CELEIRO DE MESSIAS
Jesus era apenas um entre muitos profetas que prometiam liberdade, saude ou o apocalipse no Oriente Medio do século 1. E nem era o mais famoso. Conheça os "outros Cristos".
Se voce tivesse uma maquina do tempo e voltaqsse para a Palestina judaica do começo do seculo 1 em busca de Jesus, iria ter dificuldades para encontrar o Jesus certo. Para todo lugar que olhasse, veria lideres religiosos, profetas e curandeiros. Alguns contavam com mais seguidores que Cristo. E um dels tinha até o mesmo nome.
A profusao de misticos nao era uma situação corriqueira para os judeus. Depois de 400 anos de relativo silencio na religiosidade popular judaica, Jerusalem e seus arredores estavam cheios de pessoas prometendo saude, prosperidade, liberdade ou vida eterna. Jesus era so mais um deles.
Apolonio de Tiana passou poucas vezes pela cidade mais importante do judaismo, mas seus ensinamentos foram espalhados por ali e todo o mundo conhecido no periodo, da Espanha à India. Simao, o mago, curava doentes, tinha centenas de seguidores e, dizia-se, conseguia levitar. Banus vivia isolado do mundo e organizava rituais complicados de purificação com agua - assim como Joao Batista, outro profeta mais popular do que Cristo em sua epoca. Eleazar fazia sessoes de exorcismo a base de espirros. simao, o essenio, era especialista em interpretar sonhos. Ja, Jesus, filho de Ananias, quase teve o mesmo destino de Jesus de Nazare.
Ao longo do 1º século da era crista, pelo menos 10 pessoas diferentes se declararam "messias", expressão que significa "o consagrado" e remete a profecia de um descendente do rei judeu Davi que iria reconstruir Israel em toda a sua força. é por isso que os Evangelhos dizem que Jesus nasceu em Belem, a terra de origem do rei mitico, enquanto os historiadores acreditam qued ele veio ao mundo em Nazare, na epoca um pequeno vilarejo de apenas 500 habitantes.
GUERREIROS E CRENTES
E facil entender a multiplicação de lideres polulares. Fazia mais de dois seculos que os judeus eram dominados por povos estrangeiros - pela ordem, assirios, babilonios, persas, macedonios, seleucidas e ptolomeus. No ano 152 a.C., eles finalmente reconquistaram a independencia e voltaram a sonhar com o retorno aos tempos estav eis do rei Davi, por volta do seculo 10 a.C. - quando, segundo a tradição biblica, o povo judaico viu o nascimento de um reino forte, com poder centralizado e capital em Jerusalem. Mas eis que, no ano 63 a.C. o general romando Pompeu tomou a cidade. Era o começo do dominio de Roma sobre a Palestina.
Seriam necessarios mais 2 mil anos para um exercito judeu voltar a ocupar Jerusalem. "Foram apenas 89 anos de estabilidade, e isso deixou os judeus inconformados. O clima estava pronto para o surgimento de pessoas que prometessem qualquer tipo de mudança, mesmo que fosse o fim do mundo", diz Bruce Chilton, professor de historia da religiao da Bard College, em Nova York, e especializado nas origens do cristianismo. "As interpretações populares do texto biblico previam o ressurgimento do estado judeu do rei Davi, liderado por um messias capaz de vencer qualquer adversario. Esse homem teria de ser um lider ao mesmo tempo militar e religioso. Nao havia ninguem com esse perfil no mundo judaico da epoca, e muitas pessoas tentaram ocupar essa lacuna".
