Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Aquaponia

24

Comentários

• Claudio escreveu:
    Eu posso dizer, por experiência própria, que esta técnica funciona. Daqui há pouca, comerei meus primeiros alfaces aquaponicos e plantarei mais e mais e aumentarei a mesa de cultivo.
    Vai avisar aqui no fórum quando aparecer o primeiro problema no seu sistema? É sempre interessante saber dessas coisas.
    Claudio escreveu:
    A aquaponia produz duas vezes mais do que o plantio no solo.
    Quem disse? Com a tecnologia que existe na agricultura hoje em dia acho difícil sua afirmação ser verdadeira.
    Claudio escreveu:
    Pessoas carentes não têm uma boa alimentação. Comem muita massa e produtos industrializados. Com a aquaponia a pessoa passa a se alimentar melhor. Ela tem alimento garantido o ano todo e o único trabalho é apenas o de alimentar os peixes.
    Só por curiosidade, você conhece alguma pessoa carente ou pobre? Ou você só ouviu falar e por isso tem essa visão deturpada?
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    ENCOSTO escreveu: »
    Claudio, isso é utopia. Você SEMPRE estará dependendo de algum profissional que domina algo que vc não conheça.
    Montei um sistema simples e pequeno. Creio que não terei problemas que irão exigir a ajuda de um profissional. Os problemas que eu tiver com o sistema posso resolver com simples consultas na internet. Ou no máximo uma boa leitura.

Grupos de aquaponia e hidroponia estão sendo montados no mundo todo e as pessoas costumam se ajudar entre si. No final, todos saem ganhando.

• Sistemas com plantas e animais são as coisas mais complicadas que eu já vi, se for realmente fechado tem que ser monitorado por gente que entende dessas coisas.

Um desequilíbrio pode matar os peixes (tenho certeza que vão morrer, é só olhar pro baldinho), as plantas podem adoecer ou pode nem nascer nada. Quando é tudo novo assim é fácil, mas manter é complicado.

Existe um monte de fatores como água, ph, quantidade de nutrientes... Senão você vai ter é uma boa criação de bactérias e fungos.
    Fernando_Silva escreveu: »
    Quem está desenvolvendo tudo isto? Pessoas livres e sem patrão trabalhando em casa, sem horário, para que você tenha lâmpadas LED e a energia para fazê-las funcionar?
    Felizmente existem as lâmpadas LED. O que importa é que elas existem, mesmo tendo sido feitas por trabalhadores com patrão. Sendo uma das tecnologias que fará com que no futuro ninguém mais seja obrigado a trabalhar como empregado de ninguém para sobreviver.

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio escreveu: »
    Até há pouco tempo atrás, o consumo de drogas ilícitas era privilégio dos que tinham dinheiro. Hoje existem drogas ilícitas muito baratas como o crack e o krokodil. O consumo dessas drogas está crescendo assustadoramente entre os mais pobres. Para frear este consumo e' necessário eliminar as causas que levam as pessoas aos vícios como é o caso das injustiças sociais. A exclusão social gera sofrimento e para amenizá-lo as pessoas buscam conforto nas drogas e na religião.
    Isto é contraditório. Se é a pobreza que leva ao vício, então como é que antes ele era um privilégio dos ricos?

ENCOSTO escreveu: »
    Claudio, isso é utopia. Você SEMPRE estará dependendo de algum profissional que domina algo que vc não conheça.
    Montei um sistema simples e pequeno. Creio que não terei problemas que irão exigir a ajuda de um profissional. Os problemas que eu tiver com o sistema posso resolver com simples consultas na internet. Ou no máximo uma boa leitura.
    Na verdade, você montou um sistema usando um monte de partes e equipamentos que você jamais conseguiria fabricar porque não tem a mínima ideia de como são feitos.
  • Claudio escreveu: »
    Sim. É claro, muitos. É uma atividade produtiva como qualquer outra. Existem pessoas que vivem de aquicultura, outras vivem de hidroponia e agora está surgindo os que ganham a vida com a aquaponia. O Skyboy postou um video que mostrava uma fazenda de aquaponia e produtores de hidroponia. Aqui na minha cidade já há camponeses que só trabalham com hidroponia.
    Qual a renda média deles?
    Atualmente existem pessoas que não tem como pagar aluguel, água, luz, gás, roupas e lazer. Mas se estas pessoas produzirem bastante com aquaponia, podem vender seus excedentes na feira e assim pagar estas contas.
    O custo da produção de alimento aquapônico, como você mesmo confessou, é maior. É um produto de nicho. Não dá pra revolucionar o mundo com isso.

