Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Clima de guerra na ocupação Pinheirinho

Um conflito de liminares entre as Justiças federal e estadual, na última semana, permitiu que a Polícia Militar iniciasse, na manhã deste domingo 22, a retirada de milhares de moradores que vivem no assentamento Pinheirinho, em São José dos Campos.

A PM chegou ao local com a Tropa de Choque por volta das 6h – um horário, portanto, em que dificilmente os veículos de comunicação que acompanhavam o caso estariam de prontidão.

As primeiras informações chegaram pela internet. Moradores das proximidades relatavam que os policiais estavam armados e classificaram a ação como um “massacre”.

Polícia e moradores se medem durante operação frustrada, na sexta-feira 13, no assentamento Pinheirinho. Foto: Roosevelt Cássio/Folhapress
Segundo a assessoria da corporação, aproximadamente 1,8 mil policiais trabalham para retirar 9 mil pessoas que vivem há sete anos na área.

De acordo com a PM, os moradores atearam fogo nos acessos da ocupação para dificultar a entrada dos policiais. Para vencer a resistência, a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Ainda segundo a PM, um homem foi ferido por um tiro de munição real disparado pela Guarda Civil Metropolitana. Ele foi encaminhado a um hospital para receber atendimento médico. Agentes da prefeitura de São José dos Campos também dão apoio a operação.

A ação cumpriu uma determinação da Justiça estadual de São Paulo em benefício da massa falida da empresa Selecta, do investidor libanês naturalizado brasileiro Naji Nahas. Os ocupantes dizem, entretanto, ter uma decisão do Tribunal Regional Federal contra a reintegração.

Segundo o jornal “O Vale”, de São José dos Campos, mais de dez pessoas foram detidas por resistirem à operação. Dois helicópteros foram utilizados na operação – um deles com câmera para filmar e fotografar a ação.

Ainda de acordo com “O Vale”, um carro de transmissão móvel da TV Vanguarda foi incendiado. O veículo seria usado para fazer links ao vivo.

Antes da ocupação, as vias de acesso ao assentamento foram bloqueadas. Os moradores ficaram impedidos de sair de suas casas e entraram em confronto com a Guarda Municipal, que também deu suporte à operação. Segundo a PM, armas que seriam mantidas pelos líderes do movimento de resistência foram apreendidas pelos policiais.

As famílias começaram a deixar o local perto das 13h. Passaram por um centro de triagem e era encaminhadas para casas provisórias.

Para protestar contra a ação de reintegração de posse, moradores da ocupação Pinheirinho bloquearam parcialmente a Rodovia Presidente Dutra, no sentido São Paulo – Rio, na altura de São José dos Campos. Segundo a concessionária que opera a rodovia, a manifestação deixou o tráfego congestionado do quilômetro 162 ao133.

Clima de guerra

Na semana passada, jornais de todo o País estamparam fotos impressionantes dos moradores do assentamento, que não se mostravam dispostos a deixar o local. Com capacetes e camisetas sobre o rosto, para não serem reconhecidos, eles improvisaram trincheiras, escudos, armas e montaram barricadas à entrada das casas em desafio aos policiais. Uma liminar na Justiça, emitida na sexta-feira 13, impediu a ação policial – e, consequentemente, o enfrentamento.

Durante a semana, o Ministério Público Federal da cidade move uma ação contra a prefeitura local, que teria sido omissa no caso nos últimos sete anos.

O MPF aponta erros na trajetória dos órgãos oficiais da cidade. Segundo nota, desde 2006 a União procura fazer a regularização fundiária do local, mas encontrou resistência das autoridades do município. “O MPF encontrou resistência obstinada das autoridades municipais, o que caracteriza omissão juridicamente relevante”, afirma o texto. Além disso, a prefeitura teria se recusado a encontrar uma solução negociada.

Na ação, constam quatro liminares, que o órgão pede para que sejam aprovadas sem julgamento. Caso ocorra a reintegração de posse, o MPF exige da prefeitura garantias aos moradores de que, em até cinco dias, sejam cadastrados em programas habitacionais, seja concedido alojamento temporário em condições dignas de saneamento e que, em até um ano após a reintegração, as famílias recebam aluguel mensal suficiente para imóvel do mesmo padrão.