Os movimentos de resistencia tinham duas estrategias. Uma delas era pela via militar. No ano 4 a.C., mais ou menos enquanto Jesus nascia, Judas, filho de Ezequias, montou um exercito com grande quantidade de homens, mas poucas armas, e tentou derrotar o rei Herodes em Sefones, na Galileia. Seu grupo foi massacrado, assim como os liderados por outros dois lideres militare3s, conhecidos como Simao e Astronges. Na decada de 60 d.C., uma seria de rebelioes acabaria com a destruiçao do Templo de Jerusalem, no ano 70, e com o cerco romano a Fortaleza de Massada, construida por Herodes, o Grande, e ocupada por um grupo de judeus que resisitu aos adversarios enquanto pôde e cometeu suicidio em massa para nao se entregar. Entre 132 e 135, houve uma nova revolta, desta vezliderada por um lider religioso e militar, Simao Bar Kohba. Depois de vencer uma legial romana inteira e se declarar o messias, ele formou um grupo de seguidores, que chegaram a declarar o ano de nascimento de Simao como o ano zero de uma nova era. Durante 3 anos, ele transformou Jerusalem em capital exclusiva de judeus, comandada pelo suposto sucessor legitimo do rei Davi. Para Simao, nao havia outro caminho para alcançar o reino dos ceus ainda em vida a nao ser a luta armado, um governo forte e a perseguição a qualquer pessoa que discordasse de suas opinioes. O movimento foi reprimido. O imperador Adriano esmagou a rebeliao, reconstruiu a cidade, mudou seu nome para Aelia Capitolina e proibiu todo judeu de morar ali. De repente a comunidade judaica nao tinha m ais sua cidade sagrada (ja havia perdido o templo), que centralizava a vida religiosa, economica e politica. A importancia do templo era tamanha que 7 mil sacerdotes e 10 mil levitas, servos que auxiliavam na realização de cultos, se revezavam para trabalhar ali.
Quem nao se mobilizava pelas armas recorria a fé. Os lideres mais populares eram os apocalipticos, qued prometiam uma intervenção direta de Javé a qualquer momento, ou os curandeiros e milagreiros que resolviam problemas praticos como uma doença ou a falta de chuva. "Jesus é uma figura complexa. Ele nao adotou a postura militarista, que acabaria se tornando dominante a partir de meados do seculo 1. Mas tambem se recusou a adotar uma atitude apocaliptica, que era bastante aceita em sua época", diz Tzvee Zahavy, historiador americano especializado nas origens do judaismo. "Era um curandeiro de discurso dificil, que se recusava a se encaixar no papel de messias".
O SEGREDO DO SUCESSO
Varios dos profetas sao citados por historiadores da epoca. Nao é o caso de Jesus, que nao aparece em nenhum dos textos judaicos relevantes de sua epoca - nem mesmo nos Manuscritos do Mar Morto. Para a maioria de seus contemporaneos, Jesus era essencialmente um curandeiro, mas aproveitava a atenção popular para fazer sermoes teologicos e os textos posteriores aos Evangelhos, em especial o Apocalipse, incorporam seus ensinamentos parapreparar os seguidores para sua 2ª - e definitiva - vinda a Terra. "Cristo só e citado pelos Evangelhos de seus seguidores e pelo historiador Flavio Josefo e, mesmo assim, a maioria dos historiadores suspeita que, em Josefo, os trechos sobre Jesus foram inseridos na Idade Media. Se existissem emissoras de TV naquela epoca, a crucificação de Cristo nao teria sido noticiada", diz Tzvee Zahavy. "A verdade é que Jesus teve muito pouca importancia enquanto viveu."
Mas em 313 o imperador Constantino I, o homem mais poderoso do mundo, instruiu os governadores das provincias dominadas por Roma a dar liberdade aos cristaos. Como foi possivel que, em um curto periodo de tempo, um profeta de pouca expressão tenha vencido todos os demais e tomado conta de corações e mentes do imperio mais poderoso do mundo? A resposta começa em Joao Batista. "Joao foi uma figura extremamente influente para Jesus, e seu batismo era aberto para os nao-judeus", afirma Bruce Chilton. "Cristo manteve a pratica de Batista de aceitar, entre seus seguidores, pessoas externas à fé judaica. Quando o povo judeu foi massacrado, essa atitude se mostrou decisiva."
De certa forma, a mesma atitude que fez de Jesus menos popular enquanto esteve vivo foi a que decidiu o sucesso da religiao que seus discipulos fundaram. "Jesus se apresentou como um revisor, que nao tinha problemas em descartar algumas normas do judaismo. Isso diminuiu o impacto de suas pregações na epoca, mas se mostrou fundamental depois da expulsao dos judeus de Jerusalem", continua Chilton. "Se ele fosse apocaliptico, ou militarista, ou judaizante radical, certamente teria sido mais popular em vida. Mas seu seu discurso teria ficado datado historicamente, coisa que, como sabemos muito bem, nao aconteceu." Ainda assim, Jesus soube incorporar valores de outros religiosos à sua pratica - do batismo pela agua de Joao Batista à cura de enfermos de Simao, o Mago. E até as praticas dos exorcistas de entao.
