Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

KEYNESIANISMO - Mais uma coisa idiota que o Claudio defende

13»

Comentários

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    ENCOSTO disse: EU mesmo vejo colegas virando empresários.
    Que bom. Eu fico muito feliz por seus colegas. Entretanto, quem não conquistou o que eles conquistaram, seja por qual razão for, jamais deve ser conformar em ser empregado.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited junho 12 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Os camponeses ingleses viviam muito bem e com fartura no campo em terras que eram coletivas. Onde cada um tinha seu pedaço de terra para plantar, colher e vender a produção. Até que no século dezoito foi editada a lei de cercamento dos campos. Esta lei entregou todas estas terras públicas para alguns poucos burgueses. Os camponeses foram obrigados a deixar o campo e ir em massa para as cidades em busca de emprego para sobreviver.
    O que o decreto de uma rainha, num país com uma sociedade que até hoje ainda é feudal, tem a ver com neoliberalismo?
    Claudio disse: Isto foi na Inglaterra, mas outros países que se industrializaram também deram um jeito de forçar um êxodo rural.
    Por que isto seria necessariamente ruim?
    O Brasil é um dos maiores produtores rurais e exporta para o mundo todo. Isto só foi possível graças ao agronegócio, baseado na pesquisa de novas espécies e novas técnicas e no latifúndio.

    Não faz sentido agarrar-se a um passado primitivo com fazendinhas e ranchinhos que, mal e mal, conseguem sustentar quem vive neles, quanto mais 7 bilhões de pessoas.

    Se quiser voltar a esse tempo, consiga pelo menos uns 5 bilhões de voluntários para morrer.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 12 Vote Up0Vote Down
    Já disse: o caso dele o kardecismo esclarece. Ele é a reencarnação do Rousseau (lembremos do terremoto de Lisboa...).
    Segundo a Administração, a humanidade tem que morar debaixo das árvores ou em tocas quando for em lugares áridos. Os problemas e infelicidades enfrentados pelas sociedades decorrem da teimosia em fugir desse estado natural planejado por D•us.

    Uma certa época fazia de tempos em tempos um deslocamento de ~90' em ônibus pinga-pinga através duma zona rurícola. É impressionante de ver como ficam judiadas as pessoas... No nosso caso a gente repara nas mulheres: com menos de ½ da m/idade e aparência de velhas, judiadas pelo rigor da vida.
    Post edited by Gorducho on
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 12 Vote Up0Vote Down
    Sr. Administrador, de vous lire, il prend envie de marcher à quatre pattes. Cependant, comme il y a plus de cinquante ans que j'en ai perdu l'habitude, je sens malheureusement qu'il m'est impossible de la reprendre. Et je laisse cette allure naturelle à ceux qui en sont plus dignes, que vous et moi. Je ne peux non plus m'embarquer pour aller trouver les sauvages parce que les maladies auxquelles je suis condamné me rendent médecins nécessaires.
    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: Sr. Administrador, de vous lire, il prend envie de marcher à quatre pattes. Cependant, comme il y a plus de cinquante ans que j'en ai perdu l'habitude, je sens malheureusement qu'il m'est impossible de la reprendre. Et je laisse cette allure naturelle à ceux qui en sont plus dignes, que vous et moi. Je ne peux non plus m'embarquer pour aller trouver les sauvages parce que les maladies auxquelles je suis condamné me rendent médecins nécessaires.

    Gorducho, tive que jogar esta sua mensagem num programa de tradução para conseguir ler, pois não sei francês.

    O que você escreveu pareceu uma adaptação da carta de Voltaire a Jean-Jacques Rousseau. Onde as ideias de bom selvagem são criticadas. Eu não acredito na teoria do bom selvagem, mas acredito que o meio pode tornar o mal selvagem num bom cidadão.
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 12 Vote Up0Vote Down
    Não acredita no bom selvagem mas prega uma vida como pássaros. (Pra quem eventualmente não saiba,) o contexto é que a inimizade entre eles explodiu mesmo quando o Rousseau - que acredito fosse S/Pessoa em vida pregressa...- disse que morreram tantos em Lisboa porque moravam em prédios multipisos. Se morassem no mato a catástrofe não seria tanta.
    Como é a sociedade que almeja...
    Post edited by Gorducho on
  • Claudio disse: Os camponeses ingleses viviam muito bem e com fartura no campo em terras que eram coletivas.

