Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

AcauanAcauan Administrador, Moderador
Tópico destinado aos comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes.
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
«13

Comentários

• 74 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Eu li o manual, no fundo eu sei que a maioria deles entende pouco de suas crenças contraditórias e nem querem entender e sim fazer parte de algo maior, além é claro, de que soa muito melhor para aqueles que deixam seus egos nublarem sua visão dos fatos a ideia de que exista um Deus que irá "realizar uma grande obra na sua vida" do que ouvir uma pessoa cética que diz não existir nenhuma razão para acreditar em vida após a morte.
    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cameron disse: soa muito melhor para aqueles que deixam seus egos nublarem sua visão dos fatos a ideia de que exista um Deus que irá "realizar uma grande obra na sua vida" do que ouvir uma pessoa cética que diz não existir nenhuma razão para acreditar em vida após a morte.
    Isto é justamente o que o Marcílio está alegando no outro tópico: o que o ateísmo tem a oferecer em troca do conforto da crença em um deus?

• CameronCameron Membro
    edited dezembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Isto é justamente o que o Marcílio está alegando no outro tópico: o que o ateísmo tem a oferecer em troca do conforto da crença em um deus?
    Essa é uma forma deveras infantil de encarar a questão, as pessoas atéias apenas constataram que todos os deuses apresentados pelas religiões não fazem sentido, que são meras mitologias, aceitar a religião e rejeitar a postura cética com base em supostos benefícios oferecidos e não nos fatos apresentados é achar que a realidade, a natureza e o universo gira ao redor de nossos egos e que se submeteriam a eles em última instância.

Imagine um homem dizendo que irá ganhar na loteria apenas pelo fato de que está precisando muito de dinheiro e que quer muito isso, alguns podem até achar positivo sua esperança e otimismo mas a verdade é que ele não está encarando os fatos com maturidade.

Post edited by Cameron on
    Allan Kardec disse aos cristãos que o espiritismo era melhor porque prometia coisas melhores que o cristianismo...
  • CameronCameron Membro
    O manual está bem escrito Acauan, mas se esse é o pequeno eu nem quero chegar perto do completo, rs.
  • BotanicoBotanico Membro
    Fernando_Silva disse: Allan Kardec disse aos cristãos que o espiritismo era melhor porque prometia coisas melhores que o cristianismo...

Acho que não foi isso que ele disse não, Fernando. O que Kardec disse foi algo assim aos líderes religiosos cristãos:
    "Se querem que abandonemos o Espiritismo para seguir-vos, dê-nos mais e melhor do que ele. Curem as feridas da alma com maior eficácia."

O presbítero Natanael Rinaldi, em crítica a Kardec, saiu pela tangente dizendo que é perigoso seguir a líderes. Deveríamos seguir a Cristo... Como se fosse possível seguir ao dito Cristo sem passar antes pelos líderes cristãos.
    Post edited by Botanico on
    Botanico disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Allan Kardec disse aos cristãos que o espiritismo era melhor porque prometia coisas melhores que o cristianismo...

Acho que não foi isso que ele disse não, Fernando. O que Kardec disse foi algo assim aos líderes religiosos cristãos:
    "Se querem que abandonemos o Espiritismo para seguir-vos, dê-nos mais e melhor do que ele. Curem as feridas da alma com maior eficácia."

Realmente a frase é diferente, mas, no fim, dá no mesmo. "Dar mais e melhor" não passa de "Prometer mais e melhor". Uma crença tem mais poder "curativo" que a outra.

Kardec poderia ter dito: "Já que vamos nos iludir, escolhamos a ilusão mais consoladora".
    Post edited by Fernando_Silva on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Cameron disse: O manual está bem escrito Acauan, mas se esse é o pequeno eu nem quero chegar perto do completo, rs.

Todo autor fala das obras que ganham vida própria.
    Esta é uma daquelas que cresceu, virou bicho e quer engolir o dono, mas acho que um dia eu termino.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Concluído o Capítulo 14 - A Corporação dos Santos.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    No ar Capítulo 15 - A Barreira do Idioma
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    edited março 2012 Vote Up0Vote Down
    Acauan, é só impressão minha ou existem similaridades entre a visão dos crentes separando a realidade em duas esferas espiritual e carnal com o filme Matrix?

Eles são os libertos, um grupo especial de pessoas que tem acesso a uma realidade que os outros não seriam capazes de compreender.

Os demônios e as pessoas controladas por eles, relatado nas frases O mundo jaz no maligno e Nossa luta não é contra a carne, parecem os agentes do filme fazendo de tudo para que os não libertos não vejam a verdade e perseguindo os libertos com todas as ferramentas que dispõem.

Acreditam que tudo que existe e acontece faz parte de um plano mirabolante de uma entidade do qual cada um tem que cumprir seu papel, deixando a pieguice de lado, Deus lembra muito o arquiteto do filme.

Sem contar a impressão que dá de que eles se sentem hérois quando fazem suas pregações, principalmente os recém convertidos.

Acauan disse:
    Não se pode entender um grupo sem conhecer seus idiomas, linguagens e dialetos.
    Verdade. Os crentes usam uma linguagem própria cheia de 'galardão', 'ungido', 'louvor' e outras palavras, expressões e conceitos que têm um significado diferente para eles.

