Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Aquaponia

13

Comentários

• ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited janeiro 2014 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva escreveu: »
    Algumas pessoas têm talento para liderar, outras para executar. Ainda bem que alguém teve a coragem e a disposição de montar a firma em que eu trabalho. Eu jamais teria. Por outro lado, fui trabalhar lá e pude usar minhas habilidades para fazer a firma crescer e eu com ela. Teria morrido de fome e estresse se tentasse ter meu próprio negócio.
    E existem pessoas que não se adaptam a vida corporativa. Que não não conseguem nem ser empregado e nem ser patrão.

A estas pessoas resta trabalhar por conta própria. Como são pessoas que gostam de trabalhar colaborativamente, em rede e de forma não hierarquizada, estas pessoas podem construir grandes sistemas em rede.

Imagina centenas de casas numa cidade com produção organica dentro delas. Edifícios inteiros sendo usados para isto. As fazendas perdem importância na produção de alimentos e esta passa a ser feita colaborativamente e em rede. Igual um software livre.

Post edited by Claudio on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio escreveu: »
    Produzir sua própria comida e tudo o mais em casa e fugir do capitalismo, só dá para ser feito por pessoas solteiras. Quem tem filhos não pode se arriscar assim.
    Então temos que defender também que as pessoas não se casem nem tenham filhos?
    Vivemos em um sistema onde as pessoas já têm um roteiro a seguir: nascer, estudar, conseguir um emprego,casar, ter filhos, cria-los, aposentar-se e morrer. Quem optar por seguir este roteiro não tem como fugir do estilo de vida capitalista.
    Qual a opção? Não conseguir um emprego? Não morrer?
    Assim como eu, há pessoa que optam por permanecerem solteiras a vida toda e que querem curtir a vida, pois ela é única. A estas pessoas não interessa juntar um grande patrimônio tendo que se matar de trabalhar para isto.
    Prevejo que o seu movimento não terá muitos seguidores.

Esta é que é a ideia. Cada um poder viver da forma como quiser. Você vive o seu capitalismo cristão e eu vivo o meu esquerdismo ateísta. O que tenho defendido não impõe nada a ninguém. Apenas abre caminho para os que não estão satisfeitos com o capitalismo poderem sair dele. Mas quem tá satisfeito que continue no capitalismo. No que estou propondo, ninguém irá incomodar. É apenas uma fuga de uma condição que alguns não suportam.
    Eu sou um defensor da livre iniciativa e do direito à propriedade. E sou ateu.
    Imagina centenas de casas numa cidade com produção organica dentro delas. Edifícios inteiros sendo usados para isto. As fazendas perdem importância na produção de alimentos e esta passa a ser feita colaborativamente e em rede. Igual um software livre.
    Imagino 7 bilhões de pessoas passando fome.
    Então poder fabricar tudo o que precisa para viver é uma alternativa para um solteiro poder viver com toda a liberdade do mundo e curtir a vida.
    Isto não vai acontecer. Algumas coisas só podem ser produzidas em grandes indústrias. Grandes indústrias requerem recursos fabulosos e uma hierarquia de comando para organizar os trabalhos (não em nível de fábrica, mas em nível de país, já que a fábrica será apenas um detalhe numa organização maior).

Há coisas que NÃO PODEM ser decididas por comitês ou assembleísmo. Basta ir a uma reunião de condomínio para verificar isto.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Saudações Cláudio
    Saudações aos demais participantes
    Cláudio disse: Produzir sua própria comida e tudo o mais em casa e fugir do capitalismo, só dá para ser feito por pessoas solteiras. Quem tem filhos não pode se arriscar assim.

Sim.
    Cláudio disse: Vivemos em um sistema onde as pessoas já têm um roteiro a seguir: nascer, estudar, conseguir um emprego,casar, ter filhos, cria-los, aposentar-se e morrer. [...]

Só que é necessário que mais pessoas fujam deste roteiro. Estamos com 7 bilhões de pessoas no mundo. Para que tanta gente????

A superpopulação mundial e o consumo exagerado das riquezas naturais não renováveis, é problema mundial a médio prazo...

Mas, o ponto de uma diretiva consciente e sustentável não seria:

> Disseminar a ideia do planejamento familiar.
    > Promover a educação das pessoas para o bom uso das riquezas naturais.

Cláudio disse: [...] Quem optar por seguir este roteiro não tem como fugir do estilo de vida capitalista.

Assim como eu, há pessoa que optam por permanecerem solteiras a vida toda e que querem curtir a vida, pois ela é única. A estas pessoas não interessa juntar um grande patrimônio tendo que se matar de trabalhar para isto.

