Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O que muda com o limite de uso dos planos de internet banda larga?

2»

Comentários

• Fernando_Silva disse: Não sei se as companhias brasileiras têm capital para investir nesta expansão contínua. A OI, pelo menos, está quebrada.
    Eu não entendo como empresas poderiam quebrar por excesso de demanda pelos seus serviços...

Come with me if you wanna live.
  • OAB pau nas operadoras
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cameron disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Não sei se as companhias brasileiras têm capital para investir nesta expansão contínua. A OI, pelo menos, está quebrada.
    Eu não entendo como empresas poderiam quebrar por excesso de demanda pelos seus serviços...
    A OI ainda tem uma dívida de 14,3 bilhões de reais como consequência da compra da BrT em 2008.
    A Oi está eliminando 1.070 postos de trabalho da empresa em abril, ou 6% do quadro de funcionários diretos, em mais uma etapa do plano de reorganização iniciado no quarto trimestre de 2014 para simplificar sua estrutura. As demissões atingem todos os níveis da companhia e se somam ao corte de cerca de 150 diretores e gerentes em outubro passado.
    [...]
    Oi tem prejuízo líquido R$ 4,42 bilhões no 4º trimestre
    [...]
    Segundo a Fenattel, a Oi não está sozinha na redução de funcionários. A federação informou que a Telefônica Brasil, que opera a marca Vivo, demitiu cerca de 1 mil pessoas em fevereiro. Neste mês, a Nextel cortou 1 mil funcionários em São Paulo.
    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/04/oi-corta-1070-postos-de-trabalho-e-ve-gastos-com-pessoal-20-menor.html
  • coisas do PT que o PMDB irá resolver em breve
    sinto logo existo!
  • Impedir limite na internet fixa pode elevar preço do serviço, diz Anatel
    Pressionado por reclamações de consumidores e associações contrários à possibilidade de as operadoras cortarem a internet fixa de um cliente quando a franquia chega ao fim, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou que obrigar as empresas a oferecer banda larga ilimitada pode elevar o preço do serviço ou reduzir a qualidade dele.

Pressionado por reclamações de consumidores e associações contrários à possibilidade de as operadoras cortarem a internet fixa de um cliente quando a franquia chega ao fim, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou que obrigar as empresas a oferecer banda larga ilimitada pode elevar o preço do serviço ou reduzir a qualidade dele.

Reação
    A medida provocou reações. Na terça (19), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, afirmou que a Anatel cria normas para permitir que as operadoras de internet fixa “prejudiquem” os consumidores, ao estabelecer condições para que essas empresas possam oferecer contratos prevendo o corte do sinal quando o cliente atingir o limite da franquia.

Rezende disse que a internet fixa ilimitada como modelo de negócios não terminou, já que algumas empresas ainda podem adotar essa estratégia. No entanto, ele ponderou que, a longo prazo, pode haver dificuldade em sustentar esse tipo de serviço, já que a infraestrutura atual não comporta o uso irrestrito de banda larga por todos os usuários.

A Anatel não está proibindo que as empresas tenham pacotes ilimitados. O que eu acho é que a internet ilimitada como modelo de negócio tem dificuldade de sustentabilidade no longo prazo. Claro que é possível que algumas empresas continuem oferecendo internet ilimitada, mas é o modelo de negócio de cada uma”, esclareceu.

Limite é permitido
    Regulamento do setor já permite às empresas impor limite de uso da internet fixa. Mesmo assim, o assunto virou polêmica depois de a Vivo anunciar, em fevereiro, que passaria a adotar o limite de franquia nos novos contratos desse serviço. A Vivo adquiriu peso no setor de banda larga fixa depois de se fundir com a GTV, em 2014.

Entretanto, a NET já vende planos de banda larga fixa nesses moldes desde 2004.

De acordo com agentes do setor, a preocupação quanto ao limite de navegação se deve à popularização de serviços de streaming, como o Netflix, em que arquivos de mídia são acessados pelo usuário sem a necessidade de, primeiro, gravá-los no próprio computador.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/04/impedir-limite-na-internet-fixa-pode-elevar-preco-do-servico-diz-anatel.html
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Impedir limite na internet fixa pode elevar preço do serviço, diz Anatel

O que na prática dá na mesma, com o sistema de franquia eu pago e não dá pra usar, para continuar usando tenho que pagar mais.
    O que me revolta nesses provedores de internet é que quando eram obrigados a entregar somente 10% da velocidade contratada eles deitavam e rolavam, agora que a legislação mudou e são obrigados a entregar 60~70% da velocidade, resolveram mudar as regras do jogo. Aí não dá mesmo.
    O comentário do presidente da Anatel é de cair o cu da bunda, falar que estamos mal acostumados é de lascar, não é à toa que querem o impeachment desse idiota.
  • ô Seu Neuro! quanto tempo, não dava o ar da graça!
    sinto logo existo!
  • A franquia na internet fixa dos EUA mostra os problemas que teremos no Brasil
    Por: Felipe Ventura
    25 de abril de 2016 às 8:08 2499292
    cabo ethernet de perto
    O Brasil se encontra no meio de um debate sobre a implementação de franquias na internet fixa. Em 2008, os EUA foram um dos primeiros países a adotar esta prática, onde ela vem sendo aplicada em diferentes graus desde então. Quais foram as consequências por lá?

