Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Não saber qual é a quarta vogal ou o plural de canal ultrapassa o cúmulo do absurdo.
"Ficar cobrando resultados traumatiza a criança"
Paulo Freire.
Saudações aos demais participantes
Fernando, troque transmitir por:
"Escola não é ambiente para mera reprodução do conhecimento"... :)
Abraços fraternos a ti
da Silvana
http://www.olavodecarvalho.org/semana/120419dc.html
Saudações aos demais participantes
Fiquei curiosa... Quais Leis ???
A lei de diretrizes e bases do ensino(LDB) ????
Vejamos o que diz a LDB(*)...rs
Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Opa !!!! Percebeu, Fernando ?!!! ATO FALHO.
Alienação, nesse caso que o Rodrigo disse, só passa a ser considerado crime se estiver previsto na lei magna constitucional, seria portanto necessário CARACTERIZAR, antes COMO DOUTRINA AO INVÉS DE ENSINO dentro da LDB...
Continuando...
§ 1º. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
Pronto, percebeu que o inciso 1 reforçou o caráter educativo...rs
§ 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social
Preciso destacar mais alguma coisa...rs
Adicione a isso tudo um pouco de MAU CARATISMO da parte MILITANTE... Tudo perfeitamente dentro da LDB. :(
ah, isso sem mencionar que quando ele fala de pais politizados e que podem policiar o que acontece dentro da escola dos seus filhos...
Ele está falando sobre os pais com filhos em escolas particulares, né ?! (rs)
Concordo... Mas, pensemos. Como pode existir uma escola apolítica se o próprio Rodrigo está reclamando de política USADA dentro da escola...
Ou seja...
Como podemos politizar(conscientizar) os alunos sem falarmos de política com eles ???
Não seria melhor antes haver uma mudança nos conceitos gerais e em determinados artigos que destaquem essas discrepâncias dentro das escolas públicas.
Se ele estiver falando sobre esse tipo de mudança. Sim, daí concordo com ele.
Obs.: Depois volto para comentar o segundo post. :)
(*) http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Fernando, essa BALELA de que a metodologia Construtivista acabou com a educação brasileira, deve ser analisada de forma mais profunda.
Outra coisa equivocada, é a história de que os piores índices de ensino estão entre as escolas que utilizam o método construtivista...rs
Vejamos...
A Finlândia, melhor resultado no PISA, por exemplo, segue o MODELO SÓCIO-CONSTRUTIVISTA. Só que sobre o modelo de Freinet...rs
Como entender esse Construtivismo social da Finlândia e o nosso (brasileiro)...
Este difere um pouco do construtivismo de Piaget e do sócio-interacionismo de Vigotsky. Conhecido como Construtivismo sócio-interacionista.
Vcs vão dizer... Mas é semelhante a Pedagogia de Piaget...rs
Não, não é...rs EXPLICO...rs
Vejamos o que difere esta nossa distorção tupiniquim remendada, para a usada na Finlândia...
E digo a todos, é necessário muito estudo para desenvolver esta técnica com maestria...rs
Funciona muito bem, mas o professor precisa ser muito especializado em várias tecnologias(educativas), além de ter o suporte da comunidade escolar...
É aquela coisa, uma andorinha só não faz verão...rs
Então, alguns aqui vão questionar: Ué, mas é igual a proposta do Piaget. ?!!!
Vejamos mais uma vez, como dar significância ao conteúdo apreendido nesse método...
Ou seja, não havia uma preocupação inicial em corrigir os alunos nas primeiras escritas do passeio, posteriormente, todo o grupo realizava a correção do material escrito, ou seja, todos aprendem com todos...rs
A chave desse método é: APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO por projetos...rs
O grupo cresce junto em dinâmica comportamental, além de verificarem suas dificuldades espelhadas na dificuldade do colega... :)
Ou seja, a aprendizagem não é verticalizada, ela passa por um processo de percepção do ambiente, hipótese e dedução, junção de propostas definidas(objetivos), reformulação do conteúdo e depois na produção, as arestas(conteúdo programático) são corrigidas, e assim, estimulados(grupo) a superarem as dificuldades do grupo...rs
Percebam...
Os quatro pilares propostos pela UNESCO, são assim alcançados...
Obs.: Fernando, para vc entender melhor a metodologia usada na Finlândia, leia toda a notícia desse link que postei mais acima.
