Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

IGREJA CARA DE PAU DO REINO DOS MEUS

13»

Comentários

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited maio 2015 Vote Up0Vote Down
    Spider disse: - O catolicismo é mais tolerante, ou, melhor dizendo, não demoniza outros credos tão veementemente quanto os evangêlicos, além disso, ele esteve conosco no processo de formação de nossas tradições, acredito que ele teve grande participação no traço tolerância religiosa de nosso caráter, óbvio que há gradações de uma região para outra, mas prevejo tempos difíceis para a Bahia se o evangelismo mantiver algum crescimento significativo em seu rebanho (coisa que espero sinceramente que tenha estagnado).

Não é muito comentado, mas o Santo Ofício visitou esta Terra Brasilis e deixou seu recado.
    Recado que nem sempre é entendido.
    A Igreja Católica não se descabela por Fulano ou Beltrano professar crenças exóticas. Vai tentar catequizá-lo, às vezes por métodos pouco sutis, mas se o pérfido* optar pela danação eterna, problema dele.
    O que Roma Católica não tolerava era que as tais crenças exóticas fossem disseminadas a partir de dentro de sua própria comunidade. Aí os inquisidores ficavam um tanto anti-sociais.

Protestantes não podiam se dar aos mesmos luxos desfrutados por uma Igreja segura ao ponto de se denominar Universal (que é o significado de católico). Mesmo nos países onde o protestantismo era majoritário, esta maioria se fragmentava em uma miríade de denominações que frequentemente hostilizavam-se entre si tanto ou mais que hostilizavam o Catolicismo Romano do qual se separaram.

Talvez daí surja a associação Weberiana entre Protestantismo e capitalismo => concorrência.
    O Catolicismo se desenvolveu como monopólio do Cristianismo.
    Protestantes tem que disputar seus clientes com Deus e todo mundo ou com o diabo e todo mundo.

Quanto à Bahia, é sabidamente uma zona e tem que ser entendida como tal.
    Salvador é aquilo lá... A única coisa razoável nos arredores é o Polo Petroquímico, diferente do interior da Bahia que é diferente do sul da Bahia que é diferente do Brasil.

Acho que se os evangélicos tomarem posse desta bagunça, na semana seguinte vão tentar devolve-la pro Candomblé.

*pérfido = contrário à fé, na etimologia da palavra.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Spider disse: - Nesse ponto sou mais pessimista que você, tenho convivido mais de perto com a crentaiada, com os mais próximos da normalidade, diga-se de passagem, nada de gente do Waldomiro ou do Macedo, pra ficar bem claro.
    - O que tenho visto é um festival de intolerância, seja com músicas "do mundo", seja com outras religiões "não-evangêlicas" em geral (tipo nem ir a missa de sétimo dia de um amigo), seja com viados, com esses reina a hipocrisia, fingem não se importar por etiqueta social, mas, no íntimo, lavam o pé se pisarem na sombra da pessoa.

Então, ótimo...

Boa parte, talvez a grande maioria dos crentes evangélicos no Brasil são um bando de pobres fodidos que precisam se apegar a alguma coisa para se manterem dentro da sociedade civilizada.
    O efeito colateral deste apego é que frequentemente criarão a fantasia de fazer parte de uma elite espiritual para compensar sua realidade material.

