Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

AMAURY, AUTOR DO "A PRIVATARIA TUCANA":Privatização foi o maior roubo do planeta.

carlocarlo Membro
amaury.jpg

Autor de livro diz que privatização foi o maior roubo do planeta

Edilson Pereira

Autor do livro bomba Privataria Tucana, o jornalista Amaury Ribeiro Jr é paranaense de Londrina, criado em Santa Cruz do Monte Castelo e cujos familiares moram em Cambé. Ele vem a Curitiba, no próximo dia 19, para lançar a obra na capital paranaense.

O livro já vendeu 120 mil exemplares e num primeiro momento sofreu boicote da grande imprensa. Tudo isto só serviu para dar ampla repercussão interna e internacional à denúncia.

Porque a grande imprensa silenciou sobre o seu livro?

Simples. Porque o livro bate muito na grande imprensa. Fala do comportamento que a grande imprensa teve nas últimas eleições. Ela teve que engolir e engoliu calada. Está cheio de provas lá. Mostrando o comportamento dela, no mínimo esquisito. Mas é também um livro que fala sobre lavagem de dinheiro como um todo. Do caso Banestado, aí do Paraná.

O que ele mostra?

O livro mostra como funciona o esquema. Tinha muitas pessoas que sabiam do assunto pela revista IstoÉ, mas elas não entendiam como funcionava o mecanismo. E com o livro a gente está fazendo com que as pessoas entendam. O Paraná foi a maior lavanderia de dinheiro do mundo. Eu estive em Nova York fazendo pesquisas. No caso do Paraná, chama mais atenção por causa disso também.

Há uma teoria de que o mensalão foi criado em Londrina pelo ex-deputado José Janene.

No tempo da IstoÉ, eu fiz uma matéria de capa sobre o José Janene, mostrando que o esquema dele era monstruoso. Eu até fui processado por ele e me parece que ele perdeu a ação. Mas o esquema dele era grande. E ele teve um enriquecimento monstruoso e inexplicável. Não tem origem o dinheiro dele. Infelizmente o Paraná é um estado que a gente gosta, mas criou estes megas esquemas de corrupção.

E quem são as pessoas que operam estes esquemas?

Interessante, que as pessoas são sempre as mesmas. Por exemplo, quem criou o esquema do Banestado foi o Ricardo Cesar de Oliveira, que também está no esquema das privatizações tucanas. Ele criou aquelas contas correlatas que tinham no Banco do Brasil e em bancos no Paraguai, um esquema criado para facilitar a vida de comerciantes brasileiros em Ciudad Del Leste, mas que acabou virando grande duto.

Como funcionava o negócio?

Em vez do dinheiro vir para o Brasil, o dinheiro do Brasil ia para fora, para a agência do Banestado em Nova York, de onde saia para ser lavado. Quem baixou a portaria que abriu o duto do Banestado foi o mesmo cara da privatização tucana, que é o Ricardo Cesar. As coisas são muito ligadas.

O livro teve repercussão internacional?

Muitos jornais de fora do país me procuraram para me entrevistar. Argentina, Portugal, México, teve muita gente querendo saber do assunto. Eu dei entrevista até para o jornal O Povo da China. Houve curiosidade grande, porque não tem livro que explica como funciona a engenharia da lavagem de dinheiro. Que explica as leis. Está tudo lá.

E o que mudou para você com o livro.

Virou um fenômeno. Eu passei a ser reconhecido na rua. Eu fui para o Rio e as pessoas me conheceram na rua. As pessoas comentam nos bares, nos restaurantes. Eu sou chamado para fazer palestras em países da América Latina e quando conto o caso do Banestado, eles ficam impressionados. Eu acho que o Banestado foi o maior esquema de lavagem de dinheiro do mundo.

Quem ganha com o seu livro, depois das denúncias?

O livro é por enquanto o marco inicial. É necessário abrir a CPI. Não pode acontecer como aconteceu com o caso Banestado. Vai ficar muito mal para o governo se não for instalada a CPI para investigar, porque tem muito mais coisa. Eu mostro só uma parte da coisa. Ela é muito maior.

Por que o livro virou um sucesso tão grande?

Primeiro é o fato de ter caído na internet, virou um fenômeno nas redes sociais, que passaram a falar dele, em todos os lugares. Depois, fala de um assunto que ainda reflete na vida das pessoas, elas querem saber como foram as privatizações. Eu acho que tem uma série de componentes e caiu no gosto popular.

Houve de início uma tentativa de desqualificar o livro a partir de tua pessoa. Como você vê isso?