Eu posso dizer, por experiência própria, que esta técnica funciona. Daqui há pouca, comerei meus primeiros alfaces aquaponicos e plantarei mais e mais e aumentarei a mesa de cultivo.
    A aquaponia produz duas vezes mais do que o plantio no solo. Pessoas carentes não têm uma boa alimentação. Comem muita massa e produtos industrializados. Com a aquaponia a pessoa passa a se alimentar melhor. Ela tem alimento garantido o ano todo e o único trabalho é apenas o de alimentar os peixes.
    Existem estudos e mais estudos na internet falando sobre aquaponia e seus benefícios. Ok, pode até ser que a pessoa não coma com a mesma fartura de alguém da classe média, mas comerá melhor do que quem ganha salário mínimo.
    Se a aquaponia produz duas vezes mais que o cultivo no solo (ceteris paribus, o custo tem que ser mesmo), por que o agronegócio ainda não a adotou? Todos os empresários do setor são idiotas? Um bando de hippies maconheiros é que são os gênios da agricultura?

Discordo e não estou sendo preconceituoso. Pessoas sofridas tem muito mais propensão aos vícios do que pessoas que tem uma vida feliz e confortável. Isto é óbvio. Se os pobres não usam certas drogas e bebidas é porque não possuem dinheiro para isto. Entretanto, elas fazem mais sexo do que as pessoas de classe média e bebem muito mais cachaça.
    Você está afirmando que a pobreza que leva as pessoas as drogas, sem dar nenhum fundamento à sua afirmação, deixando a conclusão óbvio que pobres são drogados. É sim um depoimento preconceituoso e estúpido!

Pobres de famílias estruturadas não são drogados. Ricos de famílias desestruturadas são drogados. O problema não é financeiro.

É possível sim viver sem comer carne vermelha. Pessoas muito pobres já fazem isto e sobrevivem. Eu, por exemplo, não como nenhum tipo de carne já há sete anos e antes de virar vegetariano, eu só comia carne uma vez por ano, em média.
    Foda-se a sua opção de vida. Carne gorda foi nossa fonte primária de nutrientes durante a maior parte de nossa história. Nós fomos biologicamente projetados para digerir carne. Negar isso é ser um criacionista idiota. Eu, e a maioria esmagadora da população, não estamos dispostos a abrir mão de carne. Tanto é que quando a renda de uma pessoa aumenta, o primeiro consumo que sobe é o de carne.

Seu moralismo vegetariano nova era não convence ninguém.
    Se existem pessoas usando a aquaponia para plantar maconha, isto só demonstra a eficiência deste sistema para produzir de tudo um pouco de forma fácil e abundante.
    Se você leu o que eu escrevi, a maconha cultivada indoor custa até 20 vezes mais que a cultivada em lavouras no Paraguai. É um produto de nicho, para maconheiros playboys que podem pagar o preço.

O ponto onde quero chegar é dizer que a autossuficiência humana está sendo cada vez mais possível e isto irá libertar todas as pessoas da servidão. Dará muito mais poderes aos trabalhadores, principalmente aos menos favorecidos.
    Com certeza, mas isso não tem nada a ver com técnicas hippongas de sustentabilidade que nunca fizeram nada para o progresso da humanidade.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Saudações Doctor
    Saudações aos demais participantes

Doctor disse: Claudio, como eu disse antes, a sua proposta é interessante. Esse projeto daria, por causa do espaço fisico da casa / apartamento das pessoas, apenas como um suplemento

Doctor, dentro de um apartamento a mulher do cidadão logo vai dar um ultimato...
    Conforme sabemos sobre o orçamento para investimento imobiliários que os pobres dispõem para comprar apartamentos.
    Apartamentos “minimalistas”(brincadeirinha, são ainda menores) como os de atualmente com 58 metros quadrados...

