Ritalina, a Droga Legal que Ameaça o Futuro
3 de dezembro de 2014
Share on Facebook0Tweet about this on Twitter32Share on Google+5Email this to someone
Ritalina a Droga Legal que Ameaça o FuturoÉ uma situação comum. A criança dá trabalho, questiona muito, viaja nas suas fantasias, se desliga da realidade. Os pais se incomodam e levam ao médico, um psiquiatra talvez. Ele não hesita: o diagnóstico é déficit de atenção (ou Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH) e indica ritalina para a criança.
“Com efeito comparável ao da cocaína, droga é receitada a crianças questionadoras e livres. Podemos abortar projetos de mundo diferentes…”
O medicamento é uma bomba. Da família das anfetaminas, a ritalina, ou metilfenidato, tem o mesmo mecanismo de qualquer estimulante, inclusive a cocaína, aumentando a concentração de dopamina nas sinapses. A criança “sossega”: pára de viajar, de questionar e tem o comportamento como de um zumbi, como a própria medicina define. Ou seja, vira zumbi — um robozinho sem emoções. É um alívio para os pais, claro, e também para os médicos. Por esse motivo a droga tem sido indicada indiscriminadamente nos consultórios da vida. A ponto de o Brasil ser o segundo país que mais consome ritalina no mundo, só perdendo para os EUA.
A situação é tão grave que inspirou a pediatra Maria Aparecida Affonso Moysés, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a fazer uma declaração bombástica: “A gente corre o risco de fazer um genocídio do futuro”, disse ela em entrevista ao Portal Unicamp. “Quem está sendo medicado são as crianças questionadoras, que não se submetem facilmente às regras, e aquelas que sonham, têm fantasias, utopias e que ‘viajam’. Com isso, o que está se abortando? São os questionamentos e as utopias. Só vivemos hoje num mundo diferente de mil anos atrás porque muita gente questionou, sonhou e lutou por um mundo diferente e pelas utopias. Estamos dificultando, senão impedindo, a construção de futuros diferentes e mundos diferentes. E isso é terrível”, diz ela.
O fato, no entanto, é que o uso da ritalina reflete muito mais um problema cultural e social do que médico. A vida contemporânea, que envolve pais e mães num turbilhão de exigências profissionais, sociais e financeiras, não deixa espaço para a livre manifestação das crianças. Elas viram um problema até que cresçam. É preciso colocá-las na escola logo no primeiro ano de vida, preencher seus horários com “atividades”, diminuir ao máximo o tempo ocioso, e compensar de alguma forma a lacuna provocada pela ausência de espaços sociais e públicos. Já não há mais a rua para a criança conviver e exercer sua “criancice.
E se nada disso funcionar, a solução é enfiar ritalina goela abaixo. “Isso não quer dizer que a família seja culpada. É preciso orientá-la a lidar com essa criança. Fala-se muito que, se a criança não for tratada, vai se tornar uma dependente química ou delinquente. Nenhum dado permite dizer isso. Então não tem comprovação de que funciona. Ao contrário: não funciona. E o que está acontecendo é que o diagnóstico de TDAH está sendo feito em uma porcentagem muito grande de crianças, de forma indiscriminada”, diz a médica.
Mas os problemas não param por aí. A ritalina foi retirada do mercado recentemente, num movimento de especulação comum, normalmente atribuído ao interesse por aumentar o preço da medicação. E como é uma droga química que provoca dependência, as consequências foram dramáticas. “As famílias ficaram muito preocupadas e entraram em pânico, com medo de que os filhos ficassem sem esse fornecimento”, diz a médica. “Se a criança já desenvolveu dependência química, ela pode enfrentar a crise de abstinência. Também pode apresentar surtos de insônia, sonolência, piora na atenção e na cognição, surtos psicóticos, alucinações e correm o risco de cometer até o suicídio. São dados registrados no Food and Drug Administration (FDA)”.
Enquanto isso, a ritalina também entra no mercado dos jovens e das baladas. A medicação inibe o apetite e, portanto, promove emagrecimento (nada saudável). Além disso, oferece o efeito “estou podendo” — ou seja, dá a sensação de raciocínio rápido, capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo, muito animação e estímulo sexual — ou, pelo menos, a impressão disso. “Não há ressaca ou qualquer efeito no dia seguinte e nem é preciso beber para ficar loucaça”, diz uma usuária da droga nas suas incursões noturnas às baladas de São Paulo. “Eu tomo logo umas duas e saio causando, beijando todo mundo, dançando o tempo todo, curtindo mesmo”, diz ela.
Leia mais:
http://www.noticiasnaturais.com/2014/12/ritalina-a-droga-legal-que-ameaca-o-futuro/#ixzz3LAkSlYGm
http://www.noticiasnaturais.com/2014/12/ritalina-a-droga-legal-que-ameaca-o-futuro/
Comentários
Eu também kkkkkk
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Sabe-se lá o que pode acontecer no seu caso...
Ainda bem que não bebo .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Mas sério...
fui até em um neurologista, que me indicou uma psicologa, que me disse que não er aproblema de concentração e sim de motivação, fiz algumas sessões, verifiquei que realmente o problema era que acham que sou um otário pois eu sei que não tenho concentração por perder o foco, e não por não ter motivaçao, e...bem, se sobrar grana do 13 vou comprar no mercado paraleo, que custa só uns 10% a mais. E FODA-SE! Se recolver meuj problema, compro sempre, se não, partiu cirurgia espiritual com Dr. Fritz (Schultz, Fitzhugh...)
http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-10-16/pesquisa-mapeia-uso-indevido-de-ritalina-em-universitarios.html
Saudações aos demais participantes
Fernando, eu acho que fui injusta com vc em outro tópico...