Eles tentaram fazer isso, mas o livro explica tudo o que houve. Está tudo esclarecido e explicado. Eles tentaram fazer uma crítica, mas este pessoal caiu no ridículo. Foram poucas pessoas, parece até que foram escaladas para falar mal do livro porque usavam o mesmo discurso. Parecia release.

Que tipo de prova você tem?

Eu coloco lá o cara, Ricardo Cesar, que tocou as privatizações. Ele recebe o dinheiro no exterior em paraíso fiscal do cara que ganhou as privatizações: prova maior que essa não existe. Eu mostro documentos com pagamentos para esta mesma pessoa. Como é tudo documentado, eles não tiveram como reagir, tiveram uma reação fraca. Aí já era tarde. A coisa já estava pegando fogo. O livro descolou das redes sociais e começou a ser o mais vendido nas livrarias.

O livro sumiu depois de lançado. O que aconteceu?

Nós fizemos uma tiragem de 15 mil exemplares. Para um livro de reportagem não é uma tiragem pequena. E nós demos uma entrevista na blogosfera na sexta-feira à noite e no dia seguinte o livro durou duas horas nas livrarias. Aí a editora teve de contratar quatro gráficas para atender a procura que era muito grande.

Quantos livros foram vendidos até agora?

Até agora, 120 mil. Um fenômeno. E pode chegar a 200 mil, 300 mil, porque a procura ainda é grande. Se realmente chegar a este patamar, vai bater tiragens de edições históricas.

Teve mais roubo no governo FHC ou no governo Lula?

Eu acho que a privatização no Brasil foi o maior roubo na história do planeta. Não é nem da história do Brasil. É da história do planeta. Se for pegar a Operação Uruguai, que levou à cassação do Collor, era uma operação de R$ 5 milhões. E no caso das privatizações, se mapear, como eu mapeei, só um caso de propina foi de R$ 30 milhões pro Ricardo Cesar. Se você aprofundar a investigação vai ver que foi muito maior ainda. Muito grande. A roubalheira foi maior.

E o mensalão?

Se você pegar o mensalão, você vai ver que tinha mensalão do PT, mas também tinha mensalão do PSDB.

Você acha que seu livro enterra o projeto do Serra para presidente em 2014?

Com certeza. Não tem como. Está tendo muita divisão interna no PSDB. O clima entre o Aécio e o Serra é insuportável. Eles não se falam mais. E o livro causou indignação entre os próprios colegas, do PSDB. Fiquei sabendo que o Fernando Henrique (Cardoso), quando terminou de ler o livro teria comentado com amigos que se soubesse daquilo, ele ia falar mal dos defeitos do Serra.

«13

Comentários

• 67 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Carlo,
    Dá para você postar em tópicos já existentes sobre o assunto em vez de ficar abrindo novos?
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Carlo,
    Dá para você postar em tópicos já existentes sobre o assunto em vez de ficar abrindo novos?

Ele tá atendendo ao chamado à militância petista na Internet prá manter o livro em evidência. E nem assim...

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • ...Ele não vai chegar a 300 mil cópias em 3 meses. Esta em 120 mil vendidos em 3 semanas, sendo assim... A vEJA teve que coloc´pa-lo no topo do s mais vendidos na categoria não ficção. Rm primeiríssimo lugar, que coisa hein?
    carlo disse: ...Ele não vai chegar a 300 mil cópias em 3 meses. Esta em 120 mil vendidos em 3 semanas, sendo assim... A vEJA teve que coloc´pa-lo no topo do s mais vendidos na categoria não ficção. Rm primeiríssimo lugar, que coisa hein?

Pois é, depois que cada militante esquerdista comprar seu exemplar o resto encalha.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Mesmo com a ocorrencia de roubos mais absurdos possiveis e impossiveis, ao menos as empresas estatais foram tiradas das mãos das corporações e entregues a quem tem foco no negocio e ainda paga impostos.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • BotanicoBotanico Membro
    edited janeiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Levei minha mãe a uma clínica médica ontem e lá havia umas Vejas velhas pra burro e deparei-me com uma onde o Expedito Veloso foi flagrado em conversas telefônicas onde desabafava a questão dos Aloprados e entregava o jogo (claro, isso era só conversa partidária: não era para ter vindo a público). A jogada de comprar provas sabidamente falsas para ferrar com os adversários veio a público porque o esquema era muito complexo e quem deveria pegar o dinheiro ficou esperando quatro dias pro dito cujo chegar e quando chegou, a polícia chegou junto. Foi o próprio Mercadante que disse que o dinheiro já estava lá, mas não estava...

