Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Logo, logo tudo entra nos eixos. Com o filho casado vai te sobrar mais tempo prá papear aqui.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Pela descrição acima, o homem moderno que mata mesmo sendo plenamente consciente das implicações morais de seus atos é moralmente inferior ao primitivo que mata por ignorância destas implicações.
Acúmulo de aprendizado, por si só, não implica em evolução moral. Se implicasse, pessoas com mais ou melhores experiências de aprendizado tenderiam a ser moralmente superiores, o que não é fato, assim como experiências similares deveriam produzir caráteres similares, o que não é vero tampouco.
Se fosse universalmente verdadeira sua afirmação de que "ao vermos um erro cometido por nossos pais, procuramos não os repetir", teríamos que cada nova geração seria moralmente melhor do que aquela que a precedeu, coisa que a História nunca demonstrou em nenhum tempo ou lugar.
Tem razão, você se referia ao meu comentário.
Independente disto, persiste a questão de como a transformação de espíritos moralmente neutros em espíritos profundamente malignos não é uma regressão moral.
Voltamos à questão inicial. Se os espíritos primitivos igualmente não possuem nem conhecimentos e nem aptidões morais, como evoluem moralmente de modo diferenciado?
Se disser que alguns optam pelo progresso mais prontamente, de onde vem esta prontidão e por que ela falta a outros?
Se disser que reagem de modo diferente a diferentes estímulos externos, então não partem de condições iguais, caracterizando que alguns seriam injustiçados, o que contraria o princípio da justiça divina que seria o sustentáculo da dinâmica cósmica espírita.
Nós, Indios.
Como você vai responsabilizar alguém que não tem noção do que faz? É o caso da legislação que torna os jovens e as crianças incapazes de responderem por seus atos criminosos. Pois, para o legislador, ele não sabem o que fazem, não possuindo a capacidade de discernimento. O que na minha opinião é um erro, mas não vem ao caso.
Você está absolutamente certo neste ponto. Nossa evolução moral e intelectual não andam de mãos dadas, evoluindo cada uma em uma velocidade diferente da outra. Enquanto em uma encarnação você pode evoluir muito intelectualmente (racionalmente), pode não evoluir nada em moral.
Acho que não consegui me expressar de forma muito eficaz. Neste caso falei a respeito da tomada de decisão em geral, com relação a aspectos da vida cotidiana.
Você ainda está falando em neutralidade (ficar em cima do muro), eu falo em nulidade, a falta total de qualquer conhecimento. Um espírito maligno tem sim mais moral que um espírito de estágio inicial.
Não queria entrar neste assunto, mas não vai ter jeito. Até onde eu sei, o estágio inicial de um espírito é a fase mineral, depois vem a fase vegetal, seguida pela fase anímica básica, depois pelas diversas fases anímicas (vermes, insetos, animais de maior raciocínio e assim por diante até chegar na fase humanoide). Ou seja, quero apenar definir que um espírito humano, já há milhões e milhões de anos não é mais um ser primário. Ele é um ser que possui capacidades muito mais avançadas do que qualquer animal da natureza, e já está na fase de evolução da moral.
Sendo assim, um ser humano com instintos cruéis, já tem uma bagagem espiritual muito superior à mosca.
Ainda não sei! :-)
Tem sentido.
Mas é o que te falei em algumas partes da discussão. Não temos ainda todas as respostas de como tudo acontece, se eu tivesse, acredito que nem estaria mais aqui nesse planetinha inferior.
No próprio Livro dos Espíritos eles falam que ainda não temos condições compreender tudo.
Mas pelo menos o básico a gente já sabe. Falta aprimorar o conhecimento. Concorda?
Você conhece a história de como o livro foi compilado? - Não estou agredindo, só perguntando. :-)
"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes" - William Shakespeare
P.S.: O conhecimento não garante sabedoria.
Se você diz, quem sou eu para dizer o contrário. Mas uma coisa eu sei, não se utiliza mais a palavra estória.
