Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Percival: Uma norma para acabar com os quadrinhos nacionais

2

Comentários

• Percival disse: Quando se fala de quadrinhos o problema é que o material impresso perdeu pro material digital e outras mídias. Maurício de Souza ficou parando enquanto a revolução acontecia e pagou por não fazer nada

Pra minha sorte, consegui baixar os gibis da Turma da Mônica Jovem, mas comprei em papel os que achei e pretendo completar a coleção. Pra meu azar eu quebrei o braço esquerdo e não estou podendo ir a São Paulo. Queria ver o que acho no Sebo do Messias. Inclusive porque vários dos que baixei são tão mal escaneados que nem dá pra se ler o texto.

Agora se em papel se faz isso, imagina em digital, pronto e bonito?

Percival disse: Só que Maurício de Souza nunca deu crédito a essas pessoas que por trás dos bastidores mantiveram (e mantém) a fama dele. Pode ser que tenha mudado, mas nas publicações antigas nem naquelas letrinhas miúdas davam informações de quem roteirizou e ilustrou as histórias.
    Realmente isso é uma pena, mas não me lembro de tais créditos serem comuns nos gibis. Já viu algum assim nos gibis com personagens Disney? Fosse eu o dono da empresa, não hesitaria em deixar claro, já no início, o que foi obra de quem. Eu faria até mais: convidaria os leitores a participarem do trabalho, enviando histórias por eles boladas. As que fossem aceitas, seriam publicadas e o leitor receberia o crédito e unzinho de money pra se sentir mais estimulado a continuar colaborando...

Percival disse: Temos grandes redes como Cultura e Saraiva.
    Ah sim... Mas além de livrarias, também são editoras... Ou me enganei?

Percival disse: Que é uma coisa que soa a princípio comercial.
    Tem que ser comercial... O além disso virá se as vendas se sustentarem...
  • PercivalPercival Membro
    edited agosto 2014 Vote Up0Vote Down
    Botanico disse: Realmente isso é uma pena, mas não me lembro de tais créditos serem comuns nos gibis. Já viu algum assim nos gibis com personagens Disney? Fosse eu o dono da empresa, não hesitaria em deixar claro, já no início, o que foi obra de quem. Eu faria até mais: convidaria os leitores a participarem do trabalho, enviando histórias por eles boladas. As que fossem aceitas, seriam publicadas e o leitor receberia o crédito e unzinho de money pra se sentir mais estimulado a continuar colaborando...

Ao menos no caso dos Gibis Disney você sabe quem criou as histórias, até teve um evento (acho que foi até no Sul se não me engano) com esses criadores.

http://www.universohq.com/materias/hqs-disney-brasil-criadores-e-criaturas/

Achei: http://www.papodebudega.com/2013/06/uma-pequena-aventura-em-um-evento-de.html

Botanico disse: Ah sim... Mas além de livrarias, também são editoras... Ou me enganei?

Algumas como saraiva são, mas tem editoras que trabalham com os dois mercados: Bancas e Livrarias.

Isso depende da editora.

Botanico disse: Tem que ser comercial... O além disso virá se as vendas se sustentarem...

O que eu vejo que é interessante no caso de Mônica Jovem que os números mais vendidos foram as primeiras edições, depois teve uma queda depois subiu com uma história com o beijo da Mônica e do Cebola, nem sei como está mais esse lance de vendas porque é tão mal divulgado:

BeijoCebolinhaMonica.jpg

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Botanico disse: Pra minha sorte, consegui baixar os gibis da Turma da Mônica Jovem, mas comprei em papel os que achei e pretendo completar a coleção. Pra meu azar eu quebrei o braço esquerdo e não estou podendo ir a São Paulo. Queria ver o que acho no Sebo do Messias. Inclusive porque vários dos que baixei são tão mal escaneados que nem dá pra se ler o texto.

Já tentou achar e comprar na Estante Virtual?

http://www.estantevirtual.com.br/q/mauricio-de-souza

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Ao menos no caso dos Gibis Disney você sabe quem criou as histórias, até teve um evento (acho que foi até no Sul se não me engano) com esses criadores.