    Você tem alguma evidencia disso? Tipo expectativa de vida, taxa de mortalidade infantil, etc?

    No século XIX a expectativa de vida na europa ocidental girava na casa dos 30 anos e hoje passa de 70 tranquilo. Isso voce acha até no google.


    Onde cada um tinha seu pedaço de terra para plantar, colher e vender a produção. Até que no século dezoito foi editada a lei de cercamento dos campos. Esta lei entregou todas estas terras públicas para alguns poucos burgueses. Os camponeses foram obrigados a deixar o campo e ir em massa para as cidades em busca de emprego para sobreviver. Portanto, a burguesia ao assumir o poder, expulsou do campo os trabalhadores rurais e os obrigou a trabalhar nas fábricas nas piores condições possíveis.

    Isto foi na Inglaterra, mas outros países que se industrializaram também deram um jeito de forçar um êxodo rural.

    Desapropriação é inerente ao comunismo e jamais a um sistema liberal. Pelo contrario: O direito a propriedade é um dos pilares do liberalismo.


    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Claudio disse: Que bom. Eu fico muito feliz por seus colegas. Entretanto, quem não conquistou o que eles conquistaram, seja por qual razão for, jamais deve ser conformar em ser empregado.

    Se eu receber uns R$20.000,00 por mes, não entrarei em depressão por estar empregado.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Saudações Cláudio

    Cláudio disse: Você resumiu o que aconteceu na antiga URSS. Os trabalhadores se uniram para tomar o poder da burguesia e dos nobres. A guerra por esta conquista fez surgir uma nova classe: a dos burocratas. Esta nova classe fez o que os burgueses já faziam.

    Pois é... A eterna teoria da revolução permanente... Lembra-te o quê ??? ou melhor... Lembra-te quem ???


    Essa teoria leva ao pensamento do poder vigente das revoluções permanentes...

    No final de seu desenvolvimento... Os países capitalistas serão incapazes de desenvolver suas forças produtivas, de tal forma que para alcançar um tipo de capitalismo avançado (Obs.: Capitalismo já aplicado pelos Nórdicos/Suecos > Caminho do meio)...

    Pegunta: Esse modelo levará a desenvolver plenamente um proletariado industrial ???

    E assim, que o proletariado pode e deve, portanto, aproveitar o poder social, econômico e político, levando a uma aliança com o modelo CAMPESINATO... rsrsrsr

    hahahahahahahahah

    Os Coletores Pacifistas que vc idealiza, numa versão pródiga do modelo avançado de capitalismo/socialista democrata... rs

    Tecnologia, industrialização, mecanização, automação dos modelos campesinos... Muita gente para alimentar... Certo ?!!

    Os meninos (permitam-me) > (Gorducho, Fernando, Sybok, Spider e o Encosto) já vem falando isso com vc, nobre...


    Cláudio, entendo seu ponto de vista, "eclético" (a-partidário, a-político)... Digamos assim.
    Mas, a revolução permanente não é um "luxo exclusivo" dos COMUNISTAS...

    Essa evolução (que o Gorducho apelidou gentilmente de Kardecismo-político)...

    Nada mais é do que o princípio dos mercados, nobre... A tal mão invisível do Titio Adam Smith...

    Então... O Tio Adam nos diz:

    "A "Mão Invisível" pode ser de ajuda para os empresários, pois esta aponta o caminho certo para um investimento, e dessa forma aumenta a oferta do produto, consequentemente diminuindo seu preço e favorecendo a sociedade. Através desse conceito demonstrou que a concorrência gera buscas por novos produtos e também por modos de produção mais rápidos e baratos, incentivando a criatividade e a tecnologia."

    http://www.afilosofia.com.br/post/adam-smith-e-a-mao-invisivel/335



    "Feitas essas considerações, cabe destacar que o mercado se origina como um sistema de trocas, excluindo sua existência somente no passado do homem primitivo, que sem condições de se fixar em determinado local, sobrevivia da caça e a compartilhava com seus companheiros (FABRI, 2010, p. 24)."

    http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=2692


    Ou seja, vc está tentando pregar um AVANÇADO MODELO CAPITALISTA, certo ?!