Esteja certo que o crente mais sectário, mais preconceituoso, mais intolerante é o favelado, que precisa disto para acreditar que é alguém especial.
    Compare o comportamento deles com evangélicos de classe média ou alta e verá que o discurso assume ares mais novela das oito, do tipo "não temos nada contra as pessoas homossexuais, mas... ".
    Considere que nas favelas, a contrapartida do crente evangélico de discurso sectário e preconceituoso é o traficante.
    Sem muitas dúvidas quanto ao menos mal.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Botanico disse: O pobre criolo vindo como escravo ao Brasil, via-se obrigado a se tornar católico. Isso garantia aos brancos o direito moral de usá-lo como escravo, pois estavam lhe dando a graça da salvação (fico só na dúvida se eles acreditavam que negro tinha alma... Alguém sabe de alguma coisa?). Porém ele estava acostumado com seus rituais de sua santa (não tão santa, aliás) terrinha e entre o que era do seu costume e a imposição da fé católica, o criolo ficou com as duas. Fez as adaptações necessárias. Assim, o padre, todo feliz, via o pobre escravo ajoelhar-se diante da imagem de alguma Nossa Senhora qualquer (quantas há mesmo?). Estaria rezando à Virgem Santíssima, certo? Errado! Ao fazer a oração, ele pensava em Iemanjá... O padre podia ver o gesto, mas não ler a mente. Daí então surgiram os cultos afro-católicos (umbanda, quimbanda, candomblé, etc e tal).

Só vou dar uma rapidinha pois estou em horario de serviço... Acredito que até o final dos anos de 1880, antes dos abolicionistas, muita gente acreditava que negro não tinha alma. lembrando que, até Alan Kardec achava normal que o negro vivesse como escravo para pagar os seus karmas.
    Botanico disse: Nos EUA isso não aconteceu pois, sendo proibido o culto às imagens já que o país era de maioria protestante, não teve como os escravos fazerem o seu sincretismo.

La se proliferou muito mais o vodu, especialmente na região de Louisiana.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Botanico disse: Nos EUA isso não aconteceu pois, sendo proibido o culto às imagens já que o país era de maioria protestante, não teve como os escravos fazerem o seu sincretismo.
    Em Cuba, o sincretismo gerou a Santeria, que não difere tanto assim do Candomblé e acabou migrando para os EUA.
    Yemay = Iemanjá
    Babalu Ayê = Obaluayê
    Etc. (Ellegua · Iansan · Mami Wata · Obàtálá · Oggun · Ọlọrun · Orunmila · Oshun · Shango)

A música "Babalu" ("Babalu, Babalu ayê...") se refere à entidade.
    A Irlanda foi, supostamente, convertida em tempo recorde por São Patrício. Na verdade, o povo apenas adotou mais um deus, que lhes parecia poderoso por ser o do Império Romano. Por via das dúvidas, continuaram prestando homenagens aos antigos deuses para que não se ofendessem.

O jeito foi a Igreja transformar esses deuses em santos, com biografia inventada e tudo.
    Por exemplo, a deusa Brighid virou Santa Brígida. O Rei Artur e seus cavalheiros eram, originalmente, diversos deuses. Suas lendas foram cristianizadas e eles transformados em heróis cristãos.

Na Bretanha (noroeste da França), havia os lugares sagrados no meio do mato onde se cultuavam os deuses celtas. A Igreja cravou pilares em todos eles com uma representação da paixão de Cristo.
    Botanico disse: (fico só na dúvida se eles acreditavam que negro tinha alma... Alguém sabe de alguma coisa?).

A Igreja nunca negou ou duvidou que negros ou Índios tivessem alma, caso contrário, por que dariam um batismo destinado à salvação da alma para seres que acreditavam não possuir uma?
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: A Igreja nunca negou ou duvidou que negros ou Índios tivessem alma, caso contrário, por que dariam um batismo destinado à salvação da alma para seres que acreditavam não possuir uma?

- A bula “Sublimus Dei”, promulgada pelo papa Paulo III em 2 de junho de 1537 diz: "...consideramos, no entanto, que os índios são verdadeiramente homens e que, de acordo com o que fomos informados, não apenas são capazes de entender a fé católica como desejam muitíssimo recebê-la. Definimos e declaramos (…) que os ditos índios e todas as demais pessoas que possam ser descobertas mais tarde por cristãos não devem de modo algum ser destituídas de sua liberdade ou da posse de sua propriedade, mesmo que estejam fora da fé de Jesus Cristo..."