O órgão pede responsabilização da prefeitura e autoridades locais pelo abandono do assentamento, “transformando-se num verdadeiro bairro esquecido da cidade”. Segundo a ação, com o pretexto de que as habitações eram irregulares, a prefeitura negligenciou a população.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/pm-e-moradores-se-enfrentam-durante-reintegracao/
Tags:
«1

Comentários

• 39 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Pinheirinho, a maior ocupação urbana da América Latina, está sendo duramente reprimida.

Denúncia urgente!

A comunidade do Pinheirinho (São José dos Campos, a 97 km de São Paulo), a maior ocupação urbana da América Latina, está sitiada militarmente neste momento. A Polícia Militar (PM), a mando do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e cumprindo ordens da juíza Márcia Loureiro, invadiu de surpresa a comunidade onde vivem quase 2 mil famílias e 9 mil pessoas, das quais 2.600 são crianças. Está em curso um operativo de guerra contra humildes famílias trabalhadoras sem teto.

A ação de desocupação ordenada pela justiça estadual é absolutamente ilegal, pois desobedece a orientação da justiça federal do Brasil.

A repressão

Neste domingo, 22 de janeiro, às 6 horas da manhã, aproximadamente dois mil homens da tropa de choque da PM, provenientes de municípios próximos, atacaram a comunidade com helicópteros, bombas de gás pimenta e lacrimogêneo, balas de borracha e inclusive balas de fogo. Do ar, a PM lança bombas de gás contra a população pobre, contra os habitantes da comunidade, contra trabalhadores que só reivindicam um lugar digno para viver. Como a comunidade está sitiada (ninguém entra nem sai), não temos dados precisos da quantidade de detentos, feridos ou mortos.

A população dos bairros vizinhos está se solidarizando e também está sendo reprimida. Na zona do Campo dos Alemães, o lugar onde foram montadas tendas precárias para colocar os habitantes de Pinheirinho, várias pessoas se rebelaram, incendiaram veículos e enfrentaram a PM. O clima em São José dos Campos é de confronto em vários pontos da cidade.

Toninho Ferreira, advogado dos moradores da comunidade, foi ferido com uma bala de borracha nas costas e em outras partes do corpo quando se aproximava para dialogar com a PM.

Prefeito e governador Alckmin são os responsáveis

Os responsáveis por este operativo de guerra contra o Pinheirinho e contra todo o movimento social latino-americano a serviço de garantir a propriedade capitalista e saciar a insaciável sede de lucro dos especuladores imobiliários são os governos estadual e municipal do PSDB (Alckmin e Eduardo Cury, respectivamente) e a juíza Márcia Loureiro, todos comprados pelo grande capital.

Exigimos do governo de Dilma que se posicione sobre o assunto e implemente medidas concretas a favor do Pinheirinho e contra esta repressão ilegal e inaceitável.

Vamos cercar o Pinheirinho de solidariedade!

A LIT repudia energicamente este atentado contra a vida de famílias trabalhadoras e nos solidarizamos plenamente com a luta do Pinheirinho para conquistar um lugar digno para viver.

Chamamos todas as organizações sociais e políticas da América Latina e do mundo a expressar sua solidariedade ativa com a comunidade do Pinheirinho e a denunciar as atrocidades do governo estadual de São Paulo, da Prefeitura de São José dos Campos e da corrupta justiça brasileira. Devemos continuar mobilizados e rodeando de solidariedade os companheiros do Pinheirinho. Sua luta é a nossa luta!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Não sou solidário com invasores de propriedade alheia, apenas acho que devem ser evitados confrontos violentos.

"Conquistar um lugar digno para viver" não autoriza ninguém a se instalar no que é dos outros.

A invasão deveria ter sido reprimida logo no primeiro barraco.
  • Fernando_Silva disse: Não sou solidário com invasores de propriedade alheia, apenas acho que devem ser evitados confrontos violentos.

"Conquistar um lugar digno para viver" não autoriza ninguém a se instalar no que é dos outros.

A invasão deveria ter sido reprimida logo no primeiro barraco.

Pois é, agora que já tem 2000 e já estão lá há muito tempo é claro que dá m*...

Mas mesmo assim, sou incapaz de me solidarizar com invasores.
  • Fernando_Silva disse: A invasão deveria ter sido reprimida logo no primeiro barraco.

