Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Os Crentes e o Carnaval

ENCOSTOENCOSTO Membro
Os Crentes e o Carnaval

por Acauan

Carnaval tem os que adoram e os que detestam.

E tem os crentes.

Crente evangélico adora tanto detestar o carnaval que não vê a hora que chegue esta época do ano, só para expressar de modo ostensivo o seu descontentamento com o período carnavalesco pelo qual esperou o ano inteiro.

Não faz o menor sentido, eu sei, mas os crentes também não fazem.

Igreja evangélica durante e após o carnaval é uma festa só, algumas com fila para se dar testemunho de como lutou e venceu contra as tentações do demônio e suas investidas contra o povo de Deus, que abundam (em mais de um sentido) nesta época, ou para contar como evangelizou o travesti que ia sair de passista da escola de samba tal, minutos antes dele entrar na avenida, e o convenceu a aceitar Jesus, se arrepender e voltar a ser macho.

Crente é igual baiano. O carnaval deles começa uma semana antes e termina uma semana depois que o de todo mundo.
Quem vocês acham que são os primeiros a desfilar nos sambódromos? Se disserem que são as escolas deste ou daquele grupo erraram.
Antes que a comissão de frente da escola de samba que abre o carnaval ponha o pezinho fantasiado na passarela, com certeza um grupo de oração evangélico já percorreu todo o caminho para fazer a desinfecção espiritual do ambiente.
Depois dos desfiles vem outro grupo, talvez mais especializado, fazer o fechamento e amarrar um ou outro demônio da luxúria que esqueceu de voltar pros quintos depois da terça-feira.

E tem os retiros.

Como observador da religião já participei de muita coisa estranha (sempre a convite de alguém que apostou que não devia ser difícil catequizar mais um Índio), mas retiro espiritual de crente eu nunca fui – E nem quero, Deus me livre, Cruz Credo!!!
Um dos raros momentos em que penso em me converter é quando cogito a possibilidade do inferno ser um lugar cheio de crentes tocando violão.

Mas parece que nestes retiros inventaram o carnaval gospel, que pelo que eu entendi deve ser parecido com o carnaval do Brasil num universo paralelo de antimatéria.
Nestes retiros de carnaval evangélicos tem muita música gospel, muita atividade gospel, muito relacionamento gospel e muita diversão gospel ou seja, um pé-no-saco de chatice que não tem tamanho.

E deve ser cheio de crente tocando violão.

Só para constar, não que eu, particularmente, goste muito de carnaval. Por centenas de anos meu povo desfilou pelado pelo Brasil inteiro e isto nunca foi considerado festa.

ACAUAN DOS TUPIS
Lutar com bravura, morrer com honra

O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!
«1

Comentários

• 41 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    The_Doctor disse: Mano, na verdade as crentes são quentes. Elas ficam "se segurando", mas quando alguem toca em um lugar sensivel, só falta dar no meio da rua.

É preciso entender a dinâmica do pensamento crente, como expus no Pequeno Manual.

Pode parecer estranho, mas para eles é normal e esperado que mulheres jovens, principalmente as bonitas, "caiam em pecado", dada a tal natureza pecaminosa do Homem caído etc, etc...

O que é mal visto na congregação, e aí é que nos soa estranho mesmo, não é pecar e sim pecar em público, o que eles chamam "causar escândalo".
    Tudo isto se explica dentro da lógica particular deles.
    Quando o crente se converte, lá entre sua turma considera-se que ele passou pelo "novo nascimento" se tornando uma nova pessoa que odeia o pecado.

Notem, uma pessoa que "odeia o pecado" e não uma pessoa que não peca.

Assim, o pecado público sem constrangimento põe em dúvida a sinceridade da conversão, que é o pior dos pecados entre os crentes, enquanto pecar em privado, se seguido do cerimonial - arrependimento - testemunho - perdão, tá dentro do acordo e inclusive reforça os laços congregacionais.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited fevereiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Peraí ... 'louvor' não é coisa de evangélico?

carnaval-catolico.jpg
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Os caras bolam umas festinhas repleta de putaria, onde o pessoal vai para pegar a mulherada e a mulherada vai para dar mesmo, e depois enfiam uma missa no meio.

kkkkkkkkkkkkk
    O ENCOSTO
  • O ENCOSTO
  • CameronCameron Membro
    Acauan disse: Um dos raros momentos em que penso em me converter é quando cogito a possibilidade do inferno ser um lugar cheio de crentes tocando violão.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Ri muito. Os textos do Acauan são maravilhosos. A veia cômica do índio velho nunca decepciona.