Os seguidores de Jesus tambem tiveram meritos e um deles foi especialmente importante. "Paulo foi determinante para que a mensagem crista fosse levada para fora do mundo judaico. Sem sua influencia, algumas regras comportamentais, como a necessidade de circuncisão, poderiamser mantidas", diz Israel Knohl, historiador da Universidade Hebraica de Jerusalem. "Dentro do 1º grupo de cristaos, a postura de Paulo foi minoritaria. Seus discipulos mais influentes preferiam investir no convencimento do proprio povo judaico" Se os cristaos nao vencessem, nao serios os outros profetas que influenciariam Roma -e o resto do Ocidente nos ultimos 2 mil anos. A religiao mais popular era o mitraismo. Fe de origem persa surgida no seculo 2 a.C. ela havia se tornado muito popular entre os soldados romanos e, graças a eles, estava dominando todo o imperio. Com os homens de Jesus no comando, alguns rituais do mitraismo foram incorporados inclusive, de acordo com Tzvee Hahavy, o habito de realizar rituais com vinho representando sangue. "O texto da ultima ceia cita a recomendação de Cristo de repetir seu gesto com sangue e pao, mas seus seguidores so incorporaram oo ritual às missas por influencia do mitraismo", diz ele.
Se um judeu de Jerusalem que vivesse no seculo 1 pegasse uma maquina do tempo e viesse para 2011, seguramente ficaria bem surpreso com o alcance de Jesus, aquele profera tão discreto.
Fonte: Revista Aventuras na Historia, edição 101 - Dezembro 2011
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Comentários
APOLONIO DE TIANA
Os relatos sobre Apolonio, que datam do seculo 3, o paresentam como um grande filosofo e um dos profetas mais populares do seculo 1 - muito mais do que Jesus. Nascido por volta de 2a.C. foi educado segundo os principios de Pitagoras. Aos 20 anos de idade, fez um juramento de silencio por 5 anos. Depois tgeria viajado ate a India. Na volta, passou por Roma e Grecia, onde foi recebido como magico e curandeiro, capaz de ressuscitar mortos. Construiu uma escola em Efeso (Turquia) , onde repassou seus ensinamentos, incluindo uma dieta vegetariana, até morrer, em 98. Seus discipulos continuaram ativos por pelo menos 150 anos.
SIMAO, O MAGO
No livro biblico dos Atos dos Apostolos, Simao tenta comprar dos ciscipulos de Jesus o poder de fazer milagres. Nos Atos de Pedro, ele levita, ate que Pedro reza para que ele caia no chao - sua perna quebra em tres lugares e ele morre em consequencia dos ferimentos. Tanta atenção em textos biblicos indica que o profeta era concorrente dos cristaos. Nascido na Samaria, pregou seus ensinamentos desde o Egito até Roma, incluindo a Palestina, e deixou seguidores, os simonianos, que so desapareceram no seculo 4. Para Simao, existiam duas encarnações de Deus na Terra. Ele era uma delas e a outra era Helena, uma prostituta com quem se casou.
HONI
Chamado "traçador de circulos", por ter o habito de meditar desenhando na areia, Honi Ha-Ma'agel era considerado por alguns rabinos o filho de Jeova enviado a Terra. vivia isolado e comia o menos possivel. Em uma de suas orações dentro do tal circulo, interrompeu um longo periodo de seca. Na ocasiao, teria discutido com Deus dizendo que so sairia do lugar se chovesse - e ainda reclamou da quantidade da chuva. O Talmude, o livro sagrado judeu, diz que ele caiu em um longo sono de 70 anos e depois despertou. Tambem era conhecido como grande estudioso. Como Jesus, atribuia seus milagres a fe de quem os pedia.
JOAO BATISTA
Primo de Jesus, de acordo com o Evangelho de Lucas, foi quem o batizou, no rio Jordao. Como lider religioso, Joao preparava seus discipulos para o fim do mundo. De acordo com o Novo Testamento, vestia peles, comia mel e gafanhotos e era tratado como uma reencarnação do profeta Elias. Era muito mais popular do que Jesus. Nascido em 2 a.C. em uma aldeia nos arredores de Jerusalem, morreu no ano 27 a mando de Herodes Antipas 1º (10a.C. -44), governador da Judeia. Deus discipulos eram numerosos e mantiveram uma religiao por 3 seculos. A forma como Joao praticava o batismo foi incorporada pelos discipulos de Jesus.