Abraços,
  • Obrigado Acauan e Spider.
    Fica para mim ainda uma dúvida que nunca me foi respondida. Lá nos EUA construiu-se uma sociedade dividida entre brancos e negros, supostamente baseada nas leis "Jim Chow". Não era um legislador, mas um comediante que caricaturava a si mesmo, representando ora brancos, ora negros numa mesma apresentação. Então criou-se o mito do "separados, mas iguais". Claro que na prática só funcionava o separados, mas de iguais nada havia. Bancos para os brancos eram bem feitos e confortáveis. Para os negros eram sujos, nunca conservados e quase sempre ficavam quebrados. Para os brancos havia os bebedouros de aco inox, com filtro e refrigeração. Para os negros sobrou a torneira sem filtro montada em cima de uma pia suja... E por aí vai (ou ia, não sei bem).

A minha dúvida é: como ficariam as coisas lá no Céu? Haveria um Céu mais bonito, cheiroso, luminoso, etc e tal, reservado para as almas dos brancos e para as almas dos negros, se é que negro tinha alma, sobraria um Céu de segunda classe, não tão bonito, não cheiroso, menos iluminado, etc e tal? Seria um bocado estranho para um bom branco americano cristão dividir seu espaço no Céu com algum negro, certo?
    Botanico disse: A minha dúvida é: como ficariam as coisas lá no Céu? Haveria um Céu mais bonito, cheiroso, luminoso, etc e tal, reservado para as almas dos brancos e para as almas dos negros, se é que negro tinha alma, sobraria um Céu de segunda classe, não tão bonito, não cheiroso, menos iluminado, etc e tal? Seria um bocado estranho para um bom branco americano cristão dividir seu espaço no Céu com algum negro, certo?

Circulava uma passagem famosa, não sei se autêntica no qual uma senhora do Sul diz à empregada negra que se ela fosse uma boa cristã, quando morresse Deus a transformaria em branca. A empregada responde que se não pode ir para o Céu com a aparência com que nasceu, então preferia ficar com o diabo para sempre.

Não duvido que os racistas do Sul acreditassem que os bons cristãos negros se lavariam no sangue de Cristo após a morte e que o sangue de Cristo funcionaria como alvejante.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Comprei e compro quando acho algumas revistas de divulgação da fé cristã. Em algumas delas, houve pastores negros que se manifestaram e se queixaram do racismo cristão muito comum nessas santas igrejas evangélicas.
    Às vezes pastores ficam horas esperando no saguão de aeroporto pela pessoa que deveria vir buscá-los e levá-los até a igreja ou hotel. Motivo da espera: a pessoa encarregada de buscá-lo não foi informada que se tratava de um negro...
    Quando um branco aceita o dito Cristo na dita igreja evangélica, o batismo é suficiente. Mas se é um negro, ainda precisa do óleo ungido (óleo ungido é a mesma coisa que água molhada...), de provações, de outras exigências mais para poder ser aceito.

Quanto à negra da passagem acima, talvez John Milton estivesse certo: antes reinar no inferno do que servir no céu...
    Botanico disse: ...pastores negros que se manifestaram e se queixaram do racismo cristão muito comum nessas santas igrejas evangélicas.

Uma piadinha representativa desta realidade:

Em uma destas igrejas segregacionistas, o pastor vê uma mulher negra ajoelhada diante do altar.
    - O que você está fazendo aí? Pergunta o pastor.
    - Estou limpando o chão. Responde a mulher negra.
    - Então tá bom, mas não vá aproveitar e dar uma rezadinha.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Spider disse: - Nesse ponto sou mais pessimista que você, tenho convivido mais de perto com a crentaiada, com os mais próximos da normalidade, diga-se de passagem, nada de gente do Waldomiro ou do Macedo, pra ficar bem claro.
    - O que tenho visto é um festival de intolerância, seja com músicas "do mundo", seja com outras religiões "não-evangêlicas" em geral (tipo nem ir a missa de sétimo dia de um amigo), seja com viados, com esses reina a hipocrisia, fingem não se importar por etiqueta social, mas, no íntimo, lavam o pé se pisarem na sombra da pessoa.