Ela(esposa) diria em poucos meses:
    - Ou sua horta suplementar com esse cheiro de água parada dos peixes, ou eu, o que vais escolher?!

Sim, pois ele fará a troca e oxigenação dessa água onde?!
    Puxa um cano para jogar a água para o vaso sanitário ou para a pia do conjugado, área de serviço e cozinha?!

Mas, brincadeiras a parte...
    Falo essas coisas para o Cláudio conhecer que existem realidades bem diferentes da terra dele e, tbm por admirá-lo.
    Doctor, achei interessante ler isso que disse:

‘E, sinceramente, não sou pessoa que gostaria de abater os pobres peixinhos. Eu me afeiçoo aos animais que crio, por isso não deixaria que comprar os bichinhos nos açougues da vida.’

Lendo isso que escreveu, lembrei uma vez que meu pai ia abater uma porquinha que eu cuidava, ela se chamava Kica e eu a amava, todo dia dava banho nela, escovava, conversava com ela... Ela ficava abanando o micro rabinho para mim...
    Cuidava tbm de outras criações mais com ela a interação era maior. Ela ficava num curral que tinha uma enorme canaleta para que a comida dela não fosse jogada no chão e misturar com as fezes e tínhamos um rapaz da casa de ração com experiência em veterinária, veterinário aqui na época era artigo de luxo... Esse senhor da casa de ração, dava uma olhada nos bichos vez por outra, nesse curral tinha um grande ralo e fossa para eliminar cheiros, a estrutura ficava em nosso quintal.
    Como já disse certa vez aqui no fórum, minha família era dada a essas coisas, criações(pequenos animais) além de cultivo de hortaliças de forma convencional, pois foram agricultores quando jovens, então aqui no Brasil, continuaram com a mesma idéia de pequena produção familiar.

Então, voltando ao assassinato da Kica...
    No dia marcado para o abate, foi um amigo de meu pai lá em casa, pois ele precisava de ajuda, a porca era enorme, quando começou o procedimento, eu chorava tanto, que meu pai deixou o amigo dele lá e veio me dar uma bronca daquelas... Tentei parar de chorar, sufocar o choro, sabia que aquilo era normal, mas o meu amor pela bichinha...
    Sim, Doctor, ainda precisamos ser fortes para criar os animais e depois abatê-los, pois se formos românticos como o Cláudio parece ser, não sei não.
    Melhor ele começar a pensar em vender esses peixes... rs

Abraços fraternos a ti
    Abraços fraternos a todos
    Silvana
  • Claudio escreveu: »
    Mas se estas pessoas produzirem bastante com aquaponia, podem vender seus excedentes na feira e assim pagar estas contas.

E acabarão tornando-se grandes aquaponia-produtores, oprimindo os pequenos aquaponia-produtores
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Quer dizer que precisamos de leis antitrustes, antidumping e agências reguladores para aquaponia. É isso?
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
    A pessoa sempre pode morrer da primeira doença que tiver, empregada ou não. A aguaponia vai nos tornar imunes às doenças?

Quer dizer que não há meio termo? Ou você é infeliz como escravo do patrão ou é feliz trabalhando por conta própria?

Por muito tempo, me realizei trabalhando, já que gostava do que fazia. Depois fiquei de saco cheio, mas continuei trabalhando para poder manter meu padrão de vida e me dedicar aos novos interesses que surgiram. Você acha que eu, magicamente, manteria meu interesse pelo trabalho a vida toda se fosse meu próprio patrão?
    Existem inúmeros meio termos entre possuir o pior e o melhor trabalho. Mas é importante que os piores empregos sejam eliminados. Aqueles onde a pessoa ganha pouco e é tratada ou como lixo, ou como animal, ou como máquina.
    Com as aplicações sustentáveis, entre elas a aquaponia, é possível alguém deixar um mal emprego para viver por conta própria. Se as pessoas que trabalham duro em troca de comida, puderem deixar de fazé-lo, teremos uma melhoria geral na qualidade laborial da população.

