Aceitar a imperfeição causando o sofrimento apenas como um consolo do aprendizado realmente não faz sentido, mas, ser feliz sem antes ter conhecido a infelicidade, também não. Não estamos aqui neste "vale de lagrimas" apenas pelas lagrimas, nem tão pouco apenas pelo mérito do aprendizado, mas também pelos sorrisos e alegrias de nos vermos capazes em superar nossas imperfeições e dificuldades, amando e sendo amados. O prazer de viver é o que justifica a Bondade Divina se manifestando através de todas as suas criaturas brigando por suas vidas até o ultimo suspiro, até os mais sofredores irracionais agem assim para darem testemunho que a bondade divina ainda é maior que o seu sofrimento. Jó :" Se aprendi a receber com boa vontade tudo de bom que Deus me deu, por rejeitaria as que eu considerar "ruins" ? Ingratidão seria ter pernas sadias e pedir para nascer com rodas "perfeitas", ou quem sabe com asas ? Quando existem milhares de pessoas deficientes, mantendo uma fé que ajuda a superar suas dificuldades. O mesmo Deus que te deu as dificuldades , tambem te proporcionou as ferramentas naturais associadas ao prazer da autonomia de poder resolver os seus próprios problemas. Não reclame pelo prazer de andar, nem inveje os passaros, pois a cada um é dado conforme as suas obras e conforme as suas necessidades e não conforme a suas vontades, "isso graça a Deus", caso contraro seria o fim! A inveja tem o poder de tranformar anjos em demonios e isto é valido tambem para homens. Então porque pedir por algo impossível? Ja que inconsciêntemente tenta a Deus, pedindo pela morte eterna e contraria a criação divina na anulação do seu próprio ser, desejando assumir a "Única Personalidade Divina e Perfeita "? “ Ser Perfeito” só existe um: DEUS ! <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> Ele pode te tornar perfeito, mas não deseja isso! Logo para voce perfeição torna-se algo apenas desejavel, pois Deus não fez e nunca fara de você apenas um reflexo da “Perfeição Dele”, ele ama a sua personalidade alma "tabem única e diferente” da dele. Deus tende ao infinito pela divisão, e não retrocede a sua Unidade Perfeita pela soma do que já foi dividido em diferenças propositais. Deus se apresenta pelas suas"diferenças" e não por uma "Única Perfeita Igualdade ", caso contrario não teria a quem se apresentar, já que tudo seria ele mesmo. Tão correto, tão bonito............tão Único! O fato de você poder questionar Deus, prova que ele conseguiu criar algo que não seja ele mesmo. Se algum dia você vir a deixar de questionar Deus você será “Deus”, isto é tão impossível quanto deixar de existir. Então continue questionando sempre provando que você não é Deus e sim uma personalidade alma diferente da Perfeição Deus capaz de atender todas as nossas necessidades. Sua necessidade não prova que Deus não existe e sim que você se distanciou dele.
Post edited by CRIATURO on
sinto logo existo!
sem nenhuma consciência sem existências
Em busca da Verdade, certa vez deparei-me com o conceito de submissão e imediatamente reagi. A mente sempre reage, quando qualquer coisa afronta seus questionáveis parâmetros. A ideia de submeter-me a seja lá o que for não estava de acordo com meus, talvez soberbos, valores intelectuais. Anos mais tarde eu entendi.
A Verdade, uma vez experimentada, uma vez vislumbrada, mesmo que num relance, impõe-se absoluta. A Verdade é tão sublime que, diante dela, nenhuma outra atitude existe que não a submissão. E eu estou falando apenas de fragmentos de Verdade, aquele fragmento que um ser humano consegue alcançar. Nem por isso menos sublime que o Todo.
Feito esse pequeno mergulho no infinito, nada poderá ofuscar esse momento. Nada terá o poder de corromper tal experiência. Nem a mente mais brilhante, nem o orador mais profícuo, poderiam abalar as convicções nascidas no primeiro segundo em que você experimenta uma Verdade. Eu não sinto essa convicção em suas palavras, mesmo que desnecessário comprovar o que você mesmo já declarou: ter construído respostas que atenderam seu ideal de justiça.
A Verdade nunca será uma construção humana, meu amigo.
