Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

«1

Comentários

• 29 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Numa das máquinas que atualizei p/o 10 (desde o 7) parou de instalar updates. Não instala o update de dezembro e não sei o que fazer (?)
    Obs: máquina residencial minha.
  • Gorducho disse: Numa das máquinas que atualizei p/o 10 (desde o 7) parou de instalar updates. Não instala o update de dezembro e não sei o que fazer (?)
    Obs: máquina residencial minha.
    Por essas e muitas outras eu vou ficar no 7 até seu último suspiro, pode ser que eu mude de ideia no futuro mas por enquanto não vi nada no 10 que me convença do upgrade, achei um sistema intrusivo, bugado e xereta.

Come with me if you wanna live.
  • Bem, no meu computador diz que a atualização para o 10 não pode ser feita porque a NVIDIA não alterou a configuração necessária para a placa GE force que possuo. De qualquer forma, vou me virando com 7, que comprei na loja quando vi que o XP já tinha aberto o bico de vez. Ficou um pouco chato que vários programas que tinha antes agora não funcionam mais, mas para o que é importante, a coisa vai. Então vou ficar com 7 também até o osso. Ele não consegue atualizar o Defender (não sei se é por causa do AVAST), não consegue fazer backup e tem uma atualização que não consegue ser instalada. Mas vou tocando a vida.
  • Atualizei 3 máquinas particulares: 2 x 8.1 + 1 x W7. Tudo correu perfeitamente e nada notei que não funcionasse, inclusive bancos de dados, NetBeans &c.
    Agora essa que era W7 (mas acho que é coincidência) não atualiza p/a #1511. Ontem atualizou várias posteriores mas quando chega nela dá erro - REPETIR
    No sítio da Microsoft só as abobrinhas inúteis de sempre.
    Ontem olhei uma indicação acerca de chaves no registro que deveriam ser deletadas, mas m/máquina não tem as entradas que o cara fala.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cameron disse: Por essas e muitas outras eu vou ficar no 7 até seu último suspiro, pode ser que eu mude de ideia no futuro mas por enquanto não vi nada no 10 que me convença do upgrade, achei um sistema intrusivo, bugado e xereta.
    Atualização para o Windows 10

O Windows 10 está pegando. Um mês após o lançamento, ele já foi instalado por 75 milhões de pessoas – porque é bem melhor do que seu antecessor, o Windows 8.1, e porque é grátis.

Vale a pena fazer o upgrade. Mas o novo Windows vem com algumas configurações de fábrica que você precisa mudar. Mesmo. Vamos a elas:

1. Ressuscite o anjo da guarda

O Windows tem uma função, chamada Restauração de Sistema, que salva automaticamente backups dos principais arquivos do sistema operacional –um dia, se o seu computador der problema, é só rodá-la para voltar no tempo e resolver tudo.

Esse recurso existe há 15 anos, e é o anjo da guarda do Windows. Mas, agora, a Microsoft inexplicavelmente o desligou. É fundamental reativá-lo.

Como resolver: aperte Windows + X no teclado, entre em Sistema e Proteção do Sistema. Na janelinha que aparecerá, clique em Configurar e Ativar a Proteção. Pronto.

2. Desative os sistemas de espionagem

O W10 é diferente dos outros Windows. Ele é bem mais invasivo, porque vem configurado para monitorar várias coisas – como o lugar onde você está, os sites que você acessa e até o jeito que você digita (informação que a Microsoft diz usar para “melhorar a experiência de digitação”).

É mais ou menos o que o Google e o Facebook já fazem – só que ainda mais intenso. Vale a pena desabilitar.

Como resolver: clique no botão Iniciar, entre em Configurações e Privacidade. Marque “Desativado” em todos os itens. Isso não resolve 100% do problema –o W10 contacta a Microsoft mesmo quando ajustado para não fazer isso. Mas melhora 90%. Importantíssimo.

3. Tire a Microsoft do seu pé (e do seu ombro)

O Windows 10 vem com o Microsoft Edge. E ele é um baita navegador. Chega a ser mais rápido e mais leve do que o Chrome e o Firefox.

Depois de anos e anos dando sobrevida ao terrível Internet Explorer, o pessoal de Redmond finalmente voltou ao jogo com tudo.

Mas o Edge tem um ‘pequeno’ problema: ele grava toda a sua navegação na internet – e manda para a Microsoft. Isso tem uma justificativa até nobre, ajudar a evitar vírus, mas é uma invasão de privacidade e tanto. Fundamental impedir.

Como fazer: abra o navegador Edge, vá em Configurações e Configurações Avançadas e desative a opção Filtro SmartScreen (é a última, bem no finzinho da lista).

4. Habilite as extensões de arquivo

Desde que o mundo é mundo, o Windows vem configurado de fábrica pra fazer uma coisa terrível: esconder as extensões de arquivo.

E isso é grave. Significa que, quando você recebe um arquivo, não tem como saber o que ele realmente é.

Se é um inofensivo TXT, um (quase) inofensivo DOC, ou um virulento JAR ou EXE, que vai estraçalhar a sua máquina e roubar seus dados. Ocultar as extensões de arquivo é ruim. Tem que mudar isso.

Como resolver: digite Extensões no campo de busca do Windows 10. Abra o item que ele vai mostrar e, na janelinha exibida, desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”. Pronto.

5. Restaure os seus apps preferidos

Quando você atualiza o seu computador para o W10, os programas-padrão (quais deles fazem/abrem o quê) podem ser alterados. Isso geralmente acontece, e é um esforço –legítimo– da Microsoft para que você use os apps dela. Beleza. Mas você pode não querer, né.

Os programas mais espertos, tipo o Chrome, percebem esse golpe de Estado e mostram mensagens propondo desfazê-lo. Mas a maioria não. Se o Windows 10 trocou os seus apps por outros que você não quer, dá para mudar.

Como resolver: digite Programas Padrão no campo de busca do Windows. Pronto.

6. Dê um jeito nas atualizações

Como você já deve saber, o Windows 10 trabalha com atualizações automáticas.

Você não pode escolher se quer ou não instalar os updates enviados pela Microsoft. Isso tem um lado bem positivo (ajuda a garantir que as pessoas estejam protegidas contra brechas de segurança), e outro bem negativo – se a MS fizer bobagem em alguma atualização, o que às vezes acontece e já aconteceu com o W10, você não tem como se defender.

Ela vem anyway, e detona a sua máquina. Mas contra isso não há o que fazer. O que dá para fazer é consertar o outro problema: impedir que o Windows 10 use a sua internet pra repassar a atualização para as pessoas perto de você.

É, ele faz isso. Deixa a sua rede lenta, e pode estourar a franquia de dados em conexões mobile.

Como resolver: clique em Iniciar, Configurações, Atualizações & segurança, Opções avançadas, “Escolher como as atualizações serão obtidas” e marque a opção “Computadores na minha rede local”.

Ufa. Agora o W10 não vai mais usar a sua banda para fazer o serviço da Microsoft. E você pode se sentir meio hacker – pois completou uma sequência enorme de comandos para fazer uma configuração que deveria ser trivial.

7. Não deixe ele liberar as suas senhas de Wi-Fi

É meio inacreditável, mas é verdade. (Pelo menos até hoje, quando escrevo este texto. A Microsoft está ciente da questão e, com as atualizações automáticas, o sistema pode mudar de um dia para o outro).

O Windows 10 tem uma função, chamada Wi-Fi Sense, que compartilha todas as suas senhas de redes Wi-Fi com os seus contatos – contatos armazenados nos serviços online Microsoft, ou seja, que você provavelmente não usa muito e nem sabe direito quais são.

Como resolver: clique em Iniciar, Configurações, Rede & internet. Vai aparecer uma listinha de redes. Role a janela para baixo até aparecer a opção “Gerenciar configurações de Wi-Fi”.

Entre nela e desabilite a opção “Sensor de Wi-Fi” (o nome é uma má tradução do inglês Wi-Fi Sense; ao contrário do que pode parecer, desabilitar a opção não afetará em nada o seu uso de Wi-Fi).