O motivo de tentarem armar essa contra o Serra foi porque a turma do PT já havia armado contra a Serys Shlessarenko, que se aliou a um peesdebista contra Blairo Maggi, furando o esquema de alianças petista. Com a denúncia fajuta, a candidatura da Serys furou. O próprio Expedito contou a ela, depois, sobre a armação que fizeram.

Considerando este episódio, então podemos fazer a pergunta: qual credibilidade das denúncias de irregularidades vindas de um petista?
    Post edited by Botanico on
  • ENCOSTO disse: Mesmo com a ocorrencia de roubos mais absurdos possiveis e impossiveis, ao menos as empresas estatais foram tiradas das mãos das corporações e entregues a quem tem foco no negocio e ainda paga impostos.
    Essa é a mais pura verdade. Por isso eu não me importo com o suposto roubo, e a maioria das pessoas também. Nós temos telefones, celulares, internet banda larga, não tem dinheiro que pague essa liberdade, e se fosse eu... venderia aquelas estatais até por 1 real.
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Certamente houve algum erro na questão das privatizações, que ocorreram durante o governo do Fernando Henrique Cardoso; talvez até mesmo algumas denúncias de corrupção sejam verdadeiras, contudo, perto do que aconteceu no governo do Lula, é café pequeno. Até hoje não foi explicado o enriquecimento dos altos escalões do PT; e barbaridades como o mensalão e dólares na cueca envergonham qualquer país sério...
    Post edited by Nyarlathotep on
    ENCOSTO disse: Mesmo com a ocorrencia de roubos mais absurdos possiveis e impossiveis, ao menos as empresas estatais foram tiradas das mãos das corporações e entregues a quem tem foco no negocio e ainda paga impostos.
    E não temos mais que ler notícias tipo "Fulano recebe presidência da CSN em troca de apoio ao projeto do governo".
    Bom, ainda restam Furnas e algumas outras...
    Azathoth disse: Até hoje não foi explicado o enriquecimento dos altos escalões do PT...

E dos médios e baixos. Quem conhece o mercado imobiliário sabe que corretor de imóveis de Higienópolis (bairro nobre de São Paulo) adora petistas.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Azathoth disse: Até hoje não foi explicado o enriquecimento dos altos escalões do PT...

Prá não falar do enriquecimento do filho do Lula, o "Ronaldinho dos Negócios" que antes de o pai ser presidente exercia seus talentos empreendedores mostrando girafas, zebras e camelos pros visitantes do zoológico.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • "Privatização foi o maior roubo do planeta."

http://www.worldsultimate.net/worlds-greatest-robberies.htm

"Maior roubo do planeta" é claramente uma frase sensacionalista e barata feita de um petista pra outro acreditar.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • Fabi disse: Essa é a mais pura verdade. Por isso eu não me importo com o suposto roubo, e a maioria das pessoas também. Nós temos telefones, celulares, internet banda larga, não tem dinheiro que pague essa liberdade, e se fosse eu... venderia aquelas estatais até por 1 real.

O problema não é o que foi feito mas como foi feito.
    Dizer que não importa se houve roubo contanto que saiu das mãos de alguns é tão absurdo quanto dizer que prefere que esteja nas mãos de políticos desonestos a estar com empresários.
    Este tipo de justificativa está mais para capricho infantil do que algo a ser considerado seriamente.
  • Prá não falar do enriquecimento do filho do Lula, o "Ronaldinho dos Negócios" que antes de o pai ser presidente exercia seus talentos empreendedores mostrando girafas, zebras e camelos pros visitantes do zoológico.

Uai Acauan. Vc também acredita na "boimate"? Por que ela não publica documentos da ilegalidade do enriquecimento do Ronaldinho dos negócios?
    Qualquer besteiras que estes idiotas falam passa a ser verdade? E os documentos? Provas, de ilegalidade?

Agora se vc quiser eu publico aqui documentos que comprovam a ilegalidade da filha laranja do Cerra, que teve uma empresa de pífio capital, aumentado em 10 milhões de dolares de uma hora para outra.

Ela virou uma "Jenia" do mundo dos negócios da net.
    Não sem antes o Daniel Dantas comprar uma reportagem para explicar que ela tinha virado uma "Jenia".

São documentos de Miami e do Brasil.

Depois disso esla comprou uma casinha pro pobre do pai governador morar. Uma mansão em trancoso pro dady morar.

Mas antes a Ambev pagou uma "escolinha" pra ela nos USA, isto quanto o daddy era ministro do planejamento.

