Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O sistema político em Cuba: uma democracia autêntica

TEXTO ESCLARECEDOR SOBRE A DEMOCRACIA CUBANA. ATÉ POUCO TEMPO EU ERA UMA A PENSAR QUE CUBA VIVIA NUMA DITADURA. TODA INFORMAÇÃO VINDA DA MÍDIA MANIPULADORA NOS FAZ ACREDITAR NISSO, MAS É UMA GRANDE MENTIRA. CUBA TEM UM SISTEMA POLÍTICO DIFERENTE, MAS NEM POR ISSO DEIXA DE SER DEMOCRÁTICO. PELO CONTRÁRIO, ELE BATE DE 10 A 0 NO QUE NÓS CHAMAMOS DE DEMOCRACIA AQUI NO BRASIL... SÓ PARA COMEÇAR, OS DEPUTADOS E DELEGADOS CUBANOS NÃO RECEBEM NENHUM TIPO DE REMUNERAÇÃO PELO EXERCÍCIO DO MANDATO POPULAR. E ESSE É APENAS UM DOS PONTOS QUE MOSTRA O QUANTO EM CUBA É MUITO MAIS JUSTO QUE AQUI, OU EM QUALQUER OUTRO PAÍS. VALE A PENA LER ESSE TEXTO DE ANITA PRESTES (SIM, FILHA DE CARLOS PRESTES E OLGA BENÁRIO).

“O GOVERNO DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO” (ABRAHAM LINCOLN)

AO ESTUDAR O SISTEMA POLÍTICO VIGENTE EM CUBA, É NECESSÁRIO LEMBRAR QUE SEUS ANTECEDENTES REMONTAM A 1869, QUANDO O POVO DA PEQUENA ILHA CARIBENHA LUTAVA DE ARMAS NA MÃO PELA INDEPENDÊNCIA DO JUGO COLONIAL ESPANHOL. SEUS REPRESENTANTES SE REUNIRAM NA PARTE DO TERRITÓRIO JÁ LIBERADO E CONSTITUÍRAM A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, QUE APROVOU A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE CUBA EM ARMAS.

POR ANITA LEOCADIA PRESTES, NO ILCP

Era assim estabelecida a igualdade de todos os cidadãos perante a lei e abolida a escravidão até então existente. Essa primeira Assembleia Constituinte elegeu o Parlamento cubano daquela época e também, de forma democrática, seu presidente, assim como o presidente da República de Cuba em armas, designando ainda o chefe do Exército que levaria adiante a luta pela independência.

Cuba socialista reconheceu a importância de tal herança e, inspirada também nos ensinamentos do grande pensador e líder revolucionário José Marti, chegou a criar um sistema político que constitui um Sistema de Poder Popular único, autóctone, que não é cópia de nenhum outro. Em Cuba não existem os chamados três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), característicos do sistema político burguês. Há um só poder – o poder popular. Como o povo exerce o poder? Segundo a Constituição, o povo o exerce quando aprova a Constituição e elege seus representantes e, em outros momentos, mediante as Assembleias do Poder Popular e outros órgãos que são eleitos por estas Assembleias, como é o caso do Conselho de Estado, órgão da Assembleia Nacional. Portanto, o poder popular é único e exercido através das Assembleias do Poder Popular.

Outro elemento importante do sistema político cubano é a existência, de acordo com a Constituição, de um único partido – o Partido Comunista. Não se trata de um partido eleitoral, e por isso não participa do processo eleitoral, designando ou propondo candidatos ou realizando campanha a favor de determinados candidatos. Seguindo o caminho apontado por José Marti, fundador do Partido Revolucionário Cubano – partido único como única via para conquistar a unidade de todo o povo na luta pela independência e a soberania do país, e também na luta por justiça social –, o Partido Comunista de Cuba se diferencia do conceito clássico de partidos políticos; além de não ser um partido eleitoral, é o partido dirigente da sociedade, cujas funções e cujo papel são reconhecidos pela imensa maioria do povo. A definição do seu papel está inscrita na Constituição, aprovada em referendo público, mediante voto livre, direto e secreto de 97,7% da população.