Quando vc não está de mau humor vc compensa com um senso de humor peculiar...rsrs
Menino, têm a cafeína, é bem melhor...rsrs
Ritalina é pro pessoal "geração Video Game"...rs
hahahaha
abraços fraternos a ti
da Silvana
― Winston Churchill
Cafeína é placebo! Maracujá também.
Nem sempre é isso. Meu caso por exemplo que vivo sentindo sono, dormindo bem ou mal, pouco ou muito. Vira e mexe perco o foco. Estou remediando com ácido fólico + Gerovital (vitaminico com ginseng). Ajuda bastante, não tenho mais cansaço quando chego em casa, durmo minhas 5-6 horas de sono e fico numa boa. Só depois do almioço bate um soninho, mas isto é normal...
"A cafeína é uma droga socialmente aceita e amplamente consumida mundialmente. Pertence a um grupo de compostos lipídicos solúveis denominados de purinas, quimicamente conhecida como 1,3,7,-trimetilxantina (C8H60N4O2).
É considerada, juntamente com as anfetaminas e a cocaína, uma droga estimulante psicomotora, possuindo um efeito acentuado sobre a função mental e comportamental que produz excitação e euforia, redução da sensação de fadiga e aumento da atividade motora. Encontrada naturalmente em grãos de café, em chás, chocolates, grãos de cacau, e nozes da planta cola que está presente em refrigerantes a base de cola. Cerca de 95% da cafeína ingerida é metabolisada pelo fígado, e só cerca de 3% a 5% é recuperada na sua forma original na urina."
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cafeina/cafeina.php
Bem, dia desses precisei me manter acordada para estudar para uma prova... rs
Ingeri uma quantidade absurda de café durante a noite, mas, espere, não contente, ingeri também coca-cola; alternava café(quente) e Coca-cola fresca(não muito gelada)...rsrs
O resultado esperado... Fiquei ligada o tempo todo até a prova...
Mas o resultado posterior(prolongado por várias horas de estudo durante toda a noite e direto para a facul fazer a prova), foi um princípio de estafa(estresse) manifestado através de um princípio de arritmia de rebote...rsrs
Pouco antes de entrar na sala para fazer a prova...hahahahaha
Ou seja, quase ia pro hospital em estado de emergência ao invés de fazer a bendita prova...rs
Johnny, dependendo da quantidade, a "droga" pode ser de origem vegetal ou não, o problema é saber dosar de forma equilibrada e nas quantidades certas... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Não sei se leu o que eu escrevi, consumi de forma associada e abusiva, pois meu objetivo era me manter acordada e estudando, então, o fator responsabilidade e ansiedade(emocional), tbm esteve envolvido na questão, não dormiria mesmo, só que estava com dificuldade em me manter acordada, esse foi meu objetivo...
Vc como percebi, pode ter feito ingestão de quantidade inferior a que eu fiz...rs
Não teremos como saber o quanto cada um consumiu para fazermos uma avaliação da cinética feita pela cafeína no organismo de cada um de nós... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Johnny, 8 litros desses produtos juntos me fariam urinar bastante, a reabsorção da cafeína(in natura/ PA, princípio ativo) por meus rins, não permitiria uma ação prolongada em meu sistema...rs
Agregado a esses fatores cinéticos e dinâmicos, existem fatores como o tipo de café utilizado, quantidade de pó no preparo(solvente e soluto), alternância de dosagem por janela terapêutica(propósito direcionado// rs), e fatores como calor e resfriamento no momento da ingestão...rsrs A coca-cola é uma bebida gasosa....rsrsrs
E não, as quantidades não correspondem em litros correspondência "terapêutica"(objetivo do estimulante) que vc sugeriu...rsrs
A Neosaldina só tem(Cafeína Anidra.....30mg por comprimido), (3 x 30 = 90 mg). Sem contar os outros componentes de sua composição que alteram sua eficácia enquanto PA(princípio ativo).
http://www.bulas.med.br/bula/4405/neosaldina.htm
Mas, gostei de sua tentativa... rs :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Cara eu também passei por isso até semanas atrás tive um problema de falta de sono e stress do tipo bomba relógio, tive que voltar ao neurologista só que o remédio vindo de farmácia de manipulação dá um enjoo muito chato.
Fim de semana tento retomar a posologia.
― Winston Churchill
Bem, estimo melhoras. MEu caso foi resolvido como disse acima, com duas coisinhas simples, vitaminas e acido folico...
Valeu pela aula de quimica Silvana....
Mas que não convenceu....rs
Com certeza eu estava neste tópico .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
No meu caso realmente é depressão mesmo, porque cheguei a ficar prostrado sem vontade de viver uns tempos.
― Winston Churchill
O meu tempo foram 6 anos , isso é uma merda e agora estou lutando pra não cair , não posso cair novamente .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Fiquei durante 2 anos, até que resolveram ver que não era brincadeira.
― Winston Churchill
Só quem passa por isso sabe como é horrível .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :