Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Gaúchos removem crucifixos

Gaúchos removem crucifixos do Tribunal de Justiça, a pedido das Lésbicas

Bem que me falaram que o Sul é um Brasil de primeiro mundo! Nesta terça-feira, dia 6 de março de 2012, o Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aceitou um pedido feito pela Liga Brasileira de Lésbicas e de outras entidades da sociedade (provavelmente a ATEA também) para que fossem retirados os crucifixos e quaisquer outros símbolos religiosos de seus prédios públicos.

O melhor: a decisão foi unânime e vale para todo o estado do Rio Grande do Sul. Em alguns dias, vão expedir a ordem.

O desembargador Cláudio Baldino Maciel afirmou que a Justiça precisa se manter independente e equidistante dos valores religiosos para garantir tratamento digno a todos os cidadãos do país, e que manter símbolos religiosos dentro das salas de justiça brasileira não parece ser a melhor forma de garantir essa independência. Ele também disse que o espaço público só deve ter símbolos oficiais do Estado, para respeitar a constituição de nosso país que é laico.

A Liga de Lésbicas havia pedido pela retirada dos símbolos religiosos em dezembro de 2011 e havia sido recusado porque a Justiça (leia-se: os juízes da vara) entendeu que os símbolos claramente religiosos não feriam a laicidade do Estado brasileiro. Ela entrou com recurso em fevereiro e levou a questão ao Conselho de Magistratura (que também deveria ser chamado de Conselho de Maturidade).

O interessante desse caso foi que o desembargador não usou o laicismo como justificativa — nós humanistas estamos ferrados mesmo, pregando algo tão óbvio e que a justiça tende a descartar tão prontamente — mas sim a impessoalidade do Estado. Dá pra ver como ele pensa lendo uma entrevista publicada no Bule Voador.

Ele citou que, independente de se usar símbolos religiosos ou não, usar qualquer tipo de símbolo que não o do Estado já afeta o modo como as pessoas enxergam a justiça. Afinal, um palmeirense se sentiria à vontade sendo julgado em um tribunal ostentando o símbolo do Corinthians?

O desembargador está certo e a questão da impessoalidade do Estado é até maior do que a do laicismo se formos ver. O Estado pode ter alguns de seus membros eleitos pela maioria, mas ele ainda precisa atender a 100% da população. Ostentar símbolos ideológicos é excluir uma pessoa, e uma pessoa excluída da justiça já é injustiça demais.

Ele também comentou que todas as pessoas podem ostentar símbolos religiosos até mesmo em suas salas pessoais dentro dos departamentos públicos, afinal todas as pessoas têm o direito à religião. Um juiz pode ter o crucifixo em seu gabinete, sem problema algum. O que não pode é se ter esse tipo de símbolo numa sala comunal, de reunião, onde várias pessoas de credos diferentes precisam se interagir.

Muitos religiosos choram falando da tal menção de Deus no preâmbulo da Constituição. Mas o preâmbulo não é lei. Malemá é dedicatória. A Constituição fala sim da laicidade e do princípio de impessoalidade da administração pública.

Outros muitos religiosos choram falando de tradição. Bela aroba. Escravatura era tradição. Nepotismo também era. A sociedade precisa melhorar e pra isso algumas tradições precisam dar lugar à coisas importantes de verdade.

E tem gente que chora dizendo que o crucifixo é um símbolo que não exclui ninguém. Primeiro eu vejo se a pessoa está tentando fazer uma piada. Quando eu paro de rir e vejo que ela não está rindo também, eu preciso lembrá-la de que a cruz é um símbolo religioso que identifica especificamente o cristianismo. É um símbolo religioso. Ofende sim quem não pertence ao cristianismo. É como se o país estivesse escolhendo favoritos. E isso não é legal.