A morosidade do estado dá nisso.
    Vi ontem no jornal os invasores entrarem em um mercadinho, saquearam mercadorias, roubaram o dinheiro do caixa e tocaram fogo (tudo filmado pelo circuito interno). Se havia alguma possibilidade de eu simpatizar com os invasores terminou ali. Tocaram fogo em um ônibus também. Por mim não ficam sem teto. Vão todos pra cadeia.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Postado em outro tópico.
    Acauan disse: E a militância petista é do tipo apressado que come cru e quente como dizia o Silvio Santos. Os vermelhinhos estrelados nem se dão ao trabalho de checar os fatos antes de começar a propaganda e já saíram soltando aos quatro ventos que o governo paulista desalojou os invasores para favorecer o especulador Naji Nahas.

Mentira. O terreno pertence à massa falida de uma das participações financeiras de Nahas e portanto é de propriedade destinada aos credores lesados pelo Naji, que não ganha ou perde nada nem com a invasão, nem com a desocupação.

E mesmo que assim não fosse, desde quando levantar suspeitas sobre o proprietário dá direito a qualquer um de simplesmente decidir e executar a tomada de suas propriedades?

Se assim for, eu quero a mansão do Maluf, no Jardim América.

Acauan disse: E pasmem... tem militante petista afirmando de boca cheia que o processo judicial que ordenou a reintegração de posse é fraudulento porque um dos juízes é irmão de um candidato a deputado pelo PSDB... Ou seja, ser irmão de candidato é por si só sinônimo de conflito de interesse.

Parece gozação, mas é só jogar no google, tá lá...

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Neuromancer disse: Vi ontem no jornal os invasores entrarem em um mercadinho, saquearam mercadorias, roubaram o dinheiro do caixa e tocaram fogo (tudo filmado pelo circuito interno). Se havia alguma possibilidade de eu simpatizar com os invasores terminou ali. Tocaram fogo em um ônibus também. Por mim não ficam sem teto. Vão todos pra cadeia.

É o que eu digo, na cadeia tem comida e roupa de graça.

O que dá aum cidadão que sequer paga imposto o direito de invadir propriedades alheias e cometer crimes?

Ser pobre não é sinônimo de ser preguiçoso, esse povo precisa aprender isso.

edited janeiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Suyndara disse:
    Ser pobre não é sinônimo de ser preguiçoso, esse povo precisa aprender isso.

No geral estas populações não tomariam iniciativas criminosas se não fossem instigadas a elas por militâncias político-ideológicas.

Note que dificilmente veremos ações violentas dos "movimentos sociais" contra as obras da Usina de Belo Monte, por mais que a usina contrarie os cânones destes movimentos. Se é do PT, então prá eles tá bom.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Claro, todo bando tem um líder...

Suyndara disse: Claro, todo bando tem um líder...

A maioria dos que embarcam nestas invasões fazem uma aposta de alto risco que é de que uma vez instalados, o poder público hesitará em removê-los por conta da publicidade negativa causada pelo choro de mães e crianças desalojadas.

A militância conta exatamente com este choro na frente das câmeras para fazer dele uso político oportunista, pouco se cagando para com o sofrimento das buchas de canhão que manipulam.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Pior de tudo é a desculpa que o dono do terreno devia dinheiro pra prefeitura ou que a prefeitura demorou pra fazer a reintegração de posse.

Nada disso importa, invadir terreno alheio é crime e fim de papo.

Eu tenho total empatia pelo pobre que trabalha, que luta e se esforça por vencer.

...Mas esse tipinho aproveitador que acha que o governo tem que dar tudo pra eles de graça, eu realmente não tolero.
  • NightWalkerNightWalker Membro
    E o bondoso governo PTista, por que não intervem?

É muito mais barato desapropriar a terra e pagar indenização ao proprietário do que procurar um novo terreno e gastar mais dinheiro ainda com a construção de novas moradias.

Cade o PT pra fazer uma boa ação e sair de herói?

Não...

É melhor capitalizar em cima do sofrimento dos coitados dos fantoches pobres e fazer propagandinha contra a oposição, tá perto de eleição, vamos aproveitar, depois de eleito os fantoches vão continuar jogados em algum galpão do mesmo jeito que agora, mas ai vai ser por falta recursos para ajuda-los.
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • Recebi o meu carnê de IPTU. Por volta de 400 pilas. Lá consta um desconto por eu nunca ter atrasado o pagamento e mais um outro se eu pagar a parcela única.
    Tal olá que a Prefeitura de São Carlos me fez não me deixa muito consolado quando fico sabendo que vários caras, pobres ou não, nunca pagaram o dito imposto e, após certo tempo, vez uma anistia da dívida inteira, ou de 50% ou de 70%...

E podemos estender tais anistias aos devedores da Previdência, do Imposto de Renda, etc e tal. Quem pagou tudo certinho e em dia é apenas um otário que aprendeu a moral certa e trouxa.

Assim então fazem os MST (morrer sem trabalhar), os sem-teto, e os tais aí do Pinheirinho. Forçam a barra com uma "ação social" e esperam pelo "se colar, colou". Desta vez não colou, mas quantos já não teriam colado?

É a cultura dos Direitos Humanos e valorizar o que os humanos errados fazem de errado e dar uma banana para os humanos direitos por fazerem o que é certo.
  • Judas disse: Não vamos esqueçer das pessoas que foram pra lá e colocaram um monte de filhos no mundo, mesmo sem ter condição alguma de criar, mesmo sem ter sequer uma casa pra se abrigar.

É interessante notar que quando são desalojados ficam mostrando as crianças para as câmeras como quem dissesse que o problema é nosso. O cara tem a irresponsabilidade de colocar crianças no mundo e de repente vira um problema de todos.
  • Como enfrentar a violência policial nos protestos

Escrito por Juan Pablo Chang

"Durante o conflito e imediatamente após o combate, os operários, antes de tudo e tanto quanto possível, têm de agir contra a pacificação burguesa e obrigar os democratas a executar as suas actuais frases terroristas. Têm de trabalhar então para que a imediata efervescência revolucionária não seja de novo logo reprimida após a vitória. Pelo contrário, têm de mantê-la viva por tanto tempo quanto possível. Longe de opor-se aos chamados excessos, aos exemplos de vingança popular sobre indivíduos odiados ou edifícios públicos aos quais só se ligam recordações odiosas, não só há que tolerar estes exemplos mas tomar em mão a sua própria direcção." (Karl Marx/Friedrich Engels - Mensagem da Direcção Central à Liga dos Comunistas)

O Estado brasileiro, essa ditadura civil burguesa-latifundiária, mascarada de democracia, sabe muito bem que nos últimos anos vêm crescendo o protesto popular em todos os cantos do país. Em bairros pobres, morros e favelas, moradores se erguem com pedras, fogos e coquetéis molotovs (granadas incendiárias) contra a violência natural dos aparelhos de repressão. Basta citar alguns exemplos nos quais o POVO se rebelou contra as injustiças cometidas pelas classes opressoras: Cururupu, Maranhão; Heliópolis e paraisópolis, São Paulo. Matriz do Camaragibe, Alagoas; Ibatiba, Espírito Santo; Paragominas, Pará; Morro da Povidência, Rio de Janeiro etc. Em todas estas revoltas o povo se levantou com uma legítima fúria contra a polícia militar.

Esse tipo de protesto violento é um dos únicos caminhos que educam as massas na necessidade de aplicar a violência revolucionária contra o estado. É preciso difundir para as massas o novo tipo de protesto, o tipo violento contra a opressão e as injustiças. Isso permite que fagulhas sejam criadas pelo país. É a violência revolucionária sendo desenvolvida nas mentes das massas.

Aqui surge uma pergunta: O que fazer quando a PM interfere em protestos com violência, com a famosa truculência? A resposta é: Deve-se atacar a repressão! Atacar a opressão não é atacar necessariamente a tropa, mas atacar tudo aquilo que represente ou que seja protegido pelo estado repressivo.

Se as forças populares forem insuficientes para um confronto direto com a PM, deve-se recuar, mas não fugir. Deve-se transformar o recuo em ataque. Como? Destruído tudo o que represente o estado! Apedrejar bancos, carros do governo, ônibus etc. Destruir tudo o que represente o governo... podemos chamar esta tática de enfrentamento de quebra-quebra.