Pronto, é isso. Ajustes feitos, agora você pode desfrutar tranquilo do Windows 10. Aproveite – e compartilhe este texto com os seus amigos. Abraço.
    http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-configuracoes-que-voce-precisa-mudar-no-windows-10#1
  • Eu não gostei do Edge porque nele não consegui fazer Google o padrão (tinha o maldito Bing). Mas uso o Chrome sem problemas.
    Essa da privacidade vou providenciar; não sabia.
  • JcashJcash Membro
    edited janeiro 13 Vote Up0Vote Down
    Há algum tempo que meu Windows 10 não me deixa renomear ou deletar alguns arquivos e pastas, totalmente inexplicavelmente. Aparece um aviso dizendo "invalid ms-dos function". Já tentei de tudo um pouco pra entender, e não faço a menor ideia de como arrumar isso. :\
    Post edited by Jcash on
  • Jcash disse: Há algum tempo que meu Windows 10 não me deixa renomear ou deletar alguns arquivos e pastas, totalmente inexplicavelmente. Aparece um aviso dizendo "invalid ms-dos function". Já tentei de tudo um pouco pra entender, e não faço a menor ideia de como arrumar isso. :\
    Em todas as versões do Windows tem arquivos e pastas que o sistema não te deixa deletar, algumas até justificáveis que impedem o usuário(a) de fazer besteira, eu sempre resolvi esse tipo de problema usando Linux em modo live, navego até as pastas ou arquivos e deleto sem problemas, mas é bom que você saiba o que está fazendo.

• Botanico disse: Bem, no meu computador diz que a atualização para o 10 não pode ser feita porque a NVIDIA não alterou a configuração necessária para a placa GE force que possuo.
    Já li relatos de atualizações automáticas do W10 queimando várias placas NVIDIA simultaneamente...

Eu nunca engoli essa história de update obrigatório enfiado goela abaixo.

• Gorducho disse: Eu não gostei do Edge porque nele não consegui fazer Google o padrão (tinha o maldito Bing). Mas uso o Chrome sem problemas.
    Essa da privacidade vou providenciar; não sabia.
    Por enquanto a única vantagem incontestável do Edge sobre os outros é poder assistir a Netflix em UHD.

• Cameron disse: Em todas as versões do Windows tem arquivos e pastas que o sistema não te deixa deletar, algumas até justificáveis que impedem o usuário(a) de fazer besteira, eu sempre resolvi esse tipo de problema usando Linux em modo live, navego até as pastas ou arquivos e deleto sem problemas, mas é bom que você saiba o que está fazendo.

Temo que o caso não seja bem assim. Dentro de uma pasta gigantesca de álbuns de música e filmes, tem algumas agora que o windos não me deixa nem alterar o nome, enquanto outras eu posso fazer o que quiser. :\

Nenhuma delas tem qualquer características especial.
  • Jcash disse: Temo que o caso não seja bem assim. Dentro de uma pasta gigantesca de álbuns de música e filmes, tem algumas agora que o windos não me deixa nem alterar o nome, enquanto outras eu posso fazer o que quiser. :\

Nenhuma delas tem qualquer características especial.
    Tente fazer as alterações que deseja usando Linux em modo live, se mesmo assim não conseguir o problema está no arquivo e não no sistema operacional.

• Ou então ver a proteção dos ficheiros abrindo-os como administrador.
  • Cameron disse: Por enquanto a única vantagem incontestável do Edge sobre os outros é poder assistir a Netflix em UHD.
    Se lobriga melhor os filmes da Netflix no Edge?
    É isso?
  • CameronCameron Membro
    Gorducho disse: Se lobriga melhor os filmes da Netflix no Edge?
    É isso?
    O Edge suporta e renderiza melhor resolução 4k do que os outros, por enquanto pelo menos.

Post edited by Cameron on
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Cameron disse: Por essas e muitas outras eu vou ficar no 7 até seu último suspiro, pode ser que eu mude de ideia no futuro mas por enquanto não vi nada no 10 que me convença do upgrade, achei um sistema intrusivo, bugado e xereta.

