simples.
Achar idiota algumas motivações políticas é ofensa? Ainda bem que eu passei dessa fase.
― Winston Churchill
Chola mais. Não estou desmerecendo foi a conclusão que eu cheguei.
Da mesma forma que gosto de animes e não sou Otaku não preciso de um rótulo político para ser Ateu. É o que a maioria faz.
― Winston Churchill
Que tipo de liberalismo é esse?
Liberalismo não é dar o cu e receber incentivo estatal para tal. Você está confundindo liberalismo com oq prega o Jean Wyllys.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Isso me preocupa @ENCOSTO e muito.
― Winston Churchill
Apenas "acreditam na Bíblia e em Jesus", como eles dizem.
Acho tão racional duvidar das religiões quanto duvidar das ideologias que acabam se tornando religiões também, com santos, mártires, livros sagrados, mandamentos, fé cega, tentativa de converter todo mundo e tudo o mais.
Bakunin disse que "a religião é o ópio do povo" e, pelo menos nisto, tinha razão.
O comunismo apenas substituiu uma religião por outra.
O fato de os regimes comunistas banirem as outras igrejas significa apenas que querem adoração exclusiva.
O fato de alguém aderir ao comunismo não é um motivo válido para também se tornar ateu.
Concordo 100%
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
- A frase título desse fórum foi cunhada por Marx, então é válido pensar que o comunismo leva ao ateísmo.
Abraços,
Em deuses, não. O problema é que muitos ateus substituem a crença por algum ideal idiota. Podem virar satanistas, comunistas ou outra palhaçada qualquer.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Bem... Marx disse que a religião é ópio do povo, o que é interpretado por alguns no sentido também de anestésico, como era usado na época (eu duvido, o barbudo deve ter se referido à droga mortal mesmo).
Já religião é veneno é atribuído ao Mao, mas sem certeza de autenticidade da citação.
A grande maioria dos ateus não é nem de direita, nem de esquerda por motivos óbvios. Gente descrente de dogmas religiosos tende também a renegar dogmas políticos.
O erro muito comum e repetido é julgar o grupo pela minoria ruidosa que se comunica pela Internet, que agora parecem divididos e polarizados ideologicamente porque é o momento político brasileiro. E só por isto.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Boa parte dos autodeclarados céticos na Internet são discípulos de Carl Sagan.
Engraçado que o cara tenha virado uma espécie de guru ou profeta, justamente aquilo que combatia.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Só que eu aprendi a fortalecer meu estômago. Aprendi a olhar para o abismo da direita sem ser tragado por ele. Por isto estou aqui. Nem todos esquerdista podem estar, mas eu posso.
Quer dizer as pessoas podem vir aqui neste foram e abrir inúmeros tópicos para atacar a esquerda e não há mal algum nisto. Mas se eu respondo estes tópico mostrando outro ponto de vista, sou chamado de religioso, de fanático entre outras coisas. Porque todos podem atacar a esquerda , mas eu não posso defender? Por que só um ponto de vista é aceito ?
Realmente, estou vindo mais aqui para defender os ataques contra a agenda da esquerda. Isto é o mínimo insignificante que posso fazer para justificar meus direitos e honrar aqueles que morreram para defender os direitos que tenho hoje.
- É verdade Acauan, falha nossa.
(Não estou conseguindo fazer citação).
Abraços,