Nem todos tem a sorte ou a capacidade de conseguir bons empregos. Só que estes perdedores não merecem passar a vida toda sendo punidos por causa disto. Como seres humanos eles tem o direito de buscar o melhor para eles, mesmo que este melhor seja cultivar hortas e peixes em casa.

Quando falo que trabalhar com aquaponia traz saúde é porque esta atividade não é estressante, perigosa e desgastante como muitas atividades que as pessoas fazem para ganhar salário mínimo. Fora que quem tem trabalho ruim se alimenta mal.

Trabalhar por conta própria, naquilo que você gosta traz muito mais felicidade do que trabalhar debaixo de pressão. Eu adoro desenvolver sistema, mas se eu tivesse um supervisor/gerente/chefe para ficar me cobrando produtividade, eu não amaria tanto meu trabalho e não produziria tanto. As pessoas também devem procurar serem livres para mudar de trabalho sempre que quiserem.

Fabi escreveu: »
    Vai avisar aqui no fórum quando aparecer o primeiro problema no seu sistema? É sempre interessante saber dessas coisas.
    Sim. Eu já tive problemas. É difícil fazermos algo pela primeira vez e não cometermos erros. É só não errar novamente. Inicialmente comprei 100 filhotes de peixes alevinos. Desses 15 morreram num só dia devido à alta temperatura do aquario num dia quente. Outros cinco morreram porque pularam para fora do aquário. Agora não deixo o aquario pegar sol e fico de olho na temperatura da água e coloquei uma proteção para os peixes não pularem para fora.

Fora isto, procuro fazer o que aprendi no curso básico que fiz de aquaponia em São Paulo. Semanalmente Meço a temperatura, o PH e o nível de amônia da água. Dou comida para os peixes na quantidade certa e acompanho grupos de discussão sobre aquaponia na internet.
    Fabi escreveu: »
    Só por curiosidade, você conhece alguma pessoa carente ou pobre? Ou você só ouviu falar e por isso tem essa visão deturpada?
    Sim. Conheço pessoas carentes. Vejo que elas se alimentam mal porque muitos são gordos pelo fato de comerem coisas como biscoitos e massas. Alimentos baratos e rápidos de comer. Além de muitas vezes terem uma vida estressante.
    sybok escreveu: »
    Você está se metendo em algo interessante e divertido, como muitos disseram um hobby útil e saudável, mas não vejo como um sistema desses possa manter uma produção diária de alimentos suficiente se quer para uma pessoa.
    Eu não estou me dedicando a aquaponia por hobby. Estou me dedicando por um ideal. O ideal de um dia poder viver num mundo onde ninguém mais seja obrigado a servir ninguém e todos tenham acesso livre ao básico. Para que todos possam estudar e terem o direito de serem questionadores.

Quero ganhar prática com o trabalho que estou tendo para aprender estas técnicas para ensiná-las para pessoas carentes.

• NeotribalistaNeotribalista Membro
    edited janeiro 2014 Vote Up0Vote Down
    Psicopata do Cláudio literalmente matou os peixes cozidos vivos, da forma mais cruel possível. Esse é típico de moralista végan do PETA. Esses peixes não têm espaço nessa bacia para se desenvolverem completamente, estão sendo TORTURADOS. Alguém tinha que denunciar o bandido do Cláudio para as autoridades.
    Post edited by Neotribalista on
  • Claudio escreveu:
    Sim. Eu já tive problemas. É difícil fazermos algo pela primeira vez e não cometermos erros. É só não errar novamente. Inicialmente comprei 100 filhotes de peixes alevinos. Desses 15 morreram num só dia devido à alta temperatura do aquario num dia quente. Outros cinco morreram porque pularam para fora do aquário. Agora não deixo o aquario pegar sol e fico de olho na temperatura da água e coloquei uma proteção para os peixes não pularem para fora.
    20% é bastante... Esses peixes ficam com 30 cm cada, e você vai deixar eles nesse baldinho?
    Devem ter pulado porque o espaço é pequeno, porque a água tá suja e porque estão estressados por causa do espaço pequeno.
    Claudio escreveu:
    Fora isto, procuro fazer o que aprendi no curso básico que fiz de aquaponia em São Paulo. Semanalmente Meço a temperatura, o PH e o nível de amônia da água. Dou comida para os peixes na quantidade certa e acompanho grupos de discussão sobre aquaponia na internet.
    Aprendeu pouco, a água precisa ter oxigênio, o tanque tem que ter o tamanho apropriado e você não pode deixar eles num baldinho pequeno e sujo, não é só amônia que mata peixes. Mas você vai descobrir com o tempo...

