Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

USP CONFIRMA EFICÁCIA DO PASSE MAGNÉTICO”

JohnnyJohnny Membro
Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos
Energia liberada pelas mãos consegue curar malefícios, afirma pesquisa da USP

25/11/2011 - 08h58 .
Gazeta de Ribeirão Grupo RAC
Compartilhar

A missionária Marta Brisa transmite as técnicas de Johrei em Ana Paula Politi
(Foto: Lucas Mamede/Da Gazeta de Ribeirão)

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.

http://www.rac.com.br/projetos-rac/correio-escola/107097/2011/11/25
«13

Comentários

• 59 Comentários sorted by Votes Date Added
  • The_DoctorThe_Doctor Membro
    edited julho 2012 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Muito semelhante, alias, com o que Jesus (teoricamente) fazia a mais de 2000 anos atras quando curava alguma pessoa.

Johnny disse: As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

A isso soma-se tambem o desejo (fé) da pessoa querer curar-se ou relaxar. Pode ser um efeito placebo, mas pode funcionar, em partes, como resultado de auto-sugestão.
    Post edited by The_Doctor on
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • BotanicoBotanico Membro
    Lucifer disse: A isso soma-se tambem o desejo (fé) da pessoa querer curar-se ou relaxar. Pode ser um efeito placebo, mas pode funcionar, em partes, como resultado de auto-sugestão.
    Ei, Diabo, eu não sabia que ratos de laboratórios tinham seu sistema imunológico alterado por terem vontade de se curar, nem que estariam sujeitos a efeito placebo... Cada coisa que a gente aprende!
    Post edited by Botanico on
  • The_DoctorThe_Doctor Membro
    Ratos sao acondicionados a acreditarem e aceitarem qualquer coisa. :-)
    Post edited by The_Doctor on
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • ReidReid Membro
    Lucifer disse: Ratos sao acondicionados a acreditarem e aceitarem qualquer coisa.

e se os ratos sao biologicamente auto-sugestivos inconscientemente e o ser humano q na verdade "entra" nesse "estado" deles? :D
    Post edited by Reid on
  • Como diriz o Botânico, para justificar sua fé, os céticos aceitam qualquer merda....
  • Quando estiver publicado em periódicos internacionais e respeitados de ciência com revisão de pares, posso começar a considerar a seriedade da coisa.

Até lá considero isso mais uma baboseira do mesmo Brasil que considera homeopatia como medicina e dos mesmos palhaços que vivem babado na "milagrosa" medicina de Cuba, que como todos sabemos já curou o câncer e agora está tentando fazer vacina pra AIDS.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • NightWalker disse: Até lá considero isso mais uma baboseira do mesmo Brasil que considera homeopatia como medicina e dos mesmos palhaços que vivem babado na "milagrosa" medicina de Cuba, que como todos sabemos já curou o câncer e agora está tentando fazer vacina pra AIDS.
    Sua autoridade e a de um andarilho para mim tem a mesma importância. Aliás, para a USP então....

Continue tentando...
  • NightWalkerNightWalker Membro
    Johnny disse: Sua autoridade...
    WTF? Do que você está falando? Autoridade eu? Onde você viu isso?

O que tem no texto é uma mera opinião pessoal, eu falei que sou algo, que tenho titúlo A ou B, além do meu ceticismo baseado meramente em experiência pessoal, não tenho realmente nenhum dado para provar o contrário, mas por outro lado também não tenho dados para desprovar: unicórnios, duendes, fadas, saci-pererê e outros.

Estou cagando se foi a USP ou Cambridge quem afirmou tal coisa, quem acha que títulos e nomes confirmam verdade ou mentira de algo, cai na falácia do apelo a autoridade.

Se é verdade, repito:
    Quando estiver publicado em periódicos internacionais e respeitados de ciência com revisão de pares, posso começar a considerar a seriedade da coisa.

Até lá "PASSE MAGNÉTICO" pra min é:
    passe-escolar-400x266.jpg

Continue tentando...(pode ser até lá na USP).
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • Johnny disse: A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos.

Que monte de baboseira. Uma coisa é provar que funciona outra é entender como funciona. Que texto mais confuso. Alguém aí poderia me explicar com clareza o que diz a passagem acima??

Johnny disse: “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

Quem chama estas energias de "energias sutis"? A "ciência"? Mas a ciência agora fala ou tem algum porta-voz? Se tem, quem é ele? Quem é esse que fala em nome da ciência?
    Me perdoem, mas alguém com conhecimento de física poderia me explicar que diabo são "frequências eletromagnéticas de baixo nível”? São baixas frequencias, i. e., de poucos hertz? São frequencias de baixa amplitude (ou força)?

NightWalker disse: Quando estiver publicado em periódicos internacionais e respeitados de ciência com revisão de pares, posso começar a considerar a seriedade da coisa.

Até lá considero isso mais uma baboseira do mesmo Brasil que considera homeopatia como medicina e dos mesmos palhaços que vivem babado na "milagrosa" medicina de Cuba, que como todos sabemos já curou o câncer e agora está tentando fazer vacina pra AIDS.

O problema é que alguns acham que basta qualquer jornaleco publicar que já está valendo. Nem rigor científico eles têm. Vem falar de "energias sutis" e outras firulas que enchem os olhos dos ignorantes mas não passam por uma observação mais rigorosa.
  • Eu li o estudo completo aqui:

http://www.amebrasil.org.br/html/Disserta__o_de_Mestrado___Oliveira_RMJ.pdf

Queria saber se o aumento da citotoxicidade de células não-aderentes só ocorre com a impostação das mãos ou pode ocorrer também com a impostação dos pés e qualquer outra parte do corpo: Cabeça por exemplo. Se você enfiar a cara na bandeja onde estão os ratinhos, o efeito seria o mesmo