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/11/13/1115047/atenco-professores-programa-capacitaco-finlandia-aberto-inscrices.html
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Até pelo óbvio erro de concepção Pedagógica...rs
Paulo Freire manifestava a educação pela ANDRAGOGIA...rs
O universo infantil (técnicas de aprendizagem) é diferente... :)
Paulo estava mais preocupado em divulgar as ideias do Construtivismo Freiriano, para assim atender a uma demanda social, ou seja, muitos analfabetos em fase adulta na época.
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Os livros didáticos que as crianças usam apresentam o marxismo como "democracia autêntica".
Método Paulo Freire de ensino afunda o Brasil
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/756/metodo-paulo-freire-de-ensino-afunda-o-brasil/p1
ou
Até nos cursos de musica da USP o marxismo é tema constante
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/2677/ate-nos-cursos-de-musica-da-usp-o-marxismo-e-tema-constante/p1
Saudações aos demais participantes
Tenho esse Livro...rs
Lembro que na época de Universidade(formada em 1989, concluindo especialização em 1991) era o top do top... ;)
Mas, perceba, nem tudo que está ali é pró-lixo... EXPLICO ...rs
O ensino no Brasil na época era muito Tecnicista, constituído de uma "elite acadêmica" romântica, pautada na luta pela BENDITA IGUALDADE MARXISTA...rs
O problema é que o foco foi justamente direcionado para difundir que é na ESCOLA que deve ocorrer A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL surgindo como MILITÂNCIA...
Incutindo em alguns a PRAGA DA MILITÂNCIA PELA LUTA DE CLASSES... Ou seja, todo o ressentimento contra o regime autoritário dos governos anteriores que reprimiram e expurgaram os revolucionários... QUE COMO MILITÂNCIA, quando com a abertura política voltaram todos com ressentimentos pelo antigo regime político...
E, pior, lançando como sementes germinadas nas mentes dos professores em formação, que, na época pensavam que esse era um modelo de PROCESSO TRANSFORMADOR para as mudanças sociais...rs
Perceba, nós(me incluo) professores, na essência somos românticos... Sonhamos com uma educação mais humanizada e, que seja capaz de tornar nosso aluno um ser humano capaz de boas escolhas e oportunidades... Sim, queríamos(ainda desejamos) que os alunos de camadas mais pobres da população tivessem acesso a todas as oportunidades dos "ditos privilegiados"...
O que digo a favor desses princípios é que essa escola nos moldes de Freire(ANDRAGOGIA)... Tinha tudo para libertar o aluno... EXPLICO...rs
Para que as crianças pudessem ser melhor orientadas era necessário que os pais também tivessem seus interesses e visão de mundo renovados, ou seja, não bastava revolucionar as crianças, pois elas não encontrariam o mesmo nível de pensamento que traziam da escola... O ciclo assim não se renovaria de forma rápida, pois nesses casos o processo é lento, gerações precisam morrer e outras serem formadas para que velhos conceitos sejam reformulados...rs
O problema é que o Brasil estava em um momento político (digamos: processo de renovação) e, o mundo(países mais civilizados) em outro modelo de escola progressista...rsrsrs
O que ocorreu... No Brasil acabaram fazendo uma salada de conceitos revolucionários, com conceitos progressistas... rs
Não vou dizer a celebre frases de vcs aqui: Deu no que deu... Pois não concordo com todas as críticas ao modelo FREINIANO... rs
POIS O QUE FREIRE plantou lá atrás, está surtindo UM BOM EFEITO... EXPLICO... rs
Não existe possibilidade de que num processo de libertação pela reflexão(educação libertadora), não se estimule nas pessoas a capacidade de serem mais criticas em suas construções mentais e intelectuais...
Ou seja, óbvio que tudo irá convergir para uma população mais politizada, mais esclarecida, que tenha aprendido em seu íntimo o pressuposto de libertação pela educação...
Com o tempo, surtiu os efeitos proporcionais ao modelo lançado como a base dessa reflexão... Eu diria que esse legado é merecidamente de PAULO FREIRE. :)
Paulo era essencialmente um romântico, assim como a maioria dos Marxistas que sonham com uma igualdade de oportunidades(digamos assim)...rs
Mas, se vc me perguntar se no processo houveram distorções dos modelos educativos basilares.
Te respondo que sim(respondo a todos)... Nós(me incluo) educadores do método construtivista, passamos(ram) a ficar cada vez mais focados em sistema de classes, do que no processo reformulador pela educação...
E o que isso faz na vida das pessoas ??? Bem vou explicar...
Comigo ocorreu que num dado momento eu percebi que não fazia mais parte "daquela turma"...
Pelo motivo óbvio, minha formação era focada em GESTÃO DE RECURSOS (vulgo: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR) sendo assim, abandonei a linha "REAÇA ROMÂNTICA"(como vcs costumam dizer) e segui a linha progressista da Administração escolar...rs
Ganhei em visão de mundo com a GESTÃO, era como uma abissal entre nós os pedagogos da minha classe acadêmica...rs
Isso é perceptível no pessoal da área...rsrsrsr
Nós os gestores somos mais práticos, precisamos focar em aspectos da gerência que a nível numérico nos deixam anos luz distantes dos demais pedagogos de nossa área... Enfim... Alguns colegas nem sentavam muito com a gente, somos chatos em alguns conceitos, pois GOSTAMOS DO TECNICISMO TAMBÉM...rs
Esse modelo tem sua praticidade quanto aos resultados, pois os gestores são movidos a resultados...rs Eis nossa diferença basilar para os demais colegas...rs
Atualmente tenho escutado absurdos vindo como ecos da escola construtivista...
Do tipo: Progressão premiada... Pelo simples Bônus em recursos para a escola... :(
Isso eu jamais permitiria em uma escola onde eu fosse a gestora.
Creio que os resultados acadêmicos devem fechar redondinhos...
>>> CONHECIMENTO = DESEMPENHO <<<
Bem, mas, isso é uma opinião minha que estou longe(distante) da escola enquanto Pedagoga.
Antes de terminar...
Fernando, voltando a falar sobre a Pedagogia do Oprimido...rs
O crédito dessa pedagogia é que a mesma promoveu um processo transformador na escola pelo movimento político social, assim... Vai chegar um momento em que os alunos, não vão mais aceitar serem GUIADOS, pois O CONSTRUTIVISMO estimula esse tipo de concepção, o aluno é o sujeito da sua história...rsrsrs
Ou seja, veremos a casa cair... Algo interessante ocorre nesses movimentos de conscientização dentro da escola. :)
VIVA O BOM CONSTRUTIVISMO !!!
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Nem português, nem matemática, nem ciências? Os pais e os professores se calam e aceitam?
Depende...
Antes de Paulo Freire havia uma educação pública muito boa, mas só acessível à classe média urbana. Áreas rurais eram analfabetas e pobres da cidade começavam a trabalhar muito cedo e paravam de estudar.
Depois de Paulo Freire, a educação pública passou a atender todo mundo e a ser ruim prá todo mundo atendido por ela.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
E vivam os bons unicórnios.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Saudações aos demais participantes
Fernando, um conhecido meu parou de estudar quando conseguiu concluir o ensino médio... E foi até o final, por conta de uma namorada que fazia as provas dele, eles sentavam próximos e ela trocava a prova com ele, ou seja, fazia a prova dela e a dele...rs
Ele me contou isso rindo certo dia, pois para ele o mundo é dos espertos...
Ele sempre foi assim em tudo, o caráter é rasinho, rasinho... Mas, pergunte se ele é bem sucedido na vida financeira... Pois é, conseguiu ser bem sucedido nos negócios...
O único problema é quando abre a boca e fala... hahahaha
Já sobre a permanência na escola, bem, creio que existem os que querem progredir, aprender, nem que seja ensino técnico profissionalizante, então...
Esses permanecem na escola, só que em ramos mais produtivos para atividades profissionais.
Quanto a calar e aceitar se o individuo vai ou não avançar para o nível seguinte ou mesmo o superior... Não concordo que o individuo deixe de estudar nas séries básicas, mas chegando no ensino médio.... rs
Perceba, nem todos entendem o mundo como vc e eu entendemos Fernando, para nós o estudo faz parte de nossas vidas... Para outros já é aborrecimento... :(
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Saudações aos demais participantes
O Gavião... http://www.dicionariodesimbolos.com.br/gaviao/
Linda imagem a do seu blog... O reflexo dentro da visão...rsrs
Concordo... Então, o que percebemos é que o processo político e social seguiu atendendo a demanda e carência do acesso aos centros acadêmicos, por [N] fatores...
Hj existe o ensino profissionalizante, vc acha isso ruim ?
Ou melhor, na sua opinião esse modelo não atende ao propósito de formar rápido profissionais ao mercado de trabalho ?
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Pois é... Bom que pegou outras opiniões... :)
Viu, não sóu só eu quem diz...rs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Eu entendo ao que se refere Sybok.
Mas, quando falo sobre o Construtivismo, não estou falando dos modelos que vcs conhecem, falo do modelo sócio-construtivista um pouco diferente...
abraços fraternos a ti
da Silvana