Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A falência do Sistema Capitalista na Europa

13»

Comentários

  • Acauan disse: O Capital é para o marxismo o que a Bíblia é para o Cristianismo. É inútil discutir com um crente sobre contradições bíblicas, pois ele sempre criará uma interpretação oportunista para explicá-la.
    Assim é com O Capital e com o marxismo.
    Eu percebi isso quando um marxista teve um chilique só porque eu ousei citar o Capital.
    Acauan disse: Posso debater, claro, embora eu acredite que nada tenha a acrescentar a este debate que já não tenha sido dito.
    Embora o socialismo e marxismo tenham sido debatidos durante anos aqui e no CC, e pareça que é uma questão que foi transcendida. Ainda existem seres humanos nesse mundo que ainda acreditam em Marx, que não sabem as contradições (e o RéV antigo é meio dificil de acessar, e achar aqueles tópicos então...).

    E você tem certa paciência, cita fontes, leu um monte de livros sobre o assunto, e tem uma boa argumentação. E o Capital consegue ser melhor que a Bíblia em contradições.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Fabi disse: Ainda existem seres humanos nesse mundo que ainda acreditam em Marx, que não sabem as contradições.

    Fabi,

    O marxismo não pode existir sem a contradição.
    Senão, como seria possível uma doutrina intrinsecamente atéia que reivindica para si os valores da moral cristã (compaixão pelos pobres, defesa dos oprimidos, fraternidade universal)?
    Ou um movimento historicamente internacionalista, cujos adeptos no Brasil dizem defender o país dos entreguistas da Direita?
    E ainda ser uma corrente de pensamento arraigada nos círculos intelectuais apesar de suas inconsistências lógicas e de seus fracassos práticos?

    Marxistas poderiam jogar todas estas questões no moedor de carne dialético do [tese + antítese = síntese] e concluir que não existe contradição nenhuma, apenas o processo descrito pelo próprio Marx.
    Na verdade não ocorre a tal da síntese, apenas a bizarra convivência de opostos unidos por uma crença mitológica – "a luta de classes construirá a sociedade justa em alguma época futura".

    Assim, luta de classes pode ser passar a burguesia pelo fio da espada para os bolcheviques ortodoxos ou conscientizar os oprimidos sobre seus direitos e cobrar tais direitos dos poderosos para os adeptos da Teologia da Libertação.
    Pouco importa que os membros do primeiro grupo não hesitariam em exterminar os do segundo, ambos se guiam pela orientação marxista sem nenhuma dor na inteligência.

    É o guarda chuva da cosmovisão mitológica, que pode abrigar tudo e qualquer coisa sob ele, que torna os seguidores de Marx imunes à percepção das contradições de suas doutrinas, pois em última instância ele vê o mundo, a realidade, sob uma perspectiva marxista que, para além de um filtro ideológico, funciona como caleidoscópio mental, que transforma formas dispersas e conflituosas de pensamento em padrões organizados de modo perfeitamente simétrico.






    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.