Um problema que havia sido corrigido no 7 e que voltou no 10 é o boot lento.
    É inacreditável que tenham melhorado sensivelmente no 7 o tempo necessário para o boot e que simplesmente cagaram novamente no 10.
    No começo achei que era só comigo, talvez por ter uma máquina lenta (o que é pouco provável sendo que tenho um pc com 16 Gb de Ram e um processador com 4 núcleos), mas conversando com algumas pessoas que instalaram o 10 a reclamação era a mesma, vc liga, dá para sair e tomar um café.
    Alguém aí notou o mesmo problema?
    Post edited by Neuromancer on
  • CameronCameron Membro
    Neuromancer disse: No começo achei que era só comigo, talvez por ter uma máquina lenta (o que é pouco provável sendo que tenho um pc com 16 Gb de Ram e um processador com 4 núcleos), mas conversando com algumas pessoas que instalaram o 10 a reclamação era a mesma, vc liga, dá para sair e tomar um café.
    A quantidade de RAM não importa contanto que se tenha pelo menos 2GB, o processador ajuda mas o item mais importante para o boot é o disco rígido, o principal gargalo costuma ser o HDD, sobretudo se ele for de 5400rpm.

Outro fator que contribui para o aumento do tempo de boot do Windows 10 é a quantidade de serviços obrigatórios que iniciam com o sistema e que não podem ser facilmente desabilitados como o Windows Defender e Updates.

• Não: meu boot é super rápido nos 3 10.
  • CameronCameron Membro
    Gorducho disse: Não: meu boot é super rápido nos 3 10.
    SSD?

• CameronCameron Membro
    Aqui no meu notebook com HDD de 7200rpm o Windows 7 leva menos de 15s para iniciar já o 10 leva cerca de 30s.
  • Não, são notebooks convencionais a disco: 2 c/ 4GB + 1 c/8.
    Hoje de noite em casa ligarei um e medirei... deve ser ~30" mesmo...
  • Essa de usar o linux para apagar arquivos que no windows não podem ser apagados eu usei para o Baidu, quando fiz a besteira de permitir que fosse instalado. Apaguei tudo o que foi possível dele, mas havia uma pasta que não tinha como ser apagada. Aí fiz pelo linux. Até que raetou um pouco, mas no final consegui. E o pior é que tenho um laptop da lenovo, cuja configuração fala em algum sistema de segurança do Baidu, mas esse Baidu no é um vírus ou um sistema que deixa os vírus entrarem? Quando ele me avisava de atualizações de programas, o AVAST avisava que uma invasão foi detectada.

No Windows 7 a única coisa chata é que velhos programas não funcionam (eu gostava de certos jogos antigos), um scanner que eu usava para aulas também deixou de funcionar e por aí vai. Outra coisa que eu gostava era de um firewall que me permitia ver quando havia tentativa de invasão (como um tal de hiakjing), mas esse firewall também foi pras cucuias. Mas fazer o quê? Informática é assim.
  • Vou tentar fazer esse esquema do Linux. Valeu, turma!
  • CameronCameron Membro
    edited janeiro 15 Vote Up0Vote Down
    Botanico disse: mas esse Baidu no é um vírus ou um sistema que deixa os vírus entrarem?
    Baidu é um bloatware/bundleware.

Ele tem as funções de um antivírus mas a forma que ele usa para se instalar nos computadores pode ser considerado um malware, uma vez que maliciosamente se aproveita da desinformação dos(as) usuários(as).

Quando você baixa softwares de sites como Baixaki, Superdownloads e similares eles vem com instaladores e dentre opções apresentadas costumam aparecer algo do tipo "Instalação Padrão (recomendado)" e ao clicar nela a pessoa está instalando além do software que baixou os softwares adicionais que vão desde do lixo do Baidu até toolbars que sequestram seus navegadores, infelizmente essa prática ocorre em alguns casos até mesmo baixando software direto dos sites dos desenvolvedores como é o caso do Format Factory.

A melhor solução é procurar apenas os sites oficiais dos aplicativos para download e prestar muita atenção na hora de instalar, navegar por todas as opções disponíveis e ter a certeza de demarcar qualquer opção de software que não deseje, até uma gigante da tecnologia como a Oracle faz esse tipo de coisa quando você tenta instalar o Java por exemplo.

• 40" levou... 1511 8GB
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.