Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Dizer isso é a mesma coisa que dizer, que se eu pudesse roubar sem ser pego, então roubaria. Isso é uma questão moral, de certo e errado. Você não é uma criança, então que não haja como uma. Se uma pessoa desiste de fazer o certo, ainda deve ser recompensada? Olha a insanidade nisso.
Eu não posso lhe responder com um simples e sonoro sim, ou não. Eu não acredito em destino, mas acredito em propósito. Se Deus é meu pai, devo obedecer suas vontades até me tornar um homem para seguir meu próprio caminho, se o caminho que ele me traçou me causar dor, mostra que tenho muito o que aprender, ou que me desviei do propósito dado a mim. Alguns aqui vão dizer que isso é fé cega, mas quantos não aprenderam o valor da vida, o amor ao próximo e a misericórdia quando viram as fotos de crianças morrendo de fome na África, por falta de pessoas de boa vontade para ajudá-las. Você não aprende só com seus erros, mas com os de seu próximo também. E acrescento. Qual é o filho que pede comida para o pai, e ele lhe da um escorpião? Não se engane, o Pai quer o melhor para seus filhos, mas se seu filho não esta disposto a obedecer o propósito dado a ele, o que você acha que irá acontecer? Algo bom é que não irá. Lembrando, que mesmo que eu me desvie do propósito, não significa que eu não posso me arrepender e voltar a minha origem.
Sabe o que se aprender quando se ver uma imagem deste tipo?
-Se aprende que alguém em algum lugar não está levando ajuda a quem precisa;
-Alguém não está lutando para ajudar essas pessoas como deveria;
-Alguém com o poder para mudar isso está se omitindo;
-Entre diversas outras causas.
Enquanto isso, nos estamos debatendo...
Não retiro minha culpa do que acontece neste foto, tanto quanto para qualquer outro, todos somos culpados. Tanto na África, quanto no Brasil há casos assim. Se eu quisesse poderia passar minha vida inteira sem nunca me deparar com um mendigo, não quer dizer que eles não existam e não necessitem de ajuda. Eu já aprendi e já me solidarizei, não sou rico; não posso acabar com a fome do mundo; mas faço o que posso quando posso para ajudar quem bate a minha porta, meu vizinho etc. E digo mais, tenho vergonha, de mim mesmo, das vezes que me neguei ou ignorei algum necessitado no passado, por ignorância minha.
De fato.
Pra mim a onisciência para o futuro seria apenas fruto de previsões à partir de dados presentes. Quanto mais dados precisos, melhor a previsão. Grosso modo, fazemos isso o tempo todo no nosso cotidiano, só que grosseiramente.
Sim, mas mesmo assim não foi a onisciência de um que determinou as escolhas do outro.
Se trata apenas de saber antecipadamente das escolhas do outro. Não houve interferência à ponto de determinar o que o outro faria.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Esse é o ponto. Deus tem poder para mudar isso e não o faz, prefere ficar nos templos neopentecostais atendendo os pedidos em troca de dízimos.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
É né... É mais fácil culpar Deus e esperar que ele faça tudo. Tudo o que você tem "condições" de fazer, do que fazer sua parte (que não precisa ser grande) para resolver o problema. Sem dúvida nenhuma é mais fácil ficar com a bunda sentada na cadeira.
Falou amiguinho(a)! Mas pelo menos o seu deus poderia poupar inocentes crianças da fome extrema e não ficar esperando eu me levantar e fazer alguma coisa por elas. Coitado de mim, não tenho o poder que ele supostamente tem.
Não estou culpando nada, só estou lhe apontando uma falha no raciocínio que descaracteriza a noção de um deus onipotente e onibondoso.
Saco! Lá vamos nós de novo com mais do mesmo.
Será que não há argumentos mais sólidos, diferentes pelo menos?
Deus criou um filme num DVD. Os personagens não podem agir diferente do que está gravado nele.
De quem foi a culpa? Foi castigo divino?
Deus pode até castigar quem não ajudou as pessoas boas, mas ele também não ajudou.
Omissão de socorro é crime.
Repetindo: e no caso de desastres naturais impossíveis de prever? Quem deveria ter tirado a bunda da cadeira e não o fez?
Discussões com crentes seguem todas o mesmo roteiro, ainda que às vezes a ordem das alegações mude um pouco.
A menos que surja um desvairado como o Erivelton, mas ele não serve como referência.
― Winston Churchill
"34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí como herança o reino que vos está destinado desde a fundação do mundo.
35 Pois tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era forasteiro, e recolhestes-me;
36 estava nu, e vestistes-me; enfermo, e visitastes-me; preso, e viestes ver-me.
37 Então perguntarão os justos: Senhor, quando te vimos faminto, e te demos de comer; ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te recolhemos; ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou preso, e fomos visitar-te?
40 O Rei responderá: Em verdade vos digo que quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes."
Todos nos que seguimos o propósito do Pai e crermos, estamos destinados(afinal toda obra tem um objetivo) a este reino citado acima.
E em relação aos desastres naturais, só digo o seguinte: Quantos de vocês já viram casas construídas na beira de barrancos? Onde eu moro é o que mais existe. E o que acontece quando chove? Elas caem. Vocês já viram algum prédio em Tokio no Japão desmoronar por causa de terremoto? Não. Vejam bem... Estamos em pleno século 21, temos alerta para terremoto, furacão, tsunami e para as mais diversas catástrofes que podem vir acontecer, fora isso, ainda temos treinamento de como sobreviver nestas situações, fora os grandiosos feitos da engenharia moderna que preveem até colisões de aviões a prédios. Baseado nisso, temos apenas 3 fatores que levam as pessoas a morrerem em desastres: Negligencia (por escolherem viver numa área de risco, e ainda por cima, não estarem preparadas para o pior); Ignorância (que é o caso dessas favelas no Brasil, como uma do Rio de Janeiro que desabou pois estava construída em cima de um lixão); ou porque já era a hora do indivíduo morrer (afinal a morte é imprevisível, vem quando menos esperamos); ou a junção de uma ou mais destas citadas acima.
Deus não tem responsabilidade pela vida de pessoas que assumem o risco de morrer - pois isso seria o mesmo que culpar os país que tiveram filhos que se suicidaram -, mesmo a das ignorantes, pois mesmo que elas não saibam o que estão fazendo, existem outras que estão vendo tal absurdo e não interferem (Ex.: próprio governo do RIO, que mesmo as casas estando em cima de um lixão, levou água e luz para a favela, consolidando aquela área como residência, ao invés de área de risco), para que a burrice alheia mate vidas "inocentes".
Está na hora de agirmos como homens e pararmos de culpar a Deus por coisas que são culpa exclusivamente nossa. Aposto que se o prefeito e os trabalhadores da Defesa Civil das cidades do Brasil tivessem um pingo de amor pelas pessoas que vivem em áreas de risco, não haveria esse enorme número de mortes por desabamento em decorrente das chuvas.
Se houvesse o mesmo sistema de boias que existe no Japão para monitorar Tsunamis, na Indonésia (no oceano Índico, para ser mais exato), muitas vidas teriam sido poupadas. Mas falo em gastar dinheiro, é mesmo coisa que dizer que o mundo vai acabar. Eu já estou chegando a conclusão que existem mais adoradores de dinheiro no mundo do que de todas as outras religiões e ateus juntos. (kkk... Tem que rir pra não chorar de vergonha.)
A coisa mais repugnante que existe é um camarada usar de SOFISMA para se justificar, porque você não posta todo o capítulo? Não o fez pois Jesus está falando de um assunto completamente oposto a tudo o que você disse. O capítulo inteiro de Mateus citado acima fala sobre as provações, dores e sofrimentos dos que creem em Jesus, mas que se todos resistirem no final e não negarem seu nome serão salvos. É falado também da importância da vida de cada um para o Pai, tanto que ele diz: Mateus 10:31 "Não temais, pois; mais valeis vós que muitos passarinhos."
É verdade, você também não postou aqui todo o capítulo:
Mas não tira o sentido da postagem.
― Winston Churchill
Segundo a Bíblia nos fomos criados a imagem e semelhança de Deus, sem dúvida não preciso lembra-los disso, mas sabendo disso, também sabemos que éramos perfeitos até cedermos ao pecado, que como todos sabemos, foi comer do fruto proibido, e esse ceder foi de livre e espontânea vontade, não houve interferência de ninguém, apenas um péssima escolha. A parti deste momento deixamos de ser perfeitos para sermos "defeituosos", prova disso que toda obra humana gera consequência para alguém, quer seja boa ou não. Agora, não devemos ficar preocupados com isso, afinal teremos que conviver com os erros de nosso antepassados. A questão que não quer calar é: Teremos a capacidade de, se não corrigir, ao menos amenizar esse defeito? Que por sinal Deus entregou até a solução de bandeja, que é: AMAR O PRÓXIMO.
Não concordo, repito, a questão é achar que o fato de que Deus criou já sabendo é igual a Deus criou querendo que fosse assim e não é a mesma coisa.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Se eram perfeitos como você diz, jamais teriam cedido ao pecado.
Então deus os fez com alguma propensão ao pecado.
Assuma que um deus perfeito criou algo com imperfeições, de propósito.
O que você me diz do recente tornado nos EUA, que destruiu uma cidade de repente? Os pais não podem determinar a vida dos filhos, Deus sim. Já determinou, ao criar o universo.
Você continua seguindo o "roteiro crente para debater com ateus": "Apele para comparações entre pais humanos e Deus". Não funcionaram...
Como a gente se defende da queda de um meteoro? Como a gente evita morrer de bala perdida?
E, repetindo: se Deus podia salvar os que morreram e nada fez, ele é culpado de omissão de socorro. Se eu ficar só olhando enquanto uma criança sobe na janela, cai e morre, vou preso. Por que o mesmo não se aplica a Deus?
Palavras vazias, sem relação com a realidade.
Ela já teria que ser imperfeita antes. Se já era imperfeita, a culpa foi do criador.
Além do que, como já estamos cansados de explicar aos crentes, se Adão e Eva não conheciam o Bem e o Mal, não poderiam levar a culpa. Só depois de comer do fruto é que seus olhos se abriram.
Afinal, que pai expulsa de casa a criança que comeu biscoito se ele tinha dito que não podia?
Que pai deixa o biscoito à vista e fica escondido, só esperando que a criança caia na armadilha?
Amor é um sentimento. Não escolhemos sentir. A gente sente ou não sente.
Ou seja, a pessoa pode amar ao próximo a vida toda, mas, se não crer nessas baboseiras (ou se crer em outras baboseiras), será condenada ao fogo que nunca se apaga e ao verme que nunca morre.
Deus criou pessoas que ele já sabia que iriam para o inferno.