Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Mas enfim, neste ponto penso que estamos bastante de acordo, pelo menos em teoria. Quem sabe como seria na prática?
Considerando que ritos são compreendidos de modo intuitivo, não necessariamente intelectual, basta uma identificação pessoal com seus significados, o que em outras instâncias se chamaria de proximidade espiritual. Também não é um coisa que muitos tenham, mas que permite que identifiquemos o verdadeiro cavalheirismo entre alguns camponeses ignorantes, enquanto tantos membros graduados da sociedade não conseguem mais do que reproduzir mecanicamente seus gestos.
A prática é supervalorizada.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Graças a Deus, O Clemente e Misericordioso, um empresário gaúcho abriu uma rede de restaurante que serve o Sushi para as mulheres e também tem o famoso espeto corrido, com muita picanha e files diversos.
Ou seja: o cara não precisa comer sushi, que é uma frecurada sem tamanho, e ainda por cima agrada a patroa.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Pelo mesmo motivo até lésbica sou...
Como todo movimento político-ideológico, Feminismo é o que interessa estrategicamente aos seus líderes em determinado momento.
Quem junta no mesmo saco um movimento burguês como o das sufragistas, as hippies queimando sutiãs, certas caras de sapata politicamente corretas de hoje e tenta convencer de que se trata de um mesmo movimento com unidade histórica ou é maluco ou pilantra. Geralmente os dois em dosagens diversas.
A base do discurso feminista - a opressão da mulher pela sociedade patriarcal - esquece malandramente que uma das prioridades da sociedade patriarcal era justamente proteger as mulheres, com pais, irmãos e maridos tendo como dever de honra defender suas mulheres com a vida se necessário.
Uma das razões pelas quais quanto mais machista a sociedade, menos homens se arriscam a desrespeitar as mulheres por temer as sabidasa e terríveis consequências.
Um pequeno exemplo é como estupradores eram tratados nestas sociedades.
Além disto, se a vida não era um conto de fadas para as mulheres nas sociedades patriarcais, sempre foi pior para os homens a quem cabia além do trabalho mais pesado, perigoso e insalubre a obrigação frequente de ir à guerra ou defender-se dela. E se as mulheres não tinham muita liberdade nas opções de vida, homens camponeses, mineiros ou operários industriais não tinham nenhuma.
A coisa era ruim prá todo mundo e foi a prosperidade da sociedade democrática capitalista que começou a quebrar este ciclo vicioso, mas sempre aparecem os oportunistas para roubarem o mérito para si.
Nós, Indios.
Essa proteção da sociedade patriarcal previa, inclusive, e talvez como 'dever de honra', de bater (espancar) em suas esposas, abusar sexualmente das filhas, usá-las como mercadoria de troca em acordos matrimoniais, e,mais recentemente, privá-las de voto e direitos, pagar salários menores, pelos mesmos serviços prestados, entre outras formas de 'proteção'.
E fazer necessário mudanças urgentes na forma como as mulheres eram, e são tratadas.
E as pessoas que ainda acreditam que o "como no meu tempo, era melhor", ou as que negam as mudanças sociais. Sem falar naquelas que creditam todas essas mudanças a uma 'conspiração dos líderes mundiais'.
(vou me abaixar porque lá vem bomba,ou flecha, rsrsrs)
Desconheço alguma sociedade patriarcal que institucionalizou ou mesmo tolerou publicamente o abuso sexual de filhas.
Se conhece alguma, cite-a, de preferência com a fonte.
Quanto à moeda de troca em casamentos, valia para ambos os sexos, pois casamentos arranjados foram a regra em muitas sociedades - e ainda é em algumas - e nestes arranjos nem o noivo e nem a noiva davam a palavra final, que era decidida pelos pais.
Quanto ao voto, se as mulheres foram privadas, os homens também foram, uma vez que a democracia de sufrágio universal é um modernismo histórico.
E as mulheres não foram as últimas da fila. No Brasil por exemplo os analfabetos - fossem homens ou mulheres - só conquistaram o direito ao voto recentemente.
E se havia e há homens que batiam e batem em mulheres - certamente não considerados os melhores elementos da sociedade - há também mulheres que cortam certas partes do marido ou revidam de outros modos criativos.