Aí aparecem pessoas como o padre César Leandro Padilha, da Arquidiocese de Porto Alegre, que fala que remover o crucifixo vai contra o desejo da maioria e que é um símbolo que representa um “compromisso ético”. Foda-se o desejo da maioria: o Estado precisa respeitar todos, 100% das pessoas, e não só os cristãos. E o crucifixo representa tudo menos ética. Lésbicas querendo ter direitos iguais a quaisquer outras pessoas, pra casar e ter filhos, e quem é que lhes impede senão a própria Igreja Católica?

Nunca dê ouvidos a um celibato que vive dando palpite em como as pessoas devem se comportar sexualmente, porque sempre sai merda.

Mas nem tudo está perdido. Inácio José Spohr, professor católico jesuíta, que coordena o programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo da Unisinos, disse que é a favor da decisão do Conselho de Magistratura.

“O Estado tem de ser neutro. De fato o crucifixo contempla as religiões cristãs e o Brasil evidentemente está se tornando um país multirreligioso.”

E como se notícia boa não bastasse, a OAB do Rio de Janeiro se manifestou e disse que o crucifixo no Supremo Tribunal de Justiça é totalmente inconstitucional. E vale lembrar também que o Ministério Público de vários estados também estão na briga pedindo a retirada desses símbolos de todos os prédios públicos do país.
Fonte:http://ateusdobrasil.com.br/a/34
«134

Comentários

• 81 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited março 2012 Vote Up0Vote Down
    Neuromancer disse: É um símbolo religioso. Ofende sim quem não pertence ao cristianismo.

Ofende nada, tanto que os únicos que reclamam são os pentelhos de sempre. A grande maioria dos não-cristãos em geral não liga a mínima.

Os pentelhos tem o direito de expressar sua opinião e buscar o que consideram seus direitos pelas vias legais, apenas é uma baita hipocrisia querer apresentar suas birras particulares como coisa de utilidade pública.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    E já que entrei no assunto.
    A frase "Ordem e Progresso" na Bandeira do Brasil é um lema Positivista.
    As cores verde e amarelo da bandeira vem das casas reais de Bragança e Habsburgo.

Por conta disto, quem jura lealdade à bandeira do Brasil é um monarquista positivista?

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    Uma coisa é manifestar-se contra a religião quando ela passa dos limites como tentar impor leis que ferem a laicidade do estado e concedem a elas benefícios injustificados, outra bem diferente é atacar a herança cultural por ela deixada, que tal o próximo alvo da militância pentelha ser o calendário? Um "absurdo" estarmos em 2012 depois do nascimento de um sujeito declarado pela igreja, tinhamos que estar no ano 4.500.000.000 depois formação da Terra, não é mesmo?

É cada uma...
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
    Cameron disse: Uma coisa é manifestar-se contra a religião quando ela passa dos limites como tentar impor leis que ferem a laicidade do estado e concedem a elas benefícios injustificados, outra bem diferente é atacar a herança cultural por ela deixada, que tal o próximo alvo da militância pentelha ser o calendário?

Ou mudar o nome das cidades que homenageiam santos católicos, como a minha.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • ENCOSTOENCOSTO Membro
    Neuromancer disse: Liga Brasileira de Lésbicas

Só falta dizer que a sede dessa porra é no RS.
    Post edited by ENCOSTO on
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • LocomemoLocomemo Membro
    ENCOSTO disse: Neuromancer disse: Liga Brasileira de Lésbicas

Só falta dizer que a sede dessa porra é no RS.

E é mesmo: http://lblnacional.wordpress.com/

Realmente, um estado laico tem que ser neutro e não deve onstentar o símbolo de 1 religião mesmo sendo maioria.
    Post edited by Locomemo on
    "O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
    Winston Churchill
  • a OAB do Rio de Janeiro se manifestou e disse que o crucifixo no Supremo Tribunal de Justiça é totalmente inconstitucional.

Uau... quer dizer, desde sempre temos tido crucifixos nos tribunais e no STF, e só agora notaram que é "totalmente inconstitucional"? As gerações anteriores foram tão burras para não terem notado algo óbvio assim?