Ah! Vendo os créditos nas últimas páginas do Mônica jovem, verifiquei que sim, eles são atribuídos... discretamente.

Percival disse: O que eu vejo que é interessante no caso de Mônica Jovem que os números mais vendidos foram as primeiras edições, depois teve uma queda depois subiu com uma história com o beijo da Mônica e do Cebola, nem sei como está mais esse lance de vendas porque é tão mal divulgado:

É o lance de não desmentir, de uma hora para outra, a personalidade arrogante do Cebola. Vejamos o que vai dar agora, que a Mônica largou dele para ficar com o DC.
    Valeu pela dica, já que não estou em boas condições para viajar.

• Botanico disse: Ah! Vendo os créditos nas últimas páginas do Mônica jovem, verifiquei que sim, eles são atribuídos... discretamente.

Acredito que ele faça isso porque quem encabeça é Marcelo Cassaro e Petra Leão. Aliás até os vícios em alguns personagens lembra Holy Avenger (publicação do Cassaro).

Botanico disse: É o lance de não desmentir, de uma hora para outra, a personalidade arrogante do Cebola. Vejamos o que vai dar agora, que a Mônica largou dele para ficar com o DC.

Nem gosto muito da ambientação de Mônica Jovem, sinceramente acho melhor o Luluzinha Teen.

― Winston Churchill

• Percival disse: Nem gosto muito da ambientação de Mônica Jovem, sinceramente acho melhor o Luluzinha Teen.

Não sei bem o que quer dizer com ambientação, mas para mim, acho que os diálogos deveriam ser mais bem pensados
  • Botanico disse: Não sei bem o que quer dizer com ambientação, mas para mim, acho que os diálogos deveriam ser mais bem pensados

Exatamente, acho que o Cassaro fica muito podado por conta do Maurício. O que é diferente em Luluzinha Teen pelo menos nas histórias que eu li. Não que a segunda seja uma coisa politicamente incorreta, mas entrega na maioria das vezes boas histórias.

― Winston Churchill

• “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• sybok disse: Desde quando pais de família assistem little pony?

Desde que eles comecem a ver Discovery Kids com seus filhos.

― Winston Churchill

• BotanicoBotanico Membro
    Tava achando que essa comix aí devia ser fraude. Fiz uma compra de valor alto, 288 pilas há mais de duas semanas, por 5 gibis e até agora nada de entrega pelo sedex. Já os da estante virtual têm sido entregues e dadas satisfações quando não há no estoque.

Bem, depois de uma queixa minha me entregaram hoje (25 de agosto de 2014), mas os da estante virtual foram mais rápidos... Sábado em vou para a Bienal e vou ver se no Sebo do Messias tem o que eu quero. Senão vai na inter mesmo. Mas ao menos a coleção está enchendo e depois vou discutir um pouco com uma psicóloga sobre certos aspectos que achei nesses roteiros da TMJ.

Post edited by Botanico on
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Percival
    Saudações aos demais participantes
    Sybok disse: Desde quando pais de família assistem little pony? (Você não conta Percival... kkk)

Puxa Sybok, eu entendo o Percival... E acho legal esse lado dele ;) ....hahahaha

Sybok disse: Qualquer juiz pode interpretar que anunciar nesses canais é dirigir a publicidade ao publico que assiste o programa, o que significa publico infantil.

Estive lendo os links para melhorar meu entendimento sobre o assunto... Concordo com o Flávio Calazans*(Comentário no post do Poderoso Porco - Lucas Ed.)

Daí vc está certo sim Sybok, tudo pode ser generalizado no meio jurídico, pois existe a tal Jurisprudência... Não estou criticando a termo generalista, pois em alguns casos a mesma ajuda a amenizar erros de interpretação quando aplicada a leis pouco funcionais(ou desinteligentes)... o que permite estabelecer parâmetros confusos na hora de analisar o que é uma simples propaganda comercial de uma apelativa "lavagem" cerebral "às pobres crianças tão ingênuas"...rs

Puxa, hj em dia ainda existem crianças tão ingênuas assim ???

