Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Eu tive uma interpretação diferente da sua sobre o conceito de democracia direta do Cláudio. Isso foi explicado no post que respondi ao sybok. Se "democracia direta" do Cláudio for o que o sybok e você pensou, então eu concordo com vocês. Esse tipo de "democracia direta" é um passo decisivo para criar situações do tipo "dois lobos e uma ovelha decidindo quem é o jantar".
Para evitar ditadura da maioria, é necessário que haja cláusulas pétreas colocando o direito individual acima do coletivo. Ou seja, justamente aquilo que, se for dominante, é incompatível com o comunismo.
- O capitalismo é criação humana, portanto defeituoso.
- O que queremos para o futuro é manter o que já temos de bom do capitalismo com a correção dos defeitos.
Coisa que vem sendo feita há séculos com o capitalismo e não foi possível fazer com o socialismo porque nunca funcionou.
Guerras estatais nada tem a ver com o Liberalismo (e capitalismo de Estado é uma bosta comparável ao socialismo). Além disso, segundo o Heritage, os países da África subsaariana onde mais a população passa fome são justamente aqueles que mais põe empecilhos para o funcionamento livre do mercado.
Isso é evidente para qualquer idiota que exista , mas não é ao esquerdista .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
A maior parte da correção de defeitos do capitalismo é justamente eliminar aquilo que ele compartilha com o socialismo: o coletivismo (do capitalismo de Estado).
Claudio, me cite um único historiador respeitado que demonstre que a Guerra do Ópio (deve ser este o episódio chinês que o panfleto fala) causou 27 milhões de mortos.
E olha que não tô defendendo os ingleses, não, aquilo foi uma sacanagem vergonhosa, mesmo e o rei do Congo era de fato um filho da puta, só que suas fontes são ridículas e inventam estes números absurdos que você divulga sem qualquer checagem.
Você lembra dos "6,5 milhões de vagas universitárias criadas nos últimos dez anos", pois é... Você vê um numerão que te interessa e já tasca numa postagem, divulgando informação panfletária tão ruim que nem os comunistas tem interesse em repeti-las.
E nota, a mesma Armada de Sua Majestade que fez aquela lambança na China, também foi protagonista da erradicação do tráfico marítimo de escravos. E quem cortou as asinhas do rei Leopoldo da Bélgica foram os outros países capitalistas europeus horrorizados com a brutalidade do dito cujo. Por interesse próprio você dirá, mas mesmo que seja é uma prova de que buscar interesses próprios podem ter efeitos positivos.
Quanto a figurinha do "árabe" escandalizado com as malvadezas do Ocidente, só uma informação objetiva Claudio: A escravidão foi abolida na Arábia Saudita em 1975 - é isto, não é erro de digitação, não é 1875 não, é 1975 mesmo, no último quartil do século XX. Vai culpar o capitalismo pelas ações de uma ditadura teocrática retrógrada?
E queria ver você traçar uma mínima linha de causa e efeito entre capitalismo e 20 milhões de mortes por fome ao ano.
Eu posso te demonstrar historicamente com fatos, números (verdadeiros), locais, nomes e datas que a Revolução Verde, um feito do capitalismo SALVOU milhões de pessoas da fome no sub-continente indiano.
Até para se fazer propaganda ideológica se pede um mínimo de critério, pinçar do Google qualquer bobagem que concorde com sua causa só faz cair, ou melhor, despencar no precipício a qualidade das discussões que fez a reputação deste fórum na Internet.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Então este foi o objetivo de eu colocar o panfleto com o número de 1.600.000.000 de mortos vítimas do capitalismo. Não sei exatamente quantas pessoas morreram na Guerra do Ópio. Só sei que foi muita gente. Gerra que foi motivado por motivos comerciais: vender ópio.
Essa imagem é tão tosca, mas tão tosca que causa vergonha alheia.
Nunca, vou tentar ser mais dramática, NUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUNCA antes, em toda a história da humanidade, a fome foi um problema que afetou menos pessoas que a obesidade, só com o capitalismo isso aconteceu, junto com outras coisinhas como a possibilidade de alfabetização e vacinação em massa, longe de ser um causador o capitalismo é o maior fator minimizador da miséria que esse mundo já conheceu, a única "culpa" do capitalismo é não a ter erradicado, ou seja, ideológos de esquerda exigem do sistema capitalista que ele seja capaz de erradicar todas as mazelas da sociedade humana mas toleram as coisas mais hediondas, como escravidão, da sandice que defendem.
