Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

SOCIALISTAS, COMUNISTAS E NAZISTAS - por que a diferença de tratamento?

124»

Comentários

  • Claudio disse: Não é justo privar as pessoas do acesso a terra para que elas possam cultivar quando estão passando fome. Não é justo privar as pessoas do lazer, obrigando-as a trabalhar 16 horas por dia em troca de comida, quando até caçadores-coletores tem direito ao lazer. Não é justo confinar as pessoas em guetos (favelas e periferias), e privá-las dos bens públicos. Não é questão de inveja, é questão de direitos que todo ser humano merece ter. O discurso da direita tem se caracterizado pela pregação da retirada de direitos, já o da esquerda é pela ampliação dos direitos. A luta pelos direitos é a luta pela dignidade humana.

    Não é justo bancar o ócio de funcionários públicos às custas dos trabalhadores da iniciativa privada. Que tal acabar com esse pessoal que trabalha 4 horas por dia e ganha muito? E se não houver atividade para ocupa-los, que tal demiti-los? Assim o custo para manter essa gente diminuiria e mais dinheiro poderia ser distribuído entre os trabalhadores oprimidos que dedicam 16h / dia nas suas atividades.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Conheço empresários que trabalham muito mais que 16h / dia, que, assim como muitos mega empresários famosos, fundaram as suas empresas com uns 20 anos de idade e que hoje estão gerando 5, 10, 100 ou mais empregos.

    Eu não tinha essa vontade nem garra, ou inteligência e espirito empreendedor.

    Hoje estão bem melhores do que eu mas nem por isso eu sinto ciúmes ou ódio do sucesso deles.

    Esses sim são heróis e não essa cambada de vagabundos e bunda-moles que defendem a distribuição social (CONFISCO) dos bens dos outros para sustentar, muitas vezes, vagabundos.

    A cada emprego gerado, esses caras fizeram 1000x mais pela sociedade do que qualquer esquerdista que vomita textos pela internet.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Acauan disse: O problema aqui, Claudio, é que você defende o comunismo marxista e este sim deixou um rastro de destruição e morte onde foi implantado.
    Irei responder sua colocação com uma pergunta: as atrocidades cometidas na história para a conquista de mercados fazem você rejeitar o capitalismo?

    A história do capitalismo é marcada por escravidão, servidão, exclusão social, devastação do meio ambiente, entre outros males. Só que nada disto faz você rejeitar o capitalismo, pois você vê as coisas boas que ele produziu e acredita na superação dos malefícios.

    Esta é a minha visão em relação ao comunismo. Sei que a busca por ele resultou em ditaduras , conforme descrito no livro "A revolução do bichos", escrito pelo socialista George Orwell.

    Eu vejo o comunismo como algo muito além desses erros de percurso. Vejo as muitas coisas boas produzidas na sua história, tais como: direitos sociais e individuais, educação universal, planejamento econômico etc. Acredito no comunismo como sendo o caminho para garantir liberdade e igualdade para todos habitantes do planteta.

    Quanto ao Marxismo, acho que Marx foi muito feliz em apontar os problemas do capitalismo, mas a solução que ele deu para se chegar ao comunismo é que não foi nada boa, como a história mostrou. É necessário chegar ao comunismo, mas sem ser pela via do Estado, e muito menos pela via da imposição.

  • Claudio disse: Irei responder sua colocação com uma pergunta: as atrocidades cometidas na história para a conquista de mercados fazem você rejeitar o capitalismo?

    Claudio, que tal ler um basicão sobre MERCANTILISMO?