    Não há possibilidade de evolução (revolução) do mercado sem a Mão invisível do Tio Adam, bem como hj o que é discutido sobre a questão do relativismo do poder do estado sobre a economia mundial (padrão globalizado), é um dos maiores desafios dos modelos econômicos para a regulamentação pública (leia-se estado), frente a possibilidade de uma soberania nacional... Está cada vez mais difícil se manter fechado ( sem fazer parte dos mercados globalizados)... Observemos o Euro (moeda) e o bloco Europeu tentando uma supremacia econômica para nivelar com o Dólar (moeda de força mundial)... rs

    Luta entre Titãns... :(

    Nosso ensaio com o Mercosul... Difícil com esses nossos vizinhos COMUNISTAS na contra-mão do interesse geral e contra seu próprio povo, escravizando-os em suas pequenas ditaduras, pouco diferentes da antiga Rússia e dos Bolchevitz trocando alhos por bugalhos...

    Como se associar com gente assim ???

    Só o PT mesmo para tentar essa grande iniciativa política... São todos grandes diplomatas no partidão... rsrsrs


    Repense seu modelo autônomo e independente de gerenciamento, repensando no pelo modelo da mão invisível. Esqueça essa ideologia da revolução permanente...

    O que realmente impulsiona o mercado para o avanço do capitalismo igual ao dos Suecos... É a mão invisível do Tio Adam... Capitalismo e socialismo democrático, andando juntos no caminho do meio. :)

    Porém, sem gestão não dá. Não cabe essa ideologia de bando disperso de coletores sem um nivelamento de intenções e decisões gerenciais que ordenem prioridades beneficiando o grupo... rs



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited junho 14 Vote Up0Vote Down
    Saudações Gorducho


    Pegando uma palinha no teu humor inteligente... :)


    Que tal reencarnação de Leon Trotsky ?!!



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Como alguém já disse, um ótimo exemplo de "mão invisível do mercado" é um supermercado no sábado de manhã:

    Milhares de pessoas aparecem sem avisar, mas encontram os produtos de que precisam, na quantidade de que precisam.
    Parece caótico, mas é organizado.
  • Saudações Fernando

    Fernando disse: Como alguém já disse, um ótimo exemplo de "mão invisível do mercado" é um supermercado no sábado de manhã:

    Milhares de pessoas aparecem sem avisar, mas encontram os produtos de que precisam, na quantidade de que precisam.
    Parece caótico, mas é organizado.

    Como assim Fernando ???

    No mundo econômico da eterna revolução proletária do visionário Cláudio, serão abolidos os supermercados...

    Só existirão os modelos hortas sustentáveis, onde as pessoas sem avisar, entram e pisoteiam tudo, procurando por verduras e legumes frescos e sem agrotóxicos... :)

    Pois é óbvio... Que alguém antes teve o minimo de trabalho para plantar, afinal, está tudo lá disponível ao uso de todos e com moderna tecnologia aborígene... rs

    Puxa, ninguém tinha pensado nisso antes... :)



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Saudações Cláudio


    Nobre, suas intenções são boas... A gente percebe isso em vc.

    O problema são suas ideias que de revolucionárias não tem nada...

    Torno a dizer... Alinhe suas ideias de acordo com sua capacidade de se recriar o socialismo democrático... Perceberás que o Capitalismo não é nenhum bicho-papão...

    Se bem idealizado, o capitalismo é a mola e o socialismo democrático o trampolim... :)



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 14 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Que tal reencarnação de Leon Trotsky ?!!
    Conheço muito pouco, pra não dizer "nada", do Trotsky.
    Ele ¿pregava o retorno pro mato, viver como pássaros, sem comércio?
    Post edited by Gorducho on
  • Claudio disse: Que bom. Eu fico muito feliz por seus colegas. Entretanto, quem não conquistou o que eles conquistaram, seja por qual razão for, jamais deve ser conformar em ser empregado.

    - Conversa de doido que não sabe o que diz, sabia que você vive melhor que a boa parte dos empresários brasileiros? - Acha que todo empresário vive nadando na grana?

    - Pra você empresários são gordões de cartola cheios de dinheiro que se reúnem secretamente a noite para tramar contra seus empregados, isso é infantil demais!!!

    Abraços,
  • Saudações Gorducho


    Trotsky nos fala em : "A Revolução Permanente"


    "A teoria da revolução permanente exige hoje a maior atenção da parte de todo o Marxista, porque o desenvolvimento da luta ideológica e da luta de classes faz definitivamente sair esta questão dos domínios das recordações de velhas divergências entre marxistas russos, para a colocar como a questão do carácter dos laços internos e dos métodos da revolução internacional em geral."

    "Para os países de desenvolvimento atrasado e, em particular, para os países coloniais e semi-coloniais, a teoria da revolução permanente significa que a verdadeira e completa
    solução das suas tarefas democráticas e de libertação nacional não pode ser outra que não seja a ditadura do proletariado, que se coloca à cabeça da nação oprimida e, primeiro
    de tudo, das suas massas camponesas."


    (TROTSKI)


    Gorducho, o Trotsky alertava para um grande detalhe sobre a coletivização dos processos de produção industrializados...

    Ele alertou para esse modelo de industrialização nacional na Rússia, no sentido de se conquistar o mais rapidamente possível a autonomia econômica frente ao modelo globalizado que se avizinhava ...rs

    Ele apontou ao "risco" de se isolar dentro do bloco social-nacionalista da Rússia, então ele disse...
    "Daí a tentativa de coletivização socialista e integral das explorações camponesas,
    providas de meios de cultura pré-capitalistas. É uma aventura extremamente perigosa, que ameaça destruir as próprias possibilidades de colaboração entre as massas camponesas e o proletariado."

    Ou seja... O Cláudio parece estar presente nesse discurso... :)

    Quando fala das ecovilas e do retorno ao fantástico mundo das "revoluções permanentes" pelos meios da inércia de uma produção relativista (colaborativa), dando como exemplo uma tecnologia avançada que só nesses locais irá existir, e, do choque do proletariado que precisa se adaptar aos modelos campesinos... rs




    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited junho 14 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Pois é... A eterna teoria da revolução permanente... Lembra-te o quê ??? ou melhor... Lembra-te quem ???
    Isto lembra-me das revoluções que acontecem desde os primórdios dos primatas. Chimpanzes que lideram bandos sempre sofrem golpes e levantes populares. Grupos de Chimpanzés sempre se insurgiram contra a elite dominante e ao tomar o poder, transformavam-se na nova elite. Sempre foi assim, o mais forte devora ou escraviza o mais fraco.

    Mas, o que significa ser forte ou ser fraco? Depende do ambiente. Um verme pode devorar um organismo muito maior do que ele. Na nossa sociedade, ser forte significa saber passar por cima de valores éticos e morais. Por isto, ser desonesto é uma vantagem e nascer psicopata é estar acima de todos. O capitalismo é intrinsicamente corrupto e leva mais vantagem neste sistema quem mais corrupto for.

    A social-democracia é frágil. Quando a elite se vê ameaçada pelas conquistas dos mais pobres, ela apela para o fascismo, como tem ocorrido no Brasil. Este país não é como a Escandinávia, aqui o passado escravagista ainda se faz presente. Jamais a elite brasileira ira aceitar a ascensão do povo.

    Então o que fazer? Continuar agindo como os macacos que vivem a brigar por poder? Ou iremos usar a racionalidade para eliminar as injustiças que levam as pessoas à luta das classes? Pode ser que sempre seja assim, que na busca pela distinção as pessoas se prejudiquem umas as outras. Só que a tendência é piorar no futuro devido as avanços da engenharia genética que tornará as pessoas ainda muito mais diferentes uma das outras do que elas já são hoje. Temos que decidir se continuaremos a ser guiados pela natureza, ou guiaremos a natureza em benefício de todos.
    Pode ser que esta luta nunca acabe. Pelo menos dentro do capitalismo ela nunca irá acabar.