Certo. Então para saber mais sobre os genocidios provocados pelo capitalismo, eu indico o livro "O livro negro do capitalismo". Não li o livro. Só deu uma folheada, mas lá estão as provas com bom detalhamento. Tanto o capitalismo, como o socialismo, provocaram milhões de mortes, pois ambos tratam da disputa pelo poder. O problema é culpar apenas um lado, sem olhar o que o outro lado fez de errado.
Segundo Marx, Capitalismo é um sistema econômico em que há distinção entre o proprietário dos meios de produção e a mão-de-obra. Não é uma pré-condição do capitalismo haver guerra ou matar alguém. Já o socialismo é um sistema econômico em que a escravidão é uma pré-condição, afinal quando a liberdade econômica é jogada no lixo, todas as demais liberdades são perdidas. E a única maneira pela qual os ditadores socialistas podem resolver o problema das pessoas e outras instituições se revoltarem contra a perda de liberdade fazendo uma contra-revolução, é matando. Portanto, escravidão e homicídio são pré-condições da defesa do socialismo.
- Mas se as mortes atribuídas ao capitalismo estiverem no mesmo nível que as que você apresentou então concluo por antecipação que o livro é uma bosta, pois nada mais é que usar o Materialismo Histórico de Marx para explicar o mundo, além de apelar para um reducionismo desonesto, no mínimo, quando interpreta qualquer disputa comercial ou territorial como capitalismo, atribuir ao capitalismo as mortes da guerra civil americana e o massacre dos índios é o fim da picada.
Abraços,
A mecanização do campo levou as pessoas para as cidades e com mais pessoas juntas, foi possível existir todo o progresso científico e tecnológico dos últimos 200 anos.
Este progresso foi possível porque existiu um Estado para impor uma ordem. Ordem está que beneficiava a burguesia, a classe que superou a nobreza que existia antes. Como os burgueses eram superiores aos nobres, eles conseguiram criar um mundo muito melhor do que o que existia com a nobreza.
Agora imagina se todos os trabalhadores conseguirem superar a burguesia. Imagina se todos puderem ter acesso a tudo o que os burgueses possuem. Imagina o tanto de inovações tecnológicas que isto iria gerar. Pois é, este é o objetivo do comunismo: o empoderamento de todos. A fase final da luta de classes.
Por exemplo, Na China milhões morreram de fome durante a Revolução Cultural. O governo de Mao Tse Tung lançou um plano inexequível para transformar a China na maior potência do mundo em pouquisimo tempo. Deu no desastre que deu. Então é importante detalhar o que gerou estas mortes e não atribuí-las a conceitos abstratos.
Não, a imagem não é tosca. Ela é uma condenação aos massacres que tem acontecido. O capitalismo pode ter permitido muitos avanços para a humanidade, mas não justifica que em nome dele países sejam bombardeados e pessoas sejam excluídas de bens essenciais a sobrevivência.
O socialismo soviético também trouxe inúmeros avanços, mas isto não justifica nenhum dos massacres promovidos por Stalin. A URSS lançou o primeiro satélite do mundo, depois lançou o primeiro cachorro, o primeiro homem e a primeira mulher ao espaço. Eles desenvolveram toda a tecnologia de transmissão via satélite. foram pioneiros na criação de orgãos artificiais. Eles criaram o primeiro helicóptero e a primeira máquina de xerox. Só que não é porque os soviéticos fizeram tantos inovações científicas e tecnológicas que iremos deixar de condenar os erros de seus governos.
Primeiro, diminuir a escassez não é tão simples quanto reorganizar a fatia de um bolo mal distribuído. Se assim fosse, um governo distributivista e populista que conseguisse essa fórmula mágica venceria todas as eleições e influenciaria vários outros governos distributivista-populistas mundo afora a seguir essa mesma fórmula – e distributivismo populista já causou muitos estragos. Segundo, não é verdade que a "classe trabalhadora" visa o empoderamento de todos. Isso é cair na falácia de composição – o erro de acreditar que o todo tem a mesma propriedade que a parte. Indivíduos nem sempre agem como seria bom para o grupo ao qual pertencem. Lembre-se que os animais da "revolução dos bichos" (que lutavam contra o opressor homem) também visavam o empoderamento de todos. No final, deu nisso: “Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros”.
2. Por que os trabalhadores têm que substituir a burguesia? É isto o que eles querem? Não. Eles querem é ser burguesia também.
3. As pessoas nascem diferentes e se tornam ainda mais diferentes com o tempo. Igualdade é utopia. Sempre haverá classes.
Eles não tinham incentivo em se matar de trabalhar para produzir mais se nada ficaria para eles.
A coisa começou a mudar quando o governo passou a fingir que não via os agricultores escondendo parte da produção para vender por baixo dos panos. Quando isto foi oficializado, a produção disparou.