É importante ressaltar que o PC é constituído pelos cidadãos mais avançados do país, o que se garante mediante um processo de consulta das massas. São os trabalhadores que não pertencem ao PC que propõem, em assembleias, as pessoas que devem ser aceitas em suas fileiras. Depois que o Partido toma decisão sobre as propostas dos trabalhadores, se reúne novamente com eles para informá-los. Quando toma decisões em seus congressos, o PC as discutiu antes com a população. O Partido não dá ordens à Assembleia Nacional do Poder Popular nem ao governo. O PC, após consultar o povo, sugere e propõe aos órgãos do Poder Popular e ao governo as questões que somente a essas instituições cabe o papel de decisão.

O Parlamento cubano se apoia em cinco pilares de uma democracia genuína e verdadeira, a saber:
O povo propõe e nomeia livre e democraticamente os seus candidatos.
Os candidatos são eleitos mediante voto direto, secreto e majoritário dos eleitores.
O mandato dos eleitos pode ser revogado pelo povo a qualquer momento.
O povo controla sistematicamente os eleitos.
O povo participa com eles da tomada das decisões mais importantes.

O sistema do Poder Popular em Cuba é constituído pela Assembleia Nacional, as Assembleias Provinciais, as Assembleias Municipais, o Conselho Popular e a Circunscrição Eleitoral, que é o degrau básico de todo o sistema. Nenhum desses órgãos está subordinado a outro, mas todos funcionam de forma que suas funções e atividades sejam complementares, tendo em vista alcançar o objetivo de que o povo possa exercer o governo de maneira prática e efetiva.

O sistema do Poder Popular se apresenta atualmente em Cuba da seguinte maneira: no nível nacional, a Assembleia Nacional do Poder Popular; em cada uma das 14 províncias, as Assembleias Provinciais do Poder Popular e, nos 169 municípios, as Assembleias Municipais; no nível de comunidade, os Conselhos Populares (1540); cada Conselho agrupa várias circunscrições eleitorais e é integrado pelos seus delegados, dirigentes de organizações de massas e representantes de entidades administrativas. No nível de base, ainda que sem formar parte de maneira orgânica da estrutura do sistema do Poder Popular, nem do Estado, tem-se a circunscrição eleitoral. A circunscrição eleitoral e o seu delegado são a peça-chave, a peça fundamental do sistema. A circunscrição se organiza para efeito das eleições, mas o delegado continua funcionando na área por ela abarcada e, por isso, a mesma continua sendo sempre denominada de circunscrição.

Participam das eleições todos os cidadãos cubanos a partir dos 16 anos de idade, que estejam em pleno gozo dos seus direitos políticos e não se incluam nas exceções previstas na Constituição e nas leis do país. Os membros das Forças Armadas têm direito a voto, a eleger e a ser eleitos. A Constituição estabelece que cada eleitor tem direito a um só voto. O voto é livre, igual e secreto. É um direito constitucional e um dever cívico, que se exerce de maneira voluntária, e quem não o fizer não pode ser punido.

Diferentemente dos sistemas eleitorais das democracias representativas burguesas, em que os candidatos aos cargos eletivos são escolhidos e apresentados pelos partidos políticos, em Cuba o direito de escolher e apresentar os candidatos a delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular é exclusivamente dos eleitores. Esse direito é exercido nas assembleias gerais dos eleitores das áreas de uma circunscrição eleitoral da qual eles sejam eleitores. A circunscrição eleitoral é uma divisão territorial do município e constitui a célula fundamental do Sistema do Poder Popular. O número de circunscrições eleitorais em cada município é determinado a partir do número de seus habitantes, de maneira que o número de delegados das circunscrições à Assembleia Municipal nunca seja inferior a trinta.

O registro eleitoral em Cuba é automático, público e gratuito; todo cidadão, ao atingir os 16 anos de idade e estando em pleno gozo dos seus direitos políticos, é registrado como eleitor. Segundo a lei, no país são realizados dois tipos de eleições: 1) eleições gerais, em que são eleitos, a cada cinco anos, os deputados à Assembleia Nacional e demais instâncias de âmbito nacional, incluindo o Conselho de Estado, assim como os delegados às Assembleias Provinciais e Municipais e seus presidentes e vice-presidentes; 2) eleições parciais, a cada dois anos e meio, em que são eleitos os delegados às Assembleias Municipais e seus presidentes e vice-presidentes. Deve-se assinalar que tanto os deputados à Assembleia Nacional quanto os delegados às Assembleias Provinciais e Municipais são eleitos diretamente pela população.

