Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Argumentos contra a existência de Deus: A Origem da Vida.

13»

Comentários

• Saudações Nyarlathotep
    Saudações aos demais participantes

Nyarlathotep, se me permitir vou iniciar com pequeno esboço da ideia geral sobre discussões em fóruns públicos abordando temas dessa natureza e dimensão...rs

"Explicar as disposições naturais ou a sua modificação, recorrendo a D-us como autor de todas as coisas, não é certamente uma explicação física, constituindo isso, sempre, uma confissão de que se chegou ao fim sua filosofia, pois, desse modo, somos obrigados a admitir algo cujo conceito não se tem, para podermos formar conceito da possibilidade daquilo que temos diante dos olhos..."

Kant Immanuel - Crítica a razão pura... :)

Vamos lá... :)

Aza, e demais foristas... Lhes convido a sermos capazes de utilizarmos um dos atributos mais refinados herdado pelo divino(segundo minha crença)... Nossa imaginação, os homens são os melhores artífices desse atributo...rs

Nyarlathotep disse: Eu acredito que a vida é um estado especial da matéria, onde ocorrem trocas de energia e de matéria entre o ser vivo e o meio ambiente.

Te pergunto: Qual a diferença entre o homem e nossos primos os macacos ???

Te pergunto: Qual a diferença entre a terra e a lua ???

Te pergunto: Qual a diferença entre a matéria e a energia ???

Não precisas responder pela resposta formal da ciência convencional. Nem é para colocares isso escrito mais abaixo como resposta, pois quem não souber, que procure saber por si só... rsrs

PEÇO apenas que reflitas, pois dependerá desse seu pensamento para formarmos a próxima ideia... rs Se quiser anotar as suas conclusões, podes fazê-lo, para assim posteriormente observar tuas respostas por comparação, ok ?!

O objetivo acima é somente aguçar seus sentidos, entendes ?!

Continuando...

Nyarlathotep disse: Quando você quer fazer uma reação quimica importante acontecer, pega os reagentes com a micropipeta, coloca no tubo de ensaio e usa um catalisador para acelerar a reaçào. A analogia? As moleculas organicas das nebulosas são os reagentes; os cometas são a micropipeta; os exoplanetas são os tubos de ensaio; a luz, o calor, a água em estado liquido sào os outros reagentes ou catalisadores! Ficou claro? Agora, peço que me explique se este raciocinio faz sentido ou não!

Sim. Isso que disse são os meios físicos-químicos para as pseudos fermentações(permitam-me, lembrei das reações enzimáticas)... rs

Porém, te explico que isso tudo que falastes é um simples processo físico-químico para reações de processos gerados por "metabólitos"(*) que após sofrerem algum tipo de ação mecânica, geram algum resultado...rs

(*) Guardadas as devidas proporções...rs

Vou ilustrar o que falo de forma simples usando princípios da farmacocinética para explicar:

Wikipédia: "Metabólito (ou metabolito) é o termo utilizado em Farmacologia e Bioquímica, em especial na farmacocinética, para um produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância. O organismo metaboliza substâncias por diversas vias, principalmente no fígado, gerando metabólitos que podem ser:

Inativos: não mantêm nenhuma atividade relacionada à substância original.
    Ativos: mantêm atividade relacionada à substância original. Algumas vezes os metabólitos são até mais potentes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metabólito

Vamos agora voltar a sua pergunta...

Nyarlathotep disse: Agora, peço que me explique se este raciocinio faz sentido ou não!

A Panspermia faz sentido do ponto de vista de locomoção(transporte) dos organismos pelo universo.

Os exoplanetas se formaram do material seguido ao Big Bang(teoria aceita na comunidade científica) que resultou em projetos de massa espalhadas pela dimensão(teoria das dimensões, 11) em órbitas de suas galáxias, que permanecem ainda em expansão(teoria da expansão). (OBSERVEM MAIS ABAIXO A TEORIA DA GRANDE UNIFICAÇÃO para corroborar a teoria da expansão...)

Lembrando que esses exoplanetas, assim como vc muito bem exemplificou analogamente ao TRATADO DA PANSPERMIA E DA TEORIA DA NEGAÇÃO DA CRIAÇÃO....rs

Serviram como beckers(e seus catalisadores os bico de bunsen, para o aquecimento), sendo mais precisa na explanação comparativa ao laboratório de farmacotécnica ao qual estou acostumada...rs

Veja abaixo ideia explicada através da Teoria da Unificação...

TEORIA DA GRANDE UNIFICAÇÃO: "Mas por que a flutuação, que é um buraco negro por conter toda a massa do Universo em um raio muito pequeno, não colapsa? Porque a liberação de energia do calor latente da transição de fase do Teoria da Grande Unificação, separando a força gravitacional das outras forças no tempo de Planck, faz o Universo se expandir exponencialmente.

http://astro.if.ufrgs.br/univ/#quimica

Então, seguindo sua proposta por analogia...

O que temos é nada mais, nada menos, do que a proposição da expansão e transição de novas "formas existenciais" disseminadas pelo universo...

ou seja, não JUSTIFICA a existência(ORIGEM) das mesmas... Continuamos na mesma...rs

Consegues perceber ???

Nyarlathotep disse: P.S: a única diferença é que a Silvana tem um propósito consciente quando usa o laboratório da universidade. Mas o universo não.

Quem pode afirmar isso ??? Qual teoria comprovada pode ser sua base conceitual ???

Hawking e uma de suas teorias... rsrsrsrs

Consegues perceber que vc idealizou isso como princípio em sua mente, mas isso não significa que seja a realidade, uma vez que a criação faz parte por analogia DE MENTES QUE TEM CAPACIDADE DE IMAGINAR... rs

Voltamos ao inicio, lembra daquelas perguntas que te fiz... na verdade era um exercício, de interpretação, memorização e capacidade de internalizar conceitos abstratos sem a influencia de objetos concretos...rs

Vamos lá, vou exemplificar o que falei aqui...

Sua mente segue por princípios que vc estabelece como base, a mesma só irá superar esses "limites" se novos princípios forem alcançados, mas como novos princípios podem entrar em mentes estagnadas ???

Te digo, não podem... rs

Por isso novas teorias entram em ação, para explicar o que as antigas deixaram a desejar, mas isso ocorre de forma "lenta", pois a quebra de paradigmas é conseguida por vários fatores que constituem a mente coletiva humana (raça humana)...

Pronto, chegamos no ponto que acho mais interessante da reflexão toda...rs

Se somos uma miríade de representações e consciências em expansão, como explicar em que direção estamos indo e se a mesma está certa ???

ahhhhh, aí complica.... complica bastante... rsrsrs

Mesmo que simulemos situações, ainda estamos engatinhando em alguns quesitos da física, pois quando a física explica a mecânica quântica não corrobora...rs

Bem, melhor eu parar por aqui, mas se queres saber, cada uma das pessoas que leu aquele "quiz" de perguntas que eu fiz mais acima, respondeu de forma diferente, ou seja, cada uma idealiza seu micro-universo, esse micro-universo está interligado, portanto o que nos diferencia na interpretação da ORIGEM é justamente nossas CONSCIÊNCIAS... rs

Vou encerrar com um pequeno texto interessantíssimo:

De Lon milo Duquette essa é para o pessoal que têm mania de circular ao redor do mito do D-us agonizante... :(

"Que desprezível o gesto covarde de oferecer a D-us uma vida inocente, para garantir a própria redenção. Morrerei pelos meus próprios pecados, muito obrigado. (...) Como os templários dos tempos antigos, cuspo em cima da crença na natureza inerente má da humanidade e na renuncia à responsabilidade individual, que é onde se ancora o mito do D-us agonizante" :(

P.S: Mesmo vc dizendo que não existe um FARMACÊUTICO(valeu, imaginei a mim misturando as substâncias no lab... rs). Enfim, te digo que existe uma lógica plausível para a ORIGEM, só não está provada, mas poderia explicar com prazer, isto é, se quiserem ouvir...rsrsrsrs

Desculpem, ficou grande, né ?! Agradeço a todos a paciência. :)

abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
  • Interessante abordagem, Silvana!
    Você tem toda a razão: mentes fechadas não evoluem ou aprendem algo novo. Concordo! Resta saber qual parte da tentativa de explicar a Origem da Vida através da Panspermia esta equivocada:
    - existem moléculas orgânicas em nebulosas;
    - existem planetas orbitando outros sóis, dentro da "zona de vida";
    - existem organismos extremófilos que suportam inclusive os rigores do voo pelo espaço sideral.
    Então, é razoavel perguntar: "organismos extremófilos, transportados pelos cometas e asteroides, poderiam atingir planetas onde existem condições favoraveis à vida"? Mesmo que não existissem tais organismos, "moléculas orgânicas complexas, transportadas pelos cometas e asteroides, poderiam atingir planetas onde existem condições favoraveis à vida"? Provavelmente sim. Talvez eu tenha me expressado de maneira confusa a princípio. Mea culpa, mea maxima culpa! Porém POR QUE precisamos de um Deus para a Origem da Vida? A matéria é capaz de se organizar de forma elegante: os Dreikanters; as espirais das galaxias, dos tornados e dos nautilus; os cristais de gelo e de sal. O que é a vida, senão um arranjo espetacularmente belo da matéria? Se me permite uma pequena divagação acerca de um Deus criador: Lord Dunsany criou o deus Mana-Yood-Sushai, que é um deus adormecido. O universo é um sonho de deus; quando ele acordar, o sonho termina. Se for assim, a criação do universo DEIXA DE SER um ato consciente de esforço, como de um pintor ante uma tela em branco. Ou um escultor diante de um bloco de marmore bruto. Então, pergunto:"um universo criado num sonho de Deus foi um ato CONSCIENTE ou INCONSCIENTE"? SE o surgimento do universo independe de um ato consciente de Deus, por que o mesmo não ocorreria com a Origem da Vida?
    Abraços e tenha uma boa semana (minhas férias começam hoje!)
  • Saudações Nyarlathotep
    Saudações os demais participantes

Aza, chegamos a um ponto do quase não retorno...rs

O que isso significa... Saímos das ciências "aplicadas"(comprovadas), para um universo alternativo de ideias que provavelmente irão apoiar-se mais em preceitos filosóficos...

Vc perguntou:

Um universo criado num sonho de Deus foi um ato CONSCIENTE ou INCONSCIENTE"? SE o surgimento do universo independe de um ato consciente de Deus, por que o mesmo não ocorreria com a Origem da Vida?

Creio que mesmo a inconsciência como parte de uma "menor" faceta na dualidade" de seu oposto, ainda assim precisa manter seu estado consciente para saber da existência do outro estado da mente... :)

Universo escuro por analogia poderia ser a inconsciência de D-us...rsrsrsrs

Perceba, estou tentando o minimamente possível me manter dentro de uma base análoga representativa...rs

Então, se pudéssemos atribuir forma na inconsciência de D-us, seria durante a consciência que ela seria perceptível aos "olhos" da origem, entre os estados alternados dessa consciência em expansão... rs

O que nos leva a eliminação da possibilidade do estado inconsciente ser responsável pela origem da vida, pois mesmo que o inconsciente desse "ser" não reconheça suas representações, nós(seres humanos) o reconhecemos pelo motivo oposto...rsrsrsrs
    Minha pergunta então é: Se o surgimento do universo depende de um estado consciente para existir, qual a diferença entre Origem e Criação dentro desse estado ???

Aza, amanhã preciso me ausentar, compromissos pessoais, provavelmente não poderei responder, peço que reflita, neste caso não precisamos de tempo, estamos em um jogo de luz e sombras...rsrsrsrsrs Análogo a um xadrez...

Outra coisa, não compreendi bem quando falou sobre suas férias, se vc se refere a uma ausência prolongada ??? De qualquer forma, voltarei quando me for possível, ou mesmo se eu souber desenvolver suas ponderações ou de qualquer outro forista que desejar entrar na discussão...rsrs

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Boa noite, Silvana!
    15 dias de férias num hotel fazenda. Sem celular e sem internet (teclando na estrada). Preciso recarregsr as energias! Boas férias da universidade para você!
    Abraços.
  • Saudações Nyarlathotep
    Saudações aos demais participantes

Boas férias :)

abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.