Puxa, vc associa o ato de estar solteiro e não ter responsabilidades com ninguém, ao estar menos sobrecarregado de responsabilidades financeiras????????

Cláudio, percebo pela foto que vc ainda é um homem jovem, imagine o prazer de ensinar seu filho, sangue de seu sangue, olhar para o rosto desse ser que vc gerou por amor, perceber traços de sua mulher ou os seus, e tbm perceber o andar de seu pai nele, a risada de sua sogra quando a criança sorri... Enfim, Cláudio quem melhor que vc para ensinar alguém que seja do seu próprio DNA a utilizar as riquezas de intelecto e seu instinto criativo ???

Legal vc querer ajudar e ensinar terceiros(estranhos), mas, pense num Claudinho Jr. ao seu lado, será bem legal, pode acreditar no que te digo...

E os benefícios desse investimento serão para a vida toda e além....

Cláudio disse: Então poder fabricar tudo o que precisa para viver é uma alternativa para um solteiro poder viver com toda a liberdade do mundo e curtir a vida. Ser solteiro passa a ser então uma excelente escolha e enquanto mais pessoas optarem por serem solteiras e não alimentarem este sistema de concentração de rendas, melhor para o planeta.

Esse seu discurso até funciona com os “que se julgam intelectualmente superiores”, e, que estudam tanto, que se esquecem de fazer sexo...
    Também os que sonham em ser mochileiros, pois querem dar a volta ao mundo sem carga extra...
    Os eunucos e etc, etc, etc...
    Bem, a lista dos que se enquadram ao seu modelo de vida descompromissado com o Capitalismo.
    Pode dar aí uns 25% da população mundial. E estou sendo generosa na porcentagem dedutiva...

Cláudio disse: Melhor também para o ceticismo. São mais cabeças pensantes.

Cláudio, o homem é um ser social...
    Se um homem não quer procriar é opção dele, pois seu corpo e mente lhe pertencem.

Mas, não consigo assimilar um ponto de coerência em tua afirmativa, pois não são somente os céticos que podem usar o intelecto, outros tbm podem...

E as vezes usam até em conjunto com suas parceiras.

Veja a história de Darwin e sua mulher.

Abraços fraternos a ti
    Abraços fraternos a todos
    Silvana
    Então temos que defender também que as pessoas não se casem nem tenham filhos?
    Muitas pessoas tem uma enorme desejo e vocação para serem ótimos pais e mães. Estas devem ter filhos. Já as que não possuem esta vocação, devem evitar terem filhos. É necessário uma diminuição da população planetária para que todos possam usufruir melhor os recursos do planeta.
    Qual a opção? Não conseguir um emprego? Não morrer?
    As pessoas que não se adaptam ao capitalismo, como eu, devem buscar soluções para sair dele. Sejam soluções individuais ou coletivas. Mas, repetindo, devem fazer isto sem impor suas opções aos que querem continuar no capitalismo.
    Prevejo que o seu movimento não terá muitos seguidores.
    O que importa é a existência desta alternativa de vida. Independentemente do número de pessoas que a abracem. Quem quiser poderá optar por viver com outros paradigmas.

O Linux só é usado por 2% dos usuários de informática. Alguns dizem que o Linux fracassou por conta disto, mas eu discordo. A felicidade que ele proporciona aos seus usuários já vale a sua existência. A vida não seria a mesma se o Linux não existisse. Então a existência dele é uma vitória, pois quem quiser utilizar e usufruir sua liberdade, pode fazer a vontade a qualquer momento.

O ruim seria se fossemos obrigados a fazer sempre a mesmas coisas e tudo fosse imutável. Felizmente não é assim.
    Silvana escreveu: »
    Puxa, vc associa o ato de estar solteiro e não ter responsabilidades com ninguém, ao estar menos sobrecarregado de responsabilidades financeiras????????
    Sim. Quem tem filho tem que ralar muito.
    Silvana escreveu: »
    Cláudio, percebo pela foto que vc ainda é um homem jovem, imagine o prazer de ensinar seu filho, sangue de seu sangue, olhar para o rosto desse ser que vc gerou por amor, perceber traços de sua mulher ou os seus, e tbm perceber o andar de seu pai nele, a risada de sua sogra quando a criança sorri... Enfim, Cláudio quem melhor que vc para ensinar alguém que seja do seu próprio DNA a utilizar as riquezas de intelecto e seu instinto criativo ???

