Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Deus não pode tudo, isto é um fato

2»

Comentários

• Acauan disseEm tese, um ser absolutamente onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica, como conhecemos, não se aplicassem.

Mas deveria burlar as leis da lógica na realidade conhecida, se for realmente onipotente.

Isso lembra a velha questão da pedra que Deus (não) pode levantar. Pelo que entendi, ele simplesmente não pode criar nada que anule a sua onipotência (se alguma coisa anula a onipotência, ele nunca foi onipotente de fato).
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse:
    De uma forma grotesca, faz sentido.

Muito grotesca:
    -A luz foi criada antes do Sol e da Lua.
    -Houve manhãs, tardes e noites antes da criação do Sol.
    -As plantas foram criadas antes do Sol.

- A luz foi criada antes do Sol e da Lua: O centro da galáxia?

- Houve manhãs, tardes e noites antes da criação do Sol: Trevas, luz, penumbras durante a formação do sistema heliocêntrico?

- As plantas foram criadas antes do Sol: As plantas como conhecemos não poderiam ter evoluído diretamente pela incidência solar, visto que nos primórdios, a quantidade de UV era extrema para qualquer ser vivente. Ainda faz sentido.

Como eu disse, de uma forma grotesca mas corrigindo, por uma linguagem fraca em definições.
  • Não existe necessidade de mudar algo perfeito
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Moises disse: Mas deveria burlar as leis da lógica na realidade conhecida, se for realmente onipotente.

Não entendi. Por que Ele deveria fazer isso?

Moises disse: Isso lembra a velha questão da pedra que Deus (não) pode levantar. Pelo que entendi, ele simplesmente não pode criar nada que anule a sua onipotência (se alguma coisa anula a onipotência, ele nunca foi onipotente de fato).

A questão permanece a mesma, Moises. Se um “Ser absolutamente onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica, como conhecemos, não se aplicassem” todas as possibilidades lógicas humanas seriam inaplicáveis, e portanto ilógicas, diante dessa nova e desconhecida realidade.

• CRIATURO disse: Não existe necessidade de mudar algo perfeito

Necessidade, mudança, perfeição, são conceitos humanos. Nós não podemos fazer qualquer afirmação em relação a Deus com base em nossa realidade.

• ReidReid Membro
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: Não existe necessidade de mudar algo perfeito

é a unica coisa estagnada eh "Deus" e a maioria dos q acreditam nisso,
    tem razão uma perfeita "pedra" ja que pedras "mudam" pois são melhor q isso :/

ao menos "Deus" e esses religiosos servem para segurar papel, a porta...
    Post edited by Reid on
  • ReidReid Membro
    um Deus estático com regras estáticas, pq a pessoas que confiam nisso? como eh algo que nunca muda elas se confortam em NUNCA ser preciso enfrentar seus medos "ta tudo fácil e pronto" pra que neh? Que religioso teria coragem de explorar os confins do universo ou o mais profundo do mar? a mais escuras cavernas? qual teria coragem de se aproximar de um buraco negro para vislumbrar ou fazer pesquisas? nenhum (99%), pois temem mudança e o desconhecido, sim são covardes.

"Vamos ficar bitoladinhos em Seres que nunca mudam com regras que nunca mudam, com nada q nunca muda por todo eternidade sem mudar nada"
    Post edited by Reid on
  • Reid disse: um Deus estático com regras estáticas, pq a pessoas que confiam nisso? como eh algo que nunca muda elas se confortam em NUNCA ser preciso enfrentar seus medos "ta tudo fácil e pronto" pra que neh? Que religioso teria coragem de explorar os confins do universo ou o mais profundo do mar? a mais escuras cavernas? qual teria coragem de se aproximar de um buraco negro para vislumbrar ou fazer pesquisas? nenhum (99%), pois temem mudança e o desconhecido, sim são covardes.

"Vamos ficar bitoladinhos em Seres que nunca mudam com regras que nunca mudam, com nada q nunca muda por todo eternidade sem mudar nada"
    Reid, aí você viajou pois está tentando atribuir à Deus, características da criação. Deus por definição é imutável.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: As plantas como conhecemos não poderiam ter evoluído diretamente pela incidência solar, visto que nos primórdios, a quantidade de UV era extrema para qualquer ser vivente. Ainda faz sentido.
    Não as que conhecemos. Ou melhor, não as que vemos atualmente na superfície e sim as extremófilas, que hoje sobrevivem perto de vulcões submarinos, em água fervente, consumindo gases sulfurosos.
    Quando a superfície esfriou, surgiram as bactérias que usavam a clorofila para aproveitar a energia do Sol.
  • Johnny disse: Reid, aí você viajou pois está tentando atribuir à Deus, características da criação. Deus por definição é imutável.

Mas aí é que está o paradoxo na definição de deus (mais um), algo imutável é menos útil que uma rocha.
    Mesmo um ato de criação é por si só uma mudança, pois derivou de um desejo uma vontade do criador que ele executou.
    Mudança é dinamismo, imutabilidade é estagnação.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fernando_Silva disse: E não seria onisciência. E esse deus seria apenas um super ET. Talvez o Galactus, de "O surfista prateado".

