Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Me mostre um país desenvolvido que faça isso. Cara, os EUA tem protecionismo até para a cocaína deles. Deixe de ser criança e apresente argumentos coerentes.
Eu não gosto de entrar neste debate filosófico e por isso mesmo não quis com o Encosto. Mas vamos lá.
O problema do carro nacional ser caro é falta de concorrência com importado com imposto de importação caro? Beleza, vamos então reduzir os impostos de importação para os carros importados. Agora, por que diabos eu, fabricante nacional, irei fabricar um carro mais barato, com tecnologia superior, investir em aprimoramentos e tecnologia de fabricação e etc se eu posso simplesmente importar, que sairá mais barato, não tenho que me preocupar com direitos trabalhistas, segurança, meio ambiente, etc?
Sendo assim, os trabalhadores das montadoras e de autopeças e etc deverão arrumar emprego em outra área. Já criamos um problema, desemprego (não, não temos como transferir estes trabalhadores para outras áreas pois são especializados, mesmo que pouco).
Se vai baixar impostos de importação para os veículos, então nada mais justo que se faça também para ônibus, máquinas agrícolas, pneus, acessórios (falantes, som, fios, etc. Mais um pouquinho de desemprego.
De que adianta ter carros mais baratos com a gasolina cara, certo? Então, vamos importar gasolina, diesel, e etc. Não faz sentido manter uma refinaria sequer no país, seja estatal ou não (nem o Eike iria querer isso). Então aproveitamos e importamos também os derivados do refino que são polipropileno (para os pásticos), uréia (para os fertilizantes), lubrificantes, gás, etc. E todos os que trabalham em empresas destas áreas também estarão indo para a roça. Mas ainda nosso papel (celulose) é caro perto do importado (um caderno de 200 folhas no camelô custa 5 reais e o nosso custa 20). Vamos importar papel e acabar com a graça dos ambientalistas de que, para cada folha de papel, uma árvore é derrubada, por mais difícil que seja deles entenderem que eucalipto é reflorestado e a área seja controlada.
Agora, junte aí TODAS as empresas que fornecem insumos, peças, serviços e etc que não terão para quem vender seus produtos, pois mesmo estes são mais baratos para quem produz lá fora.
E vão todos para a roça também.
Aqui é que está o problema Sybok. Não tem roça para todo mundo, o governo terá que arcar com os custos do bem estar da população toda (dever do estado segundo consta) e, bem, acho que para um bom entendedor o assunto está mais que explicado.
Ah, havia me esquecido do alcool. Com gasolina e carros baratos, para que vou plantar cana e fabricar alcool?
Claro que tudo que escrevi foi melodramático numa hipótese de não fabricarmos mais nada, apenas importarmos, o que nunca irá acontecer pelo simples fato de que todos estes que citei terem proteção do governo ou estarem envolvidos com o mesmo. Mas não conheço nenhum país, com as dimensões e população do nosso, que tenha um sistema deste tipo que possa dar certo. Conhece quantos?
venda de veículo usado importado é proibido no Brasil por lei. Vê se pode.
O argumento de que uma maior abertura às importações no setor automotivo iria aumentar da taxa de desemprego e gerar perda de bem-estar macroeconômico foi refutado detalhadamente no artigo "O ataque dos geiselistas" (parte I, II e III). Leia o meu segundo post neste tópico.
De onde vem então
Um colega meu comprou um este ano. Tem certeza que esta lei ainda existe?
Huxley, não achei. Poderia postar o link?
http://maovisivel.blogspot.com/2011/09/o-ataque-dos-geiselistas.html
http://maovisivel.blogspot.com/2011/09/o-ataque-dos-geiselistas-ii.html
http://maovisivel.blogspot.com/2011/09/o-ataque-dos-geiselistas-iii-discutindo.html
Depois eu opino sobre os itens II e III
Onde houver fé, levarei a dúvida!
E melhor inverter a pergunta. Nao ha pais desenvolvido cobrando 30% de impostos para carros importados.
Voce pode brincar nesse site
http://www.dutycalculator.com/popular-import-items/import-duty-and-taxes-for-cars/
Nos EUA gira em torno de 2,5% e paises europeus 10%.
Enquanto as montadoras americanas estavam quebrando, ha alguns anos, nao lembro de ter lido nada referente a subir impostos de importacao. Oq o governo fez pode ate ser questionavel mas o detalhe eh que nao aumentaram impostos e sim criticaram abertamente o fato de eles nao conseguirem competir com montadoras coreanas, japonesas, etc.
Enquanto noa expor a industria nacional a concorrencia, jamais ela ira evoluir.
Collor fez isso e foi duramente criticado.
Tem gente ai que acha que deveriamos estar comprando chevette ainda.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
A unica barreira comercial que defendo sao as referentes a seguranca. essas porcarias chinesas nao devem ser melhores, em termos de seguranca, do que um celtinha mais pelado. E olha que o celta foi malhado nuns testes que fizeram ha alguns meses
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Mas este colega comprou por vias legais, passando pela fiscalização, demorou mais de 30 dias para o tal desembaraço e etc. E não foi rolo. Tá certo que foi um carro meio antigao, acho que impala ou sei lá. Só posso saber mais detalhes depois que retornar de férias.
www.receita.fazenda.gov.br/publico/.../ImportacaodeVeiculos.docSimilares
"VEÍCULOS USADOS
A importação de veículos usados, de modo geral, não é autorizada pelo Decex. No entanto, excetuam-se dessa regra os veículos antigos, desde que com mais de trinta anos de fabricação, para fins culturais e de coleção, os importados sob a forma de doação, os havidos por herança aberta no exterior, pertencentes ao de cujus na data do óbito e os importados por missões diplomáticas, repartições consulares e representações de organismos internacionais".
Como quase todas as demais leis brasileiras, esta tambem é repleta de brechas. é provavel que se consiga trazer legalmente carros com menos de 30 anos de uso.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Estamos comprando chevete, só que chinês...
Só se for na França Sybok. Vivemos no Brasil. Aqui as coisas são muito, mas muito diferentes. Fora que os metalúrgicos são a categoria trabalhadora que tem os salários mais altos.
Estamos falando de concorrência com a indústria automobilistica. Máquinas é outro assunto, e concordo que para certos ramos da indústria, deve ter estímulo para importar máquinas, já que aqui não se encontra similares.
Poucos funcionários nas indústrias automotivas e de auto-peças? Todo mundo achava que se a Michellin entrasse aqui os preços dos pneus iriam cair. Os pneus da Michelin são mais caros (são melhores?).
1º Mundo
3º Mundo:
1º Mundo
3º Mundo:
1º Mundo:
3º Mundo:
1º Mundo:
3º Mundo:
1º Mundo:
3º Mundo:
1º Mundo:
Façamos o seguinte: Responda o que você acha que deu errado no governo Collor, quando ele "liberou as importações"? Lembra os carros que enraram no Brasil? Lembra dos Lada?
Outra coisa, nenhuma CRV é fabricada aqui, no entanto, nenhuma delas faz concorrência entre si pois são para bolsos diferentes ou seja, quem tem dinheiro compra o melhor, quem não tem, fica com o nacionalzinho Gol, Uno, Palio e etc.
Mais outra coisa. Liberar a importação apenas e não exigir regras de reposição de peças e assistência, já viu o que com certeza acontecerá.
Lembrei de outra coisa. Desde que me conheço por gente, se usa Mercedez, BMW e etc aqui. Este pessoal compra e legaliza como?