Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por quê nosso carros são anda tão caros?

2»

Comentários

  • JohnnyJohnny Membro
    edited dezembro 2011 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Será que ajudaria reduzir os impostos de importação e deixar a concorrência com os carros importados beneficiar o consumidor?

    Me mostre um país desenvolvido que faça isso. Cara, os EUA tem protecionismo até para a cocaína deles. Deixe de ser criança e apresente argumentos coerentes.

    Eu não gosto de entrar neste debate filosófico e por isso mesmo não quis com o Encosto. Mas vamos lá.

    O problema do carro nacional ser caro é falta de concorrência com importado com imposto de importação caro? Beleza, vamos então reduzir os impostos de importação para os carros importados. Agora, por que diabos eu, fabricante nacional, irei fabricar um carro mais barato, com tecnologia superior, investir em aprimoramentos e tecnologia de fabricação e etc se eu posso simplesmente importar, que sairá mais barato, não tenho que me preocupar com direitos trabalhistas, segurança, meio ambiente, etc?

    Sendo assim, os trabalhadores das montadoras e de autopeças e etc deverão arrumar emprego em outra área. Já criamos um problema, desemprego (não, não temos como transferir estes trabalhadores para outras áreas pois são especializados, mesmo que pouco).

    Se vai baixar impostos de importação para os veículos, então nada mais justo que se faça também para ônibus, máquinas agrícolas, pneus, acessórios (falantes, som, fios, etc. Mais um pouquinho de desemprego.

    De que adianta ter carros mais baratos com a gasolina cara, certo? Então, vamos importar gasolina, diesel, e etc. Não faz sentido manter uma refinaria sequer no país, seja estatal ou não (nem o Eike iria querer isso). Então aproveitamos e importamos também os derivados do refino que são polipropileno (para os pásticos), uréia (para os fertilizantes), lubrificantes, gás, etc. E todos os que trabalham em empresas destas áreas também estarão indo para a roça. Mas ainda nosso papel (celulose) é caro perto do importado (um caderno de 200 folhas no camelô custa 5 reais e o nosso custa 20). Vamos importar papel e acabar com a graça dos ambientalistas de que, para cada folha de papel, uma árvore é derrubada, por mais difícil que seja deles entenderem que eucalipto é reflorestado e a área seja controlada.

    Agora, junte aí TODAS as empresas que fornecem insumos, peças, serviços e etc que não terão para quem vender seus produtos, pois mesmo estes são mais baratos para quem produz lá fora.

    E vão todos para a roça também.

    Aqui é que está o problema Sybok. Não tem roça para todo mundo, o governo terá que arcar com os custos do bem estar da população toda (dever do estado segundo consta) e, bem, acho que para um bom entendedor o assunto está mais que explicado.

    Ah, havia me esquecido do alcool. Com gasolina e carros baratos, para que vou plantar cana e fabricar alcool?

    Claro que tudo que escrevi foi melodramático numa hipótese de não fabricarmos mais nada, apenas importarmos, o que nunca irá acontecer pelo simples fato de que todos estes que citei terem proteção do governo ou estarem envolvidos com o mesmo. Mas não conheço nenhum país, com as dimensões e população do nosso, que tenha um sistema deste tipo que possa dar certo. Conhece quantos?
    Post edited by Johnny on
  • zato_onezato_one Membro
    edited dezembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Fui informado ontem que tem uma (ou mais) empresa no Brasil que importa diretamente de fora o carro, e sai mais barato que aqui, mesmo com os impostos.

    Agora, um Ford Fusion básico lá nos EUA custa 21 mil dólares, aqui custa mais de 83 mil reais. A Ford concorreria com a ...FORD?
    Johnny,
    venda de veículo usado importado é proibido no Brasil por lei. Vê se pode.

