Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Espanhol é ameaçado de morte por criar lâmpada que não queima

24

Comentários

• Johnny disse: Mas o motivo real é que tenho dimmer e não dá paramusar com lâmpada eletrônica.

Algumas lâmpadas LED são dimerizáveis (palavra engraçada mas que já vi em diversos lugares), mas o circuito é bem diferente dos dimmers usados em incandescentes, é feito através da modulação de largura de pulso da corrente (PWM-Pulse width modulation).
  • Neuromancer disse: Algumas lâmpadas LED são dimerizáveis

O LED fuciona com CC. Mas fala sério! O custo só muito bobinho para comprar estas Ferraris luminosas... Não faz sentido jogar mais plásticos no meio ambiente...

Por falar nisso.... acho que a lâmpada incandescente é a mais ecológica de todas...
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: O LED fuciona com CC.

Dá para fazer um led funcionar com corrente alternada, mas ele só funcionaria 50% do tempo, ou fazer dois leds funcionando em conjunto em c.a. de tal forma que enquanto um está apagado o outro acende.
    Ah o plástico que você se refere é o corpo do Led, não é imprescindível, ele é feito para proteger os leds grandes para serem usados em montagens mais rústicas, os leds smd praticamente não usam plástico e possuem boa luminosidade quando usados em grande quantidade.

Post edited by Neuromancer on
  • Neuromancer disse: Dá para fazer um led funcionar com corrente alternada, mas ele só funcionaria 50% do tempo, ou fazer dois leds funcionando em conjunto em c.a. de tal forma que enquanto um está apagado o outro acende

Daria para usar dois SCR em contra-fase (ou um trica) também. Sisteminha de iluminação dispendioso este...
  • Johnny disse: Daria para usar dois SCR em contra-fase (ou um trica) também. Sisteminha de iluminação dispendioso este...

Para compensar o sistema teria que ser muito econômico e durável. Os leds em si são um capítulo à parte, caros pra caramba. Um único led pode sair a mais de 80 centavos (os de baixa potencia, os de alta, 1W ou mais, podem custar mais de 10 reais a unidade) e são necessários dezenas (ou até mesmo centenas) para criar uma iluminação que sirva para algo.
  • "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    LEDs orgânicos já são usados em telas de smartphones, mas ainda são muito caros para telas grandes. Esse do artigo ainda está sendo pesquisado.
  • OOps: Onde está escrito Contra-fase leia-se em ponte.
  • Neuromancer disse: Ah o plástico que você se refere é o corpo do Led, não é imprescindível, ele é feito para proteger os leds grandes para serem usados em montagens mais rústicas, os leds smd praticamente não usam plástico e possuem boa luminosidade quando usados em grande quantidade.

Mas mesmo os SMDs precisam de um encapsulamento, envólucro para montagem, para conexçao eleétrica, para o sistema de conexão (rosca, etc...)
  • Johnny disse: Mas mesmo os SMDs precisam de um encapsulamento, envólucro para montagem, para conexçao eleétrica, para o sistema de conexão (rosca, etc...)

Mas como eu disse, os leds smd quase não usam plástico. Alguma coisa ele terá que usar, ou plástico ou outra coisa para criar o corpo do objeto.
  • Fernando_Silva disse: LEDs orgânicos já são usados em telas de smartphones, mas ainda são muito caros para telas grandes. Esse do artigo ainda está sendo pesquisado.

Os artigos são de 2009 e pelo que escreveram o tal "Cavity" Organic Light-emitting Diode já esteve prestes a ir para as prateleiras das lojas. Nunca vi, na verdade nunca vi lâmpada nem de oled (nem pra lanterna), a não ser que estejam usando nome apenas de led.

A tal lâmpada de plástico já tem pra vender em algum lugar?
    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/12/nova-lampada-feita-de-plastico-e-aposta-para-futuro-da-iluminacao.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Polímero_eletroluminescente_induzido_por_campo_elétrico
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Neuromancer disse:
    Mas como eu disse, os leds smd quase não usam plástico. Alguma coisa ele terá que usar, ou plástico ou outra coisa para criar o corpo do objeto.

Sim Neuro. O que eu coloquei é que a lâmpada incandescente é muito mais ecológica que as outras.

Vidro: 100% reciclável
    Alumínio: 100% reciclável
    Estanho: IDem...

As outras precisam de um processo muito mais caro para reciclar.
    Johnny disse:
    Sim Neuro. O que eu coloquei é que a lâmpada incandescente é muito mais ecológica que as outras.
    Só que gasta pelo menos 5 vezes mais energia, além de gerar muito mais calor, o que requer mais ar condicionado.
  • Plantas luminescentes irão substituir lâmpadas

Criar plantas luminescentes para iluminar cômodos domésticos e ruas sem lâmpadas elétricas pode ser uma realidade num futuro mais próximo do que você imagina. O KickStarter, site norte-americano de financiamento coletivo, tem um projeto baseado nessa ideia - trocar as lâmpadas atuais por plantas que emitem luz.

Esse sistema, mais eficiente, seria baseado em biologia sintética, engenharia genética e biotecnologia. Os cientistas querem aproveitar a bactéria Vibrio fischeri, um organismo "primo" da bactéria causadora do cólera.

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Cambridge identificou genes de interesse no Vibrio fischeri. Genes de interesse são a parte do genoma da bactéria que poderá ser usada para manipular geneticamente as plantas escolhidas. Os pesquisadores ressaltam que essas plantas ainda geram baixa luminosidade, mas ao melhorá-las geneticamente isso pode ser potencializado.

Avanços na biotecnologia irão resolver problemas ambientais, como a emissão crescente dos gases causadores do efeito-estufa por causa da necessidade humana por energia e a poluição gerada pela produção das lâmpadas usadas atualmente. Isso poderia atenuar o problema das mudanças climáticas. Curtiu a ideia? (vi no New York Times)

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/plantas-luminescentes-irão-substituir-lâmpadas-022240482.html
  • Fernando_Silva disse: Só que gasta pelo menos 5 vezes mais energia, além de gerar muito mais calor, o que requer mais ar condicionado.

Se lâmpada incandescente esquentasse tanto assim, não precisaria de aquecedor no inverno, né Fernandão. Mas você tocou na ferida. O problema é a energia (governo + fornecedores) e não o que EU quero usar....
  • Neuromancer disse: Plantas luminescentes irão substituir lâmpadas

Ha....

ha....

ha...

Me lembrou o motor de carro motocontínuo...
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Se lâmpada incandescente esquentasse tanto assim, não precisaria de aquecedor no inverno, né Fernandão. Mas você tocou na ferida. O problema é a energia (governo + fornecedores) e não o que EU quero usar....

Uma lâmpada não gera tanto calor assim. Mas e se estivermos falando de um escritório ou banco que podem ter dezenas de lâmpadas?

Vamos às contas:
    Se usarmos 20 lâmpadas incandescentes de 100W temos transformados em luz cerca de 8% (http://www.inee.org.br/eficiencia_o_que_eh.asp?Cat=eficiencia), ou seja, dos 2000W consumidos 160W são luz, os restantes, 1840W são transformados em calor. Calor esse que tem que ser drenado para o ambiente externo caso não se queira transformar o lugar numa sauna. Leve em consideração que existe o fluxo natural de calor do meio mais quente para o meio menos quente, e este fluxo depende da diferença de temperatura entre os dois meios, daí em lugares muito frios, não há necessidade de aumentar um sistema de drenagem de tal calor porque ele flui rapidamente para o meio externo. Mas como no nosso país as coisas são um pouco mais quentes, tal fluxo é reduzido e o ambiente interno tende a esquentar bastante necessitando de drenagem do calor térmico mais possante.

Comparemos com as fluorescentes cuja eficiência é de 32% (http://www.inee.org.br/eficiencia_o_que_eh.asp?Cat=eficiencia), para obter os mesmos 160W de iluminação precisamos de lâmpadas de consomem 500W (sendo 340W desperdiçados em forma de calor e 160W transformados em luz)

A diferença de calor gerado entre os dois sistema é enorme, 1840W contra 340W, mais de 5x.
    Tanto calor gerado dentro de um ambiente não é nada desprezível, ainda mais em ambientes fechados (lojas, escritórios, etc) e em lugares onde a temperatura externa não é baixa (Rio de janeiro, por exemplo).
    Quando se considera as duas alternativas para iluminação fica claro a opção da maioria das lojas e ambientes profissionais entre outros, a escolha pelas lâmpadas fluorescentes.
    Post edited by Neuromancer on
  • Johnny disse: Ha....

ha....

ha...

Me lembrou o motor de carro motocontínuo...

Eu não boto fé em tal invenção. Mas como estamos discutindo um assunto que tem a ver com isso, então resolvi trazê-lo para cá.

• Esqueceu do fator potência das eletrônicas, do ruído de HF, etc...

Johnny disse: Esqueceu do fator potência das eletrônicas, do ruído de HF, etc...
    O fator de potência é corrigido com bancos de capacitores. O ruído não deve ser um problema tão grande, ou já teríamos deixado de usá-las há décadas.

• Fernando_Silva disse: O ruído não deve ser um problema tão grande, ou já teríamos deixado de usá-las há décadas.

Religião não deve ser um problema tao grande pois senão teríamos deixado de usá-las à decadas. As drogas não devem ser um problema tão grande pois senão teríamos deixado de usá-las à decadas....e por aí vai.
    Johnny disse: Religião não deve ser um problema tao grande pois senão teríamos deixado de usá-las à decadas. As drogas não devem ser um problema tão grande pois senão teríamos deixado de usá-las à decadas....e por aí vai.
    Religião e drogas dão alguma coisa em troca dos problemas que causam. Por esta lógica, o possível ruído (que nunca me incomodou...) causado pelas fluorescentes é aceitável em troca dos benefícios.
  • Fernando_Silva disse: O fator de potência é corrigido com bancos de capacitores.

Estão instalando, até mesmo nas residencias, uns medidores que medem energia ativa e reativa.

Agora é o consumidor final que deverá resolver isso caso queira reduzir o valor da sua conta.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ENCOSTO disse: Estão instalando, até mesmo nas residencias, uns medidores que medem energia ativa e reativa.

Agora é o consumidor final que deverá resolver isso caso queira reduzir o valor da sua conta.
    Estava achando mesmo muito estranho o consumidor final esbanjar desperdício(baixo fator potência) e a concessionária bancar os ajustes com capacitores. Agora vai depender do quanto a mais ele vai pagar para saber se realmente valerá à pena o uso de eletrônicas.
  • penso eu que de fato os projetista deixem sempre um ponto vulnerável no produto para causar um desgaste prematuro ou mais menos programado para romper sempre no mesmo ponto especifico.
    é muito comum eu realizar "gambias" para melhorar o projeto original aumentando a durabilidade do produto.
    Cito como exemplo uma resistência de chuveiro original que vivia queimando prematuramente, fiz uma semelhante usando um fio mais parrudo, nunca mais queimou.;
    será que eu sou mais inteligente do que os engenheiros da fabrica ?
    no caso do produtos eletrônicos os componente são dimensionados próximos da sua capacidade máxima, propositalmente para diminuir o tempo de vida util, é lógico quem vende barato tem que vender mais.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.