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo

    ESTADO e não o CAPITALISMO são os responsáveis pelas atrocidades que vc comenta.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Irei responder sua colocação com uma pergunta: as atrocidades cometidas na história para a conquista de mercados fazem você rejeitar o capitalismo?
    Sempre houve atrocidades para se conquistar mercado. Elas não dependem do sistema econômico.
    São uma característica humana.
    Claudio disse:A história do capitalismo é marcada por escravidão, servidão, exclusão social, devastação do meio ambiente, entre outros males. Só que nada disto faz você rejeitar o capitalismo, pois você vê as coisas boas que ele produziu e acredita na superação dos malefícios.
    "Marcada por" não significa "inerente a".
    Os males que você listou acima são defeitos de sociedades humanas, independente do sistema econômico.
    Sociedades humanas capitalistas já tiveram escravidão, não por serem capitalistas, mas por serem humanas.
    Mas, por serem livres e democráticas, foi possível evoluírem.

    Já as sociedades que se tornaram comunistas regrediram, começando por acabar com a liberdade.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    ENCOSTO disse: Conheço empresários que trabalham muito mais que 16h / dia, que, assim como muitos mega empresários famosos, fundaram as suas empresas com uns 20 anos de idade e que hoje estão gerando 5, 10, 100 ou mais empregos.

    Eu não tinha essa vontade nem garra, ou inteligência e espirito empreendedor.

    Hoje estão bem melhores do que eu mas nem por isso eu sinto ciúmes ou ódio do sucesso deles.
    Pois é. Agora eles têm dinheiro para pagar pelas pontes de safena de que vão precisar por causa de décadas de estresse.
    Já eu ganhei meu sustento durante essas décadas sem esquentar tanto a cabeça.
    Graças a eles, que foram loucos de fundar suas empresas.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Irei responder sua colocação com uma pergunta: as atrocidades cometidas na história para a conquista de mercados fazem você rejeitar o capitalismo?
    A história do capitalismo é marcada por escravidão, servidão, exclusão social, devastação do meio ambiente, entre outros males. Só que nada disto faz você rejeitar o capitalismo, pois você vê as coisas boas que ele produziu e acredita na superação dos malefícios.[/color]

    Não rejeito o Capitalismo por um teste lógico muito simples que desmascara esta tentativa forçada de igualar capitalismo e comunismo quanto às atrocidades.
    A regra muito simples é perguntar se não existisse o capitalismo, os males aos quais se referiu existiriam?
    Vamos checar:
    Escravidão: Existiu em praticamente todas as grandes civilizações pré-capitalistas conhecidas;
    Exclusão social: A resposta sobre escravidão inclui esta naturalmente;
    Devastação do meio ambiente: Os Índios americanos, representados nas fábulas como aqueles seres em comunhão com Mãe Natureza matavam búfalos aos milhares e deixavam as carcaças apodrecendo simplesmente porque podiam fazê-lo, só não faziam maiores estragos porque não tinham competência técnica prá isto;

    Agora vamos às atrocidades comunistas:
    - Sem o comunismo teriam existido os expurgos políticos stalinistas com a prisão, escravidão e execução de milhões: resposta não!
    - Sem o comunismo teria existido o Grande Salto para Frente na China e suas dezenas de milhões de mortos? resposta não!
    - Sem o comunismo Cuba seria esta titica de galinha parada nos anos 50, governada pela mesma múmia há mais de cinquenta anos em uma ditadura de partido único onde a única satisfação é saber que todo mundo é tão pobre quanto você: resposta não!

    Entende, Claudio?

    Capitalismo é uma prática estabelecida por milênios de tentativa e erro.
    Comunismo é engenharia social fundamentada na Luta de Classes e na maluquice profética do Determinismo Histórico.
    Não dá prá igualar os dois, por mais defeitos que o primeiro tenha e de fato tem.

    Claudio disse: Quanto ao Marxismo, acho que Marx foi muito feliz em apontar os problemas do capitalismo, mas a solução que ele deu para se chegar ao comunismo é que não foi nada boa, como a história mostrou. É necessário chegar ao comunismo, mas sem ser pela via do Estado, e muito menos pela via da imposição.

    Ou seja, você propõe que para se chegar ao comunismo é preciso que o comunismo deixe de ser comunismo...
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    O erro básico do Claudio, espero que motivado por ingenuidade é atribuir todos os problemas decorrentes da ganância dos indivíduos ao capitalismo, como se não houvesse gananciosos nas sociedades tribais, nobiliárquicas, feudais, mercantilistas e... claro, socialistas.

    O capitalismo pode potencializar os males da ganância?
    Obviamente sim, por isto capitalismo sem democracia é um perigo.
    Felizmente, capitalismo que é capitalismo mesmo gosta de democracia, uma vez que mercados livres e sociedades livres têm tudo a ver.
    Se é impossível negar que o capitalismo tenha seus venenos, como as serpentes ele possui também o antídoto para o próprio.

    E o comunismo?
    Repetindo, qual é mesmo o fundamento desta merda? Luta de Classes, Materialismo Dialético e Determinismo Histórico. Ah... claro... Valor Trabalho e Mais Valia, coisa que se algum estudante de primeiro ano de economia não souber contestar é bom mudar de carreira ou se filiar ao PT.

    O comunismo vitimou dezenas de milhões por algum desvio de percurso em seus nobres ideais?
    De jeito nenhum, seus atos eram apenas desdobramentos de seus princípios.
    Assim como o Nazismo era uma ideologia que pregava a Luta de Raças e por isto os nazistas saíram matando as raças de quem não gostavam, se o princípio do Comunismo é a luta de classes, nada mais esperado do que saíssem matando as classes de quem não gostavam. Nos dois casos, é óbvio que raças ou classes era só uma desculpa prá sair matando e sair matando era só um meio de conquistar o poder absoluto.

    A diferença é esta.







    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    ENCOSTO disse: Hoje estão bem melhores do que eu mas nem por isso eu sinto ciúmes ou ódio do sucesso deles.
    E quem é o monstro que sente ciúmes ou ódio do sucesso de empresários quando estes são honestos? Eu, particularmente, nunca senti inveja de ninguém em toda minha vida. É um sentimento que eu desconheço. O que vejo nas pessoas de esquerda é uma crítica em relação aos que ganham dinheiro desonestamente. Exemplo: Não tenho ódio de Bill Gates, mas considero errado o monopólio desonesto praticado pela Microsoft e o prejuizo que isto causa para a indústria de software. O exemplo da Microsoft pode ser aplicado a outras atividades econômicas. A esquerda sempre ficou do lado do pequeno empresário para distribuir melhor as oportunidades.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Acauan disse: Agora vamos às atrocidades comunistas:
    - Sem o comunismo teriam existido os expurgos políticos stalinistas com a prisão, escravidão e execução de milhões: resposta não!
    - Sem o comunismo teria existido o Grande Salto para Frente na China e suas dezenas de milhões de mortos? resposta não!
    Estas atrocidades não são comunistas. Fazem parte das particularidades do povo russo e do povo chinês. Têm a ver com o desenvolvimento histórico desses países. Foram questões locais. Foi a perseguição política que sempre houve na Rússia desde a época dos Czares e sempre enviou pessoas à Sibéria. Foi o excesso populacional chinês que sempre gerou escassez neste país.

    Concordo com você que existe um lado obscuro do ser humano que sempre destruirá qualquer utopia. Por isto, tenho dito, que o comunismo só pode ser vivido por quem já se adaptou a ele. Quem ainda não se adaptou a ele não pode viver dentro do comunismo e nem ser obrigado a isto.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Acauan disse: Ou seja, você propõe que para se chegar ao comunismo é preciso que o comunismo deixe de ser comunismo...
    E se eu desse outro nome ao que eu tenho dito aqui? Se eu falasse as mesmas coisas, mas sem dizer que isto é comunismo? Poderia fazer isto. Mas prefiro chamar de comunismo o que eu digo para dar crédito aos pensadores comunistas.