Seus textos são muitos longos (mais longos que os meus) e não consigo lembrar onde li, mas, em algum momento, você declara que enquanto ninguém o refutar, você continuará achando que suas teorias são verdadeiras. Se você tivesse certeza do que viu, essa declaração jamais teria sido feita. Minhas ideias podem até ser refutadas intelectualmente, posto que o poder de retórica do meu interlocutor, não raro, suplanta o meu. Mas a nitidez e excelência de um instante em contato com a Verdade não pode ser nublado pela mais poderosa oratória deste mundo.
Você construiu uma resposta, e se convence, dia após dia, que encontrou uma resposta. Cada novo dia tem o poder de repetir, em sua mente, que aquilo já estava ali antes de você. Em seu favor, digo que você conseguiu fugir ao óbvio, em uma primeira instância, e é, sem dúvida, alguém em busca da Verdade. Apenas continue nesse caminho. Quem acha que já encontrou, para de buscar.
Questionar a imperfeição da criação está de acordo com minha natureza imperfeita. Se eu tivesse todas as respostas, não haveria sentido em questionar. Se sou uma ideia divina e, também, uma ideia incompleta, tenho todo o direito de exercer minha imperfeição e discordar do que me parece injusto ou desnecessário. O Deus que eu busco é o Deus que possa, eventualmente, existir, e não aquele que caiba em minha lógica.
Meus colegas ateus já ouviram muito isso de mim, repito agora a você: A Verdade não tem que ser agradável para ser verdadeira.
É impossível refutar suas ideias. Elas estão vivas em sua mente e só podem ser removidas por quem as colocou lá. Existem aspectos interessantes no que você defende e, se você conseguir se livrar dos excessos, que só estão ali para atender uma necessidade de justiça, creio que você pode dar um passo importante.
A Verdade não tem que ser agradável para ser verdadeira.
Para os chineses o conceito Yin e Yang não são definidos como algo Bom e Ruim, na verdade os dois são necessarios e existem, ou seja aquilo que definimos como ruim tem que existir e não vai deixar de existir só porque nós o definimos como ruim/mal/etc, simplesmente é algo que faz parte da realidade independente do queiramos.
Para os chineses o conceito Yin e Yang não são definidos como algo Bom e Ruim, na verdade os dois são necessarios e existem, ou seja aquilo que definimos como ruim tem que existir e não vai deixar de existir só porque nós o definimos como ruim/mal/etc, simplesmente é algo que faz parte da realidade independente do queiramos.
É a tal da dualidade. Tudo que existe no mundo tem um oposto, e não poderia ser diferente com o bem e o mal. Algumas crenças orientais afirmam que o mundo não poderia existir sem a dualidade. É um tema que pode virar um longo, longo debate.
Mas eu falava de algo mais simples. Quando buscamos ver perfeição em Deus e na sua criação, estamos tentando satisfazer nossas necessidades primárias. Isso é muito parecido com as alegações ateístas de que Deus, se existir, é um monstro. Nessa hora, nós, teístas, saímos em defesa de Deus e contra-argumentamos coisas como “a lógica humana é insuficiente para aferir a lógica divina”. E não está errado, não. Então, por que abandonamos essa lógica e tentamos enquadrar Deus em nosso ideal de perfeição? Dois pesos, duas medidas. Quando eu busco por uma resposta, não crio expectativas de encontrar algo agradável. Importa-me apenas que seja verdadeiro.
Por enquanto, eu me incomodo com o processo que eu insisto em chamar de religare. Um dia, quem sabe com mais e melhores informações, eu possa entender e aceitar.
Submeter-se pode significar muita coisa e todos sem exceção se submetem à algo ou alguém, seja às leis, à soberania da pátria, aos costumes de um povo e etc. Não tenho problemas com submissão e sim com as definições de submissão impostas pelas religiões, seja mesmo o espiritismo. Mas confesso que quando eu passei a ser mais submisso à determinadas coisas, minha vida melhorou. Pudera, eu me revoltava por qualquer coisa e me deixava levar por opiniões alheias.
Submeter-se pode significar muita coisa e todos sem exceção se submetem à algo ou alguém, seja às leis, à soberania da pátria, aos costumes de um povo e etc. Não tenho problemas com submissão e sim com as definições de submissão impostas pelas religiões, seja mesmo o espiritismo. Mas confesso que quando eu passei a ser mais submisso à determinadas coisas, minha vida melhorou. Pudera, eu me revoltava por qualquer coisa e me deixava levar por opiniões alheias.