    Post edited by Claudio on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Silvana disse: Se bem idealizado, o capitalismo é a mola e o socialismo democrático o trampolim... :)
    Tente convencer um coxinha sobre esta sua ideia. Duvido que aceite.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Quando a elite se vê ameaçada pelas conquistas dos mais pobres, ela apela para o fascismo, como tem ocorrido no Brasil. Este país não é como a Escandinávia, aqui o passado escravagista ainda se faz presente. Jamais a elite brasileira ira aceitar a ascensão do povo.
    O que a "elite" (seja lá o que você entende por "elite") brasileira tem a perder com a ascensão dos mais pobres?
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 15 Vote Up0Vote Down
    Como dizia uma já falecida tia rica nossa: torço que todos parentes estejam bem, assim não ficam pedindo...
    Mais amplamente: claro que "elite" não perde e só ganha - no mínimo por causa da estabilidade decorrente...- com melhoria econômica do restante da população.

    Se trata dum caso psiquiátrico sem dúvida.
    O Administrador só enxerga o mundo em termo de ódio entre grupos. O próprio fato de não admitir ser empregado é prova: um enorme orgulho racionalizado...
    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: O que a "elite" (seja lá o que você entende por "elite") brasileira tem a perder com a ascensão dos mais pobres?
    Empregadas domésticas, porteiros de edifícios, boias-frias, faxineiros, zeladores e demais serviçais pagos com o básico para a ração diária.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited junho 15 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Nada mais é do que o princípio dos mercados, nobre... A tal mão invisível do Titio Adam Smith...
    Adam Smith foi um revolucionário no seu tempo. Só que o que ele não sabia era no que o comercio entre as nações acabaria se transformando. Ele não tinha ideia do capitalismo financeiro, da futura hiper exploração dos trabalhadores, da tendência aos monopólios em tudo, das crises monetárias. Enfim, as coisas ficaram muito mais complicados do que Smith podia imaginar no seu tempo. As ideias de Smith são muito boas, mas a ambição humana também leva países ricos a imporem contratos comerciais injustos aos países pobres, leva os burgueses a imporem contratos injutos aos trabalhadores, leva a devastação ambiental, a obsolescência programada, a criminalização dos movimentos sociais, etc.

    Que são legais as ideias do Adam Smith, isto eu concordo, mas infelizmente elas são usadas por fascistas para justificar todo tipo de opressão. Deturpam tudo o que Adam Smith falou em nome da opressão de uns sobre outros. Por estas ideias darem margem a diversos tipos de opressão, elas precisam ser superadas. Foi o que Karl Marx fez, mas as ideias do Marx também levaram a outros tipos de opressão.

    Um mundo sem opressão seria um mundo onde todos pudessem ter acesso a um alto grau educacional, onde todos pudessem ter garantidos seus direitos básicos e ninguém pudesse explorar ninguém. Tecnologia para isto já existe, é só as pessoas terem inteligência para usá-la. Só que a busca do lucro impede que muita coisa boa possa ser feita.


    Post edited by Claudio on
  • Claudio disse: Empregadas domésticas, porteiros de edifícios, boias-frias, faxineiros, zeladores e demais serviçais pagos com o básico para a ração diária.

    E voce acha que uma elite gosta de gente que não tem oq comer trabalhando como porteiro ou faxineira dentro da sua casa?
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited junho 16 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    O que a "elite" (seja lá o que você entende por "elite") brasileira tem a perder com a ascensão dos mais pobres?
    Empregadas domésticas, porteiros de edifícios, boias-frias, faxineiros, zeladores e demais serviçais pagos com o básico para a ração diária.
    Vê-se que você nunca viu uma planilha de despesas de um condomínio.
    Vê-se que você não sabe o que custa atualmente ter uma empregada doméstica (e a burocracia que dá).

    Já passei uma temporada na França. A faxineira chegava todo dia ao hotel num carro muito bom.
    Idem idem nos EUA: continua havendo porteiro, faxineiros etc.. E ganham bem.

    Ganhando bem, consomem mais, o que interessa à tal da "elite" (da qual você faz parte).

    Quanto aos boias-frias, não se preocupe: estão sendo "libertados" pela mecanização da lavoura.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • up
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.