As eleições são convocadas pelo Conselho de Estado, órgão da Assembleia Nacional que a representa entre os períodos de suas sessões, executa suas decisões e cumpre as funções que a Constituição lhe atribui. Para organizar e dirigir os processos eleitorais, são designadas Comissões Eleitorais Nacional, Provinciais, Municipais, de Distritos, de Circunscrição e, em casos necessários, Especiais. A Comissão Eleitoral Nacional é designada pelo Conselho de Estado, as Comissões Provinciais e Especiais são designadas pela Comissão Eleitoral Nacional, as Comissões Eleitorais Municipais pelas Comissões Eleitorais Provinciais e assim por diante. Todos os gastos com as eleições são assumidos pelo Orçamento do Estado; portanto os candidatos nada gastam durante todo o processo eleitoral.

Para elaborar e apresentar os projetos de candidaturas de delegados às Assembleias Provinciais e de deputados à Assembleia Nacional e para preencher os cargos que são eleitos por elas e as Assembleias Municipais, são criadas as Comissões de Candidaturas Nacional, Provinciais e Municipais integradas por representantes das organizações de massas e de estudantes e presididas por um representante da Central de Trabalhadores de Cuba, assegurando desta maneira a direção dos trabalhadores em todo o processo eleitoral.A propaganda eleitoral é feita exclusivamente pelas Comissões Eleitorais, garantidas a todos os candidatos condições de igualdade; nenhum candidato pode fazer campanha para si próprio.

Para ser proposto como candidato a deputado à Assembleia Nacional, é necessário ter sido apresentado como pré-candidato por uma das organizações de massas do país, que a Comissão Nacional de Candidaturas submeta essa proposta à consideração da Assembleia do Poder Popular do município correspondente, e que esta, pelo voto de mais da metade dos delegados presentes, aprove a sua designação como candidato por esse território. Será considerado eleito deputado à Assembleia Nacional o candidato que, tendo sido apresentado pela respectiva Assembleia Municipal, tenha obtido mais da metade dos votos válidos emitidos no município ou Distrito Eleitoral, segundo o caso de que se trate. As eleições para os demais níveis do Poder Popular seguirão a mesma sistemática.

Em Cuba, os deputados à Assembleia Nacional e os delegados às demais Assembleias não recebem nenhum tipo de remuneração pelo exercício do mandato popular; continuam exercendo suas profissões em seus locais de trabalho e recebendo o salário correspondente. A Assembleia Nacional se reúne duas vezes ao ano, as Provinciais e Municipais com maior frequência. Os deputados e delegados exercem seus mandatos junto aos seus eleitores, prestando-lhes contas periodicamente e podendo, de acordo com a lei, serem por eles removidos a qualquer momento, desde que, em sua maioria, considerem que seus representantes não estão correspondendo aos compromissos assumidos perante o povo.

Sem espaço para um exame mais detalhado do Sistema Político de Cuba, é esclarecedor, entretanto, abordar o processo de eleição do presidente do país, que é o presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros. Para ser eleito presidente, é necessário ser deputado e, por isso, deve ter sido eleito por voto direto e secreto da população, da mesma forma que todos os 609 deputados da Assembleia Nacional. No caso específico, por exemplo, do presidente Fidel Castro, ele foi designado candidato pela Assembleia Municipal de Santiago de Cuba e eleito pelos eleitores de uma circunscrição do município e, além disso, eleito pela maioria, pois a lei eleitoral estabelece que nenhum deputado pode ser eleito sem obter mais de 50% dos votos válidos. Posteriormente, sua candidatura a presidente do Conselho de Estado foi votada pelos deputados, devendo alcançar mais de 50% dos votos para ser considerado eleito.

A abordagem realizada do Sistema Político de Cuba, ainda que sucinta, evidencia seu caráter popular e democrático, que é, entretanto, permanentemente distorcido e falsificado pela mídia a serviço dos interesses do grande capital internacionalizado.

* Anita Leocadia Prestes é professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes

http://www.vermelho.org.br/
Tags:
«1

Comentários

  • 45 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Judas disse:
    Ainda bem que checo a fonte antes de ler textos muito grandes, apesar do título do tópico já ser uma piada.

    Uma fonte isenta, está a ver-se:
    Instituto Luiz Carlos Prestes

    Mas ... não foi o próprio Fidel que disse que os cubanos não precisam de eleições?
    Post edited by Fernando_Silva on

  • Classificar Cuba como uma ditadura sem fazer nenhuma ressalva é, com certeza, um ato de cinismo. O fato é que o regime cubano apresenta tanto características ditatoriais quanto democráticos. Para o lado democrático, os CDR promovem a participação do povo cubano na administração de Cuba (e incentivam o debate poliítico), além do fato de que é possível retirar um candidato do poder de 6 em 6 meses do poder, se ele não cumpriu seus objetivos para com o CDR. E um dado interessante e bem democrata: Uma boa parte dos políticos em Cuba não tem a menor relação com o Partido Comunista de Cuba.
  • As eleições cubanas pertencem
    ao povo

    Livia Rodríguez Delis

    MAIS de 170 mil cubanos se desempenham como autoridades eleitorais, após o governo da Ilha ter convocado a eleições gerais, no início de julho.
    Para estes cidadãos, representantes de todos os setores sociais do país, esta nomeação representa uma alta responsabilidade, pois eles serão os encarregados da preparação das próximas eleições e, posteriormente, da validação dos resultados.
    Eles: universitários, donas de casa, aposentados, estudantes e operários, ou seja, homens e mulheres de todos os setores do povo, integrarão as comissões provinciais, municipais e de circunscrição.

    Atualmente, se encontram na organização e direção da primeira fase do processo, que culminará em outubro próximo, nas urnas, com a eleição dos delegados às assembleias municipais (prefeituras) do Poder Popular.
    Recentemente, foram constituídas as mais de 14 mil comissões eleitorais de circunscrição, com função medular nesta etapa, já que, entre outras responsabilidades, elaborarão a relação de candidatos da circunscrição a delegados à Assembleia Municipal do Poder Popular e verificarão que estes reúnam os requisitos estabelecidos, assim como a posterior exposição em locais públicos de fotografias e biografias daqueles que sejam escolhidos nas reuniões dos bairros.

    Ainda, deverão participar da elaboração da relação de eleitores e torná-la pública, garantir que os colégios eleitorais estejam oportunamente situados e preparados, designar os membros das mesas destes centros de votação, assim como possibilitar a execução dos escrutínios.

    Acerca deste processo, a presidenta da Comissão Nacional Eleitoral, Alina Balseiro Gutiérrez, explicou que a participação direta das pessoas é uma evidência concreta e palpável duma das características mais importantes do sistema eleitoral cubano: seu caráter popular.

    “Estamos exercendo o direito constitucional — e o dever cívico patriótico — de assegurar a condução das eleições gerais que se realizarão em nosso país, em nome do povo, com total apego aos princípios éticos e morais que estabelece a Constituição, a Lei Eleitoral, e demais normas e documentos complementares, emitidos pela Comissão Eleitoral Nacional”.
    Apesar da justiça e transparência que caracterizam as eleições em Cuba, os inimigos da Revolução apontam novamente suas armas para tentar denegrir este processo democrático.
    As eleições da Maior das Antilhas são supervisionadas pelo povo, responsável por decidir seus representantes em todos os níveis, a diferença de outras nações, onde nas eleições e escolhem candidatos multimilionários e corruptos, escolhidos pelo Império, para que assim se possa manter sua dominação sobre esses países.

    Para aspirar a ser nomeado como delegado em Cuba não é preciso pertencer a partido político algum nem requerer de campanhas financiadas por multimilionárias organizações, senão contar com o prestígio, a honestidade e a convicção de assumir a responsabilidade que enfrentará na administração, fiscalização e controle dos recursos do Estado na comunidade.

    http://www.granma.cu/portugues/cuba-p/1agosto-eleccionesp.html
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    querosaber disse: Para o lado democrático, os CDR promovem a participação do povo cubano na administração de Cuba (e incentivam o debate poliítico),

    Como se explica o cara que foi preso ao gritar críticas durante um acontecimento público, recentemente? Ou a censura à Internet?
    querosaber disse: E um dado interessante e bem democrata: Uma boa parte dos políticos em Cuba não tem a menor relação com o Partido Comunista de Cuba.

    Só precisam se submeter ao que ele dita.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Certa época os comunistas acreditaram que o regime que defendiam dominaria o mundo até o fim do século XX.

    Restou-lhes Cuba, aquele lugar onde o povo não tem papel higiênico para limpar a bunda.

    Patético.