Submeter-se às leis, à soberania ou costumes de um povo é coisa fácil. Há uma aceitação imediata e até ética de que devemos nos submeter a esses princípios. E não há um demérito envolvido. Ninguém se sente diminuído por submeter-se às leis de um país, por exemplo. Mas, no campo intelectual e, por que não dizer?, espiritual, submissão assume um caráter quase humilhante. Se uma pessoa domina outra intelectualmente, esta está em posição francamente inferior. Se uma religião exige submissão de seus seguidores, sem prejuízo das implicações já mencionadas aqui, ainda estaremos diante de uma situação potencialmente perigosa.
Minha reação, como livre pensador, foi mais que razoável.
Depois, muito depois, eu entendi. A Verdade transcende de tal maneira a perspectiva humana que, diante dela, só existe uma possibilidade: submeter-se.
A Verdade transcende de tal maneira a perspectiva humana que, diante dela, só existe uma possibilidade: submeter-se.
Essa Verdade que você vislumbrou não poderia ser apenas um produto da sua mente e não corresponder a uma realidade? Suas limitações como ser humano não limitariam também sua capacidade de distinguir uma ilusão de uma realidade? Não impediriam que você pudesse determinar os limites e a aplicabilidade dessa Verdade por não poder vê-la em sua totalidade?
Essa Verdade que você vislumbrou não poderia ser apenas um produto da sua mente e não corresponder a uma realidade?
Sim, em muitos aspectos o seu questionamento é válido.
Suas limitações como ser humano não limitariam também sua capacidade de distinguir uma ilusão de uma realidade?
Vou trazer para esta resposta o reforço de suas próprias palavras: “Experiências pessoais não podem ser usadas como provas num debate.”
Aí está. As dificuldades de se descrever o indescritível, em ambiente hostil a essa ideia e ainda com as limitações impostas pelo senso comum, são quase paralisantes. Eu concordo com você que experiências pessoais não devem ser usadas como provas e, por isso mesmo, reduzo drasticamente minha capacidade de tornar lógico ou minimamente crível um conceito subjetivo. Sem o apoio de algumas informações que viriam em socorro de meus frágeis argumentos, só me resta concordar com você. Sim, minhas limitações como ser humano podem induzir uma confusão entre realidade e ilusão.
Não impediriam que você pudesse determinar os limites e a aplicabilidade dessa Verdade por não poder vê-la em sua totalidade?
Essa é fácil de responder. Eu NÃO POSSO vê-la em sua totalidade, não conheço seus limites e sei muito pouco sobre sua aplicabilidade. Eu estou um pouco preocupado (juro que estou!) em passar uma imagem de ser um senhor sabe tudo. Cara, eu não sei quase nada. As coisas que eu defendo não poderiam sequer ser comparadas à ponta do iceberg. É muito menos do que isso. Não existe mente, por mais extraordinária que seja, capaz de compreender Deus ou dominar a Verdade. Como eu poderia? Toda defesa que eu faço se baseia nos escassos fragmentos que eu possuo. Defendo-os não pela quantidade, mas pela qualidade do que foi aprendido.
Não existe mente, por mais extraordinária que seja, capaz de compreender Deus ou dominar a Verdade. Como eu poderia? Toda defesa que eu faço se baseia nos escassos fragmentos que eu possuo. Defendo-os não pela quantidade, mas pela qualidade do que foi aprendido.
Qualidade que você julga dentro das suas limitações e dentro do pouco que você conseguiu perceber da totalidade. Se perceber mais, pode até mudar de ideia, como na história dos cegos e do elefante.
Em busca da Verdade, certa vez deparei-me com o conceito de submissão e imediatamente reagi. A mente sempre reage, quando qualquer coisa afronta seus questionáveis parâmetros. A ideia de submeter-me a seja lá o que for não estava de acordo com meus, talvez soberbos, valores intelectuais. Anos mais tarde eu entendi.Mais méritos teremos sendo um submisso, mas prestativo soldado do que um general incompetente e daninho.A Verdade, uma vez experimentada, uma vez vislumbrada, mesmo que num relance, impõe-se absoluta. A Verdade é tão sublime que, diante dela, nenhuma outra atitude existe que não a submissão. E eu estou falando apenas de fragmentos de Verdade, aquele fragmento que um ser humano consegue alcançar. Nem por isso menos sublime que o Todo.
