Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

5 Mitos sobre a Realidade de Cúba

13»

Comentários

• Fedidovisk disse: Tem aquela do "regime militar tirou Jango"; foi tudo dentro dos trâmites do congresso. Fica a sugestão:

O cara do vídeo tenta a todo custo dizer que não houve ditadura. O que, claro, é um absurdo.
    Ele tira, da bunda, a ideia que Argentina e outros exemplos são ditadura e que aqui, por não ser igual, não era.
    Claro que é ridículo, aqui era sim uma ditadura.
    O fato de haver eleições para prefeito não significa que havia democracia, todos eles eram submetidos a um poder maior, o do presidente que não era escolhido pelas pessoas.
    Se eu assumir que esse senhor está certo, que não havia ditadura por haver eleições, então a ideia de ditadura em Cuba deveria ser revista, pois lá também teve eleições. Claro, que em um caso e em outro, as eleições só elegem ALGUNS cargos de importância menor.

• Fico impressionado com a patifaria de alguns.
    Fidel Castro permite que algumas pessoas falem mal dele abertamente para assim não ser chamado de ditador, afinal se é permitido a alguém falar mal do governo então estamos falando de democracia.
    O governo brasileiro permite que os exilados retornem e falem mal dele, logo, pela mesma lógica aqui também era uma democracia.
  • FedidoviskFedidovisk Membro
    edited janeiro 14 Vote Up0Vote Down
    Neuromancer disse: O cara do vídeo tenta a todo custo dizer que não houve ditadura. O que, claro, é um absurdo.
    Ele tira, da bunda, a ideia que Argentina e outros exemplos são ditadura e que aqui, por não ser igual, não era.
    Claro que é ridículo, aqui era sim uma ditadura.
    O fato de haver eleições para prefeito não significa que havia democracia, todos eles eram submetidos a um poder maior, o do presidente que não era escolhido pelas pessoas.
    Se eu assumir que esse senhor está certo, que não havia ditadura por haver eleições, então a ideia de ditadura em Cuba deveria ser revista, pois lá também teve eleições. Claro, que em um caso e em outro, as eleições só elegem ALGUNS cargos de importância menor.

Ele não quis dizer que não houve ditadura mas apenas fazer um comparativo. Houve períodos mais "ditatoriais" em nossa história e que não receberam o devido tratamento, aliás, o período Vargas é inclusive louvado pela esquerda. É claro que +64 foi uma ditadura, não havia eleições plena.

Mas comparada com as ditaduras do Chile, Espanha, latinas... ou a presente Cubana, louvada pelo Loredo, fica realmente difícil chamar aquele período de ditadura, salvo a ausência de democracia; mas nem toda ausência de democracia é ditadura, então...

Eu entendo que vivemos hoje numa ditadura; hoje saímos de casa sem saber se vamos voltar inteiro ou vivos; temos mais de 60 mil homicídios por ano; temos um partido que fez o diabo para não perder o poder; nestes termos considero que vivemos numa ditadura.
    Post edited by Fedidovisk on
  • Entrei no site Viajanet e observei que as passagens para Cuba não são tão caras. Quando passar essa crise foda e me sentir mais seguro, acho que irei conhecer essa maravilha. Fico nos locais para turistas e tiro uns 2 dias para conhecer a periferia.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ENCOSTO disse: Entrei no site Viajanet e observei que as passagens para Cuba não são tão caras. Quando passar essa crise foda e me sentir mais seguro, acho que irei conhecer essa maravilha. Fico nos locais para turistas e tiro uns 2 dias para conhecer a periferia.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!

Seria legal se conseguisse filmar as periferias .

A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Realmente é uma coisa com muito mais tons de cinza do que se pode imaginar. Os gregos antigos chamavam de tirania um governo cujo mandatário não foi eleito pelos cidadãos. Assim Atenas teve um governo tirânico, iniciado com Pisístrato. Não que ele fosse ruim, mas era o petista da época: para se manter no poder, apoiava-se no povo mais pobre e exilava os ricos que se opunham à sua tirania. As cidades gregas que ficavam no atual território turco foram dominadas pelos persas, que impunham governadores, também chamados de tiranos pelo mesmo motivo. De novo, não é que fossem maus, mas eram tiranos por não terem sido eleitos.