JESUS DE ANANIAS
Jesus era um nome muito comum na Palestina da epoca - tanto que, no ano 63, o sumo-sacerdote Jesus, filho de Damneu, foi substituido por Jesus, filho de Gamaliel. O Jesus filho de Ananias veio da zona rural e, em 62, circulou pelas ruas de Jerusalem profetizando a destruição do templo (a profecia se cumpriria 8 anos depois). De acordo com o historiador Flavio Josefo, ele repetia, aos gritos: "Uma voz do oriente, uma voz do ocidente, uma voz dos 4 ventos, uma voz contra Jerusalem e o santuario, uma voz contra o noivo e a noiva, uma voz contra o povo!" Foi levado a julgamento, mas acabou inocentado por ser considerado louco.
BANUS
Eremita, viveu do deserto da Judeia em meados do seculo 1. Dormia ao ar livre, sem se proteger do frio ou dos animais, a quem tratava com reverencia. Vestia folhas e cascas de arvores e se banhava com agua gfelada o tempo todo - cada banho era cheio de rituais complicados que tinham o objetivo de purificar corpo e alma na preparação para o fim do mundo. Tinha um pequeno grupo de seguidores, a quem anunciava que o apocalipse estava proximo e era preciso abandonar qualquer apego por prazeres mundanos. Seus discipulos nao eram bem organizados e acabaram se dispersando depois que ele morreu.
ELEAZAR
O exorcista mais famoso da palestina na 2ª metade do seculo 1. Chegou a retirar demonios de um grupo inteiro de pessoas na frente do imperador Vespasiano (9-79). O ritual consistia em colocar, debaixo do narizdo possuido, um anel recheado de raizes que teriam sido prescritas pelo rei Salomao. O cheiro forte levava a pessoa a espirrar varias vezes e o espirito saia pelo nariz. Para dar impacto a cena, Eleazar colocava uma bacia de metal cheia de agua - ao ser expulsa, a entidade derrubava o liguido e a bacia com grande estrondo. Seu dialogo com os demonios lembra as frases de Jesus Cristo, um exorcista reconhecido.
HANINA BEN DOSA
Nasceu e viveu em Arava, a 19 Km de Nazare. Devoto da fe judaica, rezava com tanta intensidade que, consta-se, certa vez nao percebeu que uma cobra venenosa havia mordido seu pe. Mas ele ficou bem e a cobra morreu. Curiosamente, no Evangelho de Lucas, Jesus diz: "Dei-lhes o poder de pisar em serpentes e nada podera lhes causar danos". Como o texto foi escrito entre o fim do seculo 1 e o começo do seculo 2, é possivel que o autor tenha feito referencia ao famoso profeta. Hanina tinha fama de fazer chover, de curar pessoas a distancia e de fazer renascer arvores e animais. Viveu e morreu na miseria.
MENAHEM, O ESSENIO
Respeitado pela capacidade de fazer profecias, encontrou Herodes e o saudou como o "futuro rei dos judeus". Quando, de fato, alcançou o cargo, Herodes (73-4 a.C.) transformou Menahem em consultor. Viveu cercado por um pequeno grupo de seguidores a quem ensinava a arte de realizar profecias. Depois que Herodes morreu, tentou conspirar contra os romanos. Foi perseguido, julgado e crucificado. Seu corpo foi jogado na rua. Para o historiador Israel Knhi, autor de The Messiah Before Jesus (O Messias Antes de Jesus), Jesus conhecia bem a historia de Menahem e queria para si um destino parecido.
Fonte: A mesma do texto acima.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
A Bíblia menciona outros messias:
Atos dos Apóstolos 05:36-37
Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.
Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
sds
sem nenhuma consciência sem existências
........continuando: "se esta doutrina de Jesus for ,humana acabará como todas as outras que vieram antes dele, mas se forem de Deus daria o caso de estarmos lutando contra Deus ?"
assim ficou mais ,justo pois não tira o sentido da passagem!
sem nenhuma consciência sem existências
Gostaria que voces apresentassem outros que tambem fizeram isso alem de Jesus?
ele não foi chamado de mestre por ter estudado em oxford junto com Dawkins.
sem nenhuma consciência sem existências
Nunca entendi por que isto é uma virtude.