    Post edited by zato_one on
  • HuxleyHuxley Membro
    edited dezembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Johnny,

    O argumento de que uma maior abertura às importações no setor automotivo iria aumentar da taxa de desemprego e gerar perda de bem-estar macroeconômico foi refutado detalhadamente no artigo "O ataque dos geiselistas" (parte I, II e III). Leia o meu segundo post neste tópico.
    Post edited by Huxley on
  • Fernando Collor está lendo este tópico. Uma lágrima acaba de lhe correr a face.
  • zato_one disse:
    Johnny,
    venda de veículo usado importado é proibido no Brasil por lei. Vê se pode.

    De onde vem então
    zato_one disse: Johnny,
    venda de veículo usado importado é proibido no Brasil por lei. Vê se pode.

    Um colega meu comprou um este ano. Tem certeza que esta lei ainda existe?
  • Huxley disse: "O ataque dos geiselistas" (parte I, II e III). Leia o meu segundo post neste tópico.

    Huxley, não achei. Poderia postar o link?
  • 1- Bem, não acho ético permitir importação desenfreada de carros de países que usam mão de obra suspeita. Se vivêssemos sem informações sobre tais países, encobertos pelo silêncio, até passaria. Mes passado um amigo foi à Siemens na alemanha verificar o transformador que havia comprado para sua emrpesa e ficou espantado pois lá não tem tanta exigências quanto à equipamento e procedimentos que tem aqui. Mas também não se sabe como é que funciona o direito trabalhista lá.

    Depois eu opino sobre os itens II e III
  • A Alemanha, Inglaterra, Suecia e FRanca tem muito a aprender com os legisladores brasileiros.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Johnny disse: Me mostre um país desenvolvido que faça isso. Cara, os EUA tem protecionismo até para a cocaína deles. Deixe de ser criança e apresente argumentos coerentes.

    E melhor inverter a pergunta. Nao ha pais desenvolvido cobrando 30% de impostos para carros importados.

    Voce pode brincar nesse site

    http://www.dutycalculator.com/popular-import-items/import-duty-and-taxes-for-cars/

    Nos EUA gira em torno de 2,5% e paises europeus 10%.

    Enquanto as montadoras americanas estavam quebrando, ha alguns anos, nao lembro de ter lido nada referente a subir impostos de importacao. Oq o governo fez pode ate ser questionavel mas o detalhe eh que nao aumentaram impostos e sim criticaram abertamente o fato de eles nao conseguirem competir com montadoras coreanas, japonesas, etc.

    Enquanto noa expor a industria nacional a concorrencia, jamais ela ira evoluir.

    Collor fez isso e foi duramente criticado.

    Tem gente ai que acha que deveriamos estar comprando chevette ainda.



    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • A proposito, curioso ninguem pensar no lado do consumidor, que gostaria de ter acesso a carros mais modernos e baratos.

    A unica barreira comercial que defendo sao as referentes a seguranca. essas porcarias chinesas nao devem ser melhores, em termos de seguranca, do que um celtinha mais pelado. E olha que o celta foi malhado nuns testes que fizeram ha alguns meses

    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse:
    Um colega meu comprou um este ano. Tem certeza que esta lei ainda existe?
    Tem quem venda. Um bando de gente famosa foi indiciada este ano por comprar esses carros.
  • Fernando_Silva disse:
    Tem quem venda. Um bando de gente famosa foi indiciada este ano por comprar esses carros.

    Mas este colega comprou por vias legais, passando pela fiscalização, demorou mais de 30 dias para o tal desembaraço e etc. E não foi rolo. Tá certo que foi um carro meio antigao, acho que impala ou sei lá. Só posso saber mais detalhes depois que retornar de férias.
  • Pode-se importar carros usados na seguinte condição:

    www.receita.fazenda.gov.br/publico/.../ImportacaodeVeiculos.docSimilares

    "VEÍCULOS USADOS
    A importação de veículos usados, de modo geral, não é autorizada pelo Decex. No entanto, excetuam-se dessa regra os veículos antigos, desde que com mais de trinta anos de fabricação, para fins culturais e de coleção, os importados sob a forma de doação, os havidos por herança aberta no exterior, pertencentes ao de cujus na data do óbito e os importados por missões diplomáticas, repartições consulares e representações de organismos internacionais".