Feito esse pequeno mergulho no infinito, nada poderá ofuscar esse momento. Nada terá o poder de corromper tal experiência. Nem a mente mais brilhante, nem o orador mais profícuo, poderiam abalar as convicções nascidas no primeiro segundo em que você experimenta uma Verdade. Eu não sinto essa convicção em suas palavras, mesmo que desnecessário comprovar o que você mesmo já declarou: ter construído respostas que atenderam seu ideal de justiça.Sim sou humano e assumo a minha falta da Perfeição Deus me levando a cometer equívocos, diante disso me vejo constantemente revendo e alterando conceitos, buscando ainda pela aproximação da Perfeição Deus. Minha convicção limita-se na minha verdade conhecida Deus, ela não nasceu apenas do conhecimento dos outros, mas sim da experiência de uma vida, seria eu ingrato com a Verdade que me foi apresentada ?Seria eu desonesto comigo mesmo ? Negando A verdade da existência divina que me foi apresentada por fatos reais que marcaram o meu ser durante minha vida, transformando o meu “impossível” no Surpreendente Possível Desconhecido. Quem sou eu para tirar a sua razão em resistir aceitar a verdade apenas vivenciada por outros seres imperfeitos ? Não faz parte do meu ser orgulho de construir minha verdade pessoal com mentiras, por isso compartilharia com prazer e boa vontade minha experiência com pessoas de boa vontade em querer conhecer a verdade dos outros, contudo não me exponho a ridicularizações infantis e orgulhosas. A Verdade nunca será uma construção humana, meu amigo. Diria que a Verdade é Única e que de fato ela nunca será alcançada, deveríamos ser gratos por isso! Pois quem disse que conhecermos Toda a Verdade seria a felicidade humana? Depois disso nos restaria mais o que ? A sua pura contemplação improdutiva ? Bem dita seja a ignorância que me permite estar aprendendo algo com você, isso sim me da um prazer real, conhecer toda a Verdade, não! Obrigado! A Verdade nunca será uma construção humana, meu amigo.
Seus textos são muitos longos (mais longos que os meus) e não consigo lembrar onde li, mas, em algum momento, você declara que enquanto ninguém o refutar, você continuará achando que suas teorias são verdadeiras. Se você tivesse certeza do que viu, essa declaração jamais teria sido feita. Minhas ideias podem até ser refutadas intelectualmente, posto que o poder de retórica do meu interlocutor, não raro, suplanta o meu. Mas a nitidez e excelência de um instante em contato com a Verdade não pode ser nublado pela mais poderosa oratória deste mundo.Verdade, por isso sempre peço que refutem de uma forma direta, clara e objetiva a minha teoria que tenta apresentar como seria essa Verdade por mim vivenciada e já aceita, mas até agora o que eu obtive como resposta foram resposta filosóficas que ainda não mostraram clara e “diretamente “ onde esta o erro na minha teórica apresentação dessa Verdade. Minha consciência da Existência da Verdade é inegável e nisto não há duvidas, existem duvidas na forma que eu possa estar entendendo e tentando apresentar essa Verdade . Você construiu uma resposta, e se convence, dia após dia, que encontrou uma resposta. Cada novo dia tem o poder de repetir, em sua mente, que aquilo já estava ali antes de você. Em seu favor, digo que você conseguiu fugir ao óbvio, em uma primeira instância, e é, sem dúvida, alguém em busca da Verdade. Apenas continue nesse caminho. Quem acha que já encontrou, para de buscar. Que a Verdade já existia antes de mim está bastante óbvio, visto que ao ser criado , percebi que o Infinito já era uma realidade antes da minha existência. Se já estivesse convicto no encontro da Verdade da minha resposta, como já disse estaria triste e desolado, pois depois de ter “finalmente “ encontrado toda a Verdade, o que mais me restaria ?Mais prazeroso o trabalho no processo da busca, do que o fruto do resultado em si, a felicidade pronta é insípida, mas a busca pela sua construção, com o suor do nosso rosto e pelos calos das nossa mãos, se torna um prazer inigualável. Agradeço pelas suas sinceras e proveitosas palavras, que me fizeram refletir e aprender mais um pouco sobre a verdade dos outros, isso é o que me incentiva a sempre continuar buscando pela Única Verdade Absoluta Deus, contudo observo que muitos ateus já compartilharam da minha teoria no meu blog , mas poucos foram os que se deram o trabalho e a humildade de comenta-las lá, para mim isto seria uma honra considerando a sabedorias das suas palavras, pois já até publiquei um post em sua homenagem tanto aqui como la, pois acho que sua sabedoria é um bom exemplo a ser registrado. De qualquer forma mesmo que contrariado, sinto que seria desonestidade :
Publicar o seu coerente comentário, quando você mesmo não o fez .sds
sinto logo existo!
