Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O que é a consciência?

13

Comentários

• CameronCameron Membro
    edited novembro 2014 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Se a Consciência é um ente intangível, chamá-lo de software ou de alma dá na mesma...
    Essa descrição não me parece adequada, a perda da consciência ou parte dela derivada de traumas ou degenerações cerebrais mostram a necessidade absoluta dos componentes tangíveis para a sua existência, algo que se fosse separado e intangível, como a ideia que muitas pessoas fazem de alma, espírito, etc... não é coerente com esse fato.

Já a analogia do software estaria mais próxima, a parte lógica não executa suas funções de forma parcial ou total se o hardware estiver danificado.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: Já a analogia do software estaria mais próxima, a parte lógica não executa suas funções de forma parcial ou total se o hardware estiver danificado.

Faz algum sentido tal analogia. Só que, assim como o software é inativo sem um hardware a alma também o seria sem o cérebro.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • CRIATURO disse: penso que a alma seja uma especie de consciência uma energia independente da matéria

Consciência é uma propriedade da mente funcional. Energia por sí só não representa algo complexo, sozinha não seria capaz de tanta funcionalidade à ponto de gerar consciência, ela seria apenas a força que move o sistema.

CRIATURO disse: o Sybok vê no cérebro um outro ser diferente da alma possuí vida própria , um ser do mal que precisa ser controlado pela alma, então haja monastérios.

Eu realmente não compreendí satisfatóriamente o conceito dele sobre a alma.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • AmigodeDeus disse: Aquele que sonda os corações sabe qual é a MENTE DO ESPÍRITO.

Deveria sondar outra coisa. Hoje sabemos que a mente humana não reside no coração. Naqueles tempos bíblicos os autores "inspirados" também não sabiam disso; se bem que um "deus inspirador" poderia ter lhes ensinado corretamente.
  • Cameron disse: Essa descrição não me parece adequada, a perda da consciência ou parte dela derivada de traumas ou degenerações cerebrais mostram a necessidade absoluta dos componentes tangíveis para a sua existência, algo que se fosse separado e intangível, como a ideia que muitas pessoas fazem de alma, espírito, etc... não é coerente com esse fato.

se me permite discordar, uma unica vez em que perdi a consciência deste mundo sem os cinco sentidos, continuei mantendo minha consciência raciocinando e analisando o ambiente no qual me encontrava, ou seja em alguns casos perde-se o sentido físico ,mas não o consciente.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Marcio disse: Consciência é uma propriedade da mente funcional. Energia por sí só não representa algo complexo, sozinha não seria capaz de tanta funcionalidade à ponto de gerar consciência, ela seria apenas a força que move o sistema.

energia seria diferença de potencial atômico .
    neste caso a formação e o funcionamento do cérebro não passa de energia atômica.
    A questão permanece alguém ou algo controla essa energia ? pois se controla só pode ser independente ou mais inteligente do que ela, tipo o cérebro e o corpo são uma unica coisa, porem é o cérebro a parte mais inteligente que controla todo o corpo, a alma estaria acima do cérebro, sem alma (software) o funcionamento do cérebro continua mecânico porem, sem criatividade, sem personalidade, sem condutor.
    mas é como eu disse a alma hora conduz o cerebro hora é conduzido por ele, para poder entender e conseguir perceber isso é facil, torne-se um celibatário e passe o resto da sua vida enclausurado em um monastério, que eu prefiro continuar com a minha vidinha teórica cheinha de achismos.
    a próposito voce ja esta convidado para festa.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Eu realmente não compreendí satisfatóriamente o conceito dele sobre a alma.

parece que ela seria o verdadeiro "eu" que assiste o eu mecânico criado pelo cérebro "viver por ela"
    me parece que ele a comparou com uma tela em branco recebendo as impressões do cérebro.
    Também que a alma só permanece consciente apenas quando esta encarnada em alguma especie de matéria, deve ser resquícios do tempo que ele era totalmente materialista.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: se me permite discordar...
    Não, não permito, está proibido de fazer isso. :P

• Acauan disse: Se a Consciência é um ente intangível, chamá-lo de software ou de alma dá na mesma, é apenas um jogo de palavras.

