Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Mas deveria burlar as leis da lógica na realidade conhecida, se for realmente onipotente.
Isso lembra a velha questão da pedra que Deus (não) pode levantar. Pelo que entendi, ele simplesmente não pode criar nada que anule a sua onipotência (se alguma coisa anula a onipotência, ele nunca foi onipotente de fato).
- A luz foi criada antes do Sol e da Lua: O centro da galáxia?
- Houve manhãs, tardes e noites antes da criação do Sol: Trevas, luz, penumbras durante a formação do sistema heliocêntrico?
- As plantas foram criadas antes do Sol: As plantas como conhecemos não poderiam ter evoluído diretamente pela incidência solar, visto que nos primórdios, a quantidade de UV era extrema para qualquer ser vivente. Ainda faz sentido.
Como eu disse, de uma forma grotesca mas corrigindo, por uma linguagem fraca em definições.
sem nenhuma consciência sem existências
Não entendi. Por que Ele deveria fazer isso?
A questão permanece a mesma, Moises. Se um “Ser absolutamente onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica, como conhecemos, não se aplicassem” todas as possibilidades lógicas humanas seriam inaplicáveis, e portanto ilógicas, diante dessa nova e desconhecida realidade.
Necessidade, mudança, perfeição, são conceitos humanos. Nós não podemos fazer qualquer afirmação em relação a Deus com base em nossa realidade.
é a unica coisa estagnada eh "Deus" e a maioria dos q acreditam nisso,
tem razão uma perfeita "pedra" ja que pedras "mudam" pois são melhor q isso :/
ao menos "Deus" e esses religiosos servem para segurar papel, a porta...
"Vamos ficar bitoladinhos em Seres que nunca mudam com regras que nunca mudam, com nada q nunca muda por todo eternidade sem mudar nada"
Quando a superfície esfriou, surgiram as bactérias que usavam a clorofila para aproveitar a energia do Sol.
Mas aí é que está o paradoxo na definição de deus (mais um), algo imutável é menos útil que uma rocha.
Mesmo um ato de criação é por si só uma mudança, pois derivou de um desejo uma vontade do criador que ele executou.
Mudança é dinamismo, imutabilidade é estagnação.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Sim, digo que o deus(relativo à nós) não precisaria ser necessariamente o supra-tudo, bastaria ser aquele que foi capaz de criar o nosso universo, quem sabe não haveria outros para outros universos.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Deus a ser a origem, morreu no processo. Podemos ver em tudo como partículas divinas (restos).
Deus não seria relevante para o nosso destino como mitologia. Sendo um Ser real, não há como afirmar tal coisa.
Mais ainda se nem soubermos se ele existe.
Porque se ele é onipotente, ele pode tudo, incluindo alterar a realidade, não precisando criar outra.
Mesmo se ele criasse outra realidade com tudo diferente como tá no seu post, e ele não conseguisse levantar a pedra, ele não seria onipotente.
Ele poderia criar um círculo quadrado nessa outra realidade, mas ele não poderia criar uma pedra que nem ele mesmo levantasse, senão isso seria prova de que ele não é onipotente.
Ele pode alterar a lógica de tudo, mas nada que confronte a onipontência dele.
Da mesma forma que nessa outra realidade não há como ele criar uma força irresistível e uma barreira irremovível ao mesmo tempo, pois um anulará o outro.
Ou talvez ele possa tudo e não temos como imaginar toda essa questão ilógica. Vai saber.
Entendi.
Houve uma pequena confusão aqui. Os colegas estão tentando demonstrar que a onipotência é ilógica, fazendo uso de argumentos muito interessantes, eu diria. Mas o Acauan confinou todos os argumentos dentro de uma lógica com a qual concordei: um ser onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica não se aplicassem. Não significa que Ele criou ou vá criar tal realidade mas, tão somente, que Ele teria o poder de fazê-lo.
Exatamente. Não temos como saber. Veja, todos esses argumentos são interessantes, são inteligentíssimos, e servem ao propósito de criar uma dúvida razoável em torno do conceito de onipotência. Essas ideias inteligentes resgatam o valor do ateísmo, no lugar de ficarmos apenas discutindo a sanidade mental de quem crer em Deus. Poderemos esbarrar em algo mais consistente, antes até do que supomos, mas a verdade, como você mesmo concluiu, é que não sabemos. Ainda não. (Estou falando só da onipotência, não da existência).
É completamente absurdo. Se não fosse, Deus seria um conceito compreensível para nós. Deus, ou qualquer um dos seus supostos atributos, são absurdos para o padrão lógico humano.
Há controvérsias...
Por que somente o todo phoderoso ganhou a lenda que ele pode tudo??
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))