Desculpe-me, Criaturo. Não pretendi ser indelicado. Eu ainda não comentei nada no seu blog por não me sentir muito à vontade em ambiente estranho. É uma espécie de timidez. Eu passei uns dois meses, ou mais, acompanhando este fórum diariamente, “conhecendo” os participantes, suas opiniões, seus humores, antes de ter coragem para me apresentar e fazer comentários.
Sua modéstia me comove. porem não desmerece a sua sabedoria.Faça o favor de reler aqui o meu comentário a voce anterior , depois de ter editado e corrigido alguns erros, acredito que possa ter ficado mais claro. Não tem por que se desculpar, nem sentir-se constrangido em divergir , voce foi convidado a participar do meu blog, porque achei suas idéias argumentativas coerentes e como ja disse sua opinião para mim sera uma honra, fique a vontade apar comentar la ou aqui .grato
sinto logo existo!
Qualidade que você julga dentro das suas limitações e dentro do pouco que você conseguiu perceber da totalidade. Se perceber mais, pode até mudar de ideia, como na história dos cegos e do elefante.
É uma boa história. E muito abrangente, não concorda? Tão abrangente que, mais de uma vez, pensei em utilizá-la em minhas argumentações. É importante compartilhar um ensinamento, mas, ainda mais importante, é que esse ensinamento nos sirva.
Você sempre poderá questionar minha capacidade de discernir entre realidade e ficção. E as mesmas limitações que comprometem a credibilidade de minhas observações estão a serviço do ateísmo. Foi com essas limitações que você chegou à conclusão de que Deus é mera fantasia.
Minha convicção limita-se na minha verdade conhecida Deus, ela não nasceu apenas do conhecimento dos outros, mas sim da experiência de uma vida, seria eu ingrato com a Verdade que me foi apresentada ?Seria eu desonesto comigo mesmo ? Negando A verdade da existência divina
Nós não estamos discutindo a existência de Deus, mas nossa capacidade de compreendê-lo. Em certos momentos, nós dois parecemos concordar que Deus é uma realidade inalcançável pelo intelecto e, logo depois, nos encontramos às voltas com ideias que tentam fornecer explicações lógicas – e por isso mesmo, humanas – às ações e intenções divinas. Essas duas linhas de raciocínio não podem ser verdadeiras. Uma torna impossível a existência da outra.
Quem sou eu para tirar a sua razão em resistir aceitar a verdade apenas vivenciada por outros seres imperfeitos ?
O tempo, os erros e acertos, os inúmeros retornos ao ponto de partida, fazem nascer uma cautela, mais amadurecida do que desconfiada, quando se busca ou se pensa ter encontrado uma resposta. Eu dizia que cheguei a um nível de ceticismo onde se deve duvidar das próprias convicções. E posso dizer que essa foi uma das maiores aquisições de minha vida. Tolo é o homem que não consegue duvidar de si mesmo. Quando sou cauteloso com essas verdades vivenciadas, sejam por mim ou outra pessoa, é apenas porque já sei o quanto a mente humana é prodigiosa na arte do convencimento.
Não faz parte do meu ser orgulho de construir minha verdade pessoal com mentiras,
É praticamente impossível separar mente e mentira. Se uma fosse o coração, a outra seria o sangue que esse coração faz circular pelo corpo. Mente e mentira são inseparáveis.
Não duvido de sua honestidade e honradez e jamais diria que você se daria ao trabalho de elaborar mentiras em proveito próprio. A mentira a que me refiro afeta a todos nós. Todos que vivemos sob o personagem “ego”. É essa mentira sutil que precisa ser encontrada.
Neste ponto, vou parar de comentar. Eu quase me esquecia de onde estou. Em ambiente público, principalmente ateísta, existem certos limites que eu não ultrapasso.
