Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Premissas do Fundamentalismo Bíblico

AcauanAcauan Administrador, Moderador
Premissas do Fundamentalismo Bíblico

Por Acauan
Publicado originalmente em 14 Abr 2009, 14:10

As agremiações religiosas que adotam o fundamentalismo bíblico costumam defender as seguintes premissas:

1. Toda a Bíblia foi inspirada por Deus
2. A Bíblia é isenta de erros em tudo que afirma;
3. A Bíblia contém toda informação necessária para a vida do crente;
4. Os crentes devem ter a Bíblia como sua única regra de fé e prática;
5. A Bíblia deve ser interpretada literalmente, sempre que possível.

Uma primeira contradição vem do conflito entre a quinta e a terceira premissa.
A Bíblia não descreve um método pelo qual possa ser interpretada.
Admitido a interpretação como necessária, dado que mesmo os fundamentalistas reconhecem que não é possível entender literalmente determinadas passagens, então temos uma informação necessária à vida do crente que não consta da Bíblia.

Outro conflito se dá entre a primeira premissa, de que toda a Bíblia foi inspirada por Deus, com a terceira, uma vez que não constam da Bíblia uma relação de quais seriam os livros inspirados ou um método para diferenciar um livro divinamente inspirado de outro que não o é.
O Cânone bíblico foi definido segundo metodologias humanas, não divinamente inspiradas e, portanto, passíveis de erro.
Assim, não apenas falta à Bíblia informação que defina a si própria, contradizendo a premissa terceira, da suficiência, como não se pode aferir a inspiração divina de livros selecionados e interpretados por metodologias humanas falíveis.

No caso da quarta premissa temos uma autocontradição, uma vez que se os crentes devem ter a Bíblia como sua única regra de fé e prática, esta regra deveria constar da Bíblia e não consta.
Um versículo frequentemente citado por fundamentalistas como se fosse a tal regra é II Timóteo 3: 16:
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Fica claro que tal citação não atende ao objetivo pretendido, dada a óbvia diferença entre declarar determinado texto inspirado como proveitoso e dizer que o mesmo texto deve ser única regra de fé e prática.

A quarta premissa também gera uma contradição teológica, uma vez que o fundamento do cristianismo é a vida de Jesus de Nazaré, logo, tudo que diga respeito àquela vida fundamenta o cristianismo – necessariamente –, esteja relatado na Bíblia ou não. Na hierarquia teológica cristã é a vida do Cristo que dá autoridade aos Evangelhos e não o contrário.
Em qualquer situação, a história de vida do biografado define a biografia e não o inverso.

Por fim, a segunda premissa, que declara a inerrância bíblica, confronta a terceira e quarta, dado que em nenhum trecho a Bíblia se declara isenta de erros em tudo que afirma.

É comum fundamentalistas defenderem que inspirado implica em inerrante, mas esta é uma interpretação e não uma citação bíblica.

Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
«13

Comentários

• 54 Comentários sorted by Votes Date Added
  • CameronCameron Membro
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    Eu vejo um outro ponto nisso tudo, a Bíblia afirma ser a palavra de Deus, quando se pergunta qual a base que eles tem para afirmar que um Deus exista eles afirmam que ele estaria revelado na Bíblia, no entanto, muitos relatos bíblicos, principalmente os milagrosos dependem da existência de um Deus para serem verdadeiros, aí as afirmações caem em uma circularidade:

A Bíblia diz a verdade porque é a palavra de Deus que existe porque está revelado na Bíblia que diz a verdade porque é...
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Cameron disse: A Bíblia diz a verdade porque é a palavra de Deus que existe porque está revelado na Bíblia que diz a verdade porque é...

Fundamentalistas cristãos cortam um sete tentando negar esta circularidade, mas no fim não conseguem escapar dela.
    Em última instância o fundamentalista se obriga a subordinar sua fé à interpretação bíblica, o que implica que quaisquer outros elementos que use para justificar sua fé no final só serão válidos para ele se a Bíblia os referendar, ficando em aberto o que justificaria a fé na Bíblia (alegações sobre cumprimento de profecias e coisas do tipo são argumentos fracos demais).

Há uma corrente ultrafundamentalista que admite esta circularidade e a leva ao limite, o monergismo, que adota o que chamam de pressuposicionalismo, uma idéia esquisita segundo a qual na falta de coisa melhor a única âncora do homem com a realidade é a revelação divina e na falta de coisa melhor a Bíblia é que melhor se presta a este papel.