Certamente .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Cameron disse: Já a analogia do software estaria mais próxima, a parte lógica não executa suas funções de forma parcial ou total se o hardware estiver danificado.

Ocorre que a definição de alma na tradição Católica se encaixa perfeitamente nesta analogia.

A ideia popular da alma como uma imagem translúcida da pessoa que se separa do corpo e sobrevive a ele é misticismo animista.

Alguém já deve ter notado que no Credo Católico, eles declaram crer na "Ressurreição da Carne"...
    Sem a reconstituição do hardware a alma-software não roda...

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Lembrando que alma vem de anima, aquilo que anima o vivente.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: A ideia popular da alma como uma imagem translúcida da pessoa que se separa do corpo e sobrevive a ele é misticismo animista.
    Era essa ideia que me referia e que a maioria das pessoas imaginam quando se fala em alma ou espírito.

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cameron disse:
    Acauan escreveu:
    A ideia popular da alma como uma imagem translúcida da pessoa que se separa do corpo e sobrevive a ele é misticismo animista.
    Era essa ideia que me referia e que a maioria das pessoas imaginam quando se fala em alma ou espírito.
    O software da mente é armazenado na forma de sinapses. Aprender algo significa criar novas sinapses entre neurônios e eliminar outras.

É um software baseado em hardware, como nas antigas BIOS de placa-mãe que usavam ROMs, com a diferença que a ROM, depois de programada, não podia mais ser alterada.

Post edited by Fernando_Silva on
  • Acauan disse: Alguém já deve ter notado que no Credo Católico, eles declaram crer na "Ressurreição da Carne"...
    Sem a reconstituição do hardware a alma-software não roda...
    isso faz parte dos dogmas do cristianismo , ou seja se até jesus precisou de um corpo para poder continuar vivendo após a morte, todos teriam que esperar por uma ressuscitação do corpo .
    ha nesta ideia, uma irônica contradição entre o espiritualismo e o materialismo.
    sinto logo existo!
  • Cameron disse: Não, não permito, está proibido de fazer isso.

não fui eu......eu não sabia....mimimimi!
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Muito pelo contrario, se eu fosse apostar eu imaginaria que não existe corpo, cérebro ou coisas do tipo.
    Ainda aposto na ideia de universo 100% virtual e que não passam de imagens sendo projetadas na consciência/alma e esta ficaria "fora do mundo" num lugar inacessível e inexplicável, junto com o "antes do big-bang" e com o "antes de Deus".

De resto é só o funcionamento natural do softwares mesmo, é ele quem faz a "interface" entre a consciência e o resto... e isso pra mim ainda é um tipo de "coleira" divina, um Deus que nos leva para passear a aprender sobre a vida real que ainda está por vir.

coitadinho, sempre se fazendo de vitima divina, uma cobaia se ferrando em uma rodinha de espinhos.
    eu acho que voce andou estudando muito o budismo ou então levou muito a sério o filme Matrix.
    uma realidade percebível não pode ser chamada de virtual, é tão real quanto orgasmos em sonhos, lembre-se dos sonhos lúcidos enquanto você vivencia é real.
    sinto logo existo!
    Fernando_Silva disse: O software da mente é armazenado na forma de sinapses. Aprender algo significa criar novas sinapses entre neurônios e eliminar outras.

Sinapses são tangíveis, logo, por definição, são hardwares.
    Fernando_Silva disse: É um software baseado em hardware, como nas antigas BIOS de placa-mãe que usavam ROMs, com a diferença que a ROM, depois de programada, não podia mais ser alterada.

Agora não entendi bulhufas...

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Agora não entendi bulhufas...