    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CameronCameron Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Patético.
    É raro mas eu discordo de você as vezes, eles precisam melhorar muito para atingir o nível de patético.

    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • NightWalkerNightWalker Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Caro (não)querosaber, você é um frouxo, covarde, patético e o maior posta e corre que já foi visto aqui, ninguém aqui dá mais o minímo valor a qualquer coisa postada por você, já que você nunca defende seus pontos de vista, posta verborragia com Ctrl+C Ctrl+V e corre quando não consegue defender suas baboseiras.

    Novamente, por favor explique isso no seu paraiso:
    Cuban%20migration.jpg
    cuban_boat_people.jpg
    truck-boat.jpg

    Obviamente essas pessoas não se sentiram representadas na sua "democracia", e aparentemente também não podiam pegar um avião ou outro transporte não clandestino para fora de Cuba.

    Já falei isso e falo de novo: Estudei com um professor cubano, ele veio ao Brasil para estudar, não quis voltar, conseguiu trazer sua mulher para cá, mas o governo cubano, maravilhoso, bondoso e democratico, manteve sua filha(menor de idade) refém para força-lo a voltar para lá.

    Você posta propaganda de simpatizantes do governo Castro sobre algo que você nunca viu mas que sua tola ideologia te diz que é bom! Eu posto algo que ouvi, vi e acompanhei diretamente de uma pessoa na minha frente sobre o assunto.

    Se você tivesse a minima noção do quão trouxa você é, o tamanho do "idiota útil" que é vindo postar as propagandas politicas do governo cubano.

    http://www.cubanet.org/noticias/arrestado-por-gritar-%E2%80%9Cabajo-la-tirania%E2%80%9D-en-la-habana-vieja/
    Olha só o que esse monstro preso pelo governo cubano gritou no meio da multidão, pena que não fuzilaram ele na hora né?
    “Gritó ‘Abajo la tiranía de los Castro’, ‘Vivan los derechos humanos’, ‘Libertad para el pueblo de Cuba’”

    É "democracia", mas discorde da "democracia" cubana e você tá fudido.

    PATÉTICO!
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

    - “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • querosaberquerosaber Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Esse que gritou não foi aquele que apanhou de populares na vista do Papa a Cuba? aliás, o marido da Yoani Sanchéz também quase foi linchado por populares que gritavam "Esta calle és de Fidel!"... só não lincharam porque os "gendarmes malvados do Fidel" escoltaram o cara. Ainda bem que existe a polícia do "Estado totalitário dos irmãos Castro" para salvar a pele dele e garantir a sua segurança.




    Post edited by querosaber on
  • Em 2010 e 2011, todos os chamados presos “políticos” cubanos foram libertados após a mediação da Igreja Católica Cubana e do governo espanhol. A maioria deles optou por se estabelecer na Espanha com suas respectivas famílias e começar uma nova vida. Mas o sonhado Eldorado europeu não existe em uma Península Ibérica atingida por uma grave crise econômica. Alguns querem até voltar para Cuba.

    http://inversocontraditorio.blogspot.com.br/2012/07/a-nova-vida-dos-opositores-cubanos-na.html
  • Democracia são os EUA com o "sopa" , campos de concentração, drones voando todo o país, censura ao Assange e boicote ao wikileaks, intervenção do Estado sobre empresas privadas como o Paypal para não prestarem mais serviços a ele, bloqueio ilegal a Cuba, guerras ilegais mundo afora, conspiração, etc, et5c, et
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    querosaber disse: Democracia são os EUA com o "sopa" , campos de concentração, drones voando todo o país, censura ao Assange e boicote ao wikileaks, intervenção do Estado sobre empresas privadas como o Paypal para não prestarem mais serviços a ele, bloqueio ilegal a Cuba, guerras ilegais mundo afora, conspiração, etc, et5c, et

    E os cubanos continuam fugindo para o 'inferno ditatorial' americano ...
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    querosaber disse: Em 2010 e 2011, todos os chamados presos “políticos” cubanos foram libertados após a mediação da Igreja Católica Cubana e do governo espanhol. A maioria deles optou por se estabelecer na Espanha com suas respectivas famílias e começar uma nova vida. Mas o sonhado Eldorado europeu não existe em uma Península Ibérica atingida por uma grave crise econômica. Alguns querem até voltar para Cuba.

    E o que isto prova sobre Cuba? Se a Espanha está mal no momento, Cuba sempre foi o paraíso?
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    querosaber disse: Esse que gritou não foi aquele que apanhou de populares na vista do Papa a Cuba?

