Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Livro diz que Espiritismo está dividido em diversas seitas

24

Comentários

• O Livro dos Espíritos

798 O Espiritismo será para todos ou permanecerá como privilégio de algumas pessoas?

– Certamente, ele se tornará uma convicção íntima de todos e marcará uma nova era na história da humanidade, porque está na ordem natural das coisas, na natureza, e é chegado o tempo de ocupar o seu lugar entre os conhecimentos humanos.

Entretanto, haverá grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção, porque não podemos desconhecer que há pessoas interessadas em combatê-lo, uns por amor-próprio, outros por interesses materiais. Mas os opositores, ao se encontrarem cada vez mais isolados, serão forçados a pensar como todo o mundo, sob pena de se tornarem ridículos.

As idéias somente se transformam ao longo do tempo e não subitamente. De geração a geração vão se enfraquecendo e acabam por desaparecer pouco a pouco junto com seus seguidores, substituídos por outros indivíduos inspirados por novos princípios, como ocorre com as idéias políticas. Observai o paganismo; não há ninguém que atualmente aceite suas idéias religiosas; entretanto, muitos séculos após o surgimento do Cristianismo, ainda há traços do paganismo que somente a completa renovação das raças pode apagar. Ocorrerá o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que apenas o tempo destruirá. Todavia, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre os caminhos e está nele apoiado. O Cristianismo tinha o que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/le/le-3-08.html

Pois é, depois dessa promessa o que resta é o absoluto silêncio do completo fracasso.

A essência da intolerância é recusar aos outros os direitos que você exige para si próprio. Tal intolerância é inerentemente incompatível com a liberdade, embora muitos esquerdistas fiquem chocados de serem considerados oponentes da liberdade. (Thomas Sowell)
  • Sobre a milésima discussão sobre a religião de Hitler:

É como diz aquele ditado "Quando o filho é feio ninguém quer registrar". É quase certo que se Hitler fosse um indivíduo exemplar que tivesse salvo milhões de vidas com um ato de coragem, por exemplo, os cristãos estariam agora disputando a tapas com místicos e ocultistas em geral a falácia de associação.
    A essência da intolerância é recusar aos outros os direitos que você exige para si próprio. Tal intolerância é inerentemente incompatível com a liberdade, embora muitos esquerdistas fiquem chocados de serem considerados oponentes da liberdade. (Thomas Sowell)
  • Rapidfire disse: É como diz aquele ditado "Quando o filho é feio ninguém quer registrar". É quase certo que se Hitler fosse um indivíduo exemplar que tivesse salvo milhões de vidas com um ato de coragem, por exemplo, os cristãos estariam agora disputando a tapas com místicos e ocultistas em geral a falácia de associação.

É o que acontece com Albert Einstein.
    Os teístas dizem que ele acreditava em deus e os ateus dizem que ele era ateu.
    Eu particularmente acredito que ele era deísta o que para muitos é quase como ser ateu.
  • O enunciado de Godwin

A mais famosa das leis da internet, enunciada por Mike Godwin em 1990, estipula que "À medida que cresce uma discussão online, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou nazismo aproxima-se de 1 (100%)". No geral, quando tal comparação é feita, quase sempre em discussões religiosas (cristãos tentando insultar ateístas), é porque quem mencionou Hitler ou os nazis ficou sem argumentos.

É uma das mais famosas, porque na verdade há mais, como a lei de Danth, ou a lei de Pommer. Mas centremos-nos na de Godwin, também conhecida como a regra de analogias nazistas. Segundo a Wikipédia, não é uma lei, senão um enunciado, de interação social na Rede e se popularizou a princípios dos anos noventa.
  • Judas disse: Sim, ele está errado e você faz apelo a autoridade de novo. Ciência e religião são coisas bem diferentes, lidam com os problemas de formas totalmente diferentes.
    A palavra "deus" não explica nada, se alguém conseguir pelo menos explicar o que é um deus, como ele é, o que ele quer e mais um monte de coisas poderíamos tentar começar a procurar por um.
    Sim, não só aquele cientista está errado como todos cientistas teístas estão todos errados e os céticos mais uma vez estão todos certos! Está satisfeito? SE há apelo à autoridade da minha parte, há também da sua, uma vez que vc elegeu o Fernando como alguém que rebate um cientista renomado, ou seja, guardando as devidas proporções, vc está fazendo tanto apelo à autoridade como eu. Estamos quites! Ficou melhor assim?