    Comunismo não é só Karl Marx, comunismo não é só as experiências do império soviético. O comunismo está muito além de tudo isto. Ele pode não ser natural em alguns pontos, mas isto não significa que ele seja ruim ou impossível. Nem tudo o que é natural é bom e nem tudo o que é artificial é impossível de se concretizar.


  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Judas disse: Se é desonesto, dentro de uma democracia capitalista pode ser acionado e julgado.
    O problema é que o capitalismo está cada vez mais se afastando da democracia devido a concentração de rendas. Políticos nada mais são do que marionetes nas mãos das grandes empresas. O dinheiro compra tudo. As decisões governamentais são baseadas na força de quem tem dinheiro e não na força do eleitorado. A China que é citada como exemplo de capitalismo bem sucedido, é uma ditadura. Monopólios e Oligopólios é o que mais existe no capitalismo e eles só são punidos, quando permitem que isto aconteça para disfarçar seu domínio.

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Estas atrocidades não são comunistas. Fazem parte das particularidades do povo russo e do povo chinês. Têm a ver com o desenvolvimento histórico desses países. Foram questões locais. Foi a perseguição política que sempre houve na Rússia desde a época dos Czares e sempre enviou pessoas à Sibéria. Foi o excesso populacional chinês que sempre gerou escassez neste país.

    Mais citações históricas sem respaldo.
    Me conta quando a Rússia Czarista promoveu a morte de dezenas de milhões de pessoas por motivos exclusivamente políticos (ou por qualquer motivo, estamos falando de dezenas de milhões) ou quando na China a fome dizimou populações inteiras por conta das decisões exclusivamente políticas de um homem e seu partido?

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Claudio disse: Comunismo não é só Karl Marx, comunismo não é só as experiências do império soviético. O comunismo está muito além de tudo isto. Ele pode não ser natural em alguns pontos, mas isto não significa que ele seja ruim ou impossível. Nem tudo o que é natural é bom e nem tudo o que é artificial é impossível de se concretizar.

    O único comunismo que foi implementado foi marxista-leninista, logo é dele que se pode falar objetivamente.
    Se é para chamar qualquer anseio fantasioso de sociedades bonitinhas de comunismo, então o maior comunista de todos foi o Walt Disney.

    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Mais citações históricas sem respaldo.
    Me conta quando a Rússia Czarista promoveu a morte de dezenas de milhões de pessoas por motivos exclusivamente políticos (ou por qualquer motivo, estamos falando de dezenas de milhões)
    Ainda no século dezenove, os Czares enviavam opositores políticos para encarceramento na Sibéria. Alexander Kropotkin, irmão do teorico anarquista Peter Kropotkin , foi um deles. Ele morreu no exilio.

    De acordo com registros históricos, milhares de russos foram exilados na sibéria pelos Czares por razões políticas. É um número bem menor do que o de exilados no século XX. Entretanto a política de exílio para opositores politicos não começou com
    Stalin. Ela já existia bem antes com os Czares. No século XX esta política pode ter sido ampliada pelo governo socialista, mas não foram os comunistas que a inventaram. Eles também não inventaram o culto a personalidade. Ela já exisita com os Czares durante seu reinado de mais de mil anos. Estes czares sempre mantiveram o povo russo no analfabetismo e na roça. Stalin, apesar de seus erros, proporcionou estudo a toda a população até o nível superior e trouxe a maior parte dos russos para as cidades.
    Acauan disse: ou quando na China a fome dizimou populações inteiras por conta das decisões exclusivamente políticas de um homem e seu partido?
    Mao Tsé Tung libertou a China do colonialismo, mas cometeu também muitas atrocidades. Só que ele não foi o único governante chinês a matar o seu povo. Diversos outros governantes fizeram isto em decisões desastrosas. Por exemplo: A Imperatriz Cixi matou 12 milhões de chineses no século dezenove em razão de repressão a rebeliões da população. Outros governantes chineses também fizeram coisas igualmente terríveis.