Quanto a criação de peixes e hortas feitas por pessoas pobres, o governo distribui cartilhas sobre criação de peixes (da maneira certa, ensinando que peixes precisam de espaço, o viveiro tem que ser limpo etc etc) e até distribui filhotes de peixes para os produtores rurais pobres, além de incentivar essas hortas que você tanto gosta.

O problema é que eles não tem água pra irrigar, algumas cidades só são abastecidas por carro-pipa, os açudes são poluídos e os políticos precisam da água tratada pra abastecer as piscinas da casa, e manter a própria fazenda produtiva... E não é aquaponia e nem uma visão romantizada do mundo que vai resolver esse problema.
  • Desses 15 morreram num só dia devido à alta temperatura do aquario num dia quente. Outros cinco morreram porque pularam para fora do aquário. Agora não deixo o aquario pegar sol e fico de olho na temperatura da água e coloquei uma proteção para os peixes não pularem para fora.

Claudio, vc não havia se tornado vegetariano por causa do sofrimento dos animais também? Agora resolveu torturar bichos com as próprias mãos?

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Saudações Cláudio
    Saudações aos demais
    Cláudio disse: Quero ganhar prática com o trabalho que estou tendo para aprender estas técnicas para ensiná-las para pessoas carentes.

Cláudio, vc é muito altruísta e isso é admirável.
    Mas, imagine que mesmo nas pequenas produções o altruísmo sozinho não basta.
    A sustentabilidade não dá carta de alforria, simplesmente por ser um princípio complementar, auxiliar...
    Se a sustentabilidade fosse assim tão aceita na sociedade, segundo a concepção de alguns, pessoas da gestão pública já estariam usando isso como carro de campanha...

Agora imagine a seguinte ideia, ok?

Vc passa a ministrar cursos de aquaponia para pessoas carentes.
    Pergunto então:
    - Com quais recursos financeiros vc pretende incentivar o inicio dessa produção aos mais carentes?

Abraços fraternos a ti
    Abraços fraternos a todos
    Silvana
    O ideal de um dia poder viver num mundo onde ninguém mais seja obrigado a servir ninguém
    Esse dia NUNCA irá chegar, todos nós estaremos sempre servindo alguém e sempre sendo servidos por outros. Essa é a nossa condição enquanto seres sociais, pra nossa sorte, pois a alternativa seria uma vida solitária 100% voltada ao duro trabalho de manter a própria sobrevivência miserável na escassez da selva.
    Algumas pessoas têm talento para liderar, outras para executar. Ainda bem que alguém teve a coragem e a disposição de montar a firma em que eu trabalho. Eu jamais teria. Por outro lado, fui trabalhar lá e pude usar minhas habilidades para fazer a firma crescer e eu com ela. Teria morrido de fome e estresse se tentasse ter meu próprio negócio.

Post edited by Fernando_Silva on
  • [
    Algumas pessoas têm talento para liderar, outras para executar. Ainda bem que alguém teve a coragem e a disposição de montar a firma em que eu trabalho. Eu jamais teria. Por outro lado, fui trabalhar lá e pude usar minhas habilidades para fazer a firma crescer e eu com ela. Teria morrido de fome e estresse se tentasse ter meu próprio negócio.

E tem gente que acha isso pecado . Eu já pensei assim , via o empregador como um FDP que ganhava dinheiro em cima do trabalho dos outros.