Legal vc querer ajudar e ensinar terceiros(estranhos), mas, pense num Claudinho Jr. ao seu lado, será bem legal, pode acreditar no que te digo...
    Legal o que você escreveu, Silvana, mas eu não tenho este sentimento. Mesmo que eu ensine muitas pessoas carentes a montar um equipamento de aquaponia e ainda faça muito mais do que isto, eu jamais irei me igualar com um bom pai ou uma boa mãe. Não tenho capacidade para ser tão bom quanto alguém que tem o brilhantismo de gerar um filho e criá-lo bem.
  • CameronCameron Membro
    A vida não seria a mesma se o Linux não existisse.
    Aqui você exagerou na dose...

Eu uso o Linux há quase dois anos, se nunca houvesse conhecido (o que é o caso de muita gente) minha vida não teria nenhum grande impacto positivo ou negativo, duvido que a vida dessas pessoas que não conhecem ou não usam o Linux seria muito pior ou melhor por causa disso.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • CameronCameron Membro
    Esta é que é a ideia. Cada um poder viver da forma como quiser. Você vive o seu capitalismo cristão e eu vivo o meu esquerdismo ateísta. O que tenho defendido não impõe nada a ninguém. Apenas abre caminho para os que não estão satisfeitos com o capitalismo poderem sair dele. Mas quem tá satisfeito que continue no capitalismo. No que estou propondo, ninguém irá incomodar. É apenas uma fuga de uma condição que alguns não suportam.
    Eu sou um defensor da livre iniciativa e do direito à propriedade. E sou ateu.
    Eu sou uma defensora da livre iniciativa, do direito a propriedade privada e atéia.

Não vejo a necessidade de dicotomias como capitalismo cristão x esquerdismo ateísta como se tais fossem pacotes fechados.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Claudio, eu pergunto pra voce...se é para ajudar a diminuir a fome por que as prefeituras não mandam plantar nas calçadas árvores frutiferas em vez de arvores não frutiferas? Nas praças proximas de favelas, digo, comunidades carentes, bananeiras? Não seria muito melhor do que a aquaponia? Se bem que essa seria uma ideia destinada ao fracasso, e sabe por que? Porque 98% da população pegariam as frutas para jogar fora, para destruir, etc. A população em geral não tem educação e nem quer se educar para compartilhar uma ideia dessas e, o mais importante...preservar as arvores que, porventura se fossem plantadas.

Na boa, Claudio, mas quando vejo voce fazer esse discurso, me lembra a musica Sociedade Alternativa do Rauzito.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
    The_Doctor, e qual solução você propõe para a eliminação da miséria?
    Cameron escreveu: »
    Aqui você exagerou na dose...
    A vida não seria a mesma sem o Linux. Mesmo para quem não usa informática. A internet não teria se desenvolvido com padrões abertos. Os profissionais de informática se limitariam a dar manutenção em sistemas que eles não poderiam dominar por completo. Todos os códigos seriam fechado e isto impediria a evolução da informática. Enfim, muita coisa seria diferente e tudo isto mostra a importância que o Linux e a filosofia do código livre têm nas nossas vidas.

Linux e depois softwares livres são um exemplo são um exemplo do sucesso da colaboração e compartilhamento do conhecimento.

ENCOSTO escreveu: »
    Claudio, vc não havia se tornado vegetariano por causa do sofrimento dos animais também? Agora resolveu torturar bichos com as próprias mãos?
    Eu sonho com o dia em que todos possam ser vegetarianos e nenhum animal tenha mais que morrer para alimentar seres humanos. Só que o que estou fazendo é por uma boa causa. Quero ajudar a divulgar esta e outras técnicas para que todos saibam que podem ter o seu sustento garantido e assim viverem mais seguros.

• Claudio escreveu: »

Claudio, eu te respeito pra caramba, mas vamos ser sinceros. Dificilmente haverá fim para a miséria. Desde que o ser humano começou a viver em sociedade, sempre houve aqueles que tem mais e aqueles que tem menos. E, aqueles que tem mais (não é uma regra isso) de uma forma ou de outra, comandará / mandará naqueles que tem menos. Eu acredito que, nem em tribos indigenas mais "atrasadas" o povo vive de igual maneira.

Agora, se for para diminuir a fome, como eu disse, uma forma seria implementar praças / bosques com arvores frutiferas, onde as pessoas de determinada comunidade pudessem compartilhar, mas para isso teria que ter um gerenciamento para que todas as familias recebessem quantidades iguais de frutas. Isso elimina a fome? Não totalmente, mas ajudaria bastante.