    Na história há exemplos de governantes que agiram contra seu povo e deixaram milhares de mortos. É o caso do imperador Inca que provocou a dizimação do seu povo na invasão espanhola. Ou de Nero que incendiou diversas cidades ao redor de Roma.

    Ao todo 77 milhões de chineses morreram durante o governo de Mao Tsé Tung. Vitimas de fome ou perseguições políticas.

    São números terríveis, mas os massacras cometidos por Mao Tsé Tung ainda são muito menores que os massacres cometidos atualmente por cento e sessenta e uma pessoas que determinam os rumos do capitalismo mundial. São eles os donos das maiores empresas e de organismos como Banco Mundial, FMI, OMC entre outros. São eles que determinam taxas de câmbios, alta de juros, valor de commodities e tudo o mais da economia mundial para poderem ter cada vez mais lucros.

    Essas 161 pessoas são responsáveis pela morte por fome de trinta e cinco mil pessoas todos os dias Por mês, eles matam de fome um milhão e cinquenta mil pessoas. A cada ano a fome mata mais de 12 milhões e setecentas mil pessoas nos países do terceiro mundo vítimas das decisões desses senhores. Em 6 anos a fome no mundo mata mais do que em todo governo de Mao Tse Tung (1949 a 1976).

    A Relação desses 160 senhores que mandam no mundo está em:
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/conheca-melhor-quem-a-economist-representa.html

    De acordo com o Banco Mundial, 1,29 bilhão de pessoas estão vivendo em pobreza extrema, com menos de US$ 1,25 por dia, e 1,2 bilhão mais vivem com menos de US$ 2,00 por dia. Só que um bilhão de pessoas que pertencem a classe média dão a sustentação política a estes 161 que mandam no mundo.
    Post edited by Claudio on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: O único comunismo que foi implementado foi marxista-leninista, logo é dele que se pode falar objetivamente.
    Se é para chamar qualquer anseio fantasioso de sociedades bonitinhas de comunismo, então o maior comunista de todos foi o Walt Disney.

    Ainda não há as condições materiais para que o comunismo possa prosperar e abranger uma comunidade de milhões de pessoas. É necessário ainda mais desenvolvimento científico e tecnológico e mais evolução moral por parte dos indivíduos, para vencer a grande pedra no sapato do comunismo que é o egoísmo humano.

    Por enquanto o comunismo está em construção. Ele está sendo construído nas práticas de economia solidária difundidas em milhares de experimentos mundo afora. Está nas cooperativas. Está nas ecovilas e nos ecopolos. Está nos assentamentos rurais. Está nas tecnologias livres. Enfim, o comunismo está fragmentado em milhões de experiências que aos poucos vão se juntando. É assim que tem que ser. Ele não pode ser aplicado em nenhum país porque o comunismo não pode ter país e nem Estado. Tem que ser vivido por quem deseja vivê-lo e/ou não aceita o seu concorrente.

    Post edited by Claudio on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: De acordo com registros históricos, milhares de russos foram exilados na sibéria pelos Czares por razões políticas. É um número bem menor do que o de exilados no século XX. Entretanto a política de exílio para opositores politicos não começou com Stalin.

    Meu Deus do Céu, Claudio... Só falando assim... Quem disse que perseguições políticas começaram com Stalin? A particularidade comunista posta é expandir a ideia até o extermínio de dezenas de milhões de seu próprio povo, coisa que você reduz a uma mera questão de ajuste de quantidades.
    Claudio disse: Por exemplo: A Imperatriz Cixi matou 12 milhões de chineses no século dezenove em razão de repressão a rebeliões da população. Outros governantes chineses também fizeram coisas igualmente terríveis.

    Tudo errado... Você deve ter lido na Wikipédia que 12 milhões morreram sob o reinado da mulher e entendeu que ela mandou matar.
    Já o Mao mandava mesmo matar e quanto a isto não há a mais mínima sombra de dúvida.