Você custa a entender que eu NÃO estou dizendo que ciência e religião são a mesma coisa. Aliás, diga aí onde exatamente eu disse isso. Ciência é matéria e religião é, em sua essência, abstrata. Não torça minhas palavras, por favor. Primeiro se faz uso da epistemologia e depois o cientista teísta lembra de Deus e de sua importância para si e para os que nele acreditam. Mas onde está a dificuldade de se entender uma coisa tão simples?

Quem é Deus? E quem disse que os teístas estão tão interessados assim em definir exatamente o que é Deus? A simplicidade da fé não exige tanto. Acredita-se num "Ser" superior que pode nos ajudar, se houver merecimento,e aí entram outras crenças que arrematam tudo, mas não é o caso de ficar aqui discutindo isso, pois encheria páginas que não vão adiantar nada, pois a crença vai das experiências de cada um, e não de um relatório analítico do que seja Deus num fórum perdido na rede.

Judas disse: Não vejo problema algum em reconhecer que cientistas teístas são tão brilhantes quanto os ateus.
    Olha o preconceito aí. Cientistas teístas serem TÃÃO brilhantes quanto os cientistas ateus ??? Baixa essa bola! Não é questão de um cientista ser melhor que o outro só porque acredita ou não em Deus.

Judas disse: Mas quando um cientista tenta colocar religião e ciência como coisas "parecidas" ou como "irmãs" penso que isso seja misturar as coisas na tentativa de conferir à religião, um status de confiança que só a ciência tem, porque consegue provar as coisas que afirma.
    Ninguém de intelecto respeitável deixa de tomar remédios pra ir pra igreja rezar.
    Nenhum cientista tenta colocar a religião e ciência como coisas parecidas. Elas são distintas na essência e todos com um mínimo de bom senso sabem disso. Quando Magnus Von Braun diz que Ciência e religião são irmãs, e não pólos antiéticos quer dizer que não vê incompatibilidade em fazer ciência e crer em Deus. Ela não mistura as coisas. Ele diz que quanto mais compreendemos a complexidade da estrutura atômica, a natureza da vida ou o caminho das galáxias, tanto mais encontramos razões novas para nos assombrarmos diante dos esplendores da criação divina". Ou seja, a natureza está aí, o Universo está aí para ser estudado pelo homem e para os que acreditam, atribuir tanto gigantismo de espaço, tempo e materia ordenados sob leis cósmicas a um Ser superior e não ao acaso.

• FlavioCheckerFlavioChecker Membro
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Rapidfire disse: Pois é, depois dessa promessa o que resta é o absoluto silêncio do completo fracasso.
    Claro, pois já chegamos ao fim do mundo como já previram algumas vezes certos fanáticos religiosos e não há mais nada a esperar que aconteça nos próximos mil anos. Chegamos ao fim da evolução social e tecnológica e nada mais vai acontecer na sociedade humana. Só resta esperar que o mundo acabe em chamas e destruição total como está no apocalipse....

Cadê os emotions ?????? Esse Fórum tá deixando a desejar. O outro tinha à mão todas as opções de configuração do texto. Esse aqui sumiu com tudo. Deve ser mesmo o fim do mundo!!!!!!!!!!! ...........rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.............

Post edited by FlavioChecker on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    FlavioChecker disse: Não estou dizendo que ele é ateu por causa dos livros, mas ele se firma e se consolida ainda mais no ateísmo em face de gente inteligente e culta como os autores citados.

