Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
OOps, não entendi cacique. Poderia esmiuçar um pouco, pois estou já meio sonolento...
Uma questão teológica recorrente é se Deus poderia criar o absurdo, o contraditório - como o círculo quadrado.
O consenso dos teólogos é que Deus só pode criar o que é possível, o que implica que a possibilidade limita o poder de Deus e o precede.
Se algo precede e limita o poder de Deus, então seus atributos deixam de ser infinitos e eternos, contrariando sua definição.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
De um jeito ou de outro a onipotência vai para o saco, é só um exemplo de como tal ideia é ilógica.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Uma definição exclui a outra. As duas não podem ser válidas ao mesmo tempo.
Um deus onisciente não tem livre arbítrio. Ele não pode fazer diferente do que ele já sabe que vai fazer. Suas ações estão todas predefinidas por toda a eternidade.
Em tese, um ser absolutamente onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica, como conhecemos, não se aplicassem.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Exato, logo um ser que supostamente poderia fazer tudo, inclusive extremos absolutos contraditórios não faz o menor sentido, que é a intenção do dilema deixar claro, note que o absurdo não é o dilema em si e sim a afirmação de onipotência, se os defensores dessa ideia absurda se contentassem com a afirmação de que Deus seria o ser mais poderoso do universo não haveria esse tipo de problema lógico, mas não, eles querem por que querem que o Deus que veneram pode tudo, sem limites.
Assim, Deus seria onipotente não porque pode fazer existir qualquer coisa que queira e sim porque tudo que pode vir a existir está contido nele, que em sendo puro ato tem o poder de criar, a idéia do motor imóvel que torna ato em potência, que seria a dinâmica de toda criação.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Deus não pode fazer o que quer, apenas o que sua natureza torna possível ser feito.
Se desdobramos as várias abordagens possíveis desta tese, tem-se no limite as possibilidades do deísmo e do panteísmo, que em última instâncias não são nem um pouco incompatíveis com o ateísmo para todos os efeitos práticos da vida humana individual.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Se a resposta é não, como tudo indica, então a realidade não é governada por uma vontade individual, mas por uma natureza pré-estabelecida que limita esta vontade.
Pode-se concluir daí por um naturalismo teísta, situado entre os extremos de uma natureza aleatória, que cria conforme o acaso e uma realidade criada por uma vontade divina, que seguiria leis que não pode alterar tanto quanto a natureza obedece as leis da física.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Não é muito diferente dos deuses pagãos, que surgiram de um caos pré-existente. O mito bíblico da criação também pode ser interpretado como a imposição de ordem a um caos sem forma, e não a geração a partir do vazio absoluto.
Poder, pode, mas a afirmação "No princípio criou Deus os céus e a terra" é muito sugestiva de uma criação ex-nihilo que é posteriormente moldada.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
A sequência do texto sugere diferente:
1. No princípio criou Deus os céus e a terra - criação ex-nihilo
2. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo - o caos, estágio inicial da criação;
3. E disse Deus: Haja luz; e houve luz - a ordem é imposta sobre o caos.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Isso é que é conversa em alto estilo.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
limitados somos nós em nossa lógica, desde quando o contido dentro do todo, pode querer mensurar o todo, isto só é possível para quem estiver fora do todo.
Deus não pode violar suas próprias leis ja que são perfeitas, não existe essa necessidade, pois necessidade significa ausência de Deus.
Se onipotencia vai para o saco eu não sei, mas para nós isto é uma certeza.
sem nenhuma consciência sem existências
Onisciência não seria capacidade de prever acontecimentos futuros à partir de dados coletados ou inseridos? Num sistema simples poderia se saber tudo o que ocorreria com seu funcionamento antes dele ser disparado, extrapole isso para o universo.
Só que no universo há pequenas partes complexas (seres vivos) que interferem no funcionamento do todo de modo local e imprevisível, diz-se imprevisível porque as variáveis seriam imensas, talvez aleatórias, para cada ser.
Talvez um deus possível pudesse prever o funcionamento do sistema, mas não seria capaz de prever suas próprias vontades e atos futuros sobre esse sistema, assim sendo quando ele interferisse (se quisesse) no processo em andamento, toda a previsão anterior deveria ser alterada gerando novas previsões.
Assim sendo a onisciência seria um atributo de caráter puramente analítico, de previsão à partir de dados referentes a um sistema.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
1- Universo e matéria
2- Terra em formação assim como o sistema solar
3- A matéria se aglutina, o sol se forma e passa a gerir as órbitas e dar forma aos planetas.
De uma forma grotesca, faz sentido.
Não. Onisciência é saber tudo. Ponto final. Sem restrições.
E não seria onisciência. E esse deus seria apenas um super ET. Talvez o Galactus, de "O surfista prateado".
Muito grotesca:
-A luz foi criada antes do Sol e da Lua.
-Houve manhãs, tardes e noites antes da criação do Sol.
-As plantas foram criadas antes do Sol.
Perfeito.