No mundo ocidental democrático de hoje, as mulheres são muito bem tratadas. Às vezes até demais.
O "meu tempo" de cada um é melhor em algumas coisas e pior em outras. Desnecessário discutir o óbvio.
Quanto às "mudanças sociais" existem as verdadeiras e as criadas pela propaganda ideológica. Para quem consegue diferenciar um do outro, parabéns.
E conspirações existem. Ver conspiração em tudo é paranóia. Não ver em lugar nenhum é burrice.
Índio Velho é um cavalheiro. Como todos os bárbaros.
Nós, Indios.
Lembro de ter escutado uma conversa na mesa ao lado de uma bicha defendendo que o passivo nunca deve rachar as contas no motel ou restaurante, e várias outras bichas concordaram. Não havia nenhum argumento sobre gastos de uma bicha passiva serem maiores, mas parece que era puro apego à tradição "machista" de quem leva ferro não paga conta.
Antes que venha a esculhambação, eu não estava prestando atenção por querer, mas não tenho culpa se elas conversam alto demais.
Pode um observador da vida não ver, não escutar?
Pode um observador da vida ser cego e surdo?
Infelizmente muitos!
Sociedades indígenas são quase matriarcais. O Patriarcalismo se restringe às macroestruturas sociais como as obrigações de guerra dos homens.
No cotidiano da aldeia, as mulheres praticamente mandam nas rotinas.
Nós, Indios.
Não seja literalista.
Enquanto movimentos feministas estiverem lutando pela igualdade de direitos como o voto, herança e salários terão todo o meu apoio.
Quando tais movimentos deixam de lutar pela igualdade e passam a lutar por privilégios como qualquer grupinho mequetrefe pseudo representativo eu quero que se explodam.
Simples assim.
Simples, sábio e honesto.
Nós, Indios.
Sim, pois esse movimento tinha por muita bandeira o lance de que a mulher devia ser financeiramente independente, ter uma carreira, ser bem sucedida no emprego, etc e tal e SÓ DEPOIS é que deveria pensar em se casar e ter filhos.
Só que há um problema biológico no caminho, que as madames feministas não se deram conta: só aos 40 e tantos ou pior, 50 e tantos anos é que a mulher terá alcançado essa situação. E aí quantos homens solteiros estão interessados numa coroa? E se eles querem ter filhos, só se os arranjarem em orfanatos, pois a esposa coroa ou já não pode mais fazê-los ou, se os fizer, já não tem mais pique para cuidar deles.
Moral da história: o homem coroa, aos 70 e poucos anos, depois de uma carreira de sucesso e uma gorda conta bancária e casão e carrões, pode pensar em se casar com uma moça de 20 e poucos, que tenha corpão e carinha bonita e muito cérebro e esperteza, e principalmente disposição para aguardar ser uma jovem viúva rica. Já a coroa rica... só se ela comprar um marido.
Enfim essa feminista aí sacou que as diferenças biológicas entre homem e mulher são coisa da NATUREZA e contra as quais NÃO HÁ discurso feminista que vença. Se uma mulher não quer acabar cheia de grana, com invejável currículo, porém solitária, vai ter de trabalhar duas vezes: cuidar do marido, filhos e casa e do emprego...
Lembro de uma reportagem no Fantástico sobre uma tribo em que a poligamia e poliandria eram comuns. Eles mostraram a 'poderosa' da aldeia: uma mulher com 5 maridos que não fazia nada, só distribuía as tarefas entre os maridos.
Em outra reportagem, mostraram uma tribo pequena e meio arredia liderada por uma mulher.
Algumas conseguem, mas requer talento, força de vontade e sorte.
Resumindo...dar o golpe da barriga em cima de um jogador de futebol, pagodeiro famoso ou um empressario trouxa. >:-)
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Ah, o capetinha sempre foi uma de minhas assinaturas de deboche. >:-)
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
É o caso de algumas colegas de trabalho que, inclusive, se beneficiam do fato de que, com a Internet e a VPN, podem trabalhar em casa quase como se estivessem na empresa.