Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Só por curiosidade, você conhece alguma pessoa carente ou pobre? Ou você só ouviu falar e por isso tem essa visão deturpada?
Grupos de aquaponia e hidroponia estão sendo montados no mundo todo e as pessoas costumam se ajudar entre si. No final, todos saem ganhando.
Um desequilíbrio pode matar os peixes (tenho certeza que vão morrer, é só olhar pro baldinho), as plantas podem adoecer ou pode nem nascer nada. Quando é tudo novo assim é fácil, mas manter é complicado.
Existe um monte de fatores como água, ph, quantidade de nutrientes... Senão você vai ter é uma boa criação de bactérias e fungos.
O custo da produção de alimento aquapônico, como você mesmo confessou, é maior. É um produto de nicho. Não dá pra revolucionar o mundo com isso.
Se a aquaponia produz duas vezes mais que o cultivo no solo (ceteris paribus, o custo tem que ser mesmo), por que o agronegócio ainda não a adotou? Todos os empresários do setor são idiotas? Um bando de hippies maconheiros é que são os gênios da agricultura?
Você está afirmando que a pobreza que leva as pessoas as drogas, sem dar nenhum fundamento à sua afirmação, deixando a conclusão óbvio que pobres são drogados. É sim um depoimento preconceituoso e estúpido!
Pobres de famílias estruturadas não são drogados. Ricos de famílias desestruturadas são drogados. O problema não é financeiro.
Foda-se a sua opção de vida. Carne gorda foi nossa fonte primária de nutrientes durante a maior parte de nossa história. Nós fomos biologicamente projetados para digerir carne. Negar isso é ser um criacionista idiota. Eu, e a maioria esmagadora da população, não estamos dispostos a abrir mão de carne. Tanto é que quando a renda de uma pessoa aumenta, o primeiro consumo que sobe é o de carne.
Seu moralismo vegetariano nova era não convence ninguém.
Se você leu o que eu escrevi, a maconha cultivada indoor custa até 20 vezes mais que a cultivada em lavouras no Paraguai. É um produto de nicho, para maconheiros playboys que podem pagar o preço.
Com certeza, mas isso não tem nada a ver com técnicas hippongas de sustentabilidade que nunca fizeram nada para o progresso da humanidade.
Saudações aos demais participantes
Doctor, dentro de um apartamento a mulher do cidadão logo vai dar um ultimato...
Conforme sabemos sobre o orçamento para investimento imobiliários que os pobres dispõem para comprar apartamentos.
Apartamentos “minimalistas”(brincadeirinha, são ainda menores) como os de atualmente com 58 metros quadrados...
Ela(esposa) diria em poucos meses:
- Ou sua horta suplementar com esse cheiro de água parada dos peixes, ou eu, o que vais escolher?!
Sim, pois ele fará a troca e oxigenação dessa água onde?!
Puxa um cano para jogar a água para o vaso sanitário ou para a pia do conjugado, área de serviço e cozinha?!
Mas, brincadeiras a parte...
Falo essas coisas para o Cláudio conhecer que existem realidades bem diferentes da terra dele e, tbm por admirá-lo.
Lendo isso que escreveu, lembrei uma vez que meu pai ia abater uma porquinha que eu cuidava, ela se chamava Kica e eu a amava, todo dia dava banho nela, escovava, conversava com ela... Ela ficava abanando o micro rabinho para mim...
Cuidava tbm de outras criações mais com ela a interação era maior. Ela ficava num curral que tinha uma enorme canaleta para que a comida dela não fosse jogada no chão e misturar com as fezes e tínhamos um rapaz da casa de ração com experiência em veterinária, veterinário aqui na época era artigo de luxo... Esse senhor da casa de ração, dava uma olhada nos bichos vez por outra, nesse curral tinha um grande ralo e fossa para eliminar cheiros, a estrutura ficava em nosso quintal.
Como já disse certa vez aqui no fórum, minha família era dada a essas coisas, criações(pequenos animais) além de cultivo de hortaliças de forma convencional, pois foram agricultores quando jovens, então aqui no Brasil, continuaram com a mesma idéia de pequena produção familiar.
Então, voltando ao assassinato da Kica...
No dia marcado para o abate, foi um amigo de meu pai lá em casa, pois ele precisava de ajuda, a porca era enorme, quando começou o procedimento, eu chorava tanto, que meu pai deixou o amigo dele lá e veio me dar uma bronca daquelas... Tentei parar de chorar, sufocar o choro, sabia que aquilo era normal, mas o meu amor pela bichinha...
Sim, Doctor, ainda precisamos ser fortes para criar os animais e depois abatê-los, pois se formos românticos como o Cláudio parece ser, não sei não.
Melhor ele começar a pensar em vender esses peixes... rs
Abraços fraternos a ti
Abraços fraternos a todos
Silvana
E acabarão tornando-se grandes aquaponia-produtores, oprimindo os pequenos aquaponia-produtores
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Com as aplicações sustentáveis, entre elas a aquaponia, é possível alguém deixar um mal emprego para viver por conta própria. Se as pessoas que trabalham duro em troca de comida, puderem deixar de fazé-lo, teremos uma melhoria geral na qualidade laborial da população.
Nem todos tem a sorte ou a capacidade de conseguir bons empregos. Só que estes perdedores não merecem passar a vida toda sendo punidos por causa disto. Como seres humanos eles tem o direito de buscar o melhor para eles, mesmo que este melhor seja cultivar hortas e peixes em casa.
Quando falo que trabalhar com aquaponia traz saúde é porque esta atividade não é estressante, perigosa e desgastante como muitas atividades que as pessoas fazem para ganhar salário mínimo. Fora que quem tem trabalho ruim se alimenta mal.
Trabalhar por conta própria, naquilo que você gosta traz muito mais felicidade do que trabalhar debaixo de pressão. Eu adoro desenvolver sistema, mas se eu tivesse um supervisor/gerente/chefe para ficar me cobrando produtividade, eu não amaria tanto meu trabalho e não produziria tanto. As pessoas também devem procurar serem livres para mudar de trabalho sempre que quiserem.
Fora isto, procuro fazer o que aprendi no curso básico que fiz de aquaponia em São Paulo. Semanalmente Meço a temperatura, o PH e o nível de amônia da água. Dou comida para os peixes na quantidade certa e acompanho grupos de discussão sobre aquaponia na internet. Sim. Conheço pessoas carentes. Vejo que elas se alimentam mal porque muitos são gordos pelo fato de comerem coisas como biscoitos e massas. Alimentos baratos e rápidos de comer. Além de muitas vezes terem uma vida estressante.
Quero ganhar prática com o trabalho que estou tendo para aprender estas técnicas para ensiná-las para pessoas carentes.
Devem ter pulado porque o espaço é pequeno, porque a água tá suja e porque estão estressados por causa do espaço pequeno. Aprendeu pouco, a água precisa ter oxigênio, o tanque tem que ter o tamanho apropriado e você não pode deixar eles num baldinho pequeno e sujo, não é só amônia que mata peixes. Mas você vai descobrir com o tempo...
Quanto a criação de peixes e hortas feitas por pessoas pobres, o governo distribui cartilhas sobre criação de peixes (da maneira certa, ensinando que peixes precisam de espaço, o viveiro tem que ser limpo etc etc) e até distribui filhotes de peixes para os produtores rurais pobres, além de incentivar essas hortas que você tanto gosta.
O problema é que eles não tem água pra irrigar, algumas cidades só são abastecidas por carro-pipa, os açudes são poluídos e os políticos precisam da água tratada pra abastecer as piscinas da casa, e manter a própria fazenda produtiva... E não é aquaponia e nem uma visão romantizada do mundo que vai resolver esse problema.
Claudio, vc não havia se tornado vegetariano por causa do sofrimento dos animais também? Agora resolveu torturar bichos com as próprias mãos?
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Saudações aos demais
Cláudio, vc é muito altruísta e isso é admirável.
Mas, imagine que mesmo nas pequenas produções o altruísmo sozinho não basta.
A sustentabilidade não dá carta de alforria, simplesmente por ser um princípio complementar, auxiliar...
Se a sustentabilidade fosse assim tão aceita na sociedade, segundo a concepção de alguns, pessoas da gestão pública já estariam usando isso como carro de campanha...
Agora imagine a seguinte ideia, ok?
Vc passa a ministrar cursos de aquaponia para pessoas carentes.
Pergunto então:
- Com quais recursos financeiros vc pretende incentivar o inicio dessa produção aos mais carentes?
Abraços fraternos a ti
Abraços fraternos a todos
Silvana
E tem gente que acha isso pecado . Eu já pensei assim , via o empregador como um FDP que ganhava dinheiro em cima do trabalho dos outros.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
É por isto que em cada esquina de cada bairro de periferia, ou há um boteco, ou há uma igreja. Só os dois caminhos que o pobre tem para esquecer um dia triste.
Se muitos tem como objetivo ser seu próprio patrão, estes muitos podem se ajudar para que todos atinjam este objetivo. Aos poucos, vamos dominando todos os processos de fabricação. Basta compartilhar conhecimento e colaborar.
Vivemos em um sistema onde as pessoas já têm um roteiro a seguir: nascer, estudar, conseguir um emprego,casar, ter filhos, cria-los, aposentar-se e morrer. Quem optar por seguir este roteiro não tem como fugir do estilo de vida capitalista.
Só que é necessário que mais pessoas fujam deste roteiro. Estamos com 7 bilhões de pessoas no mundo. Para que tanta gente????
Assim como eu, há pessoa que optam por permanecerem solteiras a vida toda e que querem curtir a vida, pois ela é única. A estas pessoas não interessa juntar um grande patrimônio tendo que se matar de trabalhar para isto.
Então poder fabricar tudo o que precisa para viver é uma alternativa para um solteiro poder viver com toda a liberdade do mundo e curtir a vida. Ser solteiro passa a ser então uma excelente escolha e enquanto mais pessoas optarem por serem solteiras e não alimentarem este sistema de concentração de rendas, melhor para o planeta.
Melhor também para o ceticismo. São mais cabeças pensantes.
A estas pessoas resta trabalhar por conta própria. Como são pessoas que gostam de trabalhar colaborativamente, em rede e de forma não hierarquizada, estas pessoas podem construir grandes sistemas em rede.
Imagina centenas de casas numa cidade com produção organica dentro delas. Edifícios inteiros sendo usados para isto. Produtores colaborando entre si e coordenando suas produções. As fazendas perdem importância na produção de alimentos e esta passa a ser feita colaborativamente e em rede. Igual um software livre.