Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
RIO - O ator do riso fácil, aquela figura frenética, cheia de trejeitos hilários, adorado por gerações, que encarnou tipos antológicos em “Uma babá quase perfeita” e “Bom dia, Vietnã”, esse personagem da vida real foi fatalmente fisgado pela depressão. A notícia da morte do ator Robin Williams, que cometeu suicídio na última terça-feira, aos 63 anos, deixou o mundo, no mínimo, confuso: “mas, afinal, como pôde? Por quê?” Embora esteja presente no jargão popular, a depressão é ainda pouco compreendida pela maioria, dizem especialistas. Outro humorista, o brasileiro Fausto Fanti, do grupo Hermes & Renato, foi igualmente vítima recente desta que é uma doença — não uma simples tristeza — e que pode afetar qualquer um.
A informação sobre a depressão de Williams foi divulgada apenas após a sua morte. Um de seus amigos, o comediante Bob Zmuda, disse que o ator escondia a doença através da comédia. Mas ela era grave e completava algumas décadas, segundo familiares. Além de situações da vida, ou seja, os fatores ambientais, a herança genética também influencia a sua ocorrência. Por isso, estima-se que uma pessoa que sofreu algum episódio de depressão tem 50% de chance de ter o segundo; se foram dois, a propensão para um terceiro sobe para 70%; e se chegou a três, há 90% de probabilidade de ocorrer uma quarta crise.
— É possível se curar da depressão. Ter uma crise e nunca voltar a ter outra. Mas estas pessoas que abriram esta porta precisarão ficar vigilantes para o resto da vida — comentou o psiquiatra Flávio Alheira, do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do hospital da UFRJ e coordenador da residência médica da psiquiatria na universidade. — O tratamento pode evitar que uma depressão leve se torne severa. É uma doença que pode ser grave e levar à morte, por isso é preciso ter muita atenção a ela.
MAIORIA NÃO RECEBE TRATAMENTO
Hoje, no entanto, a maioria dos que sofrem depressão não recebe tratamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são seis a cada dez na América Latina que não procuram ou não conseguem qualquer suporte. Mas e no caso de Williams, a quem não faltava consciência ou recursos para tratar-se?
— Não sei a história clínica do ator, mas mesmo uma pessoa que tenha infraestrutura para ter o melhor tratamento às vezes tem dificuldade de aderir a ele, nega a doença, se recusa a ser internado quando há necessidade, não tem apoio da família — exemplifica Alheira. — E ainda há um enorme tabu com a depressão. Daí surgem aqueles frases do tipo: “isso é preguiça”, “falta força de vontade”.
Para o professor de psiquiatria da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Paulo Mattos, este estigma vem de uma certa banalização do termo.
— A depressão é uma doença, não é uma simples tristeza. É normal ficar triste quando alguém querido morre, quando um relacionamento termina. A tristeza faz parte — explica. — Mas hoje é comum dizer que está deprimido e tomar medicamento sem necessidade.
Ao contrário da tristeza, há alterações químicas cerebrais no caso da depressão. Mesmo assim, o diagnóstico da doença ainda é clínico, ou seja, é o médico que avalia o quadro a partir dos sintomas. Dois deles são os principais: a tristeza, de fato, precisa estar presente; e a ausência de prazer para qualquer atividade, mesmo aquelas que antes deixavam a pessoa feliz. Outros sinais, como insônia, diminuição do desejo sexual e compulsão alimentar estão entre eles; e, além disso, o histórico familiar da pessoa.
— Por mais que se busque, pesquisadores ainda não conseguiram identificar marcadores biológicos que estejam associados com a depressão. Aliás, no ramo da psiquiatria, a única doença que começamos a conseguir traçar estes biomarcadores é o mal de Alzheimer. Por isso é difícil prever quem tem maior risco ou ter algum exame para ele — comenta Mattos.
O luto, por exemplo, pode ter sintomas semelhantes ao de uma depressão. A diferença, explica Alheira, é a duração: entre três a seis meses, a pessoa começa a se recuperar. No caso da doença, eles são mais duradouros. E, às vezes, sem motivo aparente. Também não escolhe idade, nem classe social. Mas há, sim, alguns padrões: pessoas solitárias, sejam solteiros ou viúvos, têm maiores chances de desenvolver o problema; mulheres também são mais propensas. Em média, 20% delas e 13% deles terão depressão em algum momento da vida.
Além disso, alcoolismo e abuso de drogas aumentam esse risco de depressão, assim como o de suicídio. Cerca de dois terços de todas as pessoas que cometem suicídio têm depressão ou alcoolismo. E um em cada três que sofrem de depressão também têm problemas com abusos dessas substâncias. Portar doenças neurológicas, como as demências e o mal de Parkinson, é outro fator de risco.
O ator se internou diversas vezes em clínicas de reabilitação nos últimos 20 anos para lutar contra o alcoolismo e o abuso de drogas, como a cocaína. A última delas, em julho. Ontem, a viúva de Williams, Susan Schneider, chegou a afirmar que ele tinha recebido recentemente a notícia de que estava na fase inicial do Parkinson.
CRIATIVOS SERIAM MAIS PROPENSOS
Vários pesquisadores acreditam que os mais criativos são, também, os mais afetados pelo distúrbio. Simon Kyaga, do Instituto Karolinska, mostrou em 2012 que aqueles em profissões criativas tinham mais chances de, além de depressão, sofrer de outros transtornos psiquiátricos, como ansiedade e bipolaridade. Portanto, atores, escritores, cientistas, artistas estariam neste ‘“seleto” e ‘“romântico” grupo, relação sobre a qual não se tem consenso entre especialistas.
— Não existe esta comprovação. A única relação entre atividade profissional e distúrbio psiquiátrico que se tem descrita é o caso de bailarinas e modelos com o transtorno alimentar — garante Alheira.
De maneira geral, segundo a OMS há 350 milhões de casos no mundo. A média é de 5% na população da América Latina, mas a incidência pode superar os 10% em algumas regiões. E esta, de acordo com o órgão, está entre as principais causas de incapacidade e perda de qualidade de vida na população. Uma pesquisa da Mayo Clinic concluiu que entre 2% a 9% dos deprimidos chegam ao suicídio, embora outras estatísticas estabeleçam níveis ainda maiores.
Uma vez livre da crise depressiva, a pessoa precisa ficar atenta aos seus sinais no futuro e evitar possíveis gatilhos, por exemplo o álcool. A atividade física é comprovadamente benéfica contra o mal, assim como ter boas noites de sono, controlar o estresse, a alimentação, manter vida social e buscar os tais momentos felizes.
O tipo de tratamento vai depender da gravidade da depressão, e pode incluir a associação de psicoterapia e medicamentos. Menos conhecida é a eletroconvulsoterapia, mas segundo Alheira por preconceito (“Acham que é igual a choque elétrico") e preço (R$ 1000 por sessão, de um mínimo de oito sessões). Grande parte dos remédios surgiu nos anos 1950; novos vieram depois, mas, garante Alheira, a eficácia de todos gira em torno de 60%. Há poucos avanços nessa área. Para o futuro, espera-se a chegada da estimulação magnética, hoje em estudo, já que seus resultados ainda não foram os mais promissores.
http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/mortes-de-robin-williams-fausto-fanti-revelam-quanto-depressao-subestimada-13610200
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Saudações aos demais participantes
Bem, tenho quase todas as características acima...rs
Como eu faço(fazia) para afastar os sintomas agudos de minhas melancolias profundas... Sim, já tive várias delas ao longo de minha vida.
Comia doce(Seratonina *), Chocolate para ser mais precisa, sempre tinha em minha bolsa... rs A pessoa me conquistava só pelo chocolate que me oferecia...hahahaha
Ah, tomava um chazinho milagroso tbm... hahahaha Sucos de determinadas frutas tbm ajudam. Mas, as campeãs eram as BALINHAS, uma profusão delas...rs
Literalmente eu era uma formiguinha... rs
Já, substâncias químicas terapêuticas nunca fiz uso. Mas recomendo aos que se sentem melancólicos(o Robin era assim, dava para ver isso nos olhos dele).
