Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Pedido de socorro aos linuxers do forum (vale bitcoin)

24

Comentários

• Reid disse: Ja tive problemas parecido com Linux em pendrives, acho q o recomendado eh fazer um sistema "descartavel" q se der problema so formatar e colocar denovo, e tbm n ficar guardando arquivos importantes junto

MAs isso é o be-a-bá de informática. Nem no Windows, nem nos Linuxes eu uso a partição de sistema para dados.
  • Reid disse: Ja tive problemas parecido com Linux em pendrives, acho q o recomendado eh fazer um sistema "descartavel" q se der problema so formatar e colocar denovo, e tbm n ficar guardando arquivos importantes junto

Você está 100% com a razão. A partir de agora, arquivos importantes apenas em drivers externos critptografados sem nenhum SO instalado nele e ainda por cima com backup em outro driver externo criptografado.

Mesmo Linux sendo melhor que Windows, é criado por gente imperfeita que nao pode construir nada perfeito. E pode acontecer do próprio HD dar pau de vez.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Johnny disse: MAs isso é o be-a-bá de informática. Nem no Windows, nem nos Linuxes eu uso a partição de sistema para dados.

Cara, quando eu penso que logo EU fui tão burro de cometer esse erro de noob, dá vontade de cortar um braço fora.

Pelo menos fica a lição.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Bem, tenho boas novas. Usei o comando mount -o remount,rw /dev/sda1 e aí meu sistema saiu do modo leitura. Então defini uma senha de root. Não consigo logar como usuário nem como guest, mas consegui logar como root (estou usando root agora).

Tentei usar o fsck -y /dev/sda1 agora e obtive a mensagem:

fsck from util-linux 2.19.1
    e2fsck 1.41.14 (22-Dec-2010)
    /dev/sda1 is mounted.

WARNING!!! The filesystem is mounted. If you continue you ***WILL***
    cause ***SEVERE*** filesystem damage.

Do you really want to continue (y/n)? no

Nao tive coragem de digitar "y". É seguro fazê-lo?

Minha pasta home do usuário continua inacessível, continuo com a mesma msg: ERROR: Encrypted private directory is not setup properly
  • Verifique o arquivo fstab em /etc para se certificar de que da próxima vez ele irá montar como RW novamente.

Tente desmontar 'umount /dev/partição' e executar o fsck para ver verificar as mensagens.
  • Opa, grato rapha, mas primeiro quero tentar este método aqui: http://goshawknest.wordpress.com/2010/04/16/how-to-recover-crypted-home-directory-in-ubuntu/

Só para que eu não cometa nenhum erro. Preciso iniciar de uma live ou dá pra fazer como root (quero continuar logado como root o máximo possível, vai que da próxima vez não dá pra logar...)

Como monto minha home em /home?
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    No meu fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
    #
    # Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
    # device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
    # that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
    #
    # <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
    proc /proc proc nodev,noexec,nosuid 0 0
    # / was on /dev/sda1 during installation
    UUID=aa187f28-ff32-4dae-9e44-5a119ffe6736 / ext4 errors=remount-ro 0 1
    # swap was on /dev/sda5 during installation
    #UUID=c90c0d59-bb7d-41e8-9d50-d7f117d633a1 none swap sw 0 0
    /dev/mapper/cryptswap1 none swap sw 0 0

Resposta do umount:
    umount: /: device is busy.
    (In some cases useful info about processes that use
    the device is found by lsof(8) or fuser(1))
    Post edited by Neotribalista on
  • Cara, na boa, na próxima vez instala em ext3 pois sempre ouço dizer que o ext 4 é mais rápido mas sujeito à problemas, fora que o journaling dele é mais ativo e parece-me que isso reduz a vida útil do HD, mas isso acho que o Fernando ou o Rapha pode ser mais específico. Eu uso ext3 e não tenho problemas.
  • Apatico disse: Só para que eu não cometa nenhum erro. Preciso iniciar de uma live ou dá pra fazer como root (quero continuar logado como root o máximo possível, vai que da próxima vez não dá pra logar...)

Obviamente vai precisar usar um liveCD (não dá para desmontar o drive sendo que está utilizando o mesmo para executar o sistema).

Por enquanto estou na frente na corrida pelos bitcoins. <g>
  • Johnny disse: Cara, na boa, na próxima vez instala em ext3

Da próxima vez, vou usar o Debian, isso sim.
  • Raphael disse: Obviamente vai precisar usar um liveCD (não dá para desmontar o drive sendo que está utilizando o mesmo para executar o sistema).

Por enquanto estou na frente na corrida pelos bitcoins.

Eu fiz mount /dev/sda1 /home
    Não sei se era isso.
    Quando tentei usar o comando adduser --no-create-home usuario, o terminal fdp me respondeu:
    adduser: The user `usuario' already exists.

Vou tentar fazer isso pelo Ubuntu-live. Espero que dê certo.
  • Johnny disse: Cara, na boa, na próxima vez instala em ext3 pois sempre ouço dizer que o ext 4 é mais rápido mas sujeito à problemas, fora que o journaling dele é mais ativo e parece-me que isso reduz a vida útil do HD, mas isso acho que o Fernando ou o Rapha pode ser mais específico. Eu uso ext3 e não tenho problemas.

EXT4 é muito mais rápido e mais estável do que EXT3. Embora algumas distros exijam que o /boot resida em uma partição EXT3.