"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes" - William Shakespeare
Falo com conhecimento de causa dentro da minha área de conhecimento até o limite da minha instrução. Caso outra pessoa tenha mais conhecimento que eu em determinado assunto, e consiga me explicar de forma que eu entenda, não tenho vergonha nenhuma de mudar de idéia. Muito pelo contrário, tenho muito prazer em dialogar com pessoas mais cultas que eu, pois só tenho a ganhar.
Mas há bastante conhecimento com relação a mundo superiores ao nosso. Claro, que nada ainda pode ser comprovado por nossa rudimentar ciência, que mal consegue enviar um robô a Marte.
Há uma site muito legal chamado Inovação Tecnológica que sempre visito para ler sobre as novas descobertas da ciência. Infelizmente ainda não conseguiram desenvolver uma espaço-nave que permita ao ser humano explorar pessoalmente vários planetas.
E para piorar a situação, as poucas descobertas sobre mundos superior, nos são negadas pelo governos, talvez pelo simples fato de que informação é poder.
Acredita que o governo controla toda internet tbm? acredita em iluminatis e reptilianos? e gnomos, fadas, duendes tbm? :/
Não Reid, não acredito que ele controle toda a internet, mas eles tentam, ou você acha que é história da carochinha o que a China faz?
Mas acredito que os orgãos militares controlam muito bem as informações, principalmente as grandes potências, com o intuito de garantir sua superioridade tecnológica em relação a outros países. Você não?
Iluminatis? Não tenho opinião formada, não é um assunto que seja do meu interesse.
Reptilianos? Não duvido. O ser humano evoluiu do macaco. Porque em outro planeta do universo seres inteligentes não possam ter evoluído dos repteis?
Gnomos, fadas, duendes... Sei pouco sobre isso. Tenho algum material, mas dei prioridade para outros livros. Mas não são nada do que as históricas infantis retratam.
Reid, você acredita em tudo que os governos falam?
Eu acho q qualquer tipo de teoria conspiracionista seja falsa, por simplesmente haver a internet onde ocorre muita troca de informações, dificil algo ficar escondido, agora se alguma coisa ou outras nessas teorias é verdade pode ate ser q seja, quanto ao governo chines controlar a internet, nem eles conseguem fazer isso 100%
Não vejo por esse lado. Somente agora é que as coisas começaram a vir à tona, e mesmo assim, pouquíssima coisa. Quem tem as informações mais interessantes nem pensa em falar para não perder a boquinha. Mesmo quando as coisas vem a tona, a contra-informação é tão eficaz, que as pessoas dizem que é invenção.
Sabe como os americanos esconderam o projeto dos aviões stealth durante a guerra fria? Eles lançavam informações de que eram ovnis. Então o povo não dava atenção.
Se alguém souber de algum livro bacana sobre como os serviços secretos de contra-informação agem, por favor, me passe, é um assunto que me interessa. :-)
Você não me respondeu! :-) Você acredita em tudo que os governos falam?
Eu nem ligo para o que o governo fala :/
Minhas fontes podem ser outras :)
Conheço o projeto e acho que eles dificilmente irão achar alguma coisa. Procurar vida em outros planetas com rádio telescópio? Não sou conhecedor do assunto, mas acho muito rudimentar. Se fosse para eles acharem alguma coisa com esses rádios, já teria encontrado em nossa estratosfera.
Bem, esta é a sua opinião, eu tenho que respeitar.
Eu tenho minhas experiências pessoais que me levaram a acreditar nisso, e sei que isso não é levado em conta aqui. Não tem como você entrar na minha mente e sentir o que sinto e ver o que vejo. Tampouco tenho como lhe provar com fotos e vídeos a existência de espíritos. Pois isso já foi feito e disseram que era falso. Hoje é ainda pior que antigamente, já que com os atuais softwares de edição de imagem e vídeo pode-se criar qualquer coisa.
Bem que eu gostaria de ter tempo e dinheiro para realizar minhas próprias pesquisas, para provar o que digo. Mas não tenho tempo, dinheiro e paciência para seguir métodos científicos. Acho um saco escrever trabalho científico.
Agora há pesquisas muito sérias na área do espiritismo, sendo realizadas por cientistas sérios, que seguem a metodologia científica. Caso queira consultar, o link é esse: http://www.febnet.org.br/site/downloads.php?SecPad=427&Sec=435
Então não há conhecimento. Ou, pelo menos, não é um conhecimento científico.
Teoria da conspiração.
É estranho falar em que o governo nos nega informações que entretanto são divulgadas pela Internet.
Bem, então terá que aceitar que ninguém o leve a sério fora dos círculos religiosos.
E mais: as conclusões de um grupo de cientistas não representam a verdade aceita. Suas experiências têm que ser reproduzidas e comprovadas por toda a comunidade científica.
Se isto não for possível, pode até ser verdade, mas não será uma teoria científica aceita.
Como diria o Abelardo Barbosa, saudoso Chacrinha, não vim para "simplificar e sim para complicar"...
Dei aula de Física 25 anos e penso ser um pobre coitado na área... Sabendo pouco, mas gostando de pensar.
Sempre me assusto com fórmulas e expressões que tentam retratar alguma observação de fenômenos naturais...
Detesto fórmulas... Como na estatística, fórmulas tentam dourar e "comprovar" alguma idéia fixa do proponente...
Ainda mais quando se tenta comprovar algo desconhecido... "deve existir alguma civilização alienígena porque"... aí vem a fórmula...
Tudo a seu tempo: se existem alienígenas mais evoluídos, eles já nos conhecem.. e não devem ter gostado...
Se são menos evoluídos, teremos que evoluir para o conseguirmos o contato.
Se não existem, um dia seremos nós os alienígenas e povoaremos o universo...
Abraço
Essa fórmula não é uma comprovação, é apenas um cálculo de probabilidades.
Alguma idéia melhor?
Não necessariamente. Talvez sejamos os alienígenas mais evoluídos em relação a uma espécie atrasada em algum lugar do espaço, mas não os conhecemos.
Voltando a discussão da página anterior, existem dois pontos que acho que não ficaram muito claros.
O primeiro é o "espírito simples e ignorante" que prefiro associar a uma tela em branco, ė a chegada do espírito ao primeiro reino que é o mineral, quando da encarnaçäao como homem ele jå deixou há muito esse estágio.
O segundo ponto é o não regredir, o conhecimento per si não significa muito é a transformação em consciência que torna impossível o regredir
Sal, o ponto é justamente a contradição óbvia entre estes dois princípios espíritas.
Uma pedra é moralmente neutra, nem boa, nem má. Se a dinâmica cósmica espírita diz que em algum momento a essência espiritual desta pedra pode se tornar um ser espiritual de características demoníacas, então houve uma regressão sim.
A alternativa seria redefinir "evolução moral" como "evolução da consciência moral", o que também cria uma contradição, pois um ser pode ter plena consciência moral de suas ações e mesmo assim ser absolutamente mal. Como a hierarquia moral espírita é clara em associar evolução moral à opção voluntária pelo BEM, temos que apenas aumento da consciência moral não implica em evolução moral como definido.
Nós, Indios.
E é nesse ponto, da consciência, que não há regressão. Por isso a dificuldade de se usar uma reta com um marco zero porque nāo representa o que a doutrina quer dizer.
Todos trilhamos os dois lados, o Bem e o Mal em conjunto, com ou sem conhecimento, desenvolvendo a nossa consciência de forma pontual.
Ter conhecimento não impede de se fazer o Mal, ter consciência impede.
Salgueiro, quando usei a reta, não a defini como : MAL <---- NEUTRO ----> BEM. Mas sim como:
..........................................Consciência (que pra mim também tem conhecimento)
Nascimento do ser |- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - > Ser evoluído (Infinito)
.................................................TEMPO
Pelo menos é assim que vejo este processo.
Um dos meus " mantras" é, conhecimento é poder então de forma alguma o desprezo só que sempre faço esse tipo de ressalva para que não se deduza que quem não o possui não tem a possibilidade de possuir consciência.
Concordo. Mas temos de definir que conhecimento não é somente o saber científico, mas também o saber empírico é conhecimento. Quando um ser possui consciência não seria o conhecimento empírico?