Sugiro que procurem acompanhamento profissional especializado. Pois se as pessoas pensam muito em tirar a vida, complica bastante. Graças nunca foi o meu caso. ;)
Como estudos indicam, os Sistemas monoaminérgicos: noradrenalina, serotonina e dopamina, ou seja, a neuroquímica é a hipótese mais provável da depressão.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000500004&script=sci_arttext
Obs.: (*) A falta de serotonina no organismo pode resultar em carência de emoção racional, sentimentos de irritabilidade e menos valia, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais.
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=153
abraços fraternos a ti
da Silvana
as pessoas consideravam normal um monte de coisas que, para nós, seriam uma desgraça: fome, estupro, violência, tortura, epidemias que podiam matar metade de uma cidade em poucos meses etc.
Não havia os confortos modernos: congelava-se no inverno, derretia-se no verão. Justiça mais brutal que justa, além de ineficaz e aleatória. Por toda a parte, o cheiro de lixo, esgoto a céu aberto ou carcaças de animais apodrecendo (ou enforcados em praça pública).
Era preciso piorar muito para que o povo se revoltasse. E às vezes piorava.
Chocolate é meu vício atual, chega momentos em que sinto vontade de comer até sentir uma saciedade. Eu tive momentos de chorar e não conseguir. É estranho.
Eu vou dizer que é meio estranho, porque chega momentos que a vida nos pressiona e nos decepciona que não me deixam bem. Digamos que fico um tempo triste, sinto desânimo atualmente. Mas há dez anos quando desenvolvi depressão (2004) não foi tão fácil seguir em frente.
Eu pelo menos posso dizer que tive motivos para desencadear a depressão, perder direito a uma pensão que usava pra estudar, dificuldade de ingressar no mercado de trabalho... as coisas na mente acabam virando uma bola de neve que detona nosso ego.
― Winston Churchill
Diria que essa cultura de má vontade realmente me irrita. Digo em tudo. Por exemplo esse pessoal de RH te chama pra entrevista, tu passa por um processo de seleção muitas vezes longo e cansativo pra não te dar resposta. Digamos que o emprego que ingressei que fiquei mais tempo foi com entrevista direto com um dos donos da empresa, eu peguei meio que nojo dessa gente de RH.
Digamos que também aguente um pouco situações de stress (eu diria que antes eu nem conseguia lidar com tais momentos), mas chega certos momentos que você vê "a coisa tá errada" e ninguém se move nem fala nada. Eu sou do tipo que fala sem pudor. Até tento me podar nesses momentos, porque nem sempre você pode dizer isso na hora. Tem que procurar o momento pra poder fazer isso.
― Winston Churchill
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Incompetência até dá pra levar, porque às vezes o cara é novo ou se distraí...
Quanto aos outros dois, porra nem eu mesmo tolero.
Esse é um grande mal.
Eu gosto de me definir como misantropo nesse quesito, tenho amigos e tal. Agora quanto a humanidade em geral...
― Winston Churchill
Sim. Pode parecer estranho, porém tem explicação metabólica(digamos assim) para esse processo.
Observemos os dados científicos:
Explica o motivo pelo qual vc come chocolate e se sente saciado... rs
No mesmo texto acadêmico explica:
Eu tenho ânsia por chocolates... rs Sou uma chocólatra compulsiva...rs
Bem, na verdade eu era. Tenho tido uns probleminhas de saúde, daí tenho feito dietas alimentares, tenho passado por uma restrição na minha dieta...
Já viu né, meu humor anda péssimo. :(
Mas, quando como doces de uma maneira geral fico toda elétrica(animadinha)...rs
Uma simples bananada atualmente alegra meu dia, nem que seja dietética...rs
hahahahahahaha.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Eu fico numa tristeza que me faz necessidade de comer doces às vezes nem que seja uma vez por semana.
