Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
A formação humana dos ateuzinhos nesse debate é muito fraquinha...
Ô loco.
Não vou assistir, mas aposto que termina no impasse Acaso X Inteligência criadora.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Eu tinha uma prova no dia seguinte, então era apenas o motivo que eu precisava para não estudar.
Mas se isso serve como dica, você pode deixar o vídeo mais rápido, como 1,5 x.
100% correto .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Mesmo o ponto recorrente do discurso ateísta militante que é opor Cristianismo e Ciência só tem utilidade política. A filosofia cristã incorporou a ciência natural ainda na tão mal falada Idade Média, que não era tão das trevas como se diz.
Raramente estes debates aprofundam a questão no nível que o tornaria interessante, além da superficialidade de acusar o Cristianismo de ser anticientífico e comparar duas visões do que seria a Ciência. O modelo científico medieval é frequentemente tido como inexistente porque não se preocupava em produzir tecnologias úteis a partir do conhecimento adquirido. A Ciência tinha o aspecto contemplativo e filosófico de compreender como funcionava a criação de Deus. Modelos posteriores, como o Positivista, centrado na capacidade da ciência em fazer previsões corretas sobre os fenômenos estudados permitem aplicações de impacto material na vida das pessoas, o que dá à Ciência moderna uma autoridade que os modelos científicos antigos nunca tentaram possuir. Dentre outras questões e desdobramentos... Mas ouvi uns dois minutinhos lá pelo meio e me pareceu que tinha gente discutindo evolução... Chatice.
Nós, Indios.
Aí você diz que esse tipo de crítica só afetaria os literalistas cristãos, o que eu nunca consegui entender é como seria possível uma pessoa ser cristã sem ser literalista, sobretudo no ponto central do dogma, a doutrina da queda e da redenção, segundo os textos do NT o próprio Jesus, autoridade máxima do Cristianismo (pelo menos deveria ser já que acreditam que o sujeito era o próprio Deus em pessoa), faz referência a esses eventos como históricos e literais.
Ou estou errada? Teólogos da Idade Média e Moderna não literalistas teriam mais autoridade sobre o que seria literal ou simbólico do que os próprios evangelhos e, segundo as crenças, que o próprio Jesus? Isso não faz o menor sentido para mim, por essas e outras tenho os literalistas em mais alta conta que os não literalistas, esses últimos me parecem pessoas que no íntimo perceberam a asneira sem sentido que a religião é mas, por um motivo ou por outro, não tem coragem de admitir sua falsidade fazendo uso de escapismos e racionalizações.
E por fim, se tais relatos não são literais e devem ser reinterpretados, o que realmente sobraria de tais crenças? Ora, se a queda é uma mitologia, se pecado original é uma mitologia, se Jesus onisciente é uma mitologia, se expiação do pecado original é mitologia, o que tem de verdade nesses dogmas?
Quanto a um convencer o outro dentro destas limitações o Ateu tem mais chances do que o inverso .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu já fui assim e, sempre que não entendia alguma coisa, assumia que eu era limitado demais para entender as "coisas de Deus".
Não é possível debater com alguém que, ao se ver sem argumentos, dirá que "eu tenho fé e pronto".
Varia de uma seita para outra. Na verdade, de um crente para o outro.
Além disto, se o trecho tal diz que "A", portanto devemos entender "B", então não precisamos da Bíblia.
Bastam as interpretações.
Mas acho uma apropriação indébita do termo o que fazem muitas seitas cristãs alegando não serem os kardecistas ou chiquistas (espiritismo FEB brasileiro), cristãos.
¿O ente mitológico Jesus Cristo se disse, dentro dessa mitologia, claro:
☐ onisciente;
☐ se autointitulou membro duma Santíssima Trindade;
☐ falou num pecado original;
☐ alguma vez alegou que a mãe dele engravidou virgem?
Sim podemos ter sérias limitações para até entender um Deus . Ainda acho que o Ateísmo é mais sensato .
Só não sou daqueles que vivem afirmando que não há um Deus .Outro dia um maluco disse que haviam formas racionais e lógicas para se provar que não há um Deus e me chamou de burro. Depois não respondeu mais as minhas indagações a respeito destas provas .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Basta checar quantas vezes o Vaticano reformulou suas posições para adequá-las ao conhecimento científico. Um exemplo é a Teoria da Evolução, referendada pelo Magistério Católico. Mesmo voltando ao tão falado julgamento de Galileu, o cientista foi condenado por não dar uma boa resposta para a questão da paralaxe estelar - se a Terra se move, por que as estrelas não mudam de posição no Céu? A resposta que ele não soube dar é que mudam, mas de modo imperceptível a olho nu ou telescópios primitivos. Quando as evidências se impuseram, a proposta foi oficializada no ensino católico - que controlava escolas e universidades.
O ponto é diferenciar Cristianismo de facções cristãs, das quais a que se preocupa com coisas como defender cobra falante é a turma mais ralé, os fundamentalistas evangélicos pentecostais, Adventistas e congêneres.
Se o Cristianismo dependesse do literalismo bíblico, a religião seria natimorta ainda na Palestina.
O Cristianismo se propagou pregado por letrados para analfabetos ou por analfabetos para analfabetos, mas ao contrário do que a turma da sola scriptura quer fazer de conta que era, livros eram coisas raras e caras demais para se depender deles quando se queria converter gente que estava muito ocupada lutando contra os bárbaros ou sendo um deles.
A essência teológica do cristianismo é ser uma religião biográfica, não apenas pela biografia de seu fundador lhe dar sustentação, mas também e principalmente porque as lideranças posteriores estavam frequentemente dispostas ao martírio para afirmar suas crenças. Uma coisa é ler livros, outra é encarar os leões no Circo (tá, não foram tantos cristãos assim que foram prá, lá, mas teve).