Ah tem documentos do primo do daddy também, o Marim preciado., o ricadrdo sergio, o genro o Borgeouis, todos levando uma graninha assim, algo como 1 Bi prá lá.
    E depois tudo foi INTERNADO aqui.

Coisa braba!

"Azathoth disse: Até hoje não foi explicado o enriquecimento dos altos escalões do PT..."

E dos médios e baixos. Quem conhece o mercado imobiliário sabe que corretor de imóveis de Higienópolis (bairro nobre de São Paulo) adora petistas.

Uai Acauan, vc poderia me apontar quais os petistas médios ou grandes que moram lá?
    Vou te apontar um tucano que mora lá.

Fernando Henrique cardoso, rua Rio de Janeiro n. 430.

Ah! Mora também naquele apartamento na Foch Avenue em paris, "apezinho" que ele falava que era do sócio dele, um fazendeiro aqui de minas.

Coincidência ou não depois de algumas operações com a dívida externa brasileira através do banco Paribas, ele apareceu como dono deste apartamento.

Quem o acusou de ganhar dinheiro com a dívida externa brasileira e ainda acusa é o Dr. protógenes, e tem documentos, se a CPI da privataria sair estes podres dos tucanos e dos petistas, se eles estiverem lá, vão aparecer.

Os documentos da CPI da maior Lavanderia do mundo estão lá.

A CPI do BANESTADO.

As contas cc5.

Mas quem se interessa nestes dados da privataria? Afinal o grupo OESP gamhou algim com a privataria. O Grupo Folja, Abril, Globo, todos participaram do BUTIIM, tá lá documentado.

Por fim foi a Gloelbels.

O senador carioca Aócio neves, deviou do consórcio RME que comprou a Light, Rio Minas Energia, da CRMIG, 269 milhões de dolares, para pagar credores de Nova Yorque. Deu zebra. O juiz responsável pela falência quiz saber de onde o dinheiro veio.

a Gloelbels teve que lançar na contabilidade.

Aó todo mundo viu e sabe. menos...

A Mídia nativa. O PIG, A Veja "boimate".

Está lá, para quem possa interessar.

Para quem I N T E R E S S A R!!!!!

Aó vc saberá, como A filha do cerra enriqueceu.

Virou uma "jenia". E está indiciada e pela PF por quebra de sigilo de 60 milhões de brasileiros.

Como a Gloelbel pagou a conta en NY.

Como a Gloelbel turbina o cacainômano que cai do cavalo.

Como os grandes e médios membros do PSDB se tornaram podres de ricos.

É so vocês se interessarem.

Com um detalhe.

Não´são denúncias vazias.

Tá tudo domumentado.

Lista de Furnas? coisa de mineiro bobo.

Mensalão do PSDB mineiro? Coisa de menino de feira.

Mensalão petista? Coisa de amador.

Tudo D O C U M E N T A D O.

Não é à toa que o único a processar o autor, é o PSDB.
    Só que ele não é acusado de nada.

A não ser que ele se ache dono das palavras, Tucana e privataria.

carlo disse: Por que ela não publica documentos da ilegalidade do enriquecimento do Ronaldinho dos negócios?
    Qualquer besteiras que estes idiotas falam passa a ser verdade? E os documentos? Provas, de ilegalidade?
    Não é necessário. Nem os acusados negaram os fatos, apenas tentaram se justificar.
  • "Não é necessário. Nem os acusados negaram os fatos, apenas tentaram se justifica"r.

É nescessário sim. Senão fica apenas como calúnia. O caluniador é a figura da barbárie. Vira a mesma fofoca e que milhões acreditaram: Que o filho do Lula Lula tem milhões de cabeça de gado, que comprpou a fazenda do seu Bertin, fazendo que o mesmo a fechasse para visitação pública. Eu mesmo recebi um com a foto da sede da escola de veterinária de piracicaba como sendo sede da fazenda do Lulinha.

Aliás documentos provam e pronto. E como assim acusar de ilegalidade e não mostrar documentos que provam a ilegalidade? O ônus da prova cabe a quem é acusado? Inverteu?

No caso da gang do Cerra, tudo começou por causa disto,aA Excessão da Verdade. O Amauri ao ser processado pediu este tipo de procedimento jurídico A excessão da Verdade, que a posssibilidade de provar que dizia a verdade, de forma documental. Mostrou os documentos , provou tudo que já se desconfiava, mas não se tinha o embasamento jurídico, caloi a boca de todo mundo e pronto.
    carlo disse: Uai Acauan. Vc também acredita na "boimate"? Por que ela não publica documentos da ilegalidade do enriquecimento do Ronaldinho dos negócios?