E a Ditadura e a Democracia ficam nesse vai da valsa também. Não significam por si só que sejam coisa ruim e coisa boa por seu valor de face. Disse o Mulla que na Venezuela havia democracia demais durante o governo Chavez, tal a quantidade de plebiscitos que se fazia em consulta ao povo para aprovar esta ou aquela medida. Na prática, tais plebiscitos foram feitos para se comer a democracia pelas beiradas. E agora alguém ainda se atreve a dizer que o regime bolivariano é democrático? Democracia estranha essa, quando há políticos presos sob acusações vagas e imprecisas, um judiciário controlado pelo presidente, um parlamento onde por azar do governante houve esmagadora vitória oposicionista, mas que pode não valer nada pois o Maduro inventou um segundo parlamento só de cupinchada chavista, cujas leis valerão mais do que as aprovadas pelo parlamento oficial, mas que agora é de fachada.

Claro que a Redentora(?) Revolução de 1964 implantou um regime ditatorial, já políticos e gente esquerdista levou pé na bunda, acabou na cadeia, foi aposentada compulsoriamente, etc e tal. Sem contar com as forças policiais agindo à vontade, com violência e tortura, sem ter nada a temer em relação à justiça. Bem, quanto à tortura, essa sempre existiu, mas só virou coisa escabrosa quando estudantes universitários, professores, gente de classe média alta começaram a sofrer as mesmas torturas aplicadas aos três ps (preto, pobre e puta) que sempre sofreram, mas nunca foram objeto de atenção.

No frigir dos ovos, fica isso: houve momentos em que a tal ditadura de 64 foi mais mole e em outros foi mais dura, mas sempre teve os elementos que a caracterizaram como uma ditadura. Ela só é mais execrada porque foi uma ditadura de direita. Nossos grandes gênios intelectuais esquerdistas burros nunca criticaram ditaduras de esquerda. A ditadura de Vargas foi uma ditadura tão dura, com direito a torturas e prisões de opositores tal qual a de 64, mas Getúlio foi o pai dos pobres...

E a nossa atual democracia tá mostrando que não funciona direito, já que aquele partido que pregava a moralidade ferrou com nossa economia para se perpetuar no pudê de qualquer maneira. Acho que a única coisa boa é que nessa democracia a imprensa pode falar o que bem entender, para grande ira e indignação dos advogados (já viram o manifesto deles?) dos caras encanados na Lava Jato.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Estive procurando por informações relacionadas aos passaportes cubanos e é difícil ter algo transparente sobre o tema, o que é meio sintomático da realidade de Cuba.

O que até então parece ser o que pega é que:

1) O salário médio mensal de Cuba é de $17.
    2) Um passaporte custa $55 (ou boa parte do rendimento anual).
    3) O passaporte que tem validade de 6 anos, precisa ser revalidado de dois em dois, ao custo de $20.

Só por aí já se vê que um passaporte já fica fora da realidade de muitos, por causa do altíssimo custo, pensando ainda que para sair do país você estar provido de itens além do documento, para se manter minimamente no destino.

além disso:

4) Se o cidadão estiver fora do país por mais de 2 anos e não renovar o passaporte, TODA a propriedade dele em Cuba é confiscada ao estado e ele é proibido de retornar.
    5) O passaporte pode não ser renovado/emitido por motivos nebulosos, incluindo "interesse público" e "reserva de capital humano".

Ainda tem o lado possível de dificuldade em tempo de emissão, que já ouvi falar que demora pelo menos uns 2 anos... mas não sei.

Todas as fontes das informações acima são questionáveis. Mas é o que deu pra achar em mais de um local, e no fim das contas parece ser meio coerente.
    http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=27545.1925#msg884343
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.