Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Sobre o suicídio

Bom, eu realmente não me acho a pessoa mais indicada para criar um tópico como esse, mas não achei nenhum, a não ser que esteja bem lá nas profundezas do fórum.
O que os membros deste fórum acham a respeito desse assunto ? Já deu para notar que é como se ele fosse um tabu. Dificilmente se fala sobre isso, é até mais fácil se falar sobre homicídios. E na maioria absoluta das vezes as pessoas dizem que quem se mata é covarde, que não temos direito de tirar a própria vida, os cristãos dizem que quem se suicida já está condenado porque perdeu o direito a uma segunda chance (no caso de o que está escrito no Apocalipse ser mesmo verdade), os espíritas dizem que quem se suicida nunca tem paz, porque vai para um lugar chamado Vale dos Suicidas, etc.
Quanto à essa última afirmação, acreditarei quando alguém se suicidar, for até esse local e retornar trazendo uma prova irrefutável da existência dele. Porque sempre acreditei e sempre vou acreditar - opinião minha desde que me entendo por gente, ninguém me condicionou a acreditar nisso - que, quando a gente morre, seja por morte natural, por doença, por suicídio, assassinato, é GAME OVER. A gente não vai para lugar nenhum. Atenção, eu não estou afirmando isso, afinal eu estou vivo, nunca morri e espero não morrer tão cedo. É no que eu ACREDITO.
Retomando o fio da meada. Quanto a mim, por muito tempo eu também achei que quem se suicidava era um covarde. Mas como sou curioso por natureza, depois entrei em alguns sites que tratavam desse assunto e vi algumas matérias, e também depoimentos de pessoas - de adolescentes a pessoas de mais idade, na faixa de 40/50 anos - que não estão satisfeitas com a vida, que querem desistir dela. Dá pra notar, dentre esses, dois tipos: um é o que quer morrer por algum motivo específico ou uma conjunção de vários deles, que fazem com que sua vida seja terrível, e que muitas vezes não suporta este nosso mundo (que, convenhamos, mesmo para quem não tem vontade de tirar a sua vida, já não é fácil ver só aquelas pessoas que não prestam se darem bem, imagine como é para quem se sente impelido a dar adeus a tudo) - e uma coisa que sempre dizem, nesses caso, é para a pessoa não se desesperar, porque todo problema tem solução; alguns NÃO TEM. O outro é o que não tem um motivo aparente para não querer viver, tem até um bom emprego, uma boa família (pais, irmãos, marido/esposa, filhos, etc), mas que, ainda assim, sente-se sem ânimo para continuar vivendo, muitos só continuam fazendo-o por causa dos parentes e/ou amigos.
Um desses depoimentos que li, terminou com a seguinte pergunta: quem é mais covarde, a pessoa que não sente mais vontade de viver, que até mesmo quer morrer e até já quis se matar mas não tem coragem de abreviar a sua existência, ou aqueles que conseguem fazê-lo ?
Porque, se antes eu achava quem tira a própria vida como covarde, já há algum tempo não penso mais assim. Não concordo é com o homicídio, e com isso nunca vou concordar, ninguém tem o direito de tirar a(s) vida(s) de outra(s) pessoa(s) - mas nunca direi que uma pessoa não tem o direito de tirar a sua própria vida. Me parece bem claro que tirar a própria vida, utilizando seja lá que método for, me parece qualquer coisa, mas decididamente eu não acho que é algo para pessoas que eu chamaria de covardes (estas desistiriam no meio do caminho e continuariam a ser infelizes para sempre).
Enfim, é isso. Eu não tenho a menor vontade de me matar. Mas não o condeno as pessoas que queriam fazê-lo e conseguiram levar isso a cabo. Antes eu reprovava. Agora, não mais.
Post edited by Luiz_Brown on
«13

Comentários

• 59 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Acho que é um direito de cada um. Ninguém perguntou se queríamos nascer. Pelo menos, devemos ter o direito de morrer na hora em que quisermos.