    Mesmo que tivesse apanhado de 'populares', isto só reforçaria o inferno que é Cuba.
    Não muito diferente dos norte-coreanos que se desesperaram em público quando morreu o ditador para não serem acusados de ficar satisfeitos com ela.
  • HuxleyHuxley Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Chega de tanta mentira, anticastristas. Cuba é uma grande democracia. Nunca existiram presos políticos lá...

    ogaaaceoy21so6qr-wxf_kozpfgljkagiutzu3c55v_nsplviur81yre1syre1_wqxkky9zoswfc7vs8h0huoder_vqam1t1udfczkg3f1qdtmm_et1zoqkb6rbm.jpg

    presos-politicoscuba.jpg

    PRESOS_POLITICOS.gif

    Por+La+Libertad+de+Los+Presos+Pol%C3%ADticos+Cubanos.jpg

    Ninguém quer fugir de Cuba por causa de falta de liberdade política...

    truckingboat.jpg
    a_volta_dos_que_nao_foram_00001.jpg

    Há tanta democracia que os cubanos até podem escolher o carro que querem comprar em seu país...

    11312117.jpeg

    carro-cubano.jpg

    carros-cubanos.jpg
    Post edited by Huxley on
  • querosaber disse: Esse que gritou não foi aquele que apanhou de populares na vista do Papa a Cuba? aliás, o marido da Yoani Sanchéz também quase foi linchado por populares que gritavam "Esta calle és de Fidel!"... só não lincharam porque os "gendarmes malvados do Fidel" escoltaram o cara. Ainda bem que existe a polícia do "Estado totalitário dos irmãos Castro" para salvar a pele dele e garantir a sua segurança.
    E isso pra você é indicação de democracia? O cara não pode abrir a boca pra falar o que pensa do governo sem ser expancado pelo chupadores de pica de Fidel(iguais a você), mesmo nas piores ditaduras do mundo existem aqueles que apoiam o regime e acham que está tudo lindo e maravilhoso, existem aqueles que iriam para a guerra para defende-lo, existem aqueles que morreriam para defender seu ditador.

    Este post está cheio de fotos claras que mostram como é aquele pais, Miami está infestada de cubanos, até agora meu caro lambedor das botas do Fidel, você não explicou isso.

    Não vou nem perder meu tempo pra refutar site todo vermelho que tem no seu topo uma citação de Marx.
    querosaber disse: Democracia são os EUA com o "sopa" , campos de concentração, drones voando todo o país, censura ao Assange e boicote ao wikileaks, intervenção do Estado sobre empresas privadas como o Paypal para não prestarem mais serviços a ele, bloqueio ilegal a Cuba, guerras ilegais mundo afora, conspiração, etc, et5c, et
    Deixa eu ver se entendi, você quer comparar os fuzilamentos do povo cubano, os campos de concentração(reais e bem documentados), as torturas, as prisões, a internet censurada e o diabo a quatro com o cenário atual dos norte-americanos?

    Vamos lá: SOPA, não é nenhuma maravilha, não apoio, mas nem de longe isso chega se quer perto da internet censurada de Cuba, Coreia do Norte e China, isso é uma lei empurrada por lobistas das empresas de midia que querem acabar com a pirataria, só.

    Campos de concentração: Nos EUA? Favor prover fotos e evidencias, se for vir vomitar teorias da conspiração, nem perca seu tempo.

    Drones: E aqui (Brasil) não tem? Estamos comprando mais deles até para ajudar na vigia as fronteiras, que importa quantos drones tem voando lá? Drones são usados a anos até na pulverização de colheitas o imbecil.

    Censura ao Assange: O cara divulgou segredos de estado e você acha que vão fazer o que? Dar um premio pra ele, não me entenda mal, eu adorei, gosto muito do wikileaks, gosto muito de cutucar e ferrar os poderosos, mas não sou ingenuo de achar que você faz algo assim e não tem consequencias. Você acha que qualquer governo na face da terra, incluindo o cubano iria aceitar de boa? LARGA A MÃO DE SER OTÁRIO.

    É claro que um governo, tendo poder para faze-lo, vai mesmo usar todas as suas armas e influência para impedir seus segredos sujos de virem a público. Fidel queimou salas de arquivos inteiras, prendeu e fuzilou todos aqueles (que não conseguiram fugir) que no começo da revolução cubana podiam provar que ele era comunista, o que ele negava até a morte na época.

