Placa com os dizeres “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” pode ser demolida por causa de representação feita por ateus
Por Dan Martins em 21 de agosto de 2012
Na entrada da cidade de Sorocaba, na lateral da alça de acesso da Avenida Dom Aguirre à rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), quem chega à cidade é recepcionado com uma placa que traz os dizeres “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”, mas esse marco pode ser demolido por causa de ação movida por ateus.
Os estudantes de direito Ricardo dos Santos Elias e Henrique Pinheiros da Silva apresentaram pedido à Promotoria de Habitação e Urbanismo de Sorocaba para que seja apurada a constitucionalidade do monumento. Eles alegam que a instalação do marco pela prefeitura, em 2006, estaria ferindo o princípio de laicidade do estado.
De acordo com o Diário de Sorocaba, os estudantes alegam que a Prefeitura de Sorocaba incorre na prática de condutas em desacordo ao ordenamento jurídico do País, e invocam o artigo 19 da Constituição Federal que proíbe a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios estabelecer cultos religiosos ou subvencionar, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança.
Segundo os estudantes o ato do poder público em autorizar a instalação do monumento constitui flagrante de desrespeito à laicidade do Estado e à diversidade religiosa e questionam: “Se Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”, como ficam os ateus, os animistas, os agnósticos, os muçulmanos, os hinduístas, os budistas, os judeus, e tantos outros que não professam à fé cristã?”.
O promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum instaurou procedimento preliminar, e para apurar junto à Prefeitura da cidade se a área na qual o monumento está instalado é pública ou particular. Se for particular, Jorge Marum exige informação se existe título de permissão ou cessão. O ato do promotor visa também verificar o valor gasto pelo poder público com o monumento.
Comentários
Concordo. Se nao fizerem nada pra remediar isso agora, logo somente cristaos vao poder morar em Sorocaba, expulsando pessoas de outros credos (ou falta delas) da cidade.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
bom ponto de vista, para outros contextos similires tbm...
Do jeito que as coisas vao indo....
Total de Mensagens:
Considerando o que é Mauá, por mim os crentes podem ficar com ela.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Como disse, que os crentes fiquem com Mauá, mas eu gosto de Itu, uma cidade que tem um folclore particular para uma geração de paulistas.
Geralmente defendo que se escandalizar é coisa de crente, logo não me escandalizo se eles resolvem exibir sua influência política carimbando sua assinatura doutrinária nos portais das cidades onde conseguiram manipular prefeitura e câmara de vereadores.
Também costumo achar que a militância ateísta que grita aos quatro ventos em situações semelhantes tá procurando promoção.
Mas, como disse, a coisa tá virando epidemia.
Eu não ligo a mínima, mas presumo o direito de religiosos não cristãos se sentirem ofendidos com este tipo de violação do laicismo constitucionalmente instituído.
Afinal, o laicismo constitucionalmente instituído foi instituído prá isto, defender minorias religosas, ateus inclusos.
Nós, Indios.
E agora que "cristão" virou uma identidade oportunista, que qualquer líder safado pode explorar, os cuidados devem ser redobrados.
Nós, Indios.
Acho que não deviam, pois do que depender do progresso científico-tecnológico, as religiões (ou pelo menos certas doutrinas religiosas) podem estar com os dias contados, com um pé na UTI das idéias. E seu apelo só encontrará eco em pessoas obtusas ou desesperadas.
aparentemente a maioria das pessoas sao assim, esse eh o problema...
Estas doutrinas tem revelado notável poder de adaptação ao longo da História.
O Cristianismo surgiu - como religião organizada - na Roma Imperial, consolidou-se como poder temporal e espiritual na Idade Média, manteve-se durante as mudanças políticas e econômicas do fim do feudalismo na Europa e ainda resistiu aos choques culturais do Iluminismo e da Revolução Industrial.
Apesar do impacto de fascinação nossa tecnologia atual tem revelado pouco poder de mudança nas filosofias básicas da sociedade e aparentemente, por enquanto, é improvável que grandes reviravoltas aconteçam neste status quo.
Nós, Indios.
Infelizmente, é verdade. A ignorância humana não deve ser subestimada. Porém...