Por que você insiste em dizer que "Jesus fez isto, Jesus fez aquilo" ?
Como você sabe que é verdade?
Foi chamado de mestre por seus seguidores. E daí?
pode considerar apenas um dever, mas só se tiver moral para isso.
pois para grande maioria terrena, isto com certeza pode ser considerado um grande exemplo moral a ser seguido, uma raridade e quase um milagre.
Resumindo: Se todos tivessem essa consciência cristã, com certeza estariam mais próximos da felicidade. cite!
Tenho tendencia acreditar que são verdadeiras, como ja disse é apenas uma questão de intuição e afinidades.
Mais que isso, quem realmente aplicar os ensinamentos cristãos na suas vidas "praticas",confirmarão por si mesmos seus efeitos positivos.
sem nenhuma consciência sem existências
Ou voce não leu direito o texto que coloquei e os outros Messias que, por acaso, tem um chamado Jesus?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Por que perdoar quem nos faz mal traz felicidade?
Por que dar a outra face a quem nos bate é virtude?
Que civilização sobrevive sendo masoquista deste jeito?
Eu acho que esta sua mania de denegrir e desvirtuar é que te levaram a perder sua fé.
A ira , o rancor, o ressentimento são fatores que levam a depressão que por sua vez causam alterações no sistema imunológico tornando-o menos eficiente, provocando doenças.
Perdoar em primeiro lugar traz felicidade a voce mesmo, começando pela sua saude, mental e fisica.
Faz bem tambem ao infrator que ficará mais envergonhado pelo erro cometido por ele.
Eu diria que perdoar é amar, isto da prazer a alma.
Ressentimentos torna a sua alma mais "pesada" é um grande fardo que precisa ser aliviado o mais rapido possivel e isso com certeza no final da sua jornada onde somos chamados para verdeira realidade, sua consciencia ira te cobrar todas os seus "ressetimentos"isso pode ser motivo para uma boa ou má transição!
sem nenhuma consciência sem existências
Eu ja concordei com isso que a biblia é um tesouro que homens bons e maus tiram dele valores conforme suas afinidades.
nisto estamos de acordo.
sem nenhuma consciência sem existências
sem nenhuma consciência sem existências
Pelo sua perda de fé acredito que realmente não tenha entendido.
Dar a outra face não significa ir lutar box e ficar apanhando até ser nocauteado, mas sim ser mais tolerante as ofensas, ou aquilo que voce considerou como sendo uma "ofensa", aqui mesmos no RV, tivemos um bom exemplo disso!
sem nenhuma consciência sem existências
Eu sei que existe varios Messias, eu mesmo conheci um pessoalmente ele trabalha na mesma empresa.
sem nenhuma consciência sem existências
A nossa.
E Papai Noel existe.
No final da jornada, eu virarei pó.
O hinduísmo pode alcançar o cristianismo um dia. O zoroastrismo influenciou os judeus, que passaram a acreditar em vida após a morte, com céu e inferno (exceto os saduceus, que continuaram achando que morreu, acabou).
Por outro lado, você deveria saber que quantidade não é sinônimo de qualidade e, se fosse, não se esqueça de que apenas 1/3 da humanidade é cristão.
Além disto, não estamos falando de quantidade e sim de antiguidade. Você disse que elas não existiam. Existem.
A velha babaquice do "Você não era cristão de verdade".
Esta é apenas a sua interpretação.
Quando você não consegue arrumar uma interpretação 'bonitinha', você alega que "Jesus na verdade não disse isto".
Por que alguem inventaria uma manobra politica religiosa registrando na biblia um povo como os ateus , quero dizer saduceus?
sem nenhuma consciência sem existências
Os judeus não acreditavam em vida após a morte. Basta ver o que diz o Eclesiastes. Mas aqueles que foram levados para a Babilônia tiveram contacto com o zoroastrismo dos persas e voltaram falando em vida após a morte. Os saduceus, que ficaram em Judá, mantiveram a antiga crença.
Mas eles não eram ateus. Acreditavam em Javé como os fariseus, essênios e outras seitas.
Mas questiono porque alguém supostamente querendo inventar uma religião, colocaria personagens ateus, ou um divino salvador apresentando fraquezas humanas ?
sem nenhuma consciência sem existências
Criaturo de deus, por acaso voce já leu, realmente, a biblia??
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))