Sim, digo que o deus(relativo à nós) não precisaria ser necessariamente o supra-tudo, bastaria ser aquele que foi capaz de criar o nosso universo, quem sabe não haveria outros para outros universos.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Resumindo: Deus, a existir, não é relevante para o nosso destino.

Deus a ser a origem, morreu no processo. Podemos ver em tudo como partículas divinas (restos).
    Marcio disse: Sim, digo que o deus(relativo à nós) não precisaria ser necessariamente o supra-tudo, bastaria ser aquele que foi capaz de criar o nosso universo, quem sabe não haveria outros para outros universos.
    Essa super-entidade só precisaria ter o poder de nos convencer de que é deus, mais nada.
  • Mig29 disse: Resumindo: Deus, a existir, não é relevante para o nosso destino.

Deus não seria relevante para o nosso destino como mitologia. Sendo um Ser real, não há como afirmar tal coisa.

Ayyavazhi disse:
    Mig29 escreveu:
    Resumindo: Deus, a existir, não é relevante para o nosso destino.
    Deus não seria relevante para o nosso destino como mitologia. Sendo um Ser real, não há como afirmar tal coisa.
    O que eu diria é que Deus pode até ser real e comprovado, mas, se não temos nenhuma outra informação a seu respeito e não temos como conseguí-la, podemos ignorá-lo.

Mais ainda se nem soubermos se ele existe.
  • MoisésMoisés Membro
    Ayyavazhi disse: Não entendi. Por que Ele deveria fazer isso?

Porque se ele é onipotente, ele pode tudo, incluindo alterar a realidade, não precisando criar outra.
    Ayyavazhi disse: A questão permanece a mesma, Moises. Se um “Ser absolutamente onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica, como conhecemos, não se aplicassem” todas as possibilidades lógicas humanas seriam inaplicáveis, e portanto ilógicas, diante dessa nova e desconhecida realidade.

Mesmo se ele criasse outra realidade com tudo diferente como tá no seu post, e ele não conseguisse levantar a pedra, ele não seria onipotente.

Ele poderia criar um círculo quadrado nessa outra realidade, mas ele não poderia criar uma pedra que nem ele mesmo levantasse, senão isso seria prova de que ele não é onipotente.

Ele pode alterar a lógica de tudo, mas nada que confronte a onipontência dele.

Da mesma forma que nessa outra realidade não há como ele criar uma força irresistível e uma barreira irremovível ao mesmo tempo, pois um anulará o outro.

Ou talvez ele possa tudo e não temos como imaginar toda essa questão ilógica. Vai saber.
    Post edited by Moisés on
  • Moises disse: Porque se ele é onipotente, ele pode tudo, incluindo alterar a realidade, não precisando criar outra.

Entendi.

Houve uma pequena confusão aqui. Os colegas estão tentando demonstrar que a onipotência é ilógica, fazendo uso de argumentos muito interessantes, eu diria. Mas o Acauan confinou todos os argumentos dentro de uma lógica com a qual concordei: um ser onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica não se aplicassem. Não significa que Ele criou ou vá criar tal realidade mas, tão somente, que Ele teria o poder de fazê-lo.

Moises disse: Ou talvez ele possa tudo e não temos como imaginar toda essa questão ilógica. Vai saber.

Exatamente. Não temos como saber. Veja, todos esses argumentos são interessantes, são inteligentíssimos, e servem ao propósito de criar uma dúvida razoável em torno do conceito de onipotência. Essas ideias inteligentes resgatam o valor do ateísmo, no lugar de ficarmos apenas discutindo a sanidade mental de quem crer em Deus. Poderemos esbarrar em algo mais consistente, antes até do que supomos, mas a verdade, como você mesmo concluiu, é que não sabemos. Ainda não. (Estou falando só da onipotência, não da existência).

• Mig29Mig29 Membro
    Para entender a omnipotência, teríamos que conseguir entender a totalidade da realidade. Ora, isto é (aparentemente) impossível, nunca passamos de recortes do real.

Post edited by Mig29 on
    Ayyavazhi disse: um ser onipotente poderia criar uma realidade onde as leis da lógica não se aplicassem. Não significa que Ele criou ou vá criar tal realidade mas, tão somente, que Ele teria o poder de fazê-lo.
    O que talvez indique que o conceito de onipotência é absurdo.

• Fernando_Silva disse: O que talvez indique que o conceito de onipotência é absurdo.

É completamente absurdo. Se não fosse, Deus seria um conceito compreensível para nós. Deus, ou qualquer um dos seus supostos atributos, são absurdos para o padrão lógico humano.

• Mig29 disse: nunca passamos de recortes do real.

Há controvérsias...

• O engraçado é que todos os outros deuses antigos respeitavam as leis da natureza e fisica.
    Por que somente o todo phoderoso ganhou a lenda que ele pode tudo??
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.