Depois que eu como doce:
Parece que eu entro num estado de euforia ou que coloquei a máscara de loki:
Sabe o chocolate é um companheiro, sexta feira me encontrei com Jake, Finn e a Princesa Jujuba nas formas de trufas de melancia:
Sem contar a ansiedade por estar desempregado, não vejo a hora de voltar a trabalhar. Até pra eu poder voltar a me tratar.
― Winston Churchill
Sim, é mesmo assim com vc colocou no vídeo das eguinhas rosinhas do desenho acima, que eu nunca sei o nome delas ou dos bonequinhos que vc coloca... rs
O theobroma, é mesmo assim, acelera e me deixa ligadissimaaaaa...rs
Mas, queria mesmo é te desejar boa sorte para que tu te recoloques logo no mercado de trabalho.
abraço fraterno a ti
da Silvana
Pinkie Pie:
Eu costumo colocar muito ela pra essas representações porque na série ela representa a alegria e o otimismo e tipo tem uma euforia incontrolável.
Eu falo que o doce é minha droga. Pelo menos meu vício não me prejudica muito.
― Winston Churchill
Fernando desculpe não resisti...rs
Olhando suas publicações de vc sabe onde...rs ...hahahaha
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/t1.0-9/1385913_686996697979094_1800020_n.jpg
Continua o mesmo preconceito, daquela época para cá, pouca coisa mudou... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
De qualquer forma, a Bíblia manda matar as bruxas, portanto é obrigação de um bom cristão.
Nem eu.
Se bem que tem gente que relaciona depressão com trabalho feito pra te prejudicar.
― Winston Churchill
Saudações aos demais participantes
Não ???
Olhe para o desenho do seu avatar...rs
É hj estou usando óculos, estava preparando um relatório de laboratório em análise química.
A imagem acima (propaganda), peguei lá do seu face...rs Estive visitando suas "charges"...rs
E sobre a época que citou, pense, por favor !!! O que mais existia era o medo do desconhecido naquela época... Pobres das mulheres que se dispunham a curar pela natureza, nos idos desse tempo obscuro(trevas). Ainda eram jogadas nas fogueiras.
Hmmm. E vc é o exemplo de um bom cristão...rs ...hahahahaha.
Eu me divirto(bom sentido) com vcs...rs
abraço fraterno a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Aza, os tempos sempre são cheios de turbulência, tanto antes como em nossos dias, algumas pessoas precisam de motivos para manter o espírito do sentido, mesmo quando a depressão é desencadeada por processo bioquímico, não importa...
O Robin, me parecia estar com mal de Parkinson diagnosticado, segundo um amigo relatou(não sei se é verídico o fato). Para algumas pessoas a doença ou a possibilidade da mesma pode se tornar aterradora... Ele era um cara extremamente intenso, percebíamos pelas interpretações dele.
Puxa, como está cheio de "Fariseus" por aqui...rs
A bíblia também fala sobre esses posicionamentos radicais conveniente ao momento...rs
Além do que não tenho medo dos Cristãos...rs
O que me surpreende é ver ateus citando radicalismo religioso... rs ... hahahaha
Como disse acima: Me divirto(no bom sentido) com vcs.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Desde quando um trabalho de magia negra deixa alguém em depressão ?
A "turma" quando vai parar lá vc sabe onde, para fazer mal aos outros... rs
Não vão a passeio não, você acha que eles vão esperar que a pessoa fiquei um tempo em depressão e assim correrem o risco delas melhorarem se entulhando de chocolate e outras guloseimas...rs
hahahahaha.... Tolinho!!!!
abraço fraterno a ti
da Silvana
Você esta ERRADA ao me chamar de fariseu. Eu apenas demonstrei que conheço a Bíblia. Em Levitico temos uma série de proibições e penalidades. Inclusive, o livro sagrado nos chama de tolos:"diz o néscio em seu coração: não há deus".