O que diferencia a tática do quebra-quebra do vandalismo é o seu alvo: o vandalismo tem como alvo pessoas inocentes. O quebra-quebra que responda à violência policial deve ser aquele que somente ataca os símbolos burgueses e latifundiários.

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • "Crescei e multiplicai-vos"

Ou o popular "deus mandou fazer filhos".
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
    ENCOSTO disse: Escrito por Juan Pablo Chang

Juan Pablo Chang, seria ele o primeiro revolucionário sino-mexicano?

Editado por erro de interpretação.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan, esse cara é o mesmo que definiu o conceito da Menos Valia.
    O ENCOSTO
  • NightWalkerNightWalker Membro
    ENCOSTO disse: esse cara é o mesmo que definiu o conceito da Menos Valia.
    Mais informações ou fontes, não achei muita coisa no google, as disponíveis estavam em espanhol, lingua na qual sou uma negação. Agradecimentos adiantados.

Know thy enemy!
    Post edited by NightWalker on

ENCOSTO disse: Acauan, esse cara é o mesmo que definiu o conceito da Menos Valia.

Oooppsss... Fui no embalo.
    Apaguei, só deixei o comentário irônico sobre o nome.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • NightWalker disse: Mais informações ou fontes, não achei muita coisa no google, as disponíveis estavam em espanhol, lingua na qual sou uma negação. Agradecimentos adiantados.

A menos-valia

Escrito por Operário Sindicalizado

Marx nos ensina, e todos sabem, que toda a fonte de valor é o trabalho. Ou seja, se uma pessoa achar por acaso numa caverna um pedaço de ouro, ele não terá valor, porque não tem trabalho algum agregado. Inversamente, se um sujeito passar 30 anos cavando um buraco, será um buraco incrivelmente caro, porque tem MUITO trabalho agregado. Não creio que haja dúvidas quanto a isso. Só cães raivosos da burguesia ousariam negar tão óbvio princípio.

Todos sabem também que o lucro da burguesia é ROUBADO dos trabalhadores, a quem só sobra o suficiente para a subsistência. Os trabalhadores produzem tudo, mas só recebem parte do que produzem, enquanto a burguesia vilmente se locupleta. Essa é a mais-valia, o trabalho não pago do proletário.

Bom, essa é a situação de lucro. Mas há uma situação inversa. Digamos que os empresários num certo país são muito burros. Se eles forem muito burros, só farão investimentos errados que acarretarão sempre em prejuízo. Porém os trabalhadores continuarão a receber o salário integral, mesmo que o empregador incorra em prejuízo.

Essa situação excepcional é a MENOS-VALIA, onde os trabalhadores recebem MAIS do que produziram.

Nesse país onde os empresários são idiotas, portanto, não há a exploração dos proletários pelos burgueses, mas dos burgueses pelos proletários. Então, à medida que os burgueses fazem investimentos errados e são explorados pelos seus próprios empregados, sua consciência de classe desperta e os patrões começam a se organizar para fazer a revolução capitalista.

Então, a primeira pergunta que os comunistas e demais pessoas preocupadas com o bem-estar do próximo devem fazer é: será que os empresários do meu país são burros ou inteligentes? Se são burros, haverá a revolução capitalista e tudo será triste. Porém, se são inteligentes, haverá a revolução socialista e tudo será lindo.

Pois eis que chegamos à conclusão óbvia, que o leitor provavelmente já auferiu à esta altura: para que tenhamos empresários inteligentes, o governo precisa investir em educação. Se não houver investimentos em educação, todos serão estúpidos e não saberão fazer projeções de mercado, os empregados não serão explorados e não haverá a conscientização do proletariado nem a revolução comunista.

Artigo Revolucionário publicado em maio de 2006 no Jornal Opinião Popular, o jornal do POVO.

http://www.vanguardapopular.com.br/portal/comentario-popular/81-a-menos-valia

O ENCOSTO
  • ENCOSTO disse: Escrito por Operário Sindicalizado
    ... Se são burros, haverá a revolução capitalista e tudo será triste. Porém, se são inteligentes, haverá a revolução socialista e tudo será lindo. ...
    AUHAUAHUAHUAHUHUHAUAHUHUAHUH.