As ROMs antigas armazenavam bits queimando uns micro fusíveis de forma irreversível. Assim se escrevia as "palavras" em conjuntos de bytes.
    Na verdade todo software tem uma base física (hardware) para ser armazenado, nas formas magnética, ótica, elétrica e etc.
  • MarcioMarcio Membro
    Acauan disse: Sinapses são tangíveis, logo, por definição, são hardwares.

Se for ver, softwares são tangíveis também, pois estão inscritos, armazenados, fisicamente.
    Aqueles malditos disquetes flexíveis de 5,25 polegadas, viviam perdendo dados devido à uma manipulação menos delicada.
    Então se deduz que o software armazenado neles é tangível, pois podia ser alterado por perda.
    Um programador sabe bem que o programa é tangível. Ele o escreveu, alterou, manipulou, replicou.

Post edited by Marcio on
    Marcio disse: Se for ver, softwares são tangíveis também, pois estão inscritos, armazenados, fisicamente.

Mas é exatamente esta a analogia.

Softwares não são tangíveis. São conjuntos de instruções.
    Um programador pode escrever um software e jamais programá-lo e ele continua sendo um software.
    A partir do momento que é transcrito numa mídia com capacidade de interface com os transistores de computador este software se torna operacional, o que não implica que antes desta operacionalidade ele não existisse.

Nas definições dadas, com a alma ocorreria exatamente o mesmo, uma entidade intangível que torna operacional um corpo tangível quando associado fisicamente à ele.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Marcio disse: As ROMs antigas armazenavam bits queimando uns micro fusíveis de forma irreversível. Assim se escrevia as "palavras" em conjuntos de bytes.

Ah... Bom!
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Softwares não são tangíveis. São conjuntos de instruções.

Mas eles são tangíveis, pois foram escritos, podem ser manipulados e alterados.

Acauan disse: Um programador pode escrever um software e jamais programá-lo e ele continua sendo um software.

Sim. Mas, mesmo que o programa não seja posto à rodar ele ainda seria algo tangível, pelos motivos expostos acima.

Acauan disse: A partir do momento que é transcrito numa mídia com capacidade de interface com os transistores de computador este software se torna operacional, o que não implica que antes desta operacionalidade ele não existisse.

Sim. Existia antes como algo estático, porém tangível.

Acauan disse: Nas definições dadas, com a alma ocorreria exatamente o mesmo, uma entidade intangível que torna operacional um corpo tangível quando associado fisicamente à ele.

Na analogia a alma seria também tangível enquanto entidade estática. Inclusive passível de alteração.

Acauan disse: Ah... Bom!

Como se você não soubesse! Rsrs! :)
  • Marcio disse: Acauan disse: A partir do momento que é transcrito numa mídia com capacidade de interface com os transistores de computador este software se torna operacional, o que não implica que antes desta operacionalidade ele não existisse.

Sim. Existia antes como algo estático, porém tangível.

um programa apenas raciocinado e memorizado, é algo existente ?
    o pensamento é uma fôrma capaz de moldar novas formas ?
    sinto logo existo!
    Marcio disse: Mas eles são tangíveis, pois foram escritos, podem ser manipulados e alterados.
    Sim. Mas, mesmo que o programa não seja posto à rodar ele ainda seria algo tangível, pelos motivos expostos acima.

Marcio, o que define um software é a inteligência contida neles. Se você imaginar algumas linhas de programação em sua mente e testá-las logicamente, criou um software, mesmo que jamais o escreve ou insira em uma mídia de interface.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Marcio, o que define um software é a inteligência contida neles. Se você imaginar algumas linhas de programação em sua mente e testá-las logicamente, criou um software, mesmo que jamais o escreve ou insira em uma mídia de interface.

Bom, falando assim, parece ser mesmo intangível, assim como qualquer coisa que se possa imaginar antes de ser materializado na forma de alguma linguagem. Mesmo assim eu ainda acho que há um suporte físico para tais coisas, a rede neural; essas coisas ainda necessitam do hardware (cérebro) para serem imaginadas.

E quando as máquinas conseguirem produzir independentemente seus próprios softwares, então ...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.