Há culturas, como a japonesa, onde é aceitável lavar a própria honra por meio do suicídio.
  • e uma coisa que sempre dizem, nesses caso, é para a pessoa não se desesperar, porque todo problema tem solução; alguns NÃO TEM
    talvez a morte não seja o fim do problema e sim o inicio de outro ainda maior
    e uma coisa que sempre dizem, nesses caso, é para a pessoa não se desesperar, porque todo problema tem solução; alguns NÃO TEM

vejo como uma grave pertubação,mas desde quando a morte é solução para alguma coisa ?
    e se continuar doendo depois da morte ?
    Eu não tenho a menor vontade de me matar. Mas não o condeno as pessoas que queriam fazê-lo e conseguiram levar isso a cabo. Antes eu reprovava. Agora, não mais.

mas o que é isto, uma apologia ao suicídio ?
    Porque sempre acreditei e sempre vou acreditar - opinião minha desde que me entendo por gente, ninguém me condicionou a acreditar nisso - que, quando a gente morre, seja por morte natural, por doença, por suicídio, assassinato, é GAME OVER.

vivenciar experiências é o que forma nossas opiniões

o caso é particular não cabe generalizar,é mesmo complicado.
    a depressão é um dos fatores que mais leva ao suicídio:
    sem motivo aparente aparece um desanimo "a crise da desistência" ha falta de interesse para tudo.
    algumas pessoas se colocam na posição de vitimas do destino, sentem se incapacitadas a tudo e seus pensamentos negativos criam nelas doenças reais como uma auto punição.
    algumas passam a desafiar a morte irresponsavelmente se entregam a vícios e riscos desnecessários, ou então se entrega ao ostracismo a espera da morte.
    Este desinteresse pela vida normalmente tem como causa o "egoismo" que diante do mundo sente um vazio.
    resumindo ninguém é tão miserável que não tenha algo de si mesma para dar ao outro.

sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_Silva disse: Acho que é um direito de cada um. Ninguém perguntou se queríamos nascer. Pelo menos, devemos ter o direito de morrer na hora em que quisermos.

de novo com esse argumento ilógico:

como perguntar a alguém que não existe se gostaria de nascer?
    Mas o que é isto uma apologia a esquizofrenia ?
    sinto logo existo!
  • Eu quando tentei o suicídio estava dopado de remédios que anularam meu medo , então achei que a maneira mais racional de não causar mal a ninguém nem a mim mesmo era o suicídio . Hoje não faria pela dor que causaria as pessoas que me amam .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • sybok disse: Nunca pensei em termos de "inferno" ou "purgatório" ou o que fosse, mas se tinha que lidar com a situação, poderia ser que, sei lá... acabasse passando varias vidas tendo depressão e me matando, até ficar forte o suficiente para lidar com isso.
    Nesse caso eu poderia estar aumentando o tempo de duração da depressão e teria que tomar coragem muitas vezes para me matar sei lá de que modo durante não sei quantas vidas consecutivas...
    Pela precaução achei melhor enfrentar o problema uma única vez não me matando.

viu como a doutrina espirita te ajudou !
    sinto logo existo!
  • Não compare o Hinduismo com essa salada tosca chamada Espiritismo o qual tenta usurpar seus elementos.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: vejo como uma grave pertubação,mas desde quando a morte é solução para alguma coisa ?
    e se continuar doendo depois da morte ?
    Eu não tenho a menor vontade de me matar. Mas não o condeno as pessoas que queriam fazê-lo e conseguiram levar isso a cabo. Antes eu reprovava. Agora, não mais.

mas o que é isto, uma apologia ao suicídio ?

Como é ?
    Eu poderia concordar que eu estaria fazendo apologia ao suicídio se eu estivesse incentivando o mesmo. Eu não estou - onde você enxergou o contrário ? Porém, daí a condenar (repito, já fiz parte da maioria absoluta das pessoas que condena, chama quem tira a própria vida de covarde e coisa e tal), a distância é pra lá de grande, o que foi tão difícil de entender ?

• sybok disse: CRIATURO disse:
    viu como a doutrina espirita te ajudou !

A "possibilidade" hinduísta foi um dos fatores de decisão...

então meu amigo, independente do grau de veracidade tanto os ensinamentos cristãos quanto os espiritas pode ser considerados bons exemplos a serem seguidos, pois muitos foram salvos por eles.
    E fico contente por você não ter cometido esse equivoco.
    sinto logo existo!
  • Percival disse: Não compare o Hinduismo com essa salada tosca chamada Espiritismo o qual tenta usurpar seus elementos.
    não conheço,mas se for aquela que ensina a encarnação humana em animais talvez voce esteja certo!
    sinto logo existo!
  • Luiz_Brown disse: o que foi tão difícil de entender ?

mas o que é isto ? Uma apologia ao suicídio?
    sinto logo existo!
  • @CRIATURO já vi que você não conhece.
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: mas o que é isto ? Uma apologia ao suicídio?