A crença nos dogmas é um fenômeno mais complexo, que não pode ser totalmente entendido a partir de paradigmas racionalistas.
Você estaria certa se falasse do Islã. Na Teologia Islâmica Alá envia o Corão através de Maomé para que sua mensagem seja conhecida e sua religião estabelecida. Os indivíduos envolvidos, mesmo o próprio Maomé são coadjuvantes em uma revelação que se materializa na forma de um livro.
No Cristianismo é o Verbo Divino que se faz carne e habita entre os homens, o que implica em o próprio Logus encarnado trazer a Revelação ou melhor, o Lógus é a Revelação, o que torna qualquer livro, mesmo os Evangelhos ou a Bíblia coadjuvantes no processo, ao contrário do que ocorre na religião muçulmana.
Praticamente todos os cristãos estão atrelados a alguns dogmas, como o nascimento virginal, sobre o qual há dúvidas se a narrativa seria isto mesmo ou se tudo não passou de um incômodo erro de tradução. Se o erro de tradução houve, então o dogma é posto acima do literalismo e não um elemento dele.
O interessante é que acreditar ou não no nascimento virginal é irrelevante, a mensagem central do Cristianismo não é afetada em absolutamente nada por isto ser verdade ou não e é assim com um monte de outros dogmas.
Por que os dogmas existem e são mantidos então? Aí voltamos para incompatibilidade entre dogma e racionalismo, o que tende a encerrar a discussão antes de começar, mas há sim o que se explorar racionalmente na coisa, mesmo que não exista uma verdade material e histórica na crença.
Nós, Indios.
- Mas isso não é coisa do cristianismo em si, é coisa de crente, o princípio protestante da sola scriptura transformou o cristianismo numa piada, qualquer pastoreco com primeiro grau incompleto pode interpretar uma passagem bíblica da forma mais esdrúxula possível e até criar uma seita maluca com as bençãos do espírito santo.
Abraços,
Não existir uma verdade material e histórica que suporte essas crenças implica em dizer que o Cristianismo foi e continua sendo o maior golpe contra a inocência e a boa fé de bilhões de pessoas exploradas em sua miséria, ignorância, desespero e fraquezas emocionais, talvez seja excesso de racionalismo da minha parte, mas isso não me causa outra reação senão a mais completa repulsa.
E se isso não fosse ruim o bastante o Islamismo consegue ser pior, muito, muito pior mesmo...
A maioria absurda dos evangélicos acredita em Gêneses literalmente . Os poucos que sabem da realidade da evolução se adaptam da melhor forma que acharem .Sei de gente que acredita que Deus colocou a alma em um hominídio .Outros acham que Deus plantou evidências da evolução , outros que é uma narrativa poética e que Adão é apenas um personagem que Deus criou , (+ ou - como Jesus em uma parábola ) e narrou a entrada do pecado no mundo simbolicamente .
Católicos eu não sei com tanta certeza como evangélicos . AS únicas pessoas que perguntei uma me respondeu que acredita literalmente em Gêneses, a outra idem sendo que quando comecei a ensinar sobre evolução pediu para que terminássemos a conversa e a terceira minha prima , médica que fugiu da raia na pergunta que fiz imbox pelo face .
Eu sempre como católico acreditei na literalidade de GÊNESES. COMO EVANGÉLICO FUI ATÉ UM CRIACIONISTA . ENGANADO POR ESTES NOJENTOS QUE NEGAM A EVOLUÇÃO E ATACAM UM ESPANTALHO E NÃO A EVOLUÇÃO .
Realmente neste ponto Cameron tem sim razão , principalmente os Adventistas , pois a não literalidade do sétimo dia , despencaria toda sua base teológica .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu não sinto essa repulsa .O Cristianismo dá motivos para a existência , esperança nos momentos de dor , esperança ante a agonia da morte e muitas outras coisas mais . Acho que o Cristianismo foi e ainda é muito importante para nossa sociedade .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Acontece que entender literalmente um texto tão confuso já requer interpretação.
A diferença é que, num caso, o crente admite que está interpretando e, no outro, ele diz que vale o escrito.
Também podemos distinguir entre a interpretação individual dos crentes e a interpretação a cargo da Igreja, no caso dos católicos.
Mas não tem jeito: é preciso interpretar.
Bem... Os primeiros cristãos eram homens da ralé, que não davam tudo que tinham em troca de promessas porque não tinham nada.
Se o Cristianismo fosse na origem uma doutrina mercenária teria pregado aos ricos, como fazia Simão, o Mago, e não à patuleia, incluindo escravos, como fazia Simão Pedro.
E a grande promessa do Cristianismo era a salvação da alma individual, conquistada pelo Homem sozinho perante Deus, a sacralização do indivíduo na qual se sustenta a civilização do Ocidente e seus triunfos.
Repulsa não combina com racionalidade, cria vieses para o pensamento.
O Cristianismo seria um golpe se seus pregadores originais não acreditassem nele, só que a expansão da fé cristã se deu pela via do martírio. Não é uma forma muita esperta de vigarice se fazer matar para convencer os otários a cair no seu conto do vigário.
Pode-se e deve-se lembrar sempre que terroristas islâmicos se matam para que sua religião triunfe pela via do terror. Isto os torna fanáticos assassinos, mas dificilmente se poderá chamá-los de golpistas.
Nós, Indios.
Na sua visão, com esse bom argumento dos martírios, ¿os caras que a divulgaram, baseados provavelmente na tradução de Isaías que dispunham, então acreditaram realmente que era o cumprimento duma profecia, e não uma história conscientemente bolada pra conferir maior competitividade no mercado de almas romano?