E as mesmas limitações que comprometem a credibilidade de minhas observações estão a serviço do ateísmo. Foi com essas limitações que você chegou à conclusão de que Deus é mera fantasia.
Não exatamente. Foi com essas limitações que eu descartei os deuses que eu conhecia. E não vi motivos para inventar ou procurar por outros.
PREZADOS RED E AVA
Concordo com seus argumentos, no caso citado do conceito Yin e Yang plenamente, pois nos posts indicados ao Ava, eu agrumentei acredito que racionalmente exatemente esse mesmo ponto de vista.
sds
sinto logo existo!
Não exatamente. Foi com essas limitações que eu descartei os deuses que eu conhecia. E não vi motivos para inventar ou procurar por outros.
Você é um ser tão complexo quanto eu, e essa complexidade é responsável por nos transformar em pessoas únicas, seguindo caminhos diferentes. Procurar deuses ou ignorá-los são possibilidades humanas. Uma ou outra não acusa uma condição especial.
PREZADOS RED E AVA
Concordo com seus argumentos, no caso citado do conceito Yin e Yang plenamente, pois nos posts indicados ao Ava, eu agrumentei acredito que racionalmente exatemente esse mesmo ponto de vista.
sds
Porem chineses não seguem a biblia, são muito menos cristãos, católicos, ou de qualquer outra religiao "ocidental"
É impossível refutar suas ideias. Elas estão vivas em sua mente e só podem ser removidas por quem as colocou lá. Existem aspectos interessantes no que você defende e, se você conseguir se livrar dos excessos, que só estão ali para atender uma necessidade de justiça, creio que você pode dar um passo importante.
fiquei na duvida se considero este "impossivel" como um elogio ou uma critica ?
Longe de mim o impossivel! Basta voce apontar com clareza objetividade e racionalidade os meus equivocos que me esforçarei para revelos se conseguir sentir mais razão em voce do que em mim mesmo, emprestarei um pouco da sua..
Como eu ja havia recomendado mais clareza na divergencia quanto os "execessos" por mim ainda desconhecidos, manda bala.
sinto logo existo!
. Meus colegas ateus já ouviram muito isso de mim, repito agora a você: A Verdade não tem que ser agradável para ser verdadeira.
Entendi voce não esta procurando pelo genio da lampada , ótimo ! este é um requisito necessario para te livrar do ateismo. Mas tambenm o que impede dela ser agradavel e verdadeira ? Pessimismo não vale!
sinto logo existo!
É a tal da dualidade. Tudo que existe no mundo tem um oposto, e não poderia ser diferente com o bem e o mal. Algumas crenças orientais afirmam que o mundo não poderia existir sem a dualidade.
minha teoria teista é totalmente baseada neste principio embora ignorasse a teoria youg yang e tambem Leibinz, escrevi algumas paginas defendendo essa teoria que a imperfeição da criação não evidencia uma inexistencia da Perfeição Divina.
É um tema que pode virar um longo, longo debate. Mas eu falava de algo mais simples. Quando buscamos ver perfeição em Deus e na sua criação, estamos tentando satisfazer nossas necessidades primárias.
Parabens pela inteligencia! Deus é exatamente isso:A Perfeição que atende a todas as necessidades é por isso que buscamos por ele "instintivamente", pois ja reconhecemos sua ausencia (imperfeição humana) deixando de atender todas as nossas necessidades é isto que nos deixa insatisfeitos: a Falta de Deus atendendo todas as nossas necessidades, ou seja esta imperfeição nos incomoda, é por isso todos trabalham para se livrarem dela, "aperfeiçoando-se! ou seja se aproximando mais da perfeição Deus que atende e satifaz as nossas necessidades.
Isso é muito parecido com as alegações ateístas de que Deus, se existir, é um monstro. Nessa hora, nós, teístas, saímos em defesa de Deus e contra-argumentamos coisas como “a lógica humana é insuficiente para aferir a lógica divina”. E não está errado, não. Então, por que abandonamos essa lógica e tentamos enquadrar Deus em nosso ideal de perfeição? Dois pesos, duas medidas. Quando eu busco por uma resposta, não crio expectativas de encontrar algo agradável. Importa-me apenas que seja verdadeiro. Por enquanto, eu me incomodo com o processo que eu insisto em chamar de religare. Um dia, quem sabe com mais e melhores informações, eu possa entender e aceitar.