Ou os pais que não "param" (falta de tempo?) para participar do mundo de seus filhos, e assim compreender o universo dos mesmos para melhor orientá-los...

(*) http://melhoresdomundo.net/eu-tenhoovoce-nao-te-em-ou-o-lance-da-publicidade-infantil-e-todo-o-mimimi-e-zumzumzum-gerado-por-ela/

abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Silvana disse: Ou os pais que não "param" (falta de tempo?) para participar do mundo de seus filhos, e assim compreender o universo dos mesmos para melhor orientá-los...

Não basta ser pai nem mãe tem que participar. Senão, não tenha filhos.

É um pensamento bem radical, sei. Mas é sincero.

― Winston Churchill

• Brigadão, Percival. Graças às suas dicas, consegui completar minha coleção da Turma da Mônica Jovem e ainda consegui as edições especiais. Agora tem algum jeito de se falar com os roteiristas que não sejam pelo que sugerem nas revistas? Já mandei uns dois emails pra lá e os caras nem dão pinta de que receberam. Deviam ao menos devolver uma mala direta dizendo que receberam a coisa e agradecem a mensagem ou coisa assim...

Valeu
  • Botanico disse: Agora tem algum jeito de se falar com os roteiristas que não sejam pelo que sugerem nas revistas?

Você pode tentar pela página do Facebook dos ditos.

Pelo menos com os dubladores eu consigo algumas respostas, mas nem todos.

― Winston Churchill

• Ih. Complicou. Eu tenho lá a minha página no face e nem sei o que fazer com ela, nem como apagar mensagens velhas... Mas valeu. Obrigado.
  • Outra maneira seria o Twitter.
    ― Winston Churchill

• piorou. Nem sei o que é isso... Sabe que nem celular eu tenho? Sou fóssil total.
  • Botanico disse: piorou. Nem sei o que é isso... Sabe que nem celular eu tenho? Sou fóssil total.

Em outras palavras...voce é um tipo ainti-social.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • @Botanico quais roteiristas você gostaria de falar? Posso deixar o link das páginas pra você.
    ― Winston Churchill

edited outubro 2014 Vote Up0Vote Down
    The_Doctor disse: ainti-social.
    Não sei o significado deste termo ainti-social... Anti social... bem, parece se referir a alguém que não gosta de viver em sociedade, é isso? Ou pode ser mais?
    Sabe, lá numa dessas revistas dos testemunhas de jeová, falava sobre as redes sociais e o milhão de amigos. Sacomé, parece que alguém pede pra ser amigo ou o próprio face diz que alguém é amigo de fulano e se você não quer ser amigo também.... E de repente, se perceber, você já tem um milhão de amigos.

Mas voltando ao jeová em questão, a fulana da página estava em depressão, passando mal, postando mensagens em que falava em suicídio, etc e tal. NENHUMA MENSAGEM do milhão de amigos veio em retorno, nenhuma força, apoio, nada. E no fim ela se suicidou mesmo.

Aconteceu algo semelhante na Inglaterra, onde uma adolescente que sofria bullyng acabou também se suicidando. Seus pais postaram uma mensagem familiar de emoção e despedida da filha perdida e como resposta vieram um monte de gozações do tipo: _ Ei mãe! Tô com falta de ar! Vem abrir o caixão para eu respirar....

É... Há muitas formas de se ser anti social.
    Oi Percival
    Não tenho exatamente um roteirista específico, mas vejamos que na última história que foi lançada, esta de setembro (TMJ 73) eu achei muito boa e é feita a página Fala Maurício com loas e mais loas ao pessoal que preparou a dita cuja e que EXCEPCIONALMENTE identificava os talentos envolvidos nela (ô cara sacana esse aí! Isso não deveria ser excepcional e sim regra!). Quem fez o roteiro desta história foi Petra Leão.