A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
    Se os ricos são historicamente os que mais se entregam as drogas, as tais "injustiças sociais" não podem ser o que levam as pessoas a se entregarem a elas.
    O que mais tem levado as pessoas aos vícios das drogras e do alcool é o sofrimento. Pessoas sofridas têm mais propensão a anularem suas vidas com algum tipo de droga do que pessoas que vivem confortavelmente. Quem é feliz não precisa fugir da realidade, pois esta é boa. Mas a infelicidade oriunda de discriminação, de privações e de inseguranças, leva as pessoas a buscarem a fuga.

É por isto que em cada esquina de cada bairro de periferia, ou há um boteco, ou há uma igreja. Só os dois caminhos que o pobre tem para esquecer um dia triste.

Post edited by Claudio on
    Na verdade, você montou um sistema usando um monte de partes e equipamentos que você jamais conseguiria fabricar porque não tem a mínima ideia de como são feitos.
    Mas pelo menos dá para garantir a autossuficiência alimentar de uma pessoa. Se algumas pessoas próximas trocam conhecimentos entre sí, elas podem aperfeiçoar suas aplicações sustentáveis. Se muitas pessoas trocam informações entre si, elas coletivamente passam a dominar a fabricação de todas as peças que compõe os sistemas.

Se muitos tem como objetivo ser seu próprio patrão, estes muitos podem se ajudar para que todos atinjam este objetivo. Aos poucos, vamos dominando todos os processos de fabricação. Basta compartilhar conhecimento e colaborar.

Apatico escreveu: »
    Foda-se a sua opção de vida.
    Você está muito agressivo e isto está me deixando desanimado para responder suas mensagens.

Silvana escreveu: »
    Doctor, dentro de um apartamento a mulher do cidadão logo vai dar um ultimato...
    Produzir sua própria comida e tudo o mais em casa e fugir do capitalismo, só dá para ser feito por pessoas solteiras. Quem tem filhos não pode se arriscar assim.

Vivemos em um sistema onde as pessoas já têm um roteiro a seguir: nascer, estudar, conseguir um emprego,casar, ter filhos, cria-los, aposentar-se e morrer. Quem optar por seguir este roteiro não tem como fugir do estilo de vida capitalista.

Só que é necessário que mais pessoas fujam deste roteiro. Estamos com 7 bilhões de pessoas no mundo. Para que tanta gente????

Assim como eu, há pessoa que optam por permanecerem solteiras a vida toda e que querem curtir a vida, pois ela é única. A estas pessoas não interessa juntar um grande patrimônio tendo que se matar de trabalhar para isto.

Então poder fabricar tudo o que precisa para viver é uma alternativa para um solteiro poder viver com toda a liberdade do mundo e curtir a vida. Ser solteiro passa a ser então uma excelente escolha e enquanto mais pessoas optarem por serem solteiras e não alimentarem este sistema de concentração de rendas, melhor para o planeta.

Melhor também para o ceticismo. São mais cabeças pensantes.

E existem pessoas que não se adaptam a vida corporativa. Que não não conseguem nem ser empregado e nem ser patrão.

A estas pessoas resta trabalhar por conta própria. Como são pessoas que gostam de trabalhar colaborativamente, em rede e de forma não hierarquizada, estas pessoas podem construir grandes sistemas em rede.

Imagina centenas de casas numa cidade com produção organica dentro delas. Edifícios inteiros sendo usados para isto. Produtores colaborando entre si e coordenando suas produções. As fazendas perdem importância na produção de alimentos e esta passa a ser feita colaborativamente e em rede. Igual um software livre.

Post edited by Claudio on
    Ao invés de tentar reformar a sociedade, se colocando acima dos outros, com um ar de superioridade, aceite as limitações dos outros e dê a eles o direito viverem segundo suas próprias escolhas.
    Esta é que é a ideia. Cada um poder viver da forma como quiser. Você vive o seu capitalismo cristão e eu vivo o meu esquerdismo ateísta. O que tenho defendido não impõe nada a ninguém. Apenas abre caminho para os que não estão satisfeitos com o capitalismo poderem sair dele. Mas quem tá satisfeito que continue no capitalismo. No que estou propondo, ninguém irá incomodar. É apenas uma fuga de uma condição que alguns não suportam.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.