A maioria dos teistas tentam justificar que o sofrimento humano , como sendo frutos colhidos pelas más sementes plantads pelo homem fazendo uso do seu livre arbitrio, assim é que colocaram toda a culpa da imperfeiçao em um ùnico homem adão e tentaram livrar a cara do deus biblico mosaico, isentando-o da culpa pelo sofrimento humano, não satisfeito resolveram transformar Deus em um deus homem Jesus, para que se sacrificando deus pudesse assumir a culpa de Adão, feitos estes ajustes, teóricamente a partir dai todos responderão pelo uso do seu livre arbitrio, ou seja serão responsaveis pelo resultado das suas maldades ou seja imperfeição dos seus atos.
É assim que que os teistas passam pelo ridiculo de quererem justificar o injustificavel criando um "deus" biblico contraditório que não assume que a imperfeição, o sofrimento e a maldade do homem e "diabos" vieram dele, ou seja ele é o criador de tudo! Como dizem no pop: "quem pariu que balance o berço" mas se não quizer se dar ao trabalho de aperfeiçoa-los, fogo neles..he..he..he..he
A maioria dos teista tentam justificar a imperfeição, e a maldade gerando o sofrimento humano como sendo fruto do livre arbitrio, mas não seria mais lógico esperar exatamente que isso fosse acontecer, ou por acaso deus planta a erva daninhas e ao ver brotando espinhos manda os para o fogo que nunca apaga , não mata mas castiga para sempre, não cura ,pelo contrario mantem uma uma ferida aberta eternamente" com o unico objetivo de ter a consciencia "divina" do eterno sofrimento do outro e o que mais revolta nesta absurda inutil e contraditória teoria do castigo do inferno eterno, é que suas vitimas são suas próprias criações, é devido a criações desses deuses humanos que , alguns começãm a confudirem Deus com o homem. alimento para ateus. Eu não creio neste deus e afirmo que o verdadeiro Deus é o criador da imperfeição que gera o mal o sofrimento!
E afirmo tambem que a imperfeição da criação, não evidencia a inexistencia de da Perfeição Divina.
sinto logo existo!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
Já dei uma olhada no seu blog e li boa parte do seu material (tem muita coisa). Vou ler um pouco mais e depois passo por aqui para comentar.
Abraços.
Em busca da Verdade, certa vez deparei-me com o conceito de submissão e imediatamente reagi. A mente sempre reage, quando qualquer coisa afronta seus questionáveis parâmetros. A ideia de submeter-me a seja lá o que for não estava de acordo com meus, talvez soberbos, valores intelectuais. Anos mais tarde eu entendi.
A Verdade, uma vez experimentada, uma vez vislumbrada, mesmo que num relance, impõe-se absoluta. A Verdade é tão sublime que, diante dela, nenhuma outra atitude existe que não a submissão. E eu estou falando apenas de fragmentos de Verdade, aquele fragmento que um ser humano consegue alcançar. Nem por isso menos sublime que o Todo.
Feito esse pequeno mergulho no infinito, nada poderá ofuscar esse momento. Nada terá o poder de corromper tal experiência. Nem a mente mais brilhante, nem o orador mais profícuo, poderiam abalar as convicções nascidas no primeiro segundo em que você experimenta uma Verdade. Eu não sinto essa convicção em suas palavras, mesmo que desnecessário comprovar o que você mesmo já declarou: ter construído respostas que atenderam seu ideal de justiça.
A Verdade nunca será uma construção humana, meu amigo.
Seus textos são muitos longos (mais longos que os meus) e não consigo lembrar onde li, mas, em algum momento, você declara que enquanto ninguém o refutar, você continuará achando que suas teorias são verdadeiras. Se você tivesse certeza do que viu, essa declaração jamais teria sido feita. Minhas ideias podem até ser refutadas intelectualmente, posto que o poder de retórica do meu interlocutor, não raro, suplanta o meu. Mas a nitidez e excelência de um instante em contato com a Verdade não pode ser nublado pela mais poderosa oratória deste mundo.
Você construiu uma resposta, e se convence, dia após dia, que encontrou uma resposta. Cada novo dia tem o poder de repetir, em sua mente, que aquilo já estava ali antes de você. Em seu favor, digo que você conseguiu fugir ao óbvio, em uma primeira instância, e é, sem dúvida, alguém em busca da Verdade. Apenas continue nesse caminho. Quem acha que já encontrou, para de buscar.