• sybok disse: O ser humano é quem tem um problema com sexo e não sabe se controlar com nada que mexa muito com ele, de dinheiro a comida, passando por drogas e bebida e chegando até o sexo.

Eu consigo me controlar com tudo isso. Menos com sexo.

• MoninhaMoninha Membro
    Já fui em retiros quando eu era da batista. Geralmente era em alguma praia. Quando chegávamos no local havia primeiro uma oração pedindo a Deus que tudo ocorresse bem e que naquele durante o retiro nossa espiritualidade fosse aumentada.
    Geralmente as recomendações para não praticar algo que fosse contra o E. Santo eram solenemente ignoradas por muitos jovens ali. O corpo era o templo do E. santo mas este templo de vez em quando era violado por amassos em um lugar mais distante de onde ficávamos. A modéstia cristã era colocada de lado quando quando rapazes e moças vestiam suas roupas de banho. Os rapazes eram mais comedidos com seus calções de praia, mas as moças com seus bíquinis tamanho P, claro que não eram todas, mas o retiro deveria ser um momento para a reflexão e o crescimento espiritual. Tinha músicas, pregação da palavra, louvores, brincadeiras mas também tinha safadeza escondida longe dos olhos dos pastores e diáconos.

Moninha;-)
    Post edited by Moninha on
    Simone disse: Geralmente as recomendações para não praticar algo que fosse contra o E. Santo eram solenemente ignoradas por muitos jovens ali.
    Possivelmente porque é uma proibição arbitrária, apenas "porque Deus não quer".

• ENCOSTOENCOSTO Membro
    Acauan disse: Crente é igual baiano. O carnaval deles começa uma semana antes e termina uma semana depois que o de todo mundo.

Quase em frente a minha casa, existe uma assembleia de deus e tudo oq o Acauan escreveu ai eu consigo observar todos os anos. Nessa semana, começou o movimento fora do normal, com muitos carros ocupando a rua. Na sexta-feira, uns 2 onibus de turismo param na porta da igreja e levam um bando de crentes para algum retiro. Retornam depois do carnaval. O movimento na igreja começa a voltar a normalidade uma semana depois do carnaval.

Meu, é pura verdade. É muito engraçado e sempre lembro desse texto do acauan.
    Post edited by ENCOSTO on
    O ENCOSTO
  • sybok disse: Não tenho problemas com sexo, sou celibatário já há uns 12 anos e como só tenho 32, na verdade nunca cheguei a iniciar pra valer minha vida sexual. Basicamente só tive algumas experiencias.

Eu já sabia da sua opção pelo celibato, mas agora, conhecendo melhor os números, estou bastante surpreso ao constatar que você tomou essa decisão aos 20 anos. É um feito e tanto.
    sybok disse: Meu problema maior era a soberba. Ainda luto contra a razão, não sei me "soltar" e deixar as coisas seguirem seu rumo, tudo eu quero entender e resolver.

Sofro do mesmo mal. Tenho conseguido algum progresso, mas falta muito para que eu possa dizer-me "curado".

Simone disse: Tinha músicas, pregação da palavra, louvores, brincadeiras mas também tinha safadeza escondida longe dos olhos dos pastores e diáconos.
    O Aurélio certa vez postou sobre um retiro dos carismáticos de que ele participou. Ele disse que as portas dos quartos eram trancadas à noite para ninguém sair visitando os(as) outros(as).
  • Fernando_Silva disse: O Aurélio certa vez postou sobre um retiro dos carismáticos de que ele participou. Ele disse que as portas dos quartos eram trancadas à noite para ninguém sair visitando os(as) outros(as).

Isto acontece em alguns retiros sim, mas quando os jovens ali querem dar eles sempre arranjam um jeito.

Moninha

• sybok disse: Fernando_Silva disse: O Aurélio certa vez postou sobre um retiro dos carismáticos de que ele participou. Ele disse que as portas dos quartos eram trancadas à noite para ninguém sair visitando os(as) outros(as).
    esse nome até aqui me persegue. pelo amor...
    Fernando_Silva disse: O Aurélio certa vez postou sobre um retiro dos carismáticos de que ele participou.

