Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
¿El mismo español?
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Não vi o preço do papel higiênico. Cada um podia levar o tanto que quisesse. Lembrando que a libreta é uma espécie de cesta básica a qual todo cubano tem direito, mas o cubano pode consumir mais do que a libreta garante, contanto que tenha condições de pagar.
Não vi em Cuba qualquer racionamento ou crise de abastecimento. Havana, a maior cidade de Cuba, possui pouco prédios e quase todos são de escritórios do Estado. A grande maioria vive em casas. Portanto, Havana é uma cidade bem espalhada. Como eles não priorizam o carro, há muitos pequenos mercados na cidade. Tirei fotos de alguns deles para mostrar como eles são. Alguns são bem simples, outros parecem minimercados brasileiros.
Açougue
Mercadinho
Padaria simples
Mercado mais moderno no centro da capital
¿Qualquiera pueda adentarse as las CADECAs y cambiar ~26 pesos cubanos por 1 CUC?
¿Qué es col?
$2 / lb means ¿peso cubano o CUC?
Em qualquer estabelecimento de Cuba, as duas moedas são aceitas, o CUC e o Peso. Em breve, o peso cubano deverá ser eliminado e só será usado o CUC. Mas antes disto e necessário melhorar a renda da população, para que eles possam ter uma poder aquisitivo mais próximo dos turistas que visitam a ilha. Nas CADECAs pode-se trocar Pesos por CUC e vice-versa
lb é peso ou quantidade. Pelo visto do cartaz, eles estão se referindo a peso cubano. Não sei o que é col.
Venda de produtos para o lar em Cuba
- Vejam só que eufemismo maneiro, parece um marketeiro do partido falando, como priorizar o que não tem?!?!?!?
Abraços,
Será que vão criar um Ministério do Aumento do Poder Aquisitivo, assim como Maduro criou o Ministério da Felicidade?
Voce entrou num supermercado para turistas ou para cubanos que tem moeda forte. Cada 1 pode levar oq pode pagar: Pelo movimento da loja, é quase nada.
Você não viu o preço das coisas porque isso poderia ir contra a sua fé.
O senhor:
♦ "esqueceu" de comprar um pacote e escanear a boleta...
♦ "esqueceu" de fotografar o sistema real de transporte coletivo - que é a prioridade de qualquer país comunista;
♦ não teve "coragem de comer em nenhum deles", i.e., nos restaurantes de fato locais, usados pela população real do paraíso comunista!
Ai Jesus! Como dizia m/vó espírita mais pra linha umbandista.
By the way, logo vendo filmes do centro real me chamou atenção os poucos ônibus pruma cidade com 2mio almas.
Trams nem pensar de se ver nos filmes...
Pensei com meu neurônio: ou a maioria não trabalha formalmente mesmo, de sorte que não precisam se deslocar, ou a cousa é precária mesmo...
Só pra comparação, uma cidade mais ou menos da mesma população e capitalista, i.e., que portanto privilegia o transporte individual anti-social [Viena]
O Raúl imprime os CUCs e eles ficam circulando...
O turista ao sair pode recambiar seu saldo não gasto de CUCs por essas moedas ou outras conversíveis internacionalmente. O resto fica circulando a menos que seja cambiado por pesos cubanos.
PERGUNTAS PRO SR. ADMINISTRADOR
Os residentes podem cambiar CUCs por euros ou dólares US e levarem esses pra debaixo do colchão em casa?
Se a resposta for não: como se garante a convertibilidade, i.e., a relação dos saldos em USD + EUR das contas do BCC com o circulante em CUCs?
Há contas bancárias - pras pessoas naturais residentes, claro - em CUC?
Quando estive em Cuba, fui na casa de câmbio e troquei CUCs por pesos. Muitos cubanos vão na casa de câmbio para fazer a troca entre as duas moedas.
BPA
Banca Personal
• Cuenta de ahorro en dólares estadounidenses
• Cuenta de ahorro en pesos convertibles
QUEM CALA CONSENTE...