Pois jamais alguém pareceu se incomodar com isso. Até parece que, do nada, um facho de sabedoria repentinamente iluminou a cabeça dos nossos "trabalhadores do direito", e então passaram a ter a percepção de que isso é inconstitucional, percepção que esteve fora do alcance de todos os seus predecessores ignorantes, não iluminados.
  • Gaúchos removem crucifixos do Tribunal de Justiça, a pedido das Lésbicas

E "gaúchos removem" é a PQP.
  • Você percebe que o seu país está irreparavelmente afundado na merda quando até a liga das sapatas consegue impor seus caprichos sobre a maioria desorganizada.
  • Curiosidade, o que a remoção de crucifixos contribui para a causa lésbica?
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Cameron disse: Curiosidade, o que a remoção de crucifixos contribui para a causa lésbica?

Acho que em nada. Mas como inimigo de meu inimigo é meu amigo, então sou a favor delas.
    Post edited by Neuromancer on
  • herf disse: Uau... quer dizer, desde sempre temos tido crucifixos nos tribunais e no STF, e só agora notaram que é "totalmente inconstitucional"? As gerações anteriores foram tão burras para não terem notado algo óbvio assim?

Pode parecer absurdo mas é assim que funciona.
    Quando digo nas escolas onde trabalho que aquele momento de oração que os diretores obrigam os alunos fazerem todos os dias é errado, sempre me olham com surpresa, dizem que sempre foi assim e não entendem o porquê de estar errado.
  • Esse negócio de "justiça" só vai começar a partir de agora. Não fosse pelos ateus/sapatas/gays militantes, com sua percepção superior da realidade (por serem imunes a lavagens cerebrais, como as religiões), ainda estaríamos com aqueles crucifixos lá em cima, os quais, como agora (só agora!) sabemos, anulam qualquer pretensão de idoneidade judicial.
  • Tirar os crucifixos é apenas uma questão de respeitar a Constituição. A presença deles é inconstitucional.

Acauan disse: Ofende nada, tanto que os
    únicos que reclamam são os pentelhos de sempre. A grande maioria dos não-cristãos em geral não liga a mínima.

Ofende a mim. E só porque a grande maioria não se importa, não significa que eu deva me calar.

Acauan disse: A frase "Ordem e Progresso" na Bandeira do Brasil é um lema Positivista.
    As cores verde e amarelo da bandeira vem das casas reais de Bragança e Habsburgo.

Por conta disto, quem jura lealdade à bandeira do Brasil é um monarquista positivista?

Quem jura lealdade à bandeira, não é à flâmula que o faz: ela ali representa uma nação, um país.
    O que um crucifixo representa?

herf disse: Uau... quer dizer, desde sempre temos tido crucifixos nos tribunais e no STF, e só agora notaram que é "totalmente inconstitucional"? As gerações anteriores foram tão burras para não terem notado algo óbvio assim?

Pois jamais alguém pareceu se incomodar com isso. Até parece que, do nada, um facho de sabedoria repentinamente iluminou a cabeça dos nossos "trabalhadores do direito", e então passaram a ter a percepção de que isso é inconstitucional, percepção que esteve fora do alcance de todos os seus predecessores ignorantes, não iluminados.

Não um facho de luz e nem de repente: anos de luta.
    Gerações anteriores às vezes parecem não ter percebido o óbvio (como a esfericidade da Terra, entre outras coisas), e nem pareciam se importar. Acontece.
    Que bom que o novo sempre vem.

Neuromancer disse: Pode parecer absurdo mas é assim que funciona.
    Quando digo nas escolas onde trabalho que aquele momento de oração que os diretores obrigam os alunos fazerem todos os dias é errado, sempre me olham com surpresa, dizem que sempre foi assim e não entendem o porquê de estar errado.