Meu santo deus, "haverá a revolução socialista e tudo será lindo", isso foi escrito por uma criança de 5 anos certo?

No demais obrigado de novo.

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Porém, se são inteligentes, haverá a revolução socialista e tudo será lindo.

E o que essa gente entende por 'lindo' ?
  • Meu Deus.
    O ENCOSTO
  • Mais um motivo para não se ter a MÍNIMA solidariedade para com os ex-moradores de Pinheirinho...

Pinheirinho, a estratégia da tensão

Elio Gaspari, O Globo

Num conflito sempre há alguém que joga com a carta da tensão. Ele ganha quando ocorrem choques, prisões, feridos e incêndios. Na operação militar que desalojou 1.600 famílias da área ocupada do Pinheirinho, em São José dos Campos, ganhou quem jogou na tensão.

Conseguiram mobilizar 1.800 PMs, numa operação que resultou em dois dias de choques, no desabrigo de duas mil pessoas, dez veículos destruídos, quatro propriedades incendiadas e 34 presos.

A gleba foi invadida em 2004 e está avaliada em R$ 180 milhões. É o caso de se perguntar o que poderia ter sido feito ao longo de sete anos para evitar que o maior beneficiado pelo espetáculo fosse a massa falida de uma empresa do financista Naji Nahas, que deve R$ 17 milhões à prefeitura.

Intitulando-se líder dos moradores, está no elenco Valdir Martins, o Marron, candidato a deputado estadual pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, o PSTU, residente em Vila Interlagos e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos local, como representante dos trabalhadores de uma empresa que não existe mais.

Pelo lado do poder público, o elenco inclui o governador Geraldo Alckmin, em cujo primeiro governo ocorreu a invasão, e o prefeito Eduardo Cury, que está no cargo desde 2005. Ambos são do PSDB.

Em 2008, o advogado André Albuquerque, fundador da empresa paranaense Terra Nova, especializada em regularização fundiária, foi convidado para estudar o caso de Pinheirinho. Ele resolveu 18 litígios, legalizando lotes de dez mil famílias, das quais duas mil já têm escritura.

Sua metodologia é simples. A Terra Nova negocia um valor aceitável com o proprietário da gleba e os moradores, vai ao juiz que está com processo de reintegração da posse e homologa o acordo. Retirado o obstáculo que impede obras de infraestrutura na área, a empresa apresenta um projeto de urbanização à prefeitura.

O proprietário recebe seu dinheiro num prazo que vai de cinco a dez anos, e os moradores pagam prestações mensais que, na média, custam R$ 200. Em Pinheirinho, o lote poderia valer entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, com prestações de R$ 60 a R$ 100 por dez anos. Jamais um dono de lote perdeu a casa por falta de pagamento.

Marron ouviu a proposta e informou que seu movimento não aceita negociar indenização, muito menos pagamento. O outro caminho seria o da desapropriação, pelo Ministério das Cidades, mera promessa da Viúva Federal. Nada feito. Uma reunião posterior foi boicotada pelos representantes dos moradores. Há poucas semanas, diante da ameaça de uso da força policial, apareceu uma milícia de fancaria, com escudos de latão e perneiras de PVC. Deu no que deu.

Deu no que deu porque os organizadores do PSTU, o governo de São Paulo e a prefeitura de São José aceitaram a estratégia da tensão. O governo da doutora Dilma achou que o caso podia esperar e, depois do conflito, fantasiou-se de São Jorge para matar o dragão que já havia devorado a princesa.

Desde 2008, enquanto o caldeirão de Pinheirinho ficava em fogo brando, a Terra Nova de André Albuquerque resolveu quatro litígios fundiários urbanos. Três em São Paulo (Casa Branca, Jardim Conquista e 1 de Maio) e um no Paraná (Vila Nova, em Matinhos). Segundo ele, mais de 1.500 famílias foram beneficiadas, sem polícia.

- Bem, acho que o PSTU deveria se chamar Partido dos Estúpidos...
  • Agora que você mencionou e eu entrei no site, o ENCOSTO já tinha postado a fonte, mas eu não entrei e como já li coisas bem absurdas sérias sobre assuntos parecidos, nem me toquei que era piada, pelo menos eu ri com razão.

Foi sorvete na testa da minha parte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.