Meus colegas ateus já ouviram muito isso de mim, repito agora a você: A Verdade não tem que ser agradável para ser verdadeira.
Mas eu falava de algo mais simples. Quando buscamos ver perfeição em Deus e na sua criação, estamos tentando satisfazer nossas necessidades primárias. Isso é muito parecido com as alegações ateístas de que Deus, se existir, é um monstro. Nessa hora, nós, teístas, saímos em defesa de Deus e contra-argumentamos coisas como “a lógica humana é insuficiente para aferir a lógica divina”. E não está errado, não. Então, por que abandonamos essa lógica e tentamos enquadrar Deus em nosso ideal de perfeição? Dois pesos, duas medidas. Quando eu busco por uma resposta, não crio expectativas de encontrar algo agradável. Importa-me apenas que seja verdadeiro.
Por enquanto, eu me incomodo com o processo que eu insisto em chamar de religare. Um dia, quem sabe com mais e melhores informações, eu possa entender e aceitar.
Minha reação, como livre pensador, foi mais que razoável.
Depois, muito depois, eu entendi. A Verdade transcende de tal maneira a perspectiva humana que, diante dela, só existe uma possibilidade: submeter-se.
Suas limitações como ser humano não limitariam também sua capacidade de distinguir uma ilusão de uma realidade? Não impediriam que você pudesse determinar os limites e a aplicabilidade dessa Verdade por não poder vê-la em sua totalidade?
Aí está. As dificuldades de se descrever o indescritível, em ambiente hostil a essa ideia e ainda com as limitações impostas pelo senso comum, são quase paralisantes. Eu concordo com você que experiências pessoais não devem ser usadas como provas e, por isso mesmo, reduzo drasticamente minha capacidade de tornar lógico ou minimamente crível um conceito subjetivo. Sem o apoio de algumas informações que viriam em socorro de meus frágeis argumentos, só me resta concordar com você. Sim, minhas limitações como ser humano podem induzir uma confusão entre realidade e ilusão. Essa é fácil de responder. Eu NÃO POSSO vê-la em sua totalidade, não conheço seus limites e sei muito pouco sobre sua aplicabilidade. Eu estou um pouco preocupado (juro que estou!) em passar uma imagem de ser um senhor sabe tudo. Cara, eu não sei quase nada. As coisas que eu defendo não poderiam sequer ser comparadas à ponta do iceberg. É muito menos do que isso. Não existe mente, por mais extraordinária que seja, capaz de compreender Deus ou dominar a Verdade. Como eu poderia? Toda defesa que eu faço se baseia nos escassos fragmentos que eu possuo. Defendo-os não pela quantidade, mas pela qualidade do que foi aprendido.
Você sempre poderá questionar minha capacidade de discernir entre realidade e ficção. E as mesmas limitações que comprometem a credibilidade de minhas observações estão a serviço do ateísmo. Foi com essas limitações que você chegou à conclusão de que Deus é mera fantasia.
O tempo, os erros e acertos, os inúmeros retornos ao ponto de partida, fazem nascer uma cautela, mais amadurecida do que desconfiada, quando se busca ou se pensa ter encontrado uma resposta. Eu dizia que cheguei a um nível de ceticismo onde se deve duvidar das próprias convicções. E posso dizer que essa foi uma das maiores aquisições de minha vida. Tolo é o homem que não consegue duvidar de si mesmo. Quando sou cauteloso com essas verdades vivenciadas, sejam por mim ou outra pessoa, é apenas porque já sei o quanto a mente humana é prodigiosa na arte do convencimento.
É praticamente impossível separar mente e mentira. Se uma fosse o coração, a outra seria o sangue que esse coração faz circular pelo corpo. Mente e mentira são inseparáveis.
Não duvido de sua honestidade e honradez e jamais diria que você se daria ao trabalho de elaborar mentiras em proveito próprio. A mentira a que me refiro afeta a todos nós. Todos que vivemos sob o personagem “ego”. É essa mentira sutil que precisa ser encontrada.
Neste ponto, vou parar de comentar. Eu quase me esquecia de onde estou. Em ambiente público, principalmente ateísta, existem certos limites que eu não ultrapasso.
PREZADOS RED E AVA
sds