    Claudio disse: São números terríveis, mas os massacras cometidos por Mao Tsé Tung ainda são muito menores que os massacres cometidos atualmente por cento e sessenta e uma pessoas que determinam os rumos do capitalismo mundial.

    Isto é uma bobagem tão grande que nem aqueles idiotas de partidecos comunistas repetem prá não passar ridículo.
    Triste ver você passar vergonha prá defender tiranos sanguinários.

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Acauan disse: Triste ver você passar vergonha prá defender tiranos sanguinários.

    Não estou defendendo tiranos sanguinários. Só estou querendo tirar das costas do comunismo estas mortes. Pois elas foram causadas por tiranos na sua busca pelo poder. Acho que o mal está nisto na busca pelo pode. Enquanto as pessoas não evoluírem para aprender a se auto-governarem, elas pagarão caro e serão vítimas dos seus governos.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Acauan disse: Já o Mao mandava mesmo matar e quanto a isto não há a mais mínima sombra de dúvida.
    Sim. Mao era Mau e mandava matar mesmo. Mas o governo atual da China, elogiado por suas políticas capitalistas, é responsável por noventa por cento das execuções que ocorrem atualmente no mundo. Em torno de 1.700 pessoas são executadas anualmente na China do século XXI, pelos mais diversos motivos, e ninguém fala nada sobre isto. Ninguém se escandaliza.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Claudio disse: Em torno de 1.700 pessoas são executadas anualmente na China do século XXI, pelos mais diversos motivos, e ninguém fala nada sobre isto. Ninguém se escandaliza.

    Tem um monte de gente falando disso e se escandalizando com isto. Você não é o único.
    Assim como muita gente percebe a diferença entre executar criminosos e executar inocentes.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Claudio disse: A cada ano a fome mata mais de 12 milhões e setecentas mil pessoas nos países do terceiro mundo vítimas das decisões desses senhores. Em 6 anos a fome no mundo mata mais do que em todo governo de Mao Tse Tung (1949 a 1976).

    A Relação desses 160 senhores que mandam no mundo está em:
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/conheca-melhor-quem-a-economist-representa.html

    De acordo com o Banco Mundial, 1,29 bilhão de pessoas estão vivendo em pobreza extrema, com menos de US$ 1,25 por dia, e 1,2 bilhão mais vivem com menos de US$ 2,00 por dia. Só que um bilhão de pessoas que pertencem a classe média dão a sustentação política a estes 161 que mandam no mundo.

    - Esses caras estão macumunados com o Grays e os Reptilianos?

    Abraços,
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited outubro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Stalin, apesar de seus erros, proporcionou estudo a toda a população até o nível superior e trouxe a maior parte dos russos para as cidades.
    O que aconteceu com "distribuir a terra para quem tem fome" ?
    Claudio disse: Mao Tsé Tung libertou a China do colonialismo, mas cometeu também muitas atrocidades. Só que ele não foi o único governante chinês a matar o seu povo. Diversos outros governantes fizeram isto em decisões desastrosas. Por exemplo: A Imperatriz Cixi matou 12 milhões de chineses no século dezenove em razão de repressão a rebeliões da população. Outros governantes chineses também fizeram coisas igualmente terríveis.
    Portanto, Mao é mais um desses governantes que fizeram coisas terríveis e não serve de modelo.
    Claudio disse: Em torno de 1.700 pessoas são executadas anualmente na China do século XXI, pelos mais diversos motivos, e ninguém fala nada sobre isto. Ninguém se escandaliza.
    A China:
    - É uma ditadura comunista.
    - Tem uma população de 1,3 bilhões de habitantes, portanto o número total tem que ser maior. Qual o número de executados por 100 mil habitantes, por exemplo? Este seria um número válido.
    Post edited by Fernando_Silva on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.