Claro. Os outros nos trazem ideias novas. Nos fazem ver coisas que não nos tinham ocorrido. Daí a acreditar nelas cegamente, só porque foi o Fulano que disse, é muito diferente.
    Sim, o Malafaia diz e os crentes seguem, mas é por isso que eles são chamados de 'crentes'.
    FlavioChecker disse: Já disse e já foi dito aqui nesse fórum que existem zilhões de Posts sobre como a ciência indireta e de forma isenta colabora para averiguar a possibilidade da sobrevivência após a morte.

Averiguar é necessário. Aceitar, só com evidências objetivas.

FlavioChecker disse: Olha o preconceito aí. Cientistas teístas serem TÃÃO brilhantes quanto os cientistas ateus ??? Baixa essa bola! Não é questão de um cientista ser melhor que o outro só porque acredita ou não em Deus.

A religião do cientista não importa, desde que não interfira com seu trabalho.
    Desde que, por exemplo, ele não rejeite ou distorça evidências por causa de sua crença.
    Neuromancer disse: A mais famosa das leis da internet, enunciada por Mike Godwin em 1990, estipula que "À medida que cresce uma discussão online, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou nazismo aproxima-se de 1 (100%)". No geral, quando tal comparação é feita, quase sempre em discussões religiosas (cristãos tentando insultar ateístas), é porque quem mencionou Hitler ou os nazis ficou sem argumentos.

Esta menção pode ou não ser válida.

Exemplo 1:
    Oponente diz: "Fulano foi eleito democraticamente".
    Eu respondo: "Hitler também foi".

Neste caso, a menção é válida, já que o fato de que Hitler foi eleito democraticamente não impediu que ele se tornasse um ditador mais tarde.

Exemplo 2:
    Eu digo: "2 + 2 = 4"
    Oponente diz: "Hitler concordaria com você".

Neste caso, a menção a Hitler é apenas uma tentativa de desqualificar minha afirmação ao associá-la a um monstro. O fato de eu ter uma opinião com a qual Hitler concordaria não significa automaticamente que eu esteja errado.
  • FlavioChecker disse: Claro, pois já chegamos ao fim do mundo como já previram algumas vezes certos fanáticos religiosos e não há mais nada a esperar que aconteça nos próximos mil anos. Chegamos ao fim da evolução social e tecnológica e nada mais vai acontecer na sociedade humana. Só resta esperar que o mundo acabe em chamas e destruição total como está no apocalipse....

O trecho mencionado deixa claro que o progresso do espiritismo seria rápido. Cento e cinquenta e quatro anos depois a doutrina está mais desacredita do que antes só encontrando sucesso em livros e filmes.

Sua postura é semelhante a de "certos fanáticos religiosos" que afirmam que o fim do mundo está próximo a milênios. A promessa é vaga o bastante para ser empurrada com a barriga indefinitivamente.

• Fernando_Silva disse: Esta menção pode ou não ser válida.

Eu havia percebido essa falha na argumentação, mas não conseguiria desmontá-la com a mesma destreza.

• Fernando_Silva disse: Averiguar é necessário.

Esse é o princípio que tem norteado toda minha vida.

• FlavioChecker disse: Se essa criatura ou "criaturo" procurasse se informar melhor, os Espíritas, como segmento religioso, pertencem a classe mais desenvolvida culturamente entre TODAS as religiões, no Brasil.

Flávio, metendo a colher onde não fui chamado, creio que você se enganou. Até onde pude perceber, o Criaturo tem uma certa simpatia pelo espiritismo. Posso ter entendido errado, mas acho que o "mobral espiritual" foi uma resposta à frase de Paulo Ghiraldelli .

• Judas disse: ada disso, apenas achei que o Fernando responderia melhor do que eu à mesma questão, uma vez que compartilho da opinião dele. Isso não é apelo a autoridade.
    Tudo isso. Você coloca em paralelo o que Von Braun disse com o que o Fernando afirma, o que chama a si o apelo a autoridade.