Desde quando conhecer a Biblia significa CONCORDAR com ela?
Tem a turma que faz isso e tem gente que acredita nisso.
A IURD se pauta nisso, muitos praticantes do espiritismo de centro (Umbanda e Candomblé) dizem que Edir Macedo e suas práticas são oriundas desses rituais de baixar o santo na pessoa.
E Edir Macedo já passou pelo ritual de ter a cabeça raspada (se não me falhe a memória com objetivo de assentar um santo na pessoa).
Bom, já tive momentos piores em depressão e não costumo nem brincar com isso. Não queira ter passado o que eu passei.
― Winston Churchill
ânimo cara! Você é inteligente, qualificado e vai com certeza arrumar um novo emprego.
Saudações aos demais participantes
O quê ?!?!?!
Fernando_silva utilizando emoticons para se expressar....rs ...hahahaha
Conta outra Fernando... ;)
Sabemos que entre os considerados Hereges daquele tempo as bruxinhas eram as primeiras na lista. Outra coisa... Observe bem as vestimentas de seu acusador, então, estaria vc como um inquisidor da igreja ou um carrasco muito bem caracterizado de religioso...rs
Mas, gostei de ver seu humor satírico...rs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Não foi isso que disse... Fiz referência ao fato de que vc entrou reforçando um conceito religioso estabelecido pelos Fariseus, não lhe comparei exclusivamente enquanto indivíduo...rs
Mas, fiquei deveras surpresa ao perceber que vc se "chocou" com isso !!!
hahahahaha
Hmmm. Entendi. Agora que explicou, ficou mais fácil perceber meu ledo engano. ;)
Mas, se vc cita algo como reforço retórico de seu discurso, vc está concordando ou reforçando???
hahahahaha
abraços fraternos a ti
da Silvana
saudações aos demais participantes
Sim. Mas, creia, algumas magias(poucos verdadeiramente as conhecem), são capazes de destruir uma pessoa.
Mas, graças ao universo, esses ritos estão restritos a poucos que sabem ou que estão dispostos a pagar o preço por esse tipo de leviandade.
Na verdade, não é bem assim...
Mas, melhor deixar quieto, se eu começar a falar o povo não vai entender mesmo...rs
O pior nesses momentos de depressão é o vazio e falta de ânimo... :(
Sim. Concordo com vc.
Por isso tentei tornar o tema menos carregado, fazendo uma caricatura dos motivos pelo qual muitas vezes me entristeci. Brinquei com o pessoal, fazendo uma referência a minha crença...
Sabe, a gente é tanto tempo "discriminada"(ou se sente assim), por ser algo que as pessoas desconhecem, que vc acaba por brincar com suas próprias fraquezas em conseguir explicar ao outro as verdades da mesma...
Muitos te olham com desconfiança... Já tive amigas que disseram em resposta a minha afirmação quanto a minha crença: Tá amarrado em nome de Jesus... rs
Quando todos sabemos que o mestre foi o maior manipulador dos elementos que já passou pela terra... :)
Na verdade as brincadeiras são salutares, para deixar a vida mais leve, menos densa, e assim mais fácil de se respirar...
Vc sabe né... Em alguns momentos o ar falta e parece que vamos desabar de vez.
A depressão é assim...
Falta de ar, estamos indo a mais profunda escuridão de nosso ser !!!
Mas, saiba que podes contar comigo, sou ótima em animar e direcionar o lado positivo das coisas. Assim, quando estiver triste, vem rir comigo(no bom sentido) aqui no RV.
Abraços fraternos a ti
da Silvana
Por mim o mal entendido foi esclarecido: não posso endossar os conceitos de um livro tenebroso como a Bíblia Sagrada. Aquilo é mais a palavra de um demônio do que a palavra de um deus. O avatar do Fernando Silva pode ser um herege queimando na fogueira ou uma bruxa. Quem sabe? Quem quer saber? Na Idade Média, talvez um "churrasquinho de bruxa" tivesse importante efeit educativo? :)