Eu acredito que o fenômeno religioso tenha outras causas, além da conhecida aptidão para a auto-ilusão (com ou sem hífen?)
Alguns ateus fazem essa aposta, de que a religião está com os dias contados e aqui mesmo, no RV, eu já vi declarações parecidas diversas vezes. Creio que tal aposta se baseia na crença de que Deus é uma entidade mitológica e não poderá, como ilusão que é, resistir por muito tempo ao avanço da ciência. Faz sentido. Ou faria, se Deus fosse realmente não mais que um “amigo imaginário”. Minha teoria a respeito desse fenômeno tão abrangente e tão duradouro, se baseia na idéia de que o humano é atraído irresistivelmente por/para o fator Deus, mesmo sem compreender como e porque isso acontece. Numa analogia muito tosca, seria como os insetos que procuram a luz, muitas vezes com o sacrifício da própria vida.
Se minha teoria estiver correta (e é tão somente uma teoria), a religião promete fazer parte de nossas vidas por um longo, longo, longo tempo, por mais desalentador que isso seja.
Total de Mensagens:
Ou por viagens espaciais à planetas já identificados e teoricamente com sua constituição fisico-química já definida. Senão para que gastar bilhões enviando sondas para o espaço? A busca infindável dos mistérios do universo seria a resposta. E os que não possuem o know-how para fazê-lo, busca pelos meios que lhe foram dados na origem ou seja, o instinto e a sugestividade.
Quando acabam os argumentos, começa o deboche. Não queremos destruir a crença dos otários, queremos impedir que eles nos imponham suas crendices.
Queremos evitar a volta da Idade das Trevas.
Sem fazer critica a nenhuma instituição religiosa, mas o que voce pensaria, sendo um cristão fervoroso, se na porta de sua cidade, ou bairro, colocassem um arco com os dizeres: "tal lugar é do senhor Alá"??
Total de Mensagens:
Grande Capeta, esse assunto é muito interessante. Infelizmente, estou com meu tempo bastante comprometido mas penso que poderíamos abrir um tópico específico para trabalhar essa idéia. Você descreveu bem o comportamento, a dinâmica da coisa, mas isso ainda não explica o motivo, a causa. Que tal um tópico sobre o tema?
Pois é...
Nossa! me comoveu! devo oferecer a outra face? logo para ti judas?
Estou só observando e lendo tudo o que falam sobre os religiosos! Então, eu sou religioso, é para eu ficar feliz com o que falam?
Somos totalmente idiotas e manipulados, como podemos ser tão imbecis? - é isso que vocês dizem dos religiosos se ACHAM SERES SUPERIORES por que são ateus!
Isso pode iludir um adolescente revoltadinho e não um homem feito com base no que acredita!
ACASO É MENTIRA? ou preciso citar a enormidade de vezes que ofenderam milhões de pessoas com seus pensamentos sectaristas?
Muito parecido com isso é o Nazismo - a raça Ariana! (não me venham de novo com o papo que hitler era cristão, isso já está mais do que batido)
Hitler se achava uma raça superior por ser branco, e eu faço uma analogia que vocês se acham pessoas superiores por não acreditar em Deus.
Caro Lúcifer(rs) eu não me incomodaria com nada disso, sabe por que? eu aprendi a respeitar as diferenças de crença! Do mesmo modo, se existisse uma "Ateilândia" e lá fosse bonito(e me deixassem entrar) eu passaria bons momentos por lá!
Engraçado que ninguém aqui se incomoda com a placa Maçom em várias cidades do Brasil e do Planeta... realmente é engraçado.
Caiu a máscara Fernando? Somos "Otários" para você por acreditar em Deus? é nisso que eu tenho que transformar? num ateu intolerante como você, para ser aceito pelo seu grupinho?
NÃO, obrigado, prefiro ser um "Otário"
PS.: Já provou hoje que Deus não existe?
Não? então tu ainda não tem razão de absolutamente NADA e durma com isso!
Depois eu que não sei interpretar textos! não sabe o que quer dizer analogia? Não chamei ninguém de nazista e sim de sectarista! sectarista sim, com certeza são!
Fica notório em todos os posts, como vocês se acham superiores a alguém que tenha algum tipo de credo!