Judas disse: Como você tem coragem de dizer que eu distorci suas palavras e vem me escrever uma coisa dessas?
    Desculpe, mas está no quote, veja :

Grifei e negritei a frase só para destacar:

FlavioChecker disse: Judas disse: Não vejo problema algum em reconhecer que cientistas teístas são tão brilhantes quanto os ateus.

Judas disse: ele pode até mesmo alegar que foi deus quem falou com ele.
    Normalmente ele não faz isso. Aliás, nunca vi um cientista sério agir assim. Ele pode admitir que Deus está acima de tudo e tudo criou, mas não diz que Deus revelou q.q descoberta para ele.

Judas disse: Só não concordei com a frase do cientista e ainda fui específico quanto ao ponto dela onde discordei, que era onde ele chamava religião e ciência de "irmãs". Está aí provavelmente na página 2 do tópico. Se chamar duas pessoas de irmãs não é dar a entender que são parecidas, então o cientista escolheu muito mal a expressão que usou em sua frase.
    Entendi que o cientista chama de irmãs, ciência e religião, não no sentido de parecidas, mas no sentido de andarem juntas. Hipoteticamente, irmãos, pelo menos na infancia, andam juntos, em grupos. Ele quis dizer que não há incompatibilidade de ser cientista e acreditar em Deus. Dessa forma, um cientista carregaria dentro de si duas premissas básicas : A do raciocínio lógico, fechado, cartesiano e também sua crença em algo que ele credita como superior, que escapa aos conceitos e fórmulas humanas e que pode ter criado tudo o que a vista alcança.

• Fernando_Silva disse: Claro. Os outros nos trazem ideias novas. Nos fazem ver coisas que não nos tinham ocorrido. Daí a acreditar nelas cegamente, só porque foi o Fulano que disse, é muito diferente.
    Sim, o Malafaia diz e os crentes seguem, mas é por isso que eles são chamados de 'crentes'.
    Existem ateus e ateus. Muitos, e até daqui mesmo deste fórum, acredita em tudo o que combate a religião, independente da fonte, e usam o velho e conhecido "apelo à autoridade". Certa vez, li uma senhora desse fórum ( não vou citar o nome porque não quero me indispor com ninguém ) disse mais ou menos: "Não leio muito Machado de Assis, mas já que ele foi contra o espiritimo, já estou gostando dele".

Ou seja, basta um nome de expressão dizer que é a favor do pensamento ateísta para muitos ateus, sem se importar com as bases do raciocínio dessa celebridade, passarem a venerar tal pessoa. E olha que Machado de Assis dizia que os Espíritas possuem igrejas !!!!!!!!!!!!!! Ou seja, Ele foi um literário de grande valor, mas como crítico de religiões, era um ignorante.

Fernando_Silva disse: Averiguar é necessário. Aceitar, só com evidências objetivas.
    Vi muitos posts sobre esse assunto e há evidências pesadas a favor da sobrevivência pós-mortem, assinado por cientistas estrangeiros. Mas entendo que para um ateu, é difícil aceitar evidências. Normalmente ele quer provas. Porém, a ciência moderna nem fala mais em provas, e sim em evidências. O que era certo no passado e tido como prova, hoje já não se sustenta. Até as teorias de Eisnten são postas em dúvidas hoje em dia, imagina o resto.

Fernando_Silva disse: A religião do cientista não importa, desde que não interfira com seu trabalho.
    Desde que, por exemplo, ele não rejeite ou distorça evidências por causa de sua crença.
    Mas é isso que Eu venho dizendo DESDE O INÍCIO.
    Magnus Von Braun separa suas descobertas espaciais da sua crença. Já debati e coloquei minha opinião sobre isso, no diálogo com o Judas.