Só porque eles não entendem o "erro", e não incomode a todos, não torna a obrigatoriedade da oração um acerto.

herf disse: Esse negócio de "justiça" só vai começar a partir de agora. Não fosse pelos ateus/sapatas/gays militantes, com sua percepção superior da realidade (por serem imunes a lavagens cerebrais, como as religiões), ainda estaríamos com aqueles crucifixos lá em cima, os quais, como agora (só agora!) sabemos, anulam qualquer pretensão de idoneidade judicial.

Por isso parabéns aos poucos de coragem que se arriscam a fazer o certo.
    Parabéns aos ateus/sapatas/gays que militam.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    herf disse: Uau... quer dizer, desde sempre temos tido crucifixos nos tribunais e no STF, e só agora notaram que é "totalmente inconstitucional"? As gerações anteriores foram tão burras para não terem notado algo óbvio assim?
    Quando eu era criança - e até meados dos anos 70 - todos eram católicos por definição, mesmo espíritas e umbandistas. Havia protestantes aqui e ali, claro, mas eram a exceção que confirma a regra. Ateus eram apenas uma possibilidade teórica.

Você podia ser bom católico ou mau católico, mas era católico. Já tinha nascido assim.

Com o surgimento dos pentecostais, surgiu "o outro" e começou a disputa e o proselitismo, o que levou ao questionamento das coisas que 'sempre foram assim'.
  • Quem é contra os crucifixos em locais públicos e movem a justiça para tirá-los deveria também mover uma ação contra o Cristo Redentor, mover ação para mudar nomes de alguns estados brasileiros e algumas cidades também.
    Se um símbolo que já faz parte da cultura do país, mas que em nada atrapalha a vida de ateus, espíritas, umbadistas e afins, pode ser removido então também tenham coragem de tentar remover o Cristo Redentor também.
    Estamos em uma democracia, podem tentar daí então conseguir são outros quinhentos.

Moninha
    Jaíra disse: Tirar os crucifixos é apenas uma questão de respeitar a Constituição. A presença deles é inconstitucional.

Não é.
    Passará a ser inconstitucional se e somente se o Supremo Tribunal Federal interpretar que os artigos da Constituição que estabelecem o laicismo do Estado são incompatíveis com a presença de símbolos religiosos em espaços públicos.

Até lá a alegada inconstitucionalidade dos símbolos religiosos em espaços públicos é uma causa, não um veredicto.

Jaíra disse:
    Acauan disse: [colo=yellow]Ofende nada, tanto que os únicos que reclamam são os pentelhos de sempre. A grande maioria dos não-cristãos em geral não liga a mínima.[/color]

Ofende a mim. E só porque a grande maioria não se importa, não significa que eu deva me calar.

Você tem todo direito de falar por você, mas a tal Liga das Sapatas não tem o direito de falar por todos os não-cristãos quando afirma taxativamente que a presença dos tais símbolos "Ofende sim quem não pertence ao cristianismo".
    Jaíra disse:
    Acauan disse: A frase "Ordem e Progresso" na Bandeira do Brasil é um lema Positivista. As cores verde e amarelo da bandeira vem das casas reais de Bragança e Habsburgo.

Quem jura lealdade à bandeira, não é à flâmula que o faz: ela ali representa uma nação, um país. O que um crucifixo representa?

Sei lá, quem sabe o fundamento moral da Civilização do Ocidente ou algo assim.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Jaíra disse: O que um crucifixo representa?

A realização sexual de um baitola, sempre rodeado de homens culminando na pregação num pau.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
    Simone disse: Estamos em uma democracia, podem tentar daí então conseguir são outros quinhentos.

Se conseguirem pior.
    O pedido de remoção dos símbolos pela Liga das Sapatas não é motivado por qualquer causa justa, é pura vingança contra o fato de a Igreja não abençoar a colação de velcro.