    Intervenção do Estado sobre empresas privadas: Até onde sei você e sua raça odeiam empresas privadas, em Cuba, nem sei se isso existe, não existe "privado" em qualquer estado comunista até onde sei. Então você não tem o direito de reclamar de "intervenção em empresas privadas", defendendo um regime onde isso nem existe. SEU HIPÓCRITA.

    Bloqueio ilegal a Cuba: Ilegal pra quem cara pálida? Vocês deveriam agradecer, odeiam os EUA, Fidel odeia os EUA, querem comércio com eles pra que? A esmola que Cuba recebe do governo americano não é o suficiente? DECIDA QUE PORRA VOCÊ QUER, VOCÊ QUER COMÉRCIO COM OS EUA OU VOCÊ OS ODEIA? FALA MAL, RECLAMA, MAS PRECISA PORQUE PRECISA DELES? AGORA A CULPA DO IMENSO E PATÉTICO FRACASSO DO COMUNISMO CUBANO É CULPA DO EMBARGO? FIDEL E CHE SEMPRE FALARAM QUE QUERIAM DESTRUIR OS EUA E AGORA QUEREM MAMAR NAS TETAS DO TIO SAM? PUTA MERDA HEIN!

    Guerras ilegais mundo afora: GUERRA ilegal? Desde quando guerra é legal ou precisa ser legalizada? Não apoio as guerras imbecis dos EUA, nem um minimo, queria mais é que eles perdessem pra largar de ser FDPs. Mas até onde sei qualquer pais pode iniciar um guerra unilateralmente independente da aprovação ou não da ONU, sempre foi assim.

    Conspiração: ????????????? What the fuck? Contra quem contra o que? Você é um cabeça vazia mesmo, sai repetindo tudo que lê sem nem avaliar, jogar acusação genérica no ar não vai colar, exclareça que conspiração é essa. Provavelmente são as mesmas que todo governo faz, incluindo o do Fidel, mas que você não vê porque os pelos do saco do seu amado ditador não saêm da sua cara.

    Resumindo, mais verborragia.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

    - “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down



    É o que eu sempre digo.
    Quem fala bem de Cuba exibe falação e índices abstratos obtidos sabe-se-lá-Deus como.
    Quem fala mal de Cuba exibe fotografias.


    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • TODOS os grandes gênios intelectuais esquerdistas, assim como seus pupilos, dividem-se em duas categorias: os honestos e os desonestos.

    TODOS os esquerdistas honestos têm a mesma coisa em comum: são BURROS feito uma porta. Todos eles têm QI de poça d'água. Parecem até os seguidores cristãos fundamentalistas, que acreditam na infabilidade bíblica e, por conta disso, têm de acreditar que a Terra é plana, está no centro do Universo, que o céu é sólido, que o Universo foi feito em 6 dias há 6000 anos, etc e tal. São ensinamentos da Bíblia e a fé deles exige que se creia nisso tudo. Os grandes gênios intelectuais esquerdistas burros, por conta dessa burrice, são obrigados a crer na infabilidade dos ideias socialistas, na beleza e na harmonia deles, que se implantados, farão surgir uma sociedade humana, justa e igualitária. Karl Marx falou, tá falado.

    TODOS os esquerdistas desonestos são sacanas: eles sabem que os ideais socialistas SÃO UMA FRAUDE. Os espertos pastores fundamentalistas sabem que a Terra não é plana, nem está no centro do Universo, etc e tal e portanto que a INFALÍVEL Bíblia não é tão infalível assim. Mas sua defesa intransigente oferece um factoide que impressiona a vários pobres crentes, os fundamentalistas honestos. Ah! Enfim uma igreja que zela pela pureza do ensinamento bíblico... E é exatamente o que acontece com os ideais socialistas. Eles são uma falácia: nunca funcionam e são TOTALMENTE inviáveis, mas oferecem uma propaganda politicamente correta. Oh! Estamos defendendo os direitos dos trabalhadores, vamos proteger os pobres contra a exploração da gananciosa burguesia e acabar com esta última, etc e tal... Isso impressiona bem.