A TV Canção Nova - pertencente à Renovação Carismática Católica - transmitiu cenas do retiro de Carnaval de seus membros neste fim de semana.

De todas as coisas esquisitas que se vê nestes encontros religiosos por aí, poucos são mais deprimentes que Católicos tentando entrar em transe para falar em Línguas, como o mais amalucado dos evangélicos.

Mas é claro, a sabedoria de Deus é loucura para os homens e o derramamento do Espírito Santo faz os ungidos parecem bêbados, logo...

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Acauan disse: De todas as coisas esquisitas que se vê nestes encontros religiosos por aí, poucos são mais deprimentes que Católicos tentando entrar em transe para falar em Línguas, como o mais amalucado dos evangélicos.

Eles também copiaram a possessão pelo Espírito Santo, ou seja, de repente caem no chão estrebuchando. Apenas mudaram o nome para "repousar no Espírito".
    Fernando_Silva disse: Eles também copiaram a possessão pelo Espírito Santo, ou seja, de repente caem no chão estrebuchando. Apenas mudaram o nome para "repousar no Espírito".

Dei mais uma espiada no Carnaval dos Carismáticos transmitidos pela Canção Nova.
    É deprimente...
    O que choca é como uma instituição com a tradição filosófica e cultural da Igreja Católica se presta ao ridículo de promover eventos cuja tônica é a imbecilização e infantilização das massas.
    Assistir a alguns minutos de marchinhas com letras "se quiser ir para o Céu tem que pular" ou coisa que o valha deu a entender que daqui a pouco os católicos terão aulas de catecismo com o Garibaldo da Vila Sésamo, inclusive os adultos.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Acauan disse: O que choca é como uma instituição com a tradição filosófica e cultural da Igreja Católica se presta ao ridículo de promover eventos cuja tônica é a imbecilização e infantilização das massas.

Desconfio que o Vaticano só não condena frontalmente os carismáticos para evitar um cisma. Alguns católicos que conheço sentem-se incomodados com essas 'manifestações' durante os cultos, mas preferem calar-se porque não têm certeza do que está acontecendo e não se sentem à vontade para criticar outros católicos.
    Fernando_Silva disse: Desconfio que o Vaticano só não condena frontalmente os carismáticos para evitar um cisma. Alguns católicos que conheço sentem-se incomodados com essas 'manifestações' durante os cultos, mas preferem calar-se porque não têm certeza do que está acontecendo e não se sentem à vontade para criticar outros católicos.

Uma característica do Vaticano é que suas decisões são tomadas considerando o impacto delas nos próximos séculos.
    Foi assim que a instituição se manteve onde está por milênio e tanto, sacudida um século aqui pela Reforma, outro ali pelo Iluminismo, mas eles sabem se equilibrar.
    O problema é que esta competência para se manter no longo prazo não se evidencia nas questões cotidianas, que o digam a lambança que foi a tratativa que deram aos casos de pedofilia e como lidam com incômodos ideológicos ou doutrinários como foi a Teologia da Libertação e o é a Renovação Carismática.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Sybok Disse: "Eu meditava naturalmente quando criança desde sempre, mesmo sem saber o que fazia soltava minha mente antes de dormir, então não sei bem o que pensar..."

Sybok, Li em algum lugar que algumas pessoas podem trazer em sua memória genética digamos assim, pré-disposições. O que acho isso muito interessante.

abraços.

Desculpem se algo na publicação ficou inadequado, ainda não sei bem plicar as citações...
  • Silvana disse: Desculpem se algo na publicação ficou inadequado, ainda não sei bem plicar as citações...
    Silvana, selecione a parte que deseja citar do mesmo modo que fosse copiar um texto, se você estiver logada aparecerá uma pequena janela escrito "citar", clique nela e pronto.

• Não está funcionando corretamente o citar. eu preciso sempre editar para não estragar tudo.
    O ENCOSTO
    ENCOSTO disse: Não está funcionando corretamente o citar. eu preciso sempre editar para não estragar tudo.

Testei agora e funcionaou perfeitamente. Verifique se não é um problema local.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Testei agora e funcionaou perfeitamente. Verifique se não é um problema local.
    Aqui também funciona, mas o sistema não reconhece a cor só o texto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.