Eu, no caso dessa história específica, eu só acrescentaria umas coisinhas. O caso é que a história segue com o Cebola querendo uma chance de falar a sós com a Mônica, já que ele fez a besteira de dispensá-la e jogá-la nos braços do DC achando que os dois estavam de plano contra ele (o plano na verdade foi armado pela Magali). Agora tá todo arrependido e desejoso de falar com a Mônica, mas ela não atendia aos telefonemas dele, nem respondia aos torpedos e na escola está sempre do lado do DC. Aí Cebola resolve apelar para a mãe da Mônica. Ele aparece ao telefone conversando com a Luísa (mãe da Mônica) querendo ver se ela quebrava o seu galho, mas sua resposta foi dura:
    _ Lamento Cebola! A Mônica não está em casa. E mesmo que estivesse NÃO VOU ajudar você a falar com ela.
    _ D. Dona Luísa? (Cebola com cara de cebola murcha).
    _ Desculpe-me, Cebola! Se minha filha NÃO QUER falar com você... ... ela deve ter seus motivos! Não acho que deva me envolver! (mãe da Mônica sentada no sofá)
    _ Sei que vocês passaram muita coisa... (quadrinho com o Cebola com cara de sungamunga).
    _... Mas ela tem andado tão bem! TÃO FELIZ! - quadro com a Mônica com uma cara de risada bem alegre em cima, mãe dela abaixo também toda sorridente.
    _ Gosto de você, Cebola... - quadro da mãe da Mônica com cara séria.
    _ Mas felicidade da Mônica vem primeiro. E ela está mais feliz SEM você. - quadro com o Cebola com cara de sungamunga ao cubo.

Depois gastam-se duas páginas para se chegar nos amigos do Cebola, que também não se mostram interessados em ajudá-lo. Neste caso aqui eu faria um acréscimo: acima da fala de cada um seria montada esta frase em pensamento que, juntando tudo, ficaria assim:
    _ Se falar de você pra Mônica, meus ouvidos ganharão meia hora de penico. Não vou ferrar minha amizade com ela por sua causa.
    Seria uma maneira de se colocar uma honestidade nas desculpas dadas.

A única que falou com sinceridade foi a Magali, que dizia acreditar no arrependimento dele, mas o melhor jeito de redimir seus erros era deixar que a Mônica fosse feliz ainda que com o outra pessoa. E que ele podia ter boas lembranças dela, mas o mesmo não se podia dizer da Mônica em relação a ele.

Acho que nessas alturas do campeonato faltou algo na minha opinião: a conversa do Cebola com o pai (ou mãe ou ambos). Os jovens buscam primeiro os amigos, mas quando esses em nada ajudam, então vão para esse último recurso.

O Maurício fala até em fazer essa história virar filme e para conversar com ele sobre os caminhos que estão indicando para os personagens (conversar o quê? Como saber se a sugestão chegou se não chega resposta de volta?).

É por aí.
    Grato pela atenção.
  • PercivalPercival Membro
    Botanico disse: Não tenho exatamente um roteirista específico, mas vejamos que na última história que foi lançada, esta de setembro (TMJ 73) eu achei muito boa e é feita a página Fala Maurício com loas e mais loas ao pessoal que preparou a dita cuja e que EXCEPCIONALMENTE identificava os talentos envolvidos nela (ô cara sacana esse aí! Isso não deveria ser excepcional e sim regra!). Quem fez o roteiro desta história foi Petra Leão.

Bom Petra Leão ela escreveu três edições especiais da HQ Holy Avenger contando a origem dos personagens.

Ela é a turma do Cassaro que perderam uma boa oportunidade de se fixarem na HQ nacional, e acabaram indo trabalhar pro Maurício.

Página do Facebook:

https://www.facebook.com/petraleao?fref=ts

Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petra_Leão

No mais é isso até aonde sei. Não acompanho o trabalho no TMJ, mas fez algumas coisas que me marcaram na época da Dragão Brasil/Trama e Talismã.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Brigadão. Vejamos se dá pra conversar com Petra
  • @Botanico apareceu numa banca aqui, 20 reais. Como ainda não me fixei em nada é um investimento que infelizmente não posso fazer:

Bidu-Caminhos-preview-8.jpg

Estava há muito querendo pegar uma dessas Graphic Novels novas.
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.