O CD está arranhado, Criaturo ? Já respondi o que você queria, não vou repetir tudo de novo.
    Você QUER que eu condene a qualquer custo quem toma essa decisão, pelo visto. O que não farei.

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Alguém disse que o suicídio é a única questão filosófica relevante.

O ato é moralmente condenável, mas não dá prá julgar quem o comete.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Mas no geral as pessoas não julgam das mais diversas formas? Inclusive usando dogmas religiosos?
    ― Winston Churchill

• Conheci um rosa cruz que disse lembrar no dia que seus amigos espirituais vinham o acompanhando para renascer na terra ,mas ele estva morrendo de medo e dizia eu não quero nascer neste mundo de sofrimento esta tão bom aqui...............certa vez sonhei que entraram tres homens vesatido de branco no meu quarto ao perceber que iriam me levar dissse que antes queria me despedir , pois achava que iria morrer, eles ignoraram o meu pedido e me levaram na hora.
    sinto logo existo!
  • Dá pra notar, dentre esses, dois tipos: um é o que quer morrer por algum motivo específico ou uma conjunção de vários deles, que fazem com que sua vida seja terrível, e que muitas vezes não suporta este nosso mundo (que, convenhamos, mesmo para quem não tem vontade de tirar a sua vida, já não é fácil ver só aquelas pessoas que não prestam se darem bem, imagine como é para quem se sente impelido a dar adeus a tudo) - e uma coisa que sempre dizem, nesses caso, é para a pessoa não se desesperar, porque todo problema tem solução; alguns NÃO TEM. O outro é o que não tem um motivo aparente para não querer viver, tem até um bom emprego, uma boa família (pais, irmãos, marido/esposa, filhos, etc), mas que, ainda assim, sente-se sem ânimo para continuar vivendo, muitos só continuam fazendo-o por causa dos parentes e/ou amigos.
    Bom, eu sou contra o suicídio, mas não tenho o direito de julgar ninguém que tenha seguido esse "caminho sem volta". Sofrimento físico ou moral, desespero, perda da alegria de viver... tudo isso pode levar uma pessoa a um descontentamento tão grande com a vida, que a única saída para ela acaba sendo o suicídio. Antes de zombar e desprezar um suicida, eu preciso pensar: "Mas o que aconteceu com essa pessoa, para que ela perdesse a vontade de viver?", e "O que eu faria no lugar dela, se exatamente o mesmo ocorresse comigo?".
    Não, não posso condenar um suicida, mas posso torcer para NUNCA passar pelas situações de estresse pelas quais ele passou.
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Acho que é um direito de cada um. Ninguém perguntou se queríamos nascer. Pelo menos, devemos ter o direito de morrer na hora em que quisermos.
    de novo com esse argumento ilógico:

como perguntar a alguém que não existe se gostaria de nascer?
    Mas o que é isto uma apologia a esquizofrenia ?
    Se Deus é realmente todo poderoso, ele terá meios para fazer isso.
    Por exemplo, nos dar a opção de nascer numa família rica e feliz. Ou existir apenas como espírito. Ou um monte de opções que nem conseguimos imaginar, mas que poderíamos sugerir antes de encarnar na Terra.
    Em vez disto, um dia descobrimos que estamos aqui e não podemos fazer nada para ir embora a não ser sofrermos até morrer ou nos matarmos.
  • Fernando_Silva disse: Se Deus é realmente todo poderoso, ele terá meios para fazer isso.

por que tenta Deus a ser irracional ?
    Fernando_Silva disse: Por exemplo, nos dar a opção de nascer numa família rica e feliz. Ou existir apenas como espírito. Ou um monte de opções que nem conseguimos imaginar, mas que poderíamos sugerir antes de encarnar na Terra.

parabéns! sua visão espiritual evolui, as opções estão ai, assim decidimos por nós e pelos os outros, quando não da muito certo ainda poderemos aproveitar esta experiência para começarmos outra.
    Fernando_Silva disse: Em vez disto, um dia descobrimos que estamos aqui e não podemos fazer nada para ir embora a não ser sofrermos até morrer ou nos matarmos.

