Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
E as geleiras do Himalaia estão se expandindo...
Uma coisa são os dados científicos a respeito do Aquecimento Global.
Outra muito diferente são as previsões catastróficas que fizeram a partir destes dados.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Na verdade, uma delas está se expandindo enquanto que as outras se derretem.
http://ambientalsustentavel.org/2012/algumas-geleiras-do-himalaia-podem-estar-aumentando-e-nao-derretendo-diz-estudo/
Onde houver fé, levarei a dúvida!
A ciência comete erros, mas, por agora é a unica a elucidar a respeito.
Pergunto. O que pensa a comunidade cientifica no seu geral a respeito do aquecimento global?
Nesses apoiaria a minha crença - Se acordasse todos os dias a pensar nisto.
Correlações estatísticas são bases frágeis para conclusões complexas, como estas envolvendo sistemas caóticos a longo prazo.
E apelo à autoridade começa a vazar quando gente com o mesmo grau de autoridade contesta a coisa.
Por enquanto é cedo para se tirar conclusões definitivas.
Quem esperou prá ver no que dava a tal história do buraco na camada de ozônio ou da explosão da AIDS entre heterossexuais viu que nos dois casos não deu em nada.
Como disse alguém, o bom de fazer previsões sobre o futuro é que se as previsões se confirmam o cara é um profeta iluminado e se não se confirmam ele pode alegar que foi porque seus avisos prévios evitaram o pior.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Exato.
Sempre me surpreendo com a velocidade com que as pessoas formam opiniões definitivas sobre assuntos que ainda estão em discussão.
Certos eventos históricos levam décadas até que todos os fatos que permitem uma conclusão embasada sejam devidamente estudados. Isto quando interesses ideológicos não criam polêmicas que se estendem indefinidamente.
No entanto, em asssuntos altamente técnicos como este do Aquecimento Global tá cheio de gente que defenderia até a morte determinada posição sem nunca ter lido um artigo de climatologia que lhe fornecesse um mínimo de informação sobre o real tamanho da encrenca.
Vá entender...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
No entanto, recordo o Fernando falar no sapo que vai sendo cozido sem dar-se conta.
Tenho pensando no assunto, embora, não a respeito do aquecimento global, mas do ceticismo extremo.
O ceticismo não é a posição de menor risco, mas a mais confortável. O ceticismo é o mais confortável porque implica esperar. O que é perfeitamente valido, até menos exigente mentalmente. O problema é se errarem. Lembro do exemplo do Apate, quando referiu a espera dos políticos europeus a respeito de Hitler.
Se nada acontecer será o cético o profeta iluminado. Todavia, se errarem, coerentemente, dirão que era inevitável*.
Quando o homem quer nunca erra a sua previsão sobre o futuro, basta adaptar a opinião do antes ao depois.
*A guerra era inevitável e ninguém pode dizer que uma intervenção precoce podia ter minimizado o sofrimento (não se pode provar). O cético tem sempre razão.
A ética ambiental (toda a ética) é bem mais interessante do que o alarmismo catastrofista.
ilustra bem varias situações
Depois de todo o trabalho que foi feito nos mainframes que rodam Cobol, não dá para dizer que "não aconteceu nada" porque não sabemos o que teria acontecido se nada tivesse sido feito.
Esta é a alegação das previsões que falham.
Nenhum esquema preventivo desta magnitude é 100% eficaz, logo ou naquele caso houve uma exceção e as medidas preventivas foram tão completas que evitaram todas as consequências catastróficas previstas na infinitude de focos que poderiam gerá-las ou as previsões foram exageradas.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nessa realidade os profetas de plantão nunca perdem.
Na minha firma, o banco de dados da produção, em dBase, deu uma série de problemas. Como já estávamos de mudança para outro mais moderno, não chegou a atrapalhar por muito tempo.
A diferença estaria que no caso do aquecimento o alarmismo não vem só da mídia e interpretações jornalísticas propositalmente sensacionalistas, mas da própria pretensa comunidade científica. Nada que surpreenda quem não nasceu ontem, e já está careca de saber que a academia é um lugar mais podre do que o que há de pior em termos de partidos políticos, setores da mídia e igrejas.
Mas é justamente esta guerra de egos entre cientistas que garante que apenas as teorias irrefutáveis sobrevivam. O resto vira piada e vai para o lixo.
Já na religião, as coisas mais absurdas e sem comprovação são incorporadas às crenças e, em vez de serem esquecidas com o tempo, vão se tornando cada vez mais respeitáveis à medida em que aqueles que sabiam que era fraude vão morrendo.
Quanto a esta polêmica toda sobre o aquecimento, o que aconteceu é que alguém divulgou emails onde alguns cientistas comentavam que a temperatura não estava aumentando tão rápido quanto eles pensavam. Claro que os opositores transformaram isto em "cientistas mentiram" ou "o aquecimento é uma fraude".
A ética contemporânea inclui o ambiente. Para promover um bom costume de respeito pelo meio ambiente, desaprova-se o alarmismo e o medo presente na tradição cristã.
O Aquecimento Global deixamos para os cientistas se divertirem a debater.
Todos temos o dever de pensar que sujar o meio em que vive é imoral ou estupido.
Deve haver algo de errado se milhares de chineses são obrigados a andar com máscaras devido à poluição em suas cidades. Ou se cada vez mais áreas desmatadas se desertificam. Ou cada vez mais espécies se extinguem devido à destruição de seus ambientes naturais.
Não entendeu o que eu quis dizer.
Todo tipo de podridão, jogo sujo, trapaça, rede de mentiras, corrupção, troca de favores que existe na mída, na política e na religião, existe em doses ainda maiores na academia.
Não tenho dados para saber se é maior ou menor.