EXT4 também é passado. A maioria das distros já oferece o btrFS (desenvolvido pela Oracle) como segunda opção e em breve será a primeira. Ele possui suporte a snapshots do sistema e evita perda e erros consideráveis, além de outras características como defragmentação, compressão, escalabilidade em tempo real. Se não me engano, no Fedora já é o padrão.
  • Apatico disse: Da próxima vez, vou usar o Debian, isso sim.

Eu avisei sobre esse tal de Mint. :3
  • Nao deu certo, persiste a mesma mensagem de erro.
    Mount your home partition in /home
    Eu fiz
    sudo su
    mount /dev/sda1 /home

E /dev/sda1 ou outro comando?

Quando chega nesta parte:
    root@ubuntu:/home/goshawk# su goshawk
    19 keyctl_search: Required key not available
    20 Perhaps try the interactive 'ecryptfs-mount-private'
    21 goshawk@ubuntu:~$ ecryptfs-mount-private
    22 Enter your login passphrase:
    23 Inserted auth tok with sig [50a77c517a0463e0] into the user session keyring
    Nao aparece a mensagem 19 e 20, assim como nao pede para que eu insira a minha senha. Apenas exibe a mensagem de erro.
  • Raphael disse: Eu avisei sobre esse tal de Mint.

De fato, o que recomenda?
  • Apatico disse:
    De fato, o que recomenda?

Ele não vai responder pois se ele recomendar uma e der merda, ficará sem moral.

Apate, se você gosta do Debian, eu diria que é o melhor de todos os linux "base". Apesar de eu curtir RPM, não sei o que acontece mas ultimamente não ando gostando muito do rumo que tomou o RedHat (agora Fedora). Até arriscaria experimentar um OpenBSD ou Slackware, mas falando sério, pra quê?

De todos que usei até hoje o Debian realmente foi o mais robusto, customizável e estável que usei.

Ah, ia esquecendo e muito importante: Se usar o Debian, evite adicionar repositórios do Ubuntu, por mais que você goste de um aplicativo que só tem para Ubuntu (mesmo um réles Firefox....). É preferível apanhar um pouco para instalar alguma coisa e ficar com algo decente do que se arriscar perder o sistema.
    Vai por mim...

Resumindo:
    SO Linux: Debian
    CD de apoio: Ultimate Boot CD (para limpar MBR, resolver alguns probleminas técnicos e etc.

E eu continuo aqui com os 3 Mint dando as opiniões. Uma coisa que aprendi em Linux baseados em Ubuntu é que o pior suporte de usuários que existe é o do Ubuntu, pessoal arrogante, chato e metidos a saber tudo e a chamar os outros de burros e preguiçosos. Se eu fôsse xingar, não caberia em apenas um tópico.
  • Vlw pela explicação, Johnny.

Um cara que teve o exato mesmo problema cerca de um ano atrás e pelo jeito não obteve resposta:

http://www.linuxquestions.org/questions/linux-newbie-8/cant-log-in-to-desktop-root-cant-access-my-files-mint-9-xfce-867551/
  • Apate, você tem certeza de que na hora de instalar, você por acaso não selecionou criptografar pasta e bloa bla bla?

Aliás, há algum real motivo para criptografar sua pasta (caso o tenha feito)?
  • Apatico disse: Um cara que teve o exato mesmo problema cerca de um ano atrás e pelo jeito não obteve resposta:

O problema maior do Linux é que não há suporte ou seja, se não tiver ninguém que tenha conhecimento do problema, não irão atrás para resolver. A não ser que tenha uma distro paga.
  • Johnny disse: Apate, você tem certeza de que na hora de instalar, você por acaso não selecionou criptografar pasta e bloa bla bla?

Posso ter feito, mas nao me lembro.

Tentando por este metodo: https://help.ubuntu.com/community/EncryptedPrivateDirectory#Long_way

Logo no incio, hora que eu tento: sudo mount -o remount,ro /dev/sda1
    Eu consigo: mount: can't find /dev/sda1 in /etc/fstab or /etc/mtab

Caralho, parece que essa porra resolveu me sacanear.
  • ReidReid Membro
    uma coisa sobre encriptar pastas, que ateh onde eu saiba se vc faz isso com 1 usuario/senha, se vc deletar este usuario e recria-lo com mesmo nome e senha anterior, a pasta encriptada n podera mais ser aberta, mas acho q isso eh caso o sistema encripte as pastas agora se usar um software a parte n sei como funciona :D
    Post edited by Reid on
  • De qualquer forma, eu nao deletei o usuario.
  • Apatico disse: Eu fiz
    sudo su
    mount /dev/sda1 /home

E /dev/sda1 ou outro comando?

Se estiver usando um liveCD, provavelmente não vai ser sda1, procure o UUID e tente fazer com ele.

• Apatico disse: De fato, o que recomenda?

Ubuntu.

Tem a melhor documentação, base de usuários e o askubuntu é muito ágil nas respostas.

Instale ele ou outra distro para não ficar improdutivo, reservando aquela sua partição pessoal e tente arrumar as coisas sem pressa. O problema parece ser bem complicado, talvez até alguma falha física no disco.
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    Raphael disse: Ubuntu.

Tenho logs onde você afirma que o Ubuntu seria o primeiro programa que vírus para linux se espalhariam. E você não usa KDE?
    Post edited by Neotribalista on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.