Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Pedido de socorro aos linuxers do forum (vale bitcoin)

124»

Comentários

• Johnny disse: Agora Apate, como todo BOM administrador de sistemas (ADMINISTRADOR MESMO) sabe, sempre tenha DUAS contas de ADMIN (ou ROOT). Vai que o dono morre.
    Tem como criar dois root?

Assim que eu colocar o Debian, vou criar o root, uma segunda conta admin e uma conta padrao que sera a unica a ser usada no dia a dia.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • É só criar um novo usuário e adicioná-lo ao grupo de administradores.
  • Raphael disse: É só criar um novo usuário e adicioná-lo ao grupo de administradores.

Sim, mas isso sao admins, perguntei sobre roots.

Johnny, estou a procura, mas tem alguma coisa a passar para um debianuser de primeira viagem? Soh usei distros nao-mastigadas por live e nao precisei configurar/instalar nada. O Debian nao eh tao mastigado como o Ubuntu e o Mint, entao devo apanhar nas primeiras tentativas.

ps: Meu pc estah meio que caindo completamente aos pedacos (2gb de ram 1.7 core2duo), estou pensando em testar o xfce. Isso muda alguma coisa na instalacao de programas tipo chromium e etc?
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • O usuário root simplesmente tem acesso irrestrito a todo o sistema. Colocando um usuário normal como admin você terá o mesmo.

Xubuntu também é uma boa distro e bem leve. XFCE é feito em GTK, então a compatibilidade com a maioria dos programas é garantida.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Apatico disse: ps: Meu pc estah meio que caindo completamente aos pedacos (2gb de ram 1.7 core2duo), estou pensando em testar o xfce. Isso muda alguma coisa na instalacao de programas tipo chromium e etc?

Seu computador está de bom tamanho para um Linux. Até recentemente, eu usava no trabalho um Sempron 2600 com 1GB de RAM e só era lento para abrir PPT grandes e PDF com muita figura.
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    edited maio 2012 Vote Up0Vote Down
    Ele roda o gnome de boa, mas quero testar algo mais leve ate trocar o pc.

Mais questoes. Talvez eu instale o Debian ateh hoje, vai depender do meu saco. Se eu marcar a opcao para nao usar fontes "nao-livres" durante a compilacao da minha instalacao final, significa que eu nunca vou poder, por exemplo, usar o Java para acessar o meu banco?

Conferi agora e vi que o Java tem licenca livre. De qualquer forma, nao me impediria de instalar nada que seja proprietario, tipo chrome, ne?
    Post edited by Neotribalista on
  • É só desmarcar os repositórios não-livres em '/etc/apt/sources.list.d'.
    Apatico disse: Se eu marcar a opcao para nao usar fontes "nao-livres" durante a compilacao da minha instalacao final, significa que eu nunca vou poder, por exemplo, usar o Java para acessar o meu banco?

Esse "não-livre" não quer necessariamente dizer que é pago e sim que é de código fechado.
    Não sei os outros bancos, mas acho que o HSBC, Bradesco e Itaú não requerem Java. Ou então se viram com o OpenJDK.

Outra coisa "não-livre" são os codecs, inclusive para ouvir MP3. Sem eles, só dá para abrir arquivos WAV e OGG.
  • Fernando_Silva disse: Não sei os outros bancos, mas acho que o HSBC, Bradesco e Itaú não requerem Java. Ou então se viram com o OpenJDK.

A Oracle vai parar com o desenvolvimento de applets fechados de Java, e o OpenJDK será o oficial. A maioria dos bancos funciona perfeitamente com ele.
  • Johnny disse: Fernando_Silva disse: Apatico disse: ps: Meu pc estah meio que caindo completamente aos pedacos (2gb de ram 1.7 core2duo), estou pensando em testar o xfce. Isso muda alguma coisa na instalacao de programas tipo chromium e etc?

Seu computador está de bom tamanho para um Linux. Até recentemente, eu usava no trabalho um Sempron 2600 com 1GB de RAM e só era lento para abrir PPT grandes e PDF com muita figura.
    Tambe´m acho, está parecido com o meu, só que tenho9 3G fde ram e uma placa de video Gforce off. Tirando meu monitor SMamsung que hoje pela manhã acordou no avesso e fica piscando sem establizar, não tenho motivos para trocar meu PC no momento. Tanto que é muito prpovável que eu compre um monitor novo mantendo meu PC.
    Apatico escreveu:
    Mais questoes. Talvez eu instale o Debian ateh hoje, vai depender do meu saco. Se eu marcar a opcao para nao usar fontes "nao-livres" durante a compilacao da minha instalacao final, significa que eu nunca vou poder, por exemplo, usar o Java para acessar o meu banco?

Conferi agora e vi que o Java tem licenca livre. De qualquer forma, nao me impediria de instalar nada que seja proprietario, tipo chrome, ne?
    Apate, na boa, por que não usar softwares proprietádios??? Quer ser um Stallman na vida? Instale logo tudo afinal a maioria dos CODECs são proprietários. A não ser que você vá usar o Debian só para textos, gráficos e internet básica.
  • Raphael disse: A Oracle vai parar com o desenvolvimento de applets fechados de Java, e o OpenJDK será o oficial. A maioria dos bancos funciona perfeitamente com ele.

Acho que não...já tive alguns problemas com isso.
    Raphael disse: A Oracle vai parar com o desenvolvimento de applets fechados de Java, e o OpenJDK será o oficial. A maioria dos bancos funciona perfeitamente com ele.

Por outro lado, eu uso o davmail como proxy para acessar o servidor Exchange da firma com o Thunderbird, e ele só roda no Sun-Java.
  • Johnny disse: Acho que não...já tive alguns problemas com isso.

Até algum tempo atrás era triste, mas recentemente não tenho tido problemas. Desde a versão 7, quando a Oracle assumiu o desenvolvimento, o OpenJDK está rodando perfeitamente.
    Fernando_Silva disse: Por outro lado, eu uso o davmail como proxy para acessar o servidor Exchange da firma com o Thunderbird, e ele só roda no Sun-Java.

Alguns aplicativos realmente só irão funcionar com o antigo JSE, mas ele irá continuar disponível, só não irá mais receber atualizações.

• sybok disse: Eu recomendo do Windows 7.

Perdi a paciência com o Linux, todos eles tem os mesmos problemas com falta de softwares profissionais, jogos e falta de suporte a hardware.

Bem, eu nao uso nenhum software profissional, jogo e nao tive problema com compatibilidade de software. Entao, disso eu nao posso reclamar.

A unica coisa que eu preciso eh ter a garantia que nenhum trojan vai se instalar no meu pc e roubar meus dados e copiar os meus arquivos. Eu simplesmente nao posso me dar a esse luxo. Com Windows, quando eu podia me dar ao luxo de perder tudo e que se foda, isso aconteceu algumas vezes. Agora nao pode acontecer mais, e definitivamente nao confio no Windows nessa area.

• Por isso eh sempre importante colocar os arquivos importantes em drivers externos e acessa-los apenas por live-cd.
  • Sempre Tops parece ser um ótimo site para se buscar informações sobre brechas de segurança no Linux.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.