    Como quase todas as demais leis brasileiras, esta tambem é repleta de brechas. é provavel que se consiga trazer legalmente carros com menos de 30 anos de uso.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ENCOSTO disse: Tem gente ai que acha que deveriamos estar comprando chevette ainda.

    Estamos comprando chevete, só que chinês...
  • JohnnyJohnny Membro
    edited janeiro 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Pode apostar que esses novos desempregados encontrariam trabalho fácil nas novas oportunidades criadas pelas industrias nacionais que se beneficiariam com o fim do abuso de 60% no valor do pedido + 60% no valor do frete.

    Só se for na França Sybok. Vivemos no Brasil. Aqui as coisas são muito, mas muito diferentes. Fora que os metalúrgicos são a categoria trabalhadora que tem os salários mais altos.
    Post edited by Johnny on
  • sybok disse: Maquinas chegam aqui mais caras, tornando mais alto o investimento necessário para se montar uma fabrica.

    Estamos falando de concorrência com a indústria automobilistica. Máquinas é outro assunto, e concordo que para certos ramos da indústria, deve ter estímulo para importar máquinas, já que aqui não se encontra similares.
  • sybok disse: Estou mais inclinado a defender os milhões de consumidores que uns poucos fabricantes e seus funcionários.

    Poucos funcionários nas indústrias automotivas e de auto-peças? Todo mundo achava que se a Michellin entrasse aqui os preços dos pneus iriam cair. Os pneus da Michelin são mais caros (são melhores?).
  • 3º Mundo:

    astra_2009-789869.jpg

    1º Mundo

    astra-gtc-europa-1.jpg


    3º Mundo:

    567_corsa14_abre.jpg

    1º Mundo

    18420233_1.jpg

    3º Mundo:

    volkswagen-gol-2009-20.jpg

    1º Mundo:

    e2e1b1df.jpeg

    3º Mundo:

    golf_gt_abre.jpg

    1º Mundo:

    vw-golf-vi_1.jpg

    3º Mundo:

    01_ford-fiesta-2012_grande.jpg

    1º Mundo:

    novo-fiesta-6.jpg

    3º Mundo:

    0,,52534158,00.jpg

    1º Mundo:
    098878.2-lg.jpg


  • Irrelevante comparar carros daqui com os de lá. Liberar as importações não farão os carros daqui melhorarem ou cairem o preço, apenas dará a ilusão de que se possa ter coisa melhor. Você pode comprar um Mac, um HP ou Dell assim como pode comprar um Positivo ou o que valha. Os HPs e etc vão continuar mais caros e melhores, e os outros os outros. O Brasil não produz telas LCDs, chips e etc. Estão confundindo liberdade de escolha com valoração. Tudo o que disseram apenas movimentaria a parte comercial da coisa.
  • Sybol, estou entendendo toda a sua teoria. Acontece que isso não funciona aqui, pelo simples motivo de que todos os governos pelos quais passamos, tem muito interesse em manter os impostos, a "parceria" e etc. E como são parceiros, mesmo que um dia resolvam agir, diminuindo os impostos de importação, sempre haverá alguma brecha para que isso não seja algo em favor do consumidor. E se você é ingênuo a ponto de achar que governo se preocupa com consumidor, cara, acho que está imaginando um conto de fadas.

    Façamos o seguinte: Responda o que você acha que deu errado no governo Collor, quando ele "liberou as importações"? Lembra os carros que enraram no Brasil? Lembra dos Lada?

    Outra coisa, nenhuma CRV é fabricada aqui, no entanto, nenhuma delas faz concorrência entre si pois são para bolsos diferentes ou seja, quem tem dinheiro compra o melhor, quem não tem, fica com o nacionalzinho Gol, Uno, Palio e etc.

    Mais outra coisa. Liberar a importação apenas e não exigir regras de reposição de peças e assistência, já viu o que com certeza acontecerá.

    Lembrei de outra coisa. Desde que me conheço por gente, se usa Mercedez, BMW e etc aqui. Este pessoal compra e legaliza como?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.