Comparativo de probabilidades, entre acreditar que um tomate tenha gosto de carne (ou vice-versa, sei lá) e acreditar que um monitor de zoológico que nunca foi empreendedor na vida se tornou milionário da noite pro dia por meio de negócios com empresas que tinham interesses com o governo petista por causa de uma miraculosa genialidade empresarial que coincidentemente só despontou depois que o pai virou presidente, prefiro acreditar no boimate.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    E Carlo, você ainda não explicou porque a presidente da república demite ministros às pencas por conta de denúncias da tal revista de fofocas.

Pelo jeito o tal do PIG é tão odiado pelos petistas porque toda vez que a Veja balança a árvore as frutas podres caem.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • O PIG às vezes fazem coisas tão boas ao governo que nos faz adorá-lo, não em público prá não encher a bola dele. Mas no caso das demissões dos ministros, posso te garantir que em alguns diretórios do PT, soltaram até foguetes.

Eu sabia que isto iria ocorrer.

Quem do PT teria peito para defender o Pallofi, depois que viram o patrão de vida que ele sustentava.

Ví antes.

Fiquei horrorizado.

Quando a Gleisi fez aquela reunião foi dito redito.

O PT não estava ali para poupar quem age para obter bens e haveres para o seu próprio benefício.

E olha que o Pallofi, era o homem do mercado e do PIG, no governo.

Preferiu cair a dizer quem eram seus clientes.

Foi Tarde.

Ele e outros.

Graças ao PIG.

Pos isto agradeço á mídia tupiniquim, por ter adiantado o processo de fritura destes trastes.
  • Grande Acauan!

Eu tinha me esquecido do enriquecimento ilícito do baixo escalão do PT; estava pensando mais nas denúncias sobre o pessoal graúdo (José Dirceu, Aloizio Mercadante e quetais). Mas pode ter alguém do "baixo clero" que precisa se explicar quanto ao aumento do patrimônio. Quanto ao filho do Lula, sem comentários - ainda bem que o PT é contra o nepotismo...
    Carlo,
    Sobre a Veja: não gosto da revista, quase 1/3 é publicidade, o que pra mim é absurdo. Seus redatores não costumam ser imparciais, e quanto aos revisores, ela já publicou "barrigas" memoráveis, pode mesmo estar em decadência; mas daí a dizer que chegou a virar revista de fofocas é exagerar. Afinal, se as denúncias veiculadas por ela provocaram até a queda de ministros (seis!), talvez tivessem algum fundamento mais concreto do que "simples fofocas", não acha?
  • carlo disse: O PIG às vezes fazem coisas tão boas ao governo que nos faz adorá-lo, não em público prá não encher a bola dele.

Novamente o duplo padrão, um peso, duas medidas, quando a imprensa faz algo que agrada ao PT ela é maravilhosa, quando faz algo que desagrada é um monstro mentiroso e golpista.

O seu carater e sua mente já estão tão contaminados que você mesmo não consegue ver a hipocrisia que você é e fala.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).

• O seu caráter e a sua mente já está tão contaminado que vc não consegue ver a hipocrisia que vc lê todos os dias quiçá também veja e ouça, através dos leitores de teleprompter.

O jornalismo tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade".
    Oscar Wilde(1854-1900)
  • carlo disse: O seu caráter e a sua mente já está tão contaminado que vc não consegue ver a hipocrisia que vc lê todos os dias quiçá também veja e ouça, através dos leitores de teleprompter.

Não sou eu quem fico defendendo tudo que a imprensa fala como você defende tudo que seu partidinho fala, estou dizendo que prefiro acreditar na imprensa do que em conversa partidária pra boi dormir, não só não acredito em tudo que a imprensa fala, como odeio certas coisas que fala, odeio acima de tudo o corretismo politico da imprensa que nos trata como idiotas. Eu nem se quer assisto tv há anos, então ninguém lê nada pra mim por teleprompter.

Já o Lula, seu messias, durante as eleições tinha os discursinhos dele preparado pelos acessores, coisa que não é dificil de acreditar já que o ignorante só sabe falar em reduto de militancia petista onde até o arroto dele é aplaudio.

• Sybok,
    Boa colocação. E eu pergunto ainda: o assassinato do prefeito do PT, Celso Daniel, foi um latrocínio, queima de arquivo ou suicídio? Pelo que vi na televisão (a BAND, pois não suporto a Globo!) a família dele ficou 10 anos fora do Brasil. Eu diria que coisas assim não dá para fingir que não aconteceram.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.