Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
<P>r: EXATAMENTE ISSO! NÃOPODEMOS MENSURAR AQUILO QUE NOS FALTA O SENTIDO SENSORIAL, MAS PODEMOS DEDUZI-LO ATRAVES DO SENTIDO PERFEITO DA INTUIÇÃO.</P>
<P>PRIMEIRO A INTUIÇÃO DEPOIS A IMAGINAÇÃO O RACIOCINIO E FINALMENTE NOSSAS MÃOS TORNANDO TUDO ISSO UMA REALIDADE CONHECIDA DESMISTIFICANDO "MILAGRES" DESCONHECIDOS.</P>
<P>A CIÊNCIA HUMANA É DADO O PODER DE SER UM deus DA MATERIA, SOMANDO , SUBTRAINDO, ELETRONS CONSEGUE APENAS ALTERAR O QUE JA EXISTIA DE UMA OUTRA FORMA.</P>
<P>MAS CRIAR ALGO FORA DA MATERIA ISSO COMPETE A DEUS, PRINCIPALMENTE O ATO DE ANIMAR ESSA MATERIA.<BR></P>
sem nenhuma consciência sem existências
MAs isto acho melhor deixar num tópico fixo, como o do criaturo, o de deus e humanidade, etc...senaõ fica muito misturado.
<br><br>Vai ficar saracoteando muito tempo, ou vai dizer qual é o deus em que você acredita existir e citar quais os atributos e qualidades desse suposto deus, para daí o debate fluir?<br> :-@
http://gilghamesh.blogspot.com/
<br></p>Defina intuição e depois prove que é perfeita.<br><br><br><font color="#000000">.</font><br>
>:-)
:-))
Não aposto nisto. Tem crente que posta absurdos e acha que respondeu. Perguntas difíceis só embaraçam crentes com espírito crítico suficiente para perceber que não têm resposta.
Nesta eterna guerra entre ateus e crentes, o saldo é o seguinte: quando um ateu não compreende uma ideia teísta, faltou ao crente lucidez e coerência em sua argumentação. Quando um crente não compreende uma ideia ateísta, falta-lhe capacidade lógica e intelectual para alcançar o entendimento necessário.
ayyavazhi, já tenho nas costas, 52 anos de vida, participo de fóruns há pelo menos 8 anos, nesse tempo todo, jamais vi qualquer argumento teísta que apresenta-se evidências pelo menos debatíveis, sobre a existência de um suposto deus ou deuses, além do que, quando aparece algum religioso apresentando argumentos "infalíveis", percebemos que esses argumentos podem ser usados por qualquer outro religioso de qualquer outra religião.
Então eu pergunto: qual evidência sobre a existência no deus que você acredita existir você tem para apresentar, que possa ser debatida neste fórum?
Ficar nesse chove não molha que você tem feito, não leva a lugar nenhum.
:-@
Falar sobre Deus é uma consequência quase automática em qualquer tópico que eu participe. Talvez eu nunca consiga fazê-los entender que discutir uma falha lógica no pensamento ateísta não equivale a uma afirmação de existência divina. A culpa, provavelmente, é minha, pois, como teísta, não sou capaz de dar um contorno suficientemente lúcido e claro aos meus argumentos.
O texto mais brilhante que já tenha visto, apontando os elos fracos da lógica ateísta, foi produzido pelo moderador Cabeção. Poucas vezes em minha vida vi alguém alcançar tal nível de sinceridade e excelência na condução de uma autocrítica. Mas ele é ateu e ninguém encontrou “motivos” para refutar o texto. Seria até engraçado se tentassem.
“No deus que você acredita” é qualquer coisa que deve fazer muito sentido para você. Para mim não faz nenhum, portanto, não espere de minha parte inteligência suficiente para compreender essa pergunta.
Você não precisa ir a lugar nenhum.
Você está com medo de declarar qual a religião você segue, pois todos os deuses dessas religiões já foram refutados, ou você não sabe que deus é esse que você acredita existir? Você fala em falha lógica no pensamento ateísta, em relação a quê?
Qual é a falha, até agora você só disse que existe uma falha, mas não aponta qual é a falha, e apontar isso, não é de forma nenhuma complicada meu caro.
E, usar a desculpa que, por ser teísta, lhe tolhe a lucidez ao argumentar, é no mínimo cômico, já debati com vários teístas que exprimiam de forma clara seus argumentos. Se ele não foi refutado, é porque o argumento usado por ele, é de concenso geral aqui neste fórum.
Ah, isso você nem precisava dizer, já percebi sua dificuldade intelectual para exprimir suas idéias, há muito tempo!
:))
O seu problema é que você não consegue nem mesmo exprimir e transmitir ironia quando tem essa intenção, então, o que esperar de você, quanto a sua definição de um suposto deus que você alega existir? :))
1 – TODOS os tópicos existentes neste fórum comportam conversações paralelas. Em muitos deles o assunto muda de tal maneira que desvirtua por completo o tema proposto, e não foi o que eu fiz. Minha abordagem pode ter sido periférica, mas não tão afastada do tema central. Eu quis fazer uma observação que julguei pertinente em função do teor dos comentários.
