Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O que é a consciência?

124»

Comentários

• CRIATURO disse: um programa apenas raciocinado e memorizado, é algo existente ?

É né, está contido na rede neuronal fisicamente.
    CRIATURO disse: o pensamento é uma fôrma capaz de moldar novas formas ?

Sim, com as limitações de praxe e por meio do uso de hardware de saída, principalmente as mãos. :p
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Marcio disse: Bom, falando assim, parece ser mesmo intangível, assim como qualquer coisa que se possa imaginar antes de ser materializado na forma de alguma linguagem. Mesmo assim eu ainda acho que há um suporte físico para tais coisas, a rede neural; essas coisas ainda necessitam do hardware (cérebro) para serem imaginadas.

A chamada realidade virtual é um objeto de estudo valioso para a compreensão da realidade.

Imagine se, com a evolução da tecnologia, os personagens de The Sims adquirissem consciência autônoma sustentada pela inteligência artificial.
    Nada em sua realidade teria suporte físico, no sentido que colocou, seu universo seria apenas sequências de "1" e "0", mas seria impossível para os seres virtuais criados descobrir isto pelo método científico.

Este e outros paradoxos surgem quando a consciência analisa a consciência.

Caímos em uma situação maluca, como se um anatomista quisesse fazer descobertas dissecando a si próprio.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: A chamada realidade virtual é um objeto de estudo valioso para a compreensão da realidade.

IMAGINE se, com a evolução da tecnologia, os personagens de The Sims adquirissem consciência autônoma sustentada pela inteligência artificial.
    Nada em sua realidade teria suporte físico, no sentido que colocou, seu universo seria apenas sequências de "1" e "0", mas seria impossível para os seres virtuais criados descobrir isto pelo método científico.

Este e outros paradoxos surgem quando a consciência analisa a consciência.

Caímos em uma situação maluca, COMO se um anatomista quisesse fazer descobertas dissecando a si próprio.
    Acauan dos Tupis

Perfeito .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Marcio disse: CRIATURO disse: um programa apenas raciocinado e memorizado, é algo existente ?

É né, está contido na rede neuronal fisicamente.

o problema é que ele existe apenas para a consciência em questão, ou seja a existência esta atrelada a consciência.
    em outras palavras , individualmente consciência e existência são relativas a evolução do ser , não sendo algo físico.
    Marcio disse: CRIATURO disse: o pensamento é uma fôrma capaz de moldar novas formas ?

Sim, com as limitações de praxe e por meio do uso de hardware de saída, principalmente as mãos. :p

penso que a consciência é que dão formas a matéria, tanto a de Deus quanto a dos homens.
    se existem formas as quais não foram formadas pela minha consciência fatalmente tomaram formas através de outras consciências.
    Pode haver existência sem nenhuma consciência dela ?
    Penso que não ! Que no minimo é necessário ao menos Uma consciência para continuar mantendo sua forma.
    Veja que para algo sem consciência não ha existência alguma.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Acauan disse: Nada em sua realidade teria suporte físico, no sentido que colocou, seu universo seria apenas sequências de "1" e "0"

Imagino eu que ainda assim os "1" e "0" estariam contidos em algum suporte físico. Seriam os elementos de informação mais fundamentais, suportados pelas partículas físicas mais fundamentais.

Acauan disse: mas seria impossível para os seres virtuais criados descobrir isto pelo método científico.
    Talvez.
    Bom, tais seres poderiam, quem sabe, criar colisores de partículas, usar extrapolações matemáticas, etc. em busca da solução para a sua realidade.

Assim como fazemos...
    Acauan disse: Caímos em uma situação maluca, como se um anatomista quisesse fazer descobertas dissecando a si próprio.

Esse é um paradoxo, pois ao se auto-dissecar vai-se perdendo a capacidade de fazer descobertas.
    A solução é tentar criar um universo similar virtual, como numa dissecação ao contrário, uma construção.