Outra coisa que ajudaria a diminuir a fome seria, em vez de arvores paisagisticas nas calçadas, arvores frutiferas. O problema seria os vandalos que pegariam so para estragar, e voce sabe que esse tipo de pessoas existem.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    sybok escreveu: »
    Qual a diferença entre o software livre e o software comercial tradicional?
    A grande diferença é que o software livre permite que você tenha acesso a todo o código do programa, faça modificações nele e o distribua. Esta diferença permite toda uma evolução na informática que o software proprietário não permite.

The_Doctor escreveu: »
    Dificilmente haverá fim para a miséria.
    Acho possível a eliminação da miséria se ninguém depender mais de ninguém para ter seu sustento. As aplicações sustentáveis permitem o empoderamento dos mais pobres. Se antes as pessoas precisavam de terra para plantar, hoje não precisam mais se usarem a hidroponia e derivados. Isto parece pouco, mas já é um começo de um grande trabalho colaborativo que pode tirar todos da miséria.

Estamos caminhando para um mundo onde tudo será baseado no conhecimento. Então se o conhecimento for compartilhado entre os mais pobres estes saberão como se livrar da dependências dos mais ricos ou do governo.

Acredito que em grande parte o ser humano é produto do meio. Como vivemos num meio que leva as pessoas a serem egoístas. Situações como a que você citou de individualismo acontecem. Mas se as pessoas aprendem que colaborando podem prosperar e o meio impõe isto a elas, elas cooperam e boas ideias como a das árvores frutiferas que você deu podem prosperar.

• Na boa, Claudio, mas acho que as pessoas só começariam a cooperar uma com as outras se 80%, no minimo, de pessoas desaparecessem da face da Terra. Aliás, comunidades com poucas pessoas podem vir a ser mais cooperativas, mas com o aumento da população, irão aparecer aqueles que mandarão e explorarão, e a miseria começara novamente.

Veja um exemplo: Estão querendo fazer colonias em Marte, certo. No inicio, vai haver a cooperação para poderem sobreviver ao ambiente hostil. Não dou 50 anos para alguem começar a fazer algum tipo de exploração, por lá.

Total de Mensagens:
    A miséria vem sendo gradualmente eliminada. Estamos bem melhor que no passado. Acontece que não há soluções mágicas, instantâneas e duradouras. Aceite isto.

Além disto, a escassez é a situação natural, não a abundância. A história da humanidade é uma contínua luta contra a escassez.
    Até mesmo na natureza as populações de cada espécie são limitadas pela disponibilidade de recursos. Temos um controle maior porque somos capazes de produzir nosso alimento, mas, assim como os demais seres vivos, continuamos a nos reproduzir irresponsavelmente até nos chocarmos contra o limite de recursos. Ou seja, sempre haverá uma boa parte da população vivendo no limite, que é a miséria.
    Post edited by Fernando_Silva on
    Linux e depois softwares livres são um exemplo são um exemplo do sucesso da colaboração e compartilhamento do conhecimento.
    Há um lugar para essa filosofia e um lugar para a competição darwiniana da livre iniciativa e da propriedade privada.
    Precisamos das duas. São complementares, não conflitantes.
  • Claudio escreveu: »
    sybok escreveu: »
    Qual a diferença entre o software livre e o software comercial tradicional?
    A grande diferença é que o software livre permite que você tenha acesso a todo o código do programa, faça modificações nele e o distribua. Esta diferença permite toda uma evolução na informática que o software proprietário não permite.
    Isso foi uma pergunta retórica, o próprio Sybok respondeu no restante da mensagem que você ignorou.

• Isso está me parecendo uma versão modernizada de galinheiro....criar galinhas para comer na própria casa.
  • Isso está me parecendo uma versão modernizada de galinheiro....criar galinhas para comer na própria casa.

Sim, é.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Isso está me parecendo uma versão modernizada de galinheiro....criar galinhas para comer na própria casa.
    A aquaponia não é uma versão modernizada de galinheiro. Até porque quem pode ter um galinheiro é um privilegiado que pode ter acesso à terra. A aquaponia é uma técnica recente que permite que pessoas que não possuem nenhuma terra possam ter um cultivo e assim, garantir sua autossuficiência alimentar.

Se os mais pobres aprenderem a cultivar em casa sua própria comida, isto irá diminuir a oferta de mão-de-obra barata e elevará o ganho dos trabalhadores. Além de tornar as pessoas mais independentes do governo e das empresas.

• E como estão os peixes? Mande notícias e atualizações.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.