Nenhuma democracia se fortalece e aprimora pelo uso de seus preceitos para fins mesquinhos como este.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Simone disse: Se um símbolo que já faz parte da cultura do país, mas que em nada atrapalha a vida de ateus, espíritas, umbadistas e afins, pode ser removido então também tenham coragem de tentar remover o Cristo Redentor também.

Remover, ou então melhor, construir outros monumentos relacionados a outras doutrinas, mostrando que o país é democratico e social, abraçando outras culturas e religioes e não somente a cristã. Que utopia.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Acauan disse: O pedido de remoção dos símbolos pela Liga das Sapatas não é motivado por qualquer causa justa, é pura vingança contra o fato de a Igreja não abençoar a colação de velcro.

Justamente por isso mesmo este símbolo deve ser retirado. Ele demonstra influência de um conjunto de valores estranhos ao julgamento das causas ligadas à homossexualidade.
    Não abençoar é uma coisa. A igreja não abençoa pessoas ficarem navegando na internet. A igreja condena o homossexualismo.

Post edited by Neuromancer on
    Neuromancer disse:
    Justamente por isso mesmo este símbolo deve ser retirado. Ele demonstra influência de um conjunto de valores estranhos ao julgamento das causas ligadas à homossexualidade.

Se formos obrigados a remover tudo que demonstra influência de um conjunto de valores estranhos ao julgamento das causas ligadas ao homossexualismo vai restar muito pouco da civilização para contar a história.
    Neuromancer disse: Não abençoar é uma coisa. A igreja não abençoa pessoas ficarem navegando na internet. A igreja condena o homossexualismo.

A Igreja condena um monte de coisa e ninguém tá nem aí, nem mesmo os próprios católicos, ou alguém acha que eles se casam virgens e contam seus piores podres pro padre na confissão?

O fato é que as condenações da Igreja não afetam a vida de ninguém em absolutamente nada, nem a dos próprios fiéis quanto mais a de um bando de sapatas cheias de desejo de vingança contra qualquer um que não aplauda seu modo de vida.

Tanto que se alguém aqui se preocupasse com condenações da Igreja, este fórum não existiria.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Neuromancer disse: Justamente por isso mesmo este símbolo deve ser retirado. Ele demonstra influência de um conjunto de valores estranhos ao julgamento das causas ligadas à homossexualidade.

Só para esclarecer, já que quase ninguém faz isto, vamos dar uma olhada nestes valores estranhos:
    CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

H.14 HOMOSEXUALIDADE, Vide também Sexualidade

§2358
    Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.

Realmente, os valores da Igreja representam um perigo terrível para os homossexuais. É assustadora a idéia de um grupo de gays ser cercado na rua por uma gangue de católicos que seguindo a incitação de seu catecismo os tratem com respeito, compaixão e delicadeza.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Realmente, os valores da Igreja representam um perigo terrível para os homossexuais. É assustadora a idéia de um grupo de gays ser cercado na rua por uma gangue de católicos que seguindo a incitação de seu catecismo os tratem com respeito, compaixão e delicadeza.
    Elas não diferenciam seus alvos, o foco de intolerância e preconceito, pelo menos aqui no Brasil, é dos evangélicos e não dos católicos, se bem que evangélicos são preconceituosos em relação a quase tudo que não pertença a sua denominação em particular.

• Lucifer disse: Remover, ou então melhor, construir outros monumentos relacionados a outras doutrinas, mostrando que o país é democratico e social, abraçando outras culturas e religioes e não somente a cristã. Que utopia.

Utopia total, imagina do lado do Cristo uma estátua do Buda, outra do Krishna, outra do Alá, todos dando as mãos se confraternizando?? Aí seria legal, hein?

Ps: Pensando bem, Alá não, deixa o Alá pra lá...

Ps2: Ahaaaa, entendi a jogada do Lúcifer: o enganador, o usurpador,o pai da mentira.
    Tá trabalhando bem, irmão, muito esperto.
    "O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
    Winston Churchill
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.