Cameron disse: Acauan, é só impressão minha ou existem similaridades entre a visão dos crentes separando a realidade em duas esferas espiritual e carnal com o filme Matrix?
    Eles são os libertos, um grupo especial de pessoas que tem acesso a uma realidade que os outros não seriam capazes de compreender.

Como todo grupo que se considera exclusivo, os crentes carregam nas cores quando discursam para seus pares, dando ênfase exagerada ao que lhes confere status no grupo, no caso as demonstrações de Fé, conhecimento bíblico e do que chamam dons do Espírito. Há quem realmente acredite naquilo, mas boa parte é jogo de cena e os crentes, na intimidade entre eles, reconhecem isto.
    Aquela bobajada de cair no Espírito e outras teatralidades circenses são mais que manjadas no meio deles, mas só se comenta à boca miúda para não parecer pouco espiritual ou muito do mundo perante os irmãos.

Cameron disse: Os demônios e as pessoas controladas por eles, relatado nas frases O mundo jaz no maligno e Nossa luta não é contra a carne, parecem os agentes do filme fazendo de tudo para que os não libertos não vejam a verdade e perseguindo os libertos com todas as ferramentas que dispõem.

Quase todo mundo que entra para uma sociedade que divide o mundo em nós e eles o faz porque precisa acreditar que fazendo parte do nós será considerado melhor que os outros, pelo menos pelos seus próximos que também precisam acreditar nisto.
    Na falta de evidências que alimentem esta carência emocional criam-nas.
    Por exemplo, se alguém disser que ficou doente, foi ao médico, fez tratamento e depois de algum tempo se recuperou, então é apenas uma pessoa comum. Se esta mesma pessoa que foi ao médico, fez tratamento e se recuperou depois de um tempo disser que foi milagrosamente curada pela intervenção direta de Deus então esta pessoa passa a ser alguém especial, merecedor de uma atenção divina pela qual milhões clamam sem sucesso.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Fernando_Silva disse: Verdade. Os crentes usam uma linguagem própria cheia de 'galardão', 'ungido', 'louvor' e outras palavras, expressões e conceitos que têm um significado diferente para eles.

Exato.
    Adiantando um pouco o texto, estrangeiros residentes costumam falar a língua do país em que se instalam nas suas relações com os nativos, enquanto em casa junto ao familiares preservam sua língua natal.
    Crentes fazem coisa semelhante, conversam em seu próprio idioma nas reuniões exclusivas com seus compatriotas espirituais e usam a linguagem do mundo, com sotaque perceptível, nas relações mundanas do dia a dia.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Todo autor fala das obras que ganham vida própria.
    Esta é uma daquelas que cresceu, virou bicho e quer engolir o dono, mas acho que um dia eu termino.

- Eu pensei que você já tinha terminado, que bom que estava errado, é sempre um prazer ler seus escritos.

- A impressão que tenho é que você se disfarça de crente e frequenta cultos toda semana, hehehehe.

Abraços,

Aranha disse: Eu pensei que você já tinha terminado, que bom que estava errado, é sempre um prazer ler seus escritos.

Para conter a insurreição da obra rebelada que se debate para durar para sempre, defini que além do capítulo em andamento só virão mais quatro e o final:

- O Espírito dos Dons

- O Palhaço Performático

- A Vida na Dimensão da Palavra

- A Paz que Excede Todo o Entendimento

- Final.

Não necessariamente nesta ordem.

Aranha disse: - A impressão que tenho é que você se disfarça de crente e frequenta cultos toda semana, hehehehe.

Quase.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Pequeno manual para entender crentes

Introdução a leitura: O texto que é de autoria de um “não adepto do cristianismo”, faz uma leitura contundente do sentimento de ojeriza patrocinado de forma velada quando não explícita pelos “crentes”, a toda expressão seja ela de qual natureza for que se contraponha a sua interpretação religiosa.

É o grito daqueles que se sentem rotulados como não merecedores de respeito e dignidade, e que deveria ser um aviso a todos nós que cremos no Evangelho que valoriza o ser humano independente da opção ideológica/filosófica da pessoa.

É um convite/alerta a repensarmos nossa abordagem e interação com aqueles que pensam diferente, e que são tão capazes de oferecer alternativas para uma sociedade mais humana e mais justa, além de contarem com a mesma prerrogativa nossa de “ser criado a imagem e semelhança de Deus”.

Para quem desejar ler mais, o texto na íntegra encontra-se neste link: artigos.

Uma boa leitura a todos, sem as lentes do pré-conceito e da intolerância que só contribui para mais desserviço à vida.

Franklin Rosa

http://conexaodagraca.blogspot.com.br/2011/07/pequeno-manual-para-entender-crentes.html

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    De vez em quando, aparece alguém mais equilibrado.
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Em breve Capítulo XVI - O Espírito dos Dons.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    Acauan disse: Concluído o Capítulo XV - A Barreira do Idioma.
    Bom texto, você o atualiza em outros espaços ou só aqui?

Cameron disse: Bom texto, você o atualiza em outros espaços ou só aqui?

Só aqui.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Os crentes dão muito valor ao poder da "Palavra". Repetem trechos da Bíblia como se fossem feitiços do Harry Potter e chacoalham a Bíblia na cara dos outros como um talismã. Sentem-se especiais e superiores ao citar trechos grandiloquentes com olhos arregalados como se fossem profetas bíblicos anunciando algum portento ao povo escolhido e não um Zé Mané num subúrbio distante falando a um Zé Ninguém qualquer.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.