Eles não colocam as coisas nestes termos, óbvio, mas é mais ou menos este o resumo da ópera.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    Acauan disse: Há uma corrente ultrafundamentalista que admite esta circularidade e a leva ao limite, o monergismo, que adota o que chamam de pressuposicionalismo, uma idéia esquisita segundo a qual na falta de coisa melhor a única âncora do homem com a realidade é a revelação divina e na falta de coisa melhor a Bíblia é que melhor se presta a este papel.

Eles não colocam as coisas nestes termos, óbvio, mas é mais ou menos este o resumo da ópera.
    Conheço esse tipo de pensamento cujo o mais destacado representante é um tal de Vincent Cheung, ele faz um falso cognato chamando dogmas religiosos de axiomas lógicos.

Post edited by Cameron on
  • voce lê a biblia e aproveita aquilo que lhe serve.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: voce lê a biblia e aproveita aquilo que lhe serve.

Até para as coisas erradas, do tipo... estupro??
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: voce lê a biblia e aproveita aquilo que lhe serve.

Aquilo que serve para que um criminoso justifique seus crimes é bom?

Cada um decide que partes são boas?
    Acauan disse: Outro conflito se dá entre a primeira premissa, de que toda a Bíblia foi inspirada por Deus, com a terceira, uma vez que não constam da Bíblia uma relação de quais seriam os livros inspirados ou um método para diferenciar um livro divinamente inspirado de outro que não o é.
    O Cânone bíblico foi definido segundo metodologias humanas, não divinamente inspiradas e, portanto, passíveis de erro.

Mesmo que o cânon constasse da Bíblia, ele teria sido posto lá por gente como nós e não seria confiável nem saberíamos se foi divinamente inspirado.
  • Religião fundamentalista proporciona liberdade, na medida que torna o homem obediente e livre de si mesmo.
    Muitos homens, desesperam perdidos perante a quase infinidade de escolhas e dão graças a Deus quando lhes é dito o que fazer.

O fundamentalista não perde tempo a questionar, obedece. As contradições são dores de cabeça que eles dispensam.
    Cameron disse: Conheço esse tipo de pensamento cujo o mais destacado representante é um tal de Vincent Cheung, ele faz um falso cognato chamando dogmas religiosos de axiomas lógicos.

A chamada Teologia Sistemática de Cheung é mais ideologia do que teologia propriamente dita.
    As extrapolações das idéias do cara se aproximam perigosamente do fascismo:

E se você é um não-cristão é isto que Deus fará com você. Num tempo de sua escolha, ele te esmagará com suas mãos e te jogará no inferno, para o sistema de esgoto cósmico, como se você não fosse nada mais que excremento espiritual.
    ...
    A implicação é que os não-cristãos são lixo espiritual. Se você rejeita Jesus Cristo, você não é nada senão um pedaço de lixo.

Vincent Cheung – Sangue da Páscoa

No mais, toda "filosofia" de Cheung é um amontoado de petições de princípio sem pé nem cabeça, embrulhadas em um jargão que faz alguns crentes meia boca acreditarem que têm um argumento intelectualmente sofisticado em mãos.

Chega a dar dó.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Uma vez aceite que alguém pode ser tido como lixo, abre-se a porta para destruir esse lixo - Perigo.

Fiquei curioso em investigar sobre o Cheung e encontrei:

"Professional Morons

The Bible teaches that non-Christians are morons — they are stupid. This article illustrates the fact with examples on how even their best professional philosophers are no better than the most incompetent non-Christians in the substance of their arguments."

http://www.vincentcheung.com/

Mig29 disse: Uma vez aceite que alguém pode ser tido como lixo, abre-se a porta para destruir esse lixo - Perigo.

A coisa não para aí, segue outro exemplo mais grave:
    Alguém que pensa que a glória de Deus não é digna da morte e sofrimento de bilhões de pessoas tem uma opinião muito alta de si mesmo e da humanidade.

Vincent Cheung, O Problema do Mal

Não é dificil imaginar os desdobramentos possíveis de uma ideologia que prega que a aniquilação de bilhões de seres humanos não tem nada de mais.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Lucifer disse: Até para as coisas erradas, do tipo... estupro??

Use com discernimento , e lhe fara muito bem, estude , tente entender os ensinamentos cristãos pratique os e comprove voce mesmo se a sua vida na pratica melhora muito.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Aquilo que serve para que um criminoso justifique seus crimes é bom?