o problema não é onde estamos e sim como estamos, o céu mora ao lado do inferno do nosso "eu" onde vamos ele nos acompanha , o mais sábio é procurar a felicidade dentro de nós mesmos, decida ser feliz e ninguém poderá tirar isso de voce, a não ser você mesmo.
    o corpo humano alcançado os limites da dor física, desliga-se.
    o preço que pagamos pela dor é o prazer, podemos viver sem ele(s) ?
    sinto logo existo!
    Não respondeu.
  • a maioria pode fazer algo para ser feliz, ao invés de ficar de mimimimi aguardando a morte chegar.
    sinto logo existo!
  • Ó sábio Criaturo,

Imagine duas situações de suicídio:
    1) um garoto brasileiro, de 16 anos, após ser desprezado pelo seu primeiro amor (uma menina da mesma escola ou do condomínio), entra em desespero e comete suicídio;
    2) um alemão de meia idade,que ajudou os vizinhos judeus a escapar, tem a casa cercada pela Gestapo e tem apenas uma bala no revólver, entra em desespero e comete suicídio.
    No primeiro caso, o moleque foi imbecil e irresponsável, pois poderia muito bem esquecer a menina que não o correspondeu e tentar um novo amor. No segundo caso, o alemão NÃO TINHA SAÍDA: por mais durão que fosse, após a captura pela Gestapo, só poderia esperar prisão, tortura e morte. Desta forma, podemos perdoar o segundo suicida mas nunca o primeiro: um deles tinha saída e o outro não.
    Ou você acredita que, filosoficamente, AMBOS parecem justificáveis?
  • capitão Aza

o mais importante é conseguirmos nos perdoar

assassinatos são passiveis de julgamentos alheios ja que atinge a sociedade, porem só cabe ao suicida auto julgar-se, se tive decretado pena de morte a si mesmo injustamente sentira remorsos.
    Isto considerando que morte do corpo não mate tambem a consciência, para o ateu o importante é aliviar dor, ja que a morte eterna é só uma questão de mais algum tempo.
    se a morte é inevitável para que ficar sofrendo não é mesmo ?
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: o mais importante é conseguirmos nos perdoar
    Não respondeu. A pergunta do Azathoth não tem nada a ver com sentimento de culpa.
  • Exato, Fernando Silva!

O meu irmão gêmeo NÃO respondeu, como sempre. E aqui vai mais um pouco de "lenha na fogueira":
    3) um jovem palestino, treinado como homem-bomba, entra numa lanchonete em Tel Aviv, explode a si mesmo e mata mais 30 pessoas inocentes. ESTE tipo de suicídio também é justificado, Criaturo?
    Eu acho que não! E o que dizer das pessoas que chegaram à beira do suicídio, refletiram um pouco e desistiram da ideia, se tornando pessoas úteis e produtivas para a sociedade?
    Criaturo, PARE de ver os ateus como pessoas amargas, melancólicas e sem sentido na vida. Talvez a vida não tenha mesmo um sentido sobrenatural, mas podemos dar um sentido à nossas vidas, esquecendo de nós mesmos e nos dedicando a uma causa maior:
    - a família;
    - a arte;
    - a ciência;
    - os esportes;
    - a política.
  • Azathoth disse: 1) um garoto brasileiro, de 16 anos, após ser desprezado pelo seu primeiro amor (uma menina da mesma escola ou do condomínio), entra em desespero e comete suicídio;

Cada um sabe onde aperta o próprio calo
    Azathoth disse: No segundo caso, o alemão NÃO TINHA SAÍDA: por mais durão que fosse, após a captura pela Gestapo, só poderia esperar prisão, tortura e morte.

poderia ter sido um dos milhares que sobreviveria, mas sua "vidência" não lhe deu chance de vida.

Azathoth disse: 3) um jovem palestino, treinado como homem-bomba, entra numa lanchonete em Tel Aviv, explode a si mesmo e mata mais 30 pessoas inocentes. ESTE tipo de suicídio também é justificado, Criaturo?

pela crença dele sim
    Azathoth disse: PARE de ver os ateus como pessoas amargas, melancólicas e sem sentido na vida. Talvez a vida não tenha mesmo um sentido sobrenatural, mas podemos dar um sentido à nossas vidas, esquecendo de nós mesmos e nos dedicando a uma causa maior:
    - a família;
    - a arte;
    - a ciência;
    - os esportes;
    - a política.

pessoas que creem no final da própria existência , são pessoas pessimistas.
    é viver a espera do fim que não faz sentido algum
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.