Rapidfire disse: O trecho mencionado deixa claro que o progresso do espiritismo seria rápido. Cento e cinquenta e quatro anos depois a doutrina está mais desacredita do que antes só encontrando sucesso em livros e filmes.
    O que vc chama de rápido??? 10 anos, 20 anos, 100 anos, 1000 anos????
    A história da humanidade, como civilização, mal alcança 6.0000 anos. Uma dourtina ainda jovem, considerando a citada "história da civilização", então, já teria que dominar o mundo e impor seus princípios no prazo limite de 150 anos ?

"A doutrina está mais desacreditada do que antes" ???? Engano seu. 150 anos depois da codificação, existem milhões de seguidores. Não precisa ter necessariamente o espiritismo como 1ª religião. Muitos de outra religiões, tem essa Doutrina como segunda religião. A Revista veja já publicou isso há anos : "o Espiritismo tornou-se a religião – ou, pelo menos, a segunda opção religiosa – de 40 milhões de Brasileiros. - Gabriela Carelli, Editora. - http://veja.abril.com.br/110505/p_112.html

Rapidfire disse: Sua postura é semelhante a de "certos fanáticos religiosos" que afirmam que o fim do mundo está próximo a milênios. A promessa é vaga o bastante para ser empurrada com a barriga indefinitivamente.
    O roto falando do esfarrapado. Posso não ter muitos argumentos aqui. Estou aprendendo, mas tenho humildade suficiente para ver onde preciso melhorar. Mas vc vir aqui e me chamar de fanático religioso???? Pelo mesmo tratamento, posso dizer que vc não passa de um ateu bitolado que só acredita naquilo que seus olhos enxergam. Se os cientistas da idade média pensassem como vc, ainda estaríamos vivendo só para comer e dormir.

Judas disse: Ai que meda!
    Pensei que estava diaologando com gente séria.

Judas disse:
    "É claro que ninguém é idiota por ser religioso..."
    Claro, e afirmo tranquilamente que ninguém é estúpido por ser ateu...

Judas disse: Isso já deixa bem claro que não tenho preconceito relativo ao fato de alguém ser religioso. Não adianta tentar me pintar como um ateu xiíta intolerante, eu não sou assim.
    Nem eu tenho nada contra ateus, tanto que estou aqui, debatendo num fórum dominado por ateus. Nunca pintei ninguém como ateu xiita. De onde vc tirou isso? Onde escrevi isso?

Judas disse: O que segue é o óbvio, muita gente se aventura em qualquer palhaçada religiosa (ou outras palhaçadas como comprar câmera Tekpix) e sai dando dinheiro pra pastor exatamente porque é idiota, não esquecendo de muitos casos onde as pessoas também fazem isso por serem ingênuas ou estarem desesperadas por algum motivo.
    Palhaçada religiosa existe tanto quanto palhaçada atéia. Não discuto o que os idiotas ou ingênuos da Universal, por exemplo, fazem. Critico e muito a exploração da fé. O sr. Macedo Soares e sua corja deveriam estar na cadeia há muito tempo por roubarem o povo, ingênuo na sua maioria.

• Ayyavazhi disse: Flávio, metendo a colher onde não fui chamado, creio que você se enganou. Até onde pude perceber, o Criaturo tem uma certa simpatia pelo espiritismo. Posso ter entendido errado, mas acho que o "mobral espiritual" foi uma resposta à frase de Paulo Ghiraldelli .
    Uéééé.... Se errei, então peço desculpas e espero a resposta do participante "Criaturo", para esclarecer tudo, mas parece que ele sumiu daqui, sei lá.

• FlavioChecker disse: O que vc chama de rápido??? 10 anos, 20 anos, 100 anos, 1000 anos????
    A história da humanidade, como civilização, mal alcança 6.0000 anos. Uma dourtina ainda jovem, considerando a citada "história da civilização", então, já teria que dominar o mundo e impor seus princípios no prazo limite de 150 anos ?

A doutrina está mais desacreditada do que antes" ???? Engano seu. 150 anos depois da codificação, existem milhões de seguidores. Não precisa ter necessariamente o espiritismo como 1ª religião. Muitos de outra religiões, tem essa Doutrina como segunda religião. A Revista veja já publicou isso há anos : "o Espiritismo tornou-se a religião – ou, pelo menos, a segunda opção religiosa – de 40 milhões de Brasileiros. - Gabriela Carelli, Editora. - http://veja.abril.com.br/110505/p_112.html

Deixo que Kardec defina pra você:
    Ocorrerá o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que apenas o tempo destruirá. Todavia, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre os caminhos e está nele apoiado. O Cristianismo tinha o que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

Muito rápida esta marcha, não? Um traço na estatísticas mundiais e sucesso no sincretismo religioso brasileiro. http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html#Spiritism
    FlavioChecker disse: O roto falando do esfarrapado. Posso não ter muitos argumentos aqui. Estou aprendendo, mas tenho humildade suficiente para ver onde preciso melhorar. Mas vc vir aqui e me chamar de fanático religioso???? Pelo mesmo tratamento, posso dizer que vc não passa de um ateu bitolado que só acredita naquilo que seus olhos enxergam. Se os cientistas da idade média pensassem como vc, ainda estaríamos vivendo só para comer e dormir.

Eu não te chamei de fanático religioso, somente aproveitei o teu gancho de mencionar os crentes que vivem anunciando o fim do mundo como "em breve" a centenas de anos:
    FlavioChecker disse: Claro, pois já chegamos ao fim do mundo como já previram algumas vezes certos fanáticos religiosos e não há mais nada a esperar que aconteça nos próximos mil anos.

Teu comportamento que evita ao máximo constatar que a previsão de Kardec falhou de forma miserável é idêntica a isso. Espero ter esclarecido.

• CameronCameron Membro
    FlavioChecker disse: Quer dizer que para fazer ciência de forma séria tem que deixar a religião no armário???? Duvido muito que Isaac Newton, Alessandro Volta, Guglielmo Marconi, Thomas Alva Edison e ( dentre muitos outros ) Magnus Von Braun que disse :

"Não se pode de maneira nenhuma justificar a opinião, de vez em quando formulada, de que na época das viagens espaciais temos conhecimentos da natureza tais que já não precisamos de crer em Deus. Somente uma renovada fé em Deus pode provocar a mudança que salve da catástrofe o nosso mundo. Ciência e religião são, pois, irmãs, e não pólos antiéticos […] Quanto mais compreendemos a complexidade da estrutura atômica, a natureza da vida ou o caminho das galáxias, tanto mais encontramos razões novas para nos assombrarmos diante dos esplendores da criação divina". "

Isso é colocar a religião no armário e fazer suas pesquisas que revolucionaram o mundo?
    Qual a descoberta científica que foi feita rezando em um monte ou onde a pessoa ficou virada para o leste? Quantas vacinas foram desenvolvidas pesquisando e decifrando livros sagrados? Qual a descoberta moderna foi feita por se ficar de jejum e oração ou qualquer outro rito religioso?

NENHUMA!!!

Todas foram feitas se utilizando do método científico, e alguns cientistas brilhantes eram religiosos e óbvio tinham opiniões simpáticas as crenças que tinham, no entanto, o fato é que a religião foi, é e será inútil para o conhecimento, isso quando não é um estorvo.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • CHICO XAVIER - DOENTE MENTAL

Por motivos de saúde houve que fazer o eletroencefalograma de Chico Xavier, fora do controle dos espiritistas quando finge que está "psicografando". Resultado esclarecedor: "Foco temporal classicamente responsável por distúrbios sensoriais, alucinações, ouvir vozes (...), arritmia, tendência a ataques epilépticos ou `transes´" (Ver, entre outras publicações, Revista "Realidade", Novembro, 1971).

Depoimento do pai, Sr. João Cândido. Confessou o próprio Chico Xavier com referência à sua "iniciação mediúnica" na infância, de sonâmbulo falante e ambulante: "Meu pai estava querendo internar-me em um sanatório para enfermos mentais (...) Devia ter suas razões: naquela época me visitavam (...) também entidades estranhas perturbadoras" (Em entrevista ao repórter Mauro Santayana, "Folha Ilustrada", São Paulo, 11-Julho-1982).

Depoimento da madrinha, Da. Rita: "Dizia que eu era louco". Surrava-me "por ser doido (...) Dizia a todo mundo que o menino era doido varrido" (Em entrevista ao repórter Ramón García y García, "Fatos e Fotos", n. 1072).

Por afirmação do próprio Chico. Afirmou inúmeras vezes que estava sempre sendo assistido e inspirado por "Emmánuel". Continuamente, ininterruptamente, dia e noite..., que o via, ouvia e sentia como a qualquer pessoa viva ou a qualquer coisa ao redor. Especialmente por "Emmánuel", como chefe, mas também mais de 500 outros "espíritos" subordinados.

Sendo isto não só sem prova nenhuma senão também clarissimamente falso, como veremos, de duas uma: ou Chico Xavier não acreditava no que afirmava e seria um continuo mentiroso e continuo farsante, ou acreditava nessa afirmação e então estava completamente fora da realidade, o que significaria que era absoluta e continuamente louco em alto grau.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ReidReid Membro
    ENCOSTO disse: então estava completamente fora da realidade

Parece o mais provavel... pelo que esta escrito diria que uma cadeia de problemas acabou montando um "refugio" chamado espiritismo, muitos n vao concordar, mas eu digo que mesmo assim n é impossivel :)
    Post edited by Reid on
    FlavioChecker disse: Dessa forma, um cientista carregaria dentro de si duas premissas básicas : A do raciocínio lógico, fechado, cartesiano e também sua crença em algo que ele credita como superior, que escapa aos conceitos e fórmulas humanas e que pode ter criado tudo o que a vista alcança.

E isto não é um problema enquanto a crença não impedir que o cientista aceite as evidências ou até procure escondê-las.
    FlavioChecker disse:
    Ou seja, basta um nome de expressão dizer que é a favor do pensamento ateísta para muitos ateus, sem se importar com as bases do raciocínio dessa celebridade, passarem a venerar tal pessoa. E olha que Machado de Assis dizia que os Espíritas possuem igrejas !!!!!!!!!!!!!! Ou seja, Ele foi um literário de grande valor, mas como crítico de religiões, era um ignorante.

Acho errado aceitar tudo o que alguém diz só porque é ateu.
    Quanto a chamar centro espírita de igreja, qual o problema? Ele via um bando de gente se reunindo num lugar em nome de uma religião e é natural que chamasse esse lugar de igreja. Afinal, na época dele, o espiritismo ainda era uma coisa recente e pouco conhecida (provavelmente pouco conhecida até mesmo pelos seus seguidores...).
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: E, quanto a Hitler, não dá para dizer que era um cristão ortodoxo, já que misturava ocultismo e outras besteiras com a Bíblia, mas ateu também não era.

Na mais recente e completa biografia de Hitler, escrita por Ian Kershaw, não há referência de que o líder nazista teria sido um religioso praticante na infância ou juventude.
    Parece que Kershaw não deu importância ao fato ou não existem documentos conclusivos sobre o assunto.

Também é certo que o dito cujo não era ateu, dada sua certeza maníaca de que ele próprio era um prodígio de Deus destinado a salvar a Alemanha.

Há uma citação de Rudolph Hess de quando o partido nazista iniciava sua trajetória, referindo-se a Hitler como "muito religioso" e um "católico devoto". Pode ser apenas propaganda política ou não.

De qualquer modo, o do bigodinho era uma besta-fera que cagava e andava prá qualquer coisa que não se enquadrasse em sua doentia visão de mundo, jamais admitiria um salvador que não fosse ele próprio, desprezava todos os valores cristãos e se tivesse vencido a guerra teria sacralizado a doutrina nazista, reservando para si a posição de profeta iluminado da Nova Ordem.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.