Eu tenho uma forte impressão de que os sistemas se repetem, sistemas dentro de sistemas. Um mundo virtual dentro de outro, por exemplo.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2014 Vote Up0Vote Down
    Saudações Márcio
    Saudações aos demais participantes

Márcio disse: Talvez.
    Bom, tais seres poderiam, quem sabe, criar colisores de partículas, usar extrapolações matemáticas, etc. em busca da solução para a sua realidade.

Assim como fazemos...

Vcs quem Márcio ???

Vc e o Gilgamesh....rsrsrsrs .....hahahahaha.

abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2014 Vote Up0Vote Down
    Saudações a todos

Márcio, já que o assunto foi para o campo da física...
    Peter Higgs disse: Os Bósons são uma das duas classes de partículas que acreditamos constituírem o universo (à outra classe chamamos férmions). Seria muito extenso explicar detalhadamente essas duas classes; porém, em linhas gerais, podemos dizer que elas se distinguem por simetria ou anti-simetria de seus atributos físicos.
    Como consequência, cada classe possui características próprias. Por exemplo: todas as partículas que possuem massa são férmions. Se alguns férmions vão, ou não, se combinar para dar origem a esse ou aquele corpo, isso dependerá das interações entre eles (força gravitacional; eletromagnética; fraca ou forte). Os bósons são as partículas responsáveis por essas interações (os bósons seriam como que mensageiros que levariam ordens de um férmion a outro).

Isolada do universo, nenhuma partícula teria massa. Apesar de todo o avanço científico, ainda não sabemos exatamente por quê (ou como) as massas das partículas surgiram. Segundo Peter Higgs (que na foto abaixo aparece no túnel do LHC), os “bósons de Higgs” seriam os responsáveis pela “materialidade” do universo.

http://www.observatorio.ufmg.br/Pas96.htm

Duas classes de partículas, uma simétrica e outra anti-simetria. Achei interessante.

Já segundo Hawking...
    Segundo Hawking: níveis energéticos muito elevados da partícula(Bóson) podem torná-la instável(metaestável, em energias acima de 100 bilhões de giga-elétronvolts (GeV)). Esse processo causaria uma decadência catastrófica do vácuo, o que levaria a um colapso do espaço e tempo.

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/09/boson-de-higgs-poderia-destruir-o-universo-diz-stephen-hawking.shtml

Márcio, podemos dizer que um processo como esse causaria uma catástrofe no vácuo, a ruptura(pela expansão) desse sistema(digamos assim), levaria a destruição das possíveis dimensões paralelas propostas pela teoria ???

Ou seja, o que é responsável por criar poderia também destruir devido ao que Hawking diz abaixo:
    Um detalhe importante: não é a partícula em si que produz a massa. É o campo associado a ela — uma entidade real que permeia o espaço.
    Em essência, o campo de Higgs é como uma gosma pegajosa que existe em toda parte. As demais partículas, ao atravessá-lo, sofrem resistência. E com isso ganham suas massas. Cada partícula interage de forma diferente, e por isso tem massa diferente. Já uma partícula que parece indiferente ao campo de Higgs é o fóton, que faz a luz. Por isso a luz viaja pelo espaço na velocidade máxima permitida — ela não sente a gosma pegajosa e, portanto, não tem massa.

Salvador Nogueira disse: Certo. O que Hawking está dizendo é que alguns cálculos sugerem que nem sempre esse campo de Higgs se comporta dessa maneira — o potencial é “metaestável”. Se você colocar energia suficiente nele, talvez ele se torne outra coisa. E aí é como desligar a massa das partículas, reajustá-la ou invertê-la.
    A gravidade para de funcionar do jeito tradicional e o espaço se expande violentamente. A própria matéria se dissipa, com seus componentes todos subitamente acelerando à velocidade da luz, sem ter mais as amarras da gosma pegajosa.(...)

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/09/11/querida-destrui-o-universo/

abraço fraterno a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.