Voce é o que? ateu ou advogado do diabo legislando em causa própria ?
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Cada um decide que partes são boas?

Se voce se faz de ignorante ou ainda não possui amadurecimento espirtual ou discernimento para julgar entre o bem e o mal , faça o seguinte pratique todos os ensinamentos biblicos e aprenda a discernir o bem do mal , voce mesmo com os resultados praticos.
    sinto logo existo!
  • O deus do homem é o deus que lhe agrada os sentidos, quanto mais refinado...........
    sinto logo existo!
  • Criaturo, você tem o raro talento de postar... postar... postar... e não acrescentar nenhuma informação útil ao tópico, independente do tema abordado.
  • Cameron disse: Criaturo, você tem o raro talento de postar... postar... postar... e não acrescentar nenhuma informação útil ao tópico, independente do tema abordado.

os posts dele se resumem a

"o ceu eh azul e ovos são brancos, faça uma boa gemada." :/
  • Cameron disse: Criaturo, você tem o raro talento de postar... postar... postar... e não acrescentar nenhuma informação útil ao tópico, independente do tema abordado.

Muito pelo contrário, tem a capacidade de confirmar logicamente o motivo pelo qual o fórum Religião é Veneno permanece vivo e ativo.
    Estou reservando para um topico mais inteligente, quando voce dispuser de algum , me avise!
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: faça o seguinte pratique todos os ensinamentos biblicos e aprenda a discernir o bem do mal , voce mesmo com os resultados praticos.

"Quem seguir o Antigo Testamento ao pé da letra acabará preso.
    Quem seguir o Novo Testamento ao pé da letra acabará no hospício"
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Aquilo que serve para que um criminoso justifique seus crimes é bom?

Voce é o que? ateu ou advogado do diabo legislando em causa própria ?

Já entendi: você ficou sem resposta.
  • Fernando_Silva disse: "Quem seguir o Antigo Testamento ao pé da letra acabará preso.
    Quem seguir o Novo Testamento ao pé da letra acabará no hospício"

Concordo com a primeira parte em termos, mas descordo da segunda parte isso é apenas desculpa para quem se habitou a seguir o caminho mais facil do egoismo humano.
    ou vai dizer que não é egoista ?
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: Concordo com a primeira parte em termos, mas descordo da segunda parte isso é apenas desculpa para quem se habitou a seguir o caminho mais facil do egoismo humano.
    ou vai dizer que não é egoista ?

Já vendeu tudo o que tem e deu aos pobres?
    Se o seu pai morrer, você não se preocupará em enterrá-lo?
    Já comprou sua espada?
    Se lhe derem um tapa, você pede para darem também no outro lado?
    Você já tomou veneno para testar sua fé?

Resposta esperada:
    "Ah, mas você interpretou tudo errado, Jesus não disse nada disso blá-blá-blá".
  • CRIATURO disse: Use com discernimento , e lhe fara muito bem, estude , tente entender os ensinamentos cristãos pratique os e comprove voce mesmo se a sua vida na pratica melhora muito.

Então, segundo voce, eu tenho que dar as minhas filhas para serem estupradas como prova de amizade, mandar meu amigo pra guerra só pra poder ficar com a viuva ou então matar o meu vizinho só porque ele não professa a mesma fé que eu?? Como realizando esse tipo de ensinamento que está na biblia, pode melhorar a minha vida??

Ah, já sei a sua resposta. Depende da interpretação da biblia. Nada disso é pra voce fazer de verdade. Sei...sei...
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Fernando_Silva disse: Já vendeu tudo o que tem e deu aos pobres?
    R: Disse isso para o rapaz que desejava ser perfeito.

Se o seu pai morrer, você não se preocupará em enterrá-lo?
    R: Deixai aos morto prestarem a verdadeira recepção espiritual ao falecido, ja que o corpo vira adubo inconsciente.
    Se voce pretende demonstrar amor por alguem não espere ele morrer para fazer isso, se quizer chorar por ele , permita que ele veja.

Já comprou sua espada?

Ame a o seu proximo , esta é toda lei de Deus que os profetas deveriam ensinar e os homens de boa vontade devem seguir.

Se lhe derem um tapa, você pede para darem também no outro lado?
    Não! saio correndo para não receber o segundo!

Você já tomou veneno para testar sua fé?

Fala sério! É mais valido debater com ateus!

Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.