Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Já a analogia do software estaria mais próxima, a parte lógica não executa suas funções de forma parcial ou total se o hardware estiver danificado.
Faz algum sentido tal analogia. Só que, assim como o software é inativo sem um hardware a alma também o seria sem o cérebro.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Consciência é uma propriedade da mente funcional. Energia por sí só não representa algo complexo, sozinha não seria capaz de tanta funcionalidade à ponto de gerar consciência, ela seria apenas a força que move o sistema.
Eu realmente não compreendí satisfatóriamente o conceito dele sobre a alma.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Deveria sondar outra coisa. Hoje sabemos que a mente humana não reside no coração. Naqueles tempos bíblicos os autores "inspirados" também não sabiam disso; se bem que um "deus inspirador" poderia ter lhes ensinado corretamente.
se me permite discordar, uma unica vez em que perdi a consciência deste mundo sem os cinco sentidos, continuei mantendo minha consciência raciocinando e analisando o ambiente no qual me encontrava, ou seja em alguns casos perde-se o sentido físico ,mas não o consciente.
sem nenhuma consciência sem existências
energia seria diferença de potencial atômico .
neste caso a formação e o funcionamento do cérebro não passa de energia atômica.
A questão permanece alguém ou algo controla essa energia ? pois se controla só pode ser independente ou mais inteligente do que ela, tipo o cérebro e o corpo são uma unica coisa, porem é o cérebro a parte mais inteligente que controla todo o corpo, a alma estaria acima do cérebro, sem alma (software) o funcionamento do cérebro continua mecânico porem, sem criatividade, sem personalidade, sem condutor.
mas é como eu disse a alma hora conduz o cerebro hora é conduzido por ele, para poder entender e conseguir perceber isso é facil, torne-se um celibatário e passe o resto da sua vida enclausurado em um monastério, que eu prefiro continuar com a minha vidinha teórica cheinha de achismos.
a próposito voce ja esta convidado para festa.
parece que ela seria o verdadeiro "eu" que assiste o eu mecânico criado pelo cérebro "viver por ela"
me parece que ele a comparou com uma tela em branco recebendo as impressões do cérebro.
Também que a alma só permanece consciente apenas quando esta encarnada em alguma especie de matéria, deve ser resquícios do tempo que ele era totalmente materialista.
Certamente .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Ocorre que a definição de alma na tradição Católica se encaixa perfeitamente nesta analogia.
A ideia popular da alma como uma imagem translúcida da pessoa que se separa do corpo e sobrevive a ele é misticismo animista.
Alguém já deve ter notado que no Credo Católico, eles declaram crer na "Ressurreição da Carne"...
Sem a reconstituição do hardware a alma-software não roda...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
É um software baseado em hardware, como nas antigas BIOS de placa-mãe que usavam ROMs, com a diferença que a ROM, depois de programada, não podia mais ser alterada.
ha nesta ideia, uma irônica contradição entre o espiritualismo e o materialismo.
não fui eu......eu não sabia....mimimimi!
coitadinho, sempre se fazendo de vitima divina, uma cobaia se ferrando em uma rodinha de espinhos.
eu acho que voce andou estudando muito o budismo ou então levou muito a sério o filme Matrix.
uma realidade percebível não pode ser chamada de virtual, é tão real quanto orgasmos em sonhos, lembre-se dos sonhos lúcidos enquanto você vivencia é real.
Sinapses são tangíveis, logo, por definição, são hardwares.
Agora não entendi bulhufas...
Nós, Indios.
As ROMs antigas armazenavam bits queimando uns micro fusíveis de forma irreversível. Assim se escrevia as "palavras" em conjuntos de bytes.
Na verdade todo software tem uma base física (hardware) para ser armazenado, nas formas magnética, ótica, elétrica e etc.
Se for ver, softwares são tangíveis também, pois estão inscritos, armazenados, fisicamente.
Aqueles malditos disquetes flexíveis de 5,25 polegadas, viviam perdendo dados devido à uma manipulação menos delicada.
Então se deduz que o software armazenado neles é tangível, pois podia ser alterado por perda.
Um programador sabe bem que o programa é tangível. Ele o escreveu, alterou, manipulou, replicou.
Mas é exatamente esta a analogia.
Softwares não são tangíveis. São conjuntos de instruções.
Um programador pode escrever um software e jamais programá-lo e ele continua sendo um software.
A partir do momento que é transcrito numa mídia com capacidade de interface com os transistores de computador este software se torna operacional, o que não implica que antes desta operacionalidade ele não existisse.
Nas definições dadas, com a alma ocorreria exatamente o mesmo, uma entidade intangível que torna operacional um corpo tangível quando associado fisicamente à ele.
Nós, Indios.
Ah... Bom!
Nós, Indios.
Mas eles são tangíveis, pois foram escritos, podem ser manipulados e alterados.
Sim. Mas, mesmo que o programa não seja posto à rodar ele ainda seria algo tangível, pelos motivos expostos acima.
Sim. Existia antes como algo estático, porém tangível.
Na analogia a alma seria também tangível enquanto entidade estática. Inclusive passível de alteração.
Como se você não soubesse! Rsrs! :)
um programa apenas raciocinado e memorizado, é algo existente ?
o pensamento é uma fôrma capaz de moldar novas formas ?
Marcio, o que define um software é a inteligência contida neles. Se você imaginar algumas linhas de programação em sua mente e testá-las logicamente, criou um software, mesmo que jamais o escreve ou insira em uma mídia de interface.
Nós, Indios.
Bom, falando assim, parece ser mesmo intangível, assim como qualquer coisa que se possa imaginar antes de ser materializado na forma de alguma linguagem. Mesmo assim eu ainda acho que há um suporte físico para tais coisas, a rede neural; essas coisas ainda necessitam do hardware (cérebro) para serem imaginadas.
E quando as máquinas conseguirem produzir independentemente seus próprios softwares, então ...