    Mas como se pôde ver, em TODOS os casos em que se implantou o Socialismo, os maravilhosos ideais socialistas NUNCA foram postos em prática. A única parte do programa cumprida foi a extinção da burguesia, pois ela representa TODO O MAL. Só que depois de extinta essa maldade, ficaram os socialistas olhando um pra cara do outro e fazendo a pergunta:
    _ Acabamos com a burguesia. E agora? Como é que a economia vai funcionar sem ela?
    _ Ah! Não sei... O que o Karl Marx disse a respeito?
    _ Não disse coisa alguma. Não explicou o que a gente deveria fazer. Ele jurou pra nós que extinta a burguesia, tudo se resolveria numa boa, pois acabou-se o mal.
    E o resultado, todos sabemos: criou-se a "burguesia" estatal, onde os amigos e apaniguados do rei viviam numa boa e os trabalhadores, aqueles que seriam os GRANDES BENEFICIADOS do regime socialista, ficam ganhando merreca, trabalhando feito doidos em condições péssimas e SEM DIREITO A RECLAMAR.

    E aí, Querosaber? Você é esquerdista honesto ou desonesto?
    Vou supor que é desonesto, pois a primeira pergunta que se faria numa discussão sobre democracia é: _ Quantos partidos existem e disputam as eleições?
    Em Cuba só há UM partido. Então que diferença faz em quem se vota? Já pensou você, tendo de decidir se votaria para delegado do seu bairro e os candidatos fossem Erasmo Dias, Brilhante Ustra ou Sérgio Fleury?
  • NightWalkerNightWalker Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Botanico disse: TODOS os grandes gênios intelectuais esquerdistas...
    Sei que o termo empregado é esse, mas pessoalmente acredito que todos que realmente sejam intelectuais, ou seja que usam o intelecto, deveriam se sentir extremamente ofendidos, quando comparados a essas pessoas, que não aparentam usar o cérebro para mais nada que não seja mentir, inventar desculpas que nem eles mesmos acreditam, culpar os outros pelos seus fracassos, planejar revoluções e tomar o poder.

    Ou seja pensar, analisar os resultados dessa mesma ideologia no passado, ser honesto, admitir erros, isso nunca.

    A verdade é o pior inimigo de um esquerdista, por isso é ela que mais tentam suprimir e distorcer.
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

    - “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • .
    .
    .
    Em um texto no meu blog, onde expliquei o que são teorias filosóficas e teorias científicas, fiz uma análise sobre a teoria de Karl Marx:

    http://gilghamesh.blogspot.com.br/2012/08/teorizando-as-teorias.html
    .
    .
    .
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • HuxleyHuxley Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Mais fotos do paraíso do querosaber...Sistema de transportes de Cuba é coisa de Primeiro Mundo:

    Transporte%252520p%2525C3%2525BAblico%252520em%252520Cuba%252520%2525285%252529%25255B2%25255D.jpg

    transportes%2010.preview.jpg

    balsero.jpg

    TRANSPORTE%201OKmage0011.jpg

    cubacars.jpg

    Nem parece com as porcarias que encontramos no mundo capitalista mais desenvolvido:

    transrapid.jpg

    transrapid_maglev-TR08.jpg

    marechaux4.jpg

    0.jpg

    lamborghini-aventador.jpg


    Post edited by Huxley on
  • Democracia autentica é uma ditadura?
  • O Quero Saber me lembra muito os crentes que visitavam a antiga Ex-Evangélicos do Orkut. Por favor não o expulsem, ele torna os meus dias mais divertidos.
  • sybok disse: O nãoquerosaber não é simplesmente Crente, ele é como o Carlo, desonesto intelectual e um tremendo posta e foge, não discute ou defende as asneiras que posta, está aqui somente para fazer propaganda e da muito mal feita, tanto que já postou até texto neonazista.

    Desta vez eu vou defender o nãoquerosaber. Ele tem toda a razão em agir assim. Eu também fugiria se estivesse tentando defender o paraíso de Fidel Castro, ou qualquer outro sistema comunista.

  • Tenho que admitir: eu gostei daqueles carrinhos amarelos, parecidos com os riquixás indianos. Acho que vou rever meus conceitos sobre Cuba.

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: Tenho que admitir: eu gostei daqueles carrinhos amarelos, parecidos com os riquixás indianos. Acho que vou rever meus conceitos sobre Cuba.

    O troço parece um orelhão com rodas.

    transportes%2010.preview.jpg
    orelh%C3%A3o.1.jpg
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.