2 – Eu não fico resmungando tópicos afora. Gosto do debate. Ficar resmungando implica insatisfação, como se observa em muitos religiosos que entram aqui apenas porque a existência de ateus é uma afronta às suas crenças. Em um ambiente de debates, cada participante tem seu próprio objetivo e, inevitável, valores e características pessoais que trará para a arena. É com base nesses objetivos e nesses valores que eu procuro esmiuçar questões lógicas. No exato momento em que isso for um problema, é só avisar e eu garanto que saberei respeitar seus limites.
3 – Eu já deixei claro, possivelmente uma centena de vezes, que Deus é um conceito inatingível, que não há mente, por mais genial que seja, capaz de compreender ou definir Deus. E por isso mesmo, exatamente por isso, eu nunca tentei. As defesas que vocês apontam como fracas ou ilógicas, nunca existiram. E por mais que eu diga isso dia após dia, como um mantra, sou confrontado com as mesmas perguntas e/ou acusações.
A dúvida é apenas dúvida. Dúvida não prova nada, ela inicia – ou deveria iniciar – uma questão. Quando defendo a dúvida, não estou provando que Deus existe. Isso é conclusão sua. E conclusões como essa partem sempre do lado mais racional e coerente do debate. A última coisa que me passa pela cabeça, quando estou conversando com vocês (porque, para mim, é apenas uma conversa) é especular sobre o valor ou existência de provas. Eu já lhe disse isso dias atrás: acho que podemos conversar sobre questões que possam ser delineadas pelo intelecto, com bom senso, e não tratar tudo como uma luta por supremacia.
Eu diria que a maior parte das questões ou propostas com que sou confrontado são absurdas. Exemplos? Você acaba de me perguntar por que seria racional procurar por Deus? Ora, se eu defendo que ignorar ou procurar são possibilidades humanas, fica claro que não estou elegendo uma ou outra como melhor ou mais racional. Minha resposta já foi dada há muito tempo, e não foi percebida: Procurar ou ignorar Deus, são possibilidades humanas e, como tais, possuem o mesmo valor. É racional que você não queira perder tempo com uma ideia que julga fantasiosa, tanto quanto é racional que eu perca tempo com a mesma ideia.
Para encerrar, o método!
Eu falei sobre isso há pouco tempo. Usei minha habitual sinceridade para dizer que não saberia apontar um método, mas que, TALVEZ, pudesse oferecer um ponto de partida. Falei sobre a questão do vínculo entre religião e Deus e o quanto isso poderia ser prejudicial a quem busca essa resposta. Discorri sobre os laços que nos prendem a determinada situação, quer fossem positivos ou negativos. Por fim, convidei-os a refletir sobre a veracidade da alegada liberdade que se supõe estar atrelada à descrença. E... Vocês encerraram a conversa!
Eu falei sobre Deus, Judas? Fiz alguma alegação dogmática irrefutável? Tentei salvar alguma alma perdida? Convidei-os a uma reflexão que, se não fosse lógica, seria através da própria reflexão que se perceberia a incoerência, e não com uma desistência sistemática.
Isso é um problema para mim? Fiquei magoado com o pouco caso que fizeram? Em absoluto. O problema que é você ignora um simples exercício proposto e, de novo, volta a me perguntar sobre o método.
É difícil...
Caso sim, teria algo mundano que faria cogitar essa idéia? ou seria algo como simplesmente uma duvida a possibilidade de haver sem ter nenhuma base?
Eu lhe dei uma resposta longa, Judas, na débil esperança de não deixar nenhum mal entendido. Acho que fui claro além do necessário, para não dar margens a dúvidas. Sua necessidade de ter razão é visivelmente maior do que sua capacidade de transigir...
...E o deixa desnecessariamente ofensivo.
Paro por aqui. Quando não for tão essencial ter razão, podemos voltar a essa questão.
O conceito Deus está espalhado pelo mundo. Torna-se confuso e corrompido por tantas culturas e crenças diferentes. Tudo o que você questiona é possível. Dentro do universo crente, encontraremos os motivos mais variados para a existência e manutenção da crença. Ou motivo nenhum. Pessoas há que simplesmente querem acreditar. Como eu disse, as possibilidades são infinitas.
Recado entendido.
Eu não disse que é com todos e sim que é perfeitamente possível acontecer, já que aconteceu comigo e com outros. Claro que isto se refere a pessoas capazes de pensar criticamente a maior parte do tempo, mas que desligam a lógica quando se trata de religião. Não vamos nem falar dos tapados em geral e em tempo integral.
Lamento, mas não vejo em que isto possa servir de ponto de partida. Ou como continuar a conversa.