>>> Anatel suspende franquias na internet fixa por tempo indeterminado
    >>> OAB diz que Anatel deu aval para operadoras prejudicarem consumidores

Uma reportagem do Wall Street Journal investiga o impacto das franquias na internet fixa dos EUA. Basicamente, as pessoas ficam receosas em usar serviços de streaming, e se veem presas à TV paga.

A operadora Comcast começou a testar franquias mensais de 300 GB em algumas regiões dos EUA no ano passado. Ela domina 26% do mercado americano de banda larga fixa.

O resultado: o número de reclamações para a FCC (equivalente americana à Anatel) envolvendo franquias aumentou em nove vezes, saltando de 863 no primeiro semestre do ano passado para 7.904 no segundo semestre.

E isso mudou os hábitos das pessoas. Um entrevistado diz ao WSJ que para de fazer streaming na Netflix e Amazon quando chega próximo ao limite mensal, e passa a assistir TV a cabo: “eu não teria TV paga se não fosse pelo limite de dados”.

Uma enfermeira em Nashville afirma que isso causou brigas na família, porque ela tinha que restringir o filho de entrar no YouTube, e ficar de olho no uso de videogame do marido. Outro entrevistado parou de assistir Netflix antes de dormir.

Alguns clientes vão mais longe e cancelam serviços de streaming como Netflix, Sling TV e Sony PlayStation Vue. “Eu amo a Netflix… mas não faz sentido eu pagar pelo serviço quando vou ser cobrado o dobro ou o triplo [da assinatura] pela Comcast”, diz outro entrevistado.

A Comcast cobra US$ 10 adicionais para cada 50 gigabytes acima do limite, assim como a AT&T (que detém 17% dos assinantes de internet fixa). Tal como no Brasil, operadoras pequenas dos EUA não têm limite de consumo mensal, incluindo o Google Fiber.

Heavy users
    O argumento da Comcast é que heavy users deveriam pagar mais que usuários comuns, porque 50% de sua largura de banda é consumida por apenas 10% dos clientes. É algo semelhante ao que o superintendente de Competição da Anatel, Carlos Baigorri, disse este ano: “não existe um único consumidor, então para quem está abaixo da média, consome menos, o limite é melhor”.

No início do ano, o CEO da Comcast comparou o consumo de internet à gasolina e à eletricidade: “quanto mais bits você usa, mais você paga”.

No entanto, muitos argumentam que essa comparação não é válida, porque os custos da Comcast são fixos: devido a seu tamanho, ela já é obrigada a manter uma infraestrutura enorme – se um usuário consumir 300 GB ou 400 GB, isso não afeta o lucro da empresa.

Eis o que a CCG Consulting diz sobre o assunto:

Pelo tamanho da Comcast, ou ela tem presença física direta em cada grande POP [ponto em que um provedor se conecta a outros], ou ela tem acordos com alguma operadora local. Devido ao seu tamanho, eu tenho que imaginar que o custo da Comcast para transporte por megabit é menor do que qualquer outra empresa na indústria – talvez com exceção da AT&T, que é uma das proprietárias da estrutura de internet.

… para a Comcast, este custo por cliente tem que ser minúsculo. E o custo é fixo. Depois de comprar o transporte para um mercado, não importa o quanto de banda você insere através do tubo. Portanto, este custo não aumenta devido ao uso dos clientes.

De fato, a associação que representa as operadoras de internet dos EUA confessou há anos que o objetivo das franquias não é evitar congestão na rede, e sim “rentabilizar de forma justa um alto custo fixo”. E recentemente, o vice-presidente de internet da Comcast disse no Twitter que as franquias são uma decisão de negócios, não de engenharia:

http://gizmodo.uol.com.br/franquia-internet-fixa-eua/
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• E eu aqui, brigando com a OI por causa de uma porcaria de 5Mega que vive caindo. :'(

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Leandro_ disse: E eu aqui, brigando com a OI por causa de uma porcaria de 5Mega que vive caindo. :'(
    Meu problema é o modem, que periodicamente começa a dar problema.
    A solução é reverter à configuração de fábrica e configurar de novo.
    Já nem ligo mais para eles. Já decorei as instruções.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.