Então considero aceitas as alfinetadas acerca
i) do preço do papel higiênico que S/Pessoa "não viu";
ii) da má qualidade do transporte coletivo (parece que nem pro aeroporto tem ônibus regular...);
iii) dos restaurantes p/a população de verdade.
Gorducho, é claro que há muitos problemas em Cuba. O transporte público lá é terrível. Pior do que o do Brasil, como já falei. Os salários baixos dos cubanos também é um outro problema.
Entretanto, o que estou também querendo mostrar é que Cuba tem muitas lições bonitas para ensinar para o mundo. A assistência médica e educacional oferecida gratuitamente a todos faz desse país um dos poucos no mundo com índices de criminalidade próximo de zero. Cuba também mostra que é possível viver bem consumindo pouco, o que é importante para a preservação do planeta. A solidariedade que existe entre as pessoas lá é algo muito tocante, faz a vida ser muito mais bela.
Difamam Cuba por motivos políticos e ideológicos. Então, quero aqui só mostrar que não é bem assim, que tudo é muito mais complexo. Quero só combater o discurso maniqueísta mostrando o outro lado.
Belo para você, que tem um cargo publico, ganha bem e pode fazer turismo por esses zoologicos, e voltar ao mundo do consumo quando lhe der na telha.
Bem como pelo que entendi há uma arbitrária multiplicação ($ * 0,9) sem correlação com as taxas de câmbio reais correntes nas mesas interbancárias...
Claro, permitir contas de depósitos em CUCs retarda o crescimento e estouro dela...
- Balela que só você acredita, as assistências médica e educacional em Cúba são uma merda, você não foi em hospitais nem em escolas, fez turismo básico de gringo, mesmo assim viu a merda que é, mesmo assim se recusa a admitir que seu sonho de menininha deslumbrada e falso, o índice de criminalidade baixo é efeito colateral de um estado policial e repressor.
Abraços,
No Uruguay e Chile só pra ficarmos em exemplos cá perto e que me ocorrem de imediato, também se anda tranquilamente de madrugada.
Eu entrei dentro de diversos hospitais e tirei foto do lado de fora desses hospitais. Vi que a qualidade deles é muito melhor do que a dos hospitais públicos brasileiros, pois não vi ninguém sofrendo em corredores.
Cuba possui um médico para cada grupo de 650 habitantes. Além dos grandes hospitais que eu tirei foto, a cidade de Havana é cheia de pequenos postos de saúde para dar atendimento à população. Em qualquer lugar da cidade que a pessoa esteja, não precisa andar muito para encontrar um.
Só deu para eu entrar dentro de uma escola. Pois peguei período de férias escolares por lá. Mas mesmo as escolas que vi por fora e a que eu entrei dentro, por elas, deu para ver a grande prioridade que Cuba dá à educação.
- Cadê as fotos dos hospitais? - As últimas fotos que vi de hospitais POPULARES em Cúba pareciam um filme de terror.
- Não quero ofendê-lo, mas entenda que seu testemunho não é suficiente, quando se trata de Cúba você vê tudo com lentes cor-de-rosa.
Abraços,
Eu postei fotos dos hospitais onde entrei, mas segue novamente as fotos da frente de três deles:
Este edifício é um hospital muito grande.
Não me deixaram tirar fotos de dentro desses hospitais. Acho que era por causa da intimidade dos pacientes. O que vi nestes grandes hospitais foi muita organização. Não vi nenhum doente nos corredores. Eram semelhantes a um hospital particular no Brasil.
Além desses três hospitais, também fui num pequeno posto de saúde numa área mais periférica de Havana. Lá eles deixaram eu tirar fotos da sala de espera, pois ela estava vazia na hora.
Entrada do pequeno posto de saúde
Estes pequenos postos de saúde estão espalhados por toda cidade de Cuba. Não precisa andar muito para achar um deles. A saúde em Cuba é de primeiro mundo.
Abraços,
Oq existe de positivo em Cuba existe em qualquer zoológico. Os animais são bem tratados, recebem ração e cuidados médicos, mas continuam sem ter liberdade de escolha.