Então, ótimo...

Boa parte, talvez a grande maioria dos crentes evangélicos no Brasil são um bando de pobres fodidos que precisam se apegar a alguma coisa para se manterem dentro da sociedade civilizada.
    O efeito colateral deste apego é que frequentemente criarão a fantasia de fazer parte de uma elite espiritual para compensar sua realidade material.

Esteja certo que o crente mais sectário, mais preconceituoso, mais intolerante é o favelado, que precisa disto para acreditar que é alguém especial.
    Compare o comportamento deles com evangélicos de classe média ou alta e verá que o discurso assume ares mais novela das oito, do tipo "não temos nada contra as pessoas homossexuais, mas... ".
    Considere que nas favelas, a contrapartida do crente evangélico de discurso sectário e preconceituoso é o traficante.
    Sem muitas dúvidas quanto ao menos mal.

É o que eu vejo no meu trabalho: é rádio gospel o tempo inteiro. Eles precisam disso para serem especiais, não se conformam em ser mais um. Ainda mais que alguns lá nem tem o segundo grau.

E o conteúdo dessa 93 fm é o mais alienante possível.

O que me faz ainda querer trocar de emprego.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Dr_Whooves disse: É o que eu vejo no meu trabalho: é rádio gospel o tempo inteiro. Eles precisam disso para serem especiais, não se conformam em ser mais um. Ainda mais que alguns lá nem tem o segundo grau.

E o conteúdo dessa 93 fm é o mais alienante possível.

O que me faz ainda querer trocar de emprego.

- A obssessão doentia pela porra do caralho da música Gospel é um mistério pra mim.

- Desconfio que os pastores demonizem todos os outros estilos musicais e propagandeiam os cantores-lixo de gospel o tempo todo, além de alardear as propriedades curativas, edificantes, calmantes e desencapetantes dessas músicas.

- Sei que isso torna insuportável a convivência com crentes, pois eles acham que tem que ouvir essa merda o tempo todo, se pudessem ouviriam até dormindo.

Abraços,

• Minha tia acabou de dizer que hoje teve um encontro na Catedral Metropolitana do RJ de Católicos Carismáticos e Evangélicos .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
    Acauan disse: Boa parte, talvez a grande maioria dos crentes evangélicos no Brasil são um bando de pobres fodidos que precisam se apegar a alguma coisa para se manterem dentro da sociedade civilizada.
    Pertencer a uma seita os torna especiais, parte de algo maior e poderoso que combate as "forças do mal".
    Torna-os donos e portadores de uma "verdade" que os outros ignoram ou desprezam.
    E tome de postar no Facebook fotos na igreja usando um manto para ler a Bíblia lá na frente, com um sorriso orgulhoso.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Pertencer a uma seita os torna especiais, parte de algo maior e poderoso que combate as "forças do mal".
    Torna-os donos e portadores de uma "verdade" que os outros ignoram ou desprezam.
    E tome de postar no Facebook fotos na igreja usando um manto para ler a Bíblia lá na frente, com um sorriso orgulhoso.
    Esse é um dos poucos méritos que vejo na religião, concedeu a essas pessoas uma dignidade coletiva que todas as outras lhe sonegaram.

Triste cenário e com a educação pública o lixo que está não tenho esperança de que vá melhorar.

Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse:
    Esse é um dos poucos méritos que vejo na religião, concedeu a essas pessoas uma dignidade coletiva que todas as outras lhe sonegaram.

- Isso é legal, mas bem que podia ser melhor, podiam ser coletivamente dignos sem julgar que todos diferentes deles estão macumunados com o capeta e que vão dançar na chapa quente dele por toda a eternidade, e, principalmente, que fossem dignos sem ouvir a porra da música gospel.

Abraços,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.