Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Se tudo em um sistema for absolutamente determinado, o futuro dele poderá ser absolutamente conhecido.
Assim, um hipotético deus que determinou o surgimento de um sistema poderia conhecer o futuro dele.
Olha, mesmo que tudo seja determinado, nós não perceberíamos devido a quantidade absurda de micro-eventos que ocorrem e que estão longe da nossa capacidade de medição.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Beleza Marcio, mas a questão aqui não é colocar a criatura a par de seu futuro e sim determinar se Deus sabe ou não o futuro, seja deterministicamente opu por bola de cristal.
Eu decidi sentar aqui neste computador, mesmo Deus já sabendo disso a decisão é minha.
Não importa o terá que ser assim, a Decisão foi minha neste instante .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Se tudo em um sistema for absolutamente determinado, o futuro dele poderá ser absolutamente conhecido.
Assim, um hipotético deus que determinou o surgimento de um sistema poderia conhecer o futuro dele.
Se ele soubesse de cada posição e momento de todo elemento fundamental do seu sistema.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Se quisesse sim. Dentro do passo a passo existem pessoas que tem essa capacidade não vejo porque Deus não teria.
SE Deus existir E for onisciente, então Ele saberá, de antemão, todos os futuros possíveis, mas a partir daí teríamos que admitir que não existe o livre arbítrio, confirmando a Doutrina da Predestinação de João Calvino. E, se Ele NÃO revelar os futuros possíveis às suas criaturas, fica contornado o problema dos paradoxos temporais.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Sim mas tem que se incluir também o fato de que pode ser mera coincidência, na qual não há nada sobre previsão do tempo. As probabilidades explicam muito bem este fato.
Sim, este é de fato um paradoxo temporal, pois a previsão do que ocorre na realidade é feita antes do evento em si ocorrer. A minha pergunta: Neste mundo o tempo não passa de uma observação da realidade ou é uma ilusão da mesma?
Concordo. Não há liberdade para este tipo de conclusão.
Escolhas = probabilidades = chances matemáticas = informação quântica
Concordo que esta questão dos paradoxos do tempo gerados pela informação é inexplicável e estranha no momento. Eu poderia colocar mais paradoxos temporais para discutirmos mas é melhor deixarmos para uma outra hora.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Concordo contigo. Saber das escolhas de outro não é exatamente determinar a escolha.
Por exemplo: Eu sei que num jogo entre o Vasco e outro clube, você irá torcer pelo Vasco. Eu não determinei sua escolha. Rsrsrs!
Há um experimento mental que elucida isso muito bem: Digamos que há dois deuses diferentes, um tem o poder de criar algum universo como o nosso, mas não possui onisciência alguma sobre o resultado de sua criação.
O outro não pode criar nada mas tem o poder de saber tudo que ocorre e ocorrerá no universo criado pelo seu parceiro.
Assim, a onisciência do segundo sabe tudo sobre o universo criado pelo primeiro, entretanto essa onisciência não determinou as escolhas feitas pelo deus criador, apenas tomou ciência delas.
Marcio por incrível que pareça eu já torci pro Vascão perder . Foi em um jogo com o Botafogo no começo dos anos 80, ou final dos anos 70 não me lembro exatamente , se o Vasco perdesse o Botafogo ia pra decisão contra o flamerda , o Vasco começou perdendo de
2 x 0 mas depois empatou o jogo e o flamerda foi campeão.
Concordo 100% .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Este negócio de livre arbítrio não se aplica numa previsão, uma vez que Deus pode até saber de tudo, mas se Ele não interfere... Acho que a questão que fica é: Quando Deus cria algo, ele está ou não predeterminando seu destino.
Teologicamente Deus não conhece o futuro porque existe fora do tempo e presente, passado e futuro só existem para seres temporais.
Ainda teologicamente, enquanto nós assistimos à realidade como se fosse um filme, quadro a quadro passando em sequência, Deus veria a realidade como uma pintura, onde todas as cenas estariam simultaneamente disponíveis à sua observação.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Na verdade, se Deus é onisciente, nem ele mesmo tem escolha. Está congelado pelo que já sabe que irá fazer, sem poder para mudar o futuro (ou a pintura, como disse o Acauan).
Veja bem, eu também antes pensava que a onisciência sempre excluía a escolha. Depois descobri que isso só é verdade para um agente criador e onisciente de sua criação. Nesse caso cria-se um paradoxo.
E é o que ocorre com o mito do único deus criador e onisciente.
Agora se eu observo a criação de outro sem interferir, minha onisciência não afeta a escolha do outro. Lembrando que eu não acredito em onisciência para o futuro, nesse caso só se pode fazer previsões através dos dados presentes.
Fernando, ao lhe observar sem interferir eu afeto suas escolhas?
É a mesma coisa, só que em "frames", em tempo real.
Se um deus DETERMINOU tudo na sua criação, organizando cada partícula fundamental e suas propriedades, PRA QUE FICARIA INTERFERINDO POSTERIORMENTE?
Oras! Só se interfere, se ajusta, se corrige, se o experimento não aconteceu da forma planejada.
Então...
?????????
Não sou o criaturo, apenas lhe indaguei o que escreves-te.
Se eu fosse o criaturo, não falaria sobre questões quânticas.
Quando dizemos que Deus tem um caminho para nos, isso não deixa de ser verdade, mas é uma escolha sua. Muitas formigas quando estão na trilha do alimento para o ninho, saem dela, gerando consequências diversas, seja criando um novo caminho, ou morrendo.
Daí também tem aquela velha pergunta: Se Deus vê o futuro, porque ele não intervém para evitar catástrofes, por exemplo?
Você quando era criança andava de mão dada com seu pai, por ele ser mais alto que você e mais inteligente, ele podia ver tudo o que acontecia a sua volta. Você, por só ter 3 ou 4 anos, mal podia imaginar os perigos que lhe cercavam. O que temos de notar, é que se houver um cachorro feroz (um Pitbull talvez?!), quem defenderá a criança? O pai é óbvio. E se houver um simples coco de cachorro, quem puxará a criança para ela não pisar? O pai. Mas não significa que ele também não possa deixar.
"Deus não permitiria um mal, se dele não pudesse ser tirado algo bom" - Ao meu ver qualquer aprendizado já é algo bom. O apóstolo Paulo na Bíblia também fala a cerca das tentações de modo parecido. Ele diz mais ou menos que: 'Deus jamais permitiria uma tentação maior do que você pode suportar, e que ele sempre daria um modo de fugir dela.'
Portanto, repetindo, se você conhece o futuro, o outro deus não pode criar nada que você já não tenha previsto.
O que uma criança de 1 ano aprende ao morrer de fome?
Sim, se você ficar cego e tetraplégico, vai aprender alguma coisa, mas você está disposto a pagar o preço?
E porque isso influenciaria na decisão do que criar ?
Tomamos nossas decisões dentro dos nossos limites , fazemos nossas escolhas mesmo que Deus saiba quais elas são .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Deus já criou o universo sabendo o que aconteceria a cada átomo, a cada instante, por toda a eternidade. Poderia ter criado diferente, mas criou deste jeito. Ao fazê-lo, eliminou nossas escolhas.
Fomos criados para ser assim, agir assim. Temos que ser assim. Não temos opção.
Fernando você agora optou por responder o meu post , onde que Deus já sabendo disto determinou a sua escolha ? A escolha foi sua como será sua me replicar ou não mesmo Deus já sabendo o que vai acontecer .
A questão é achar que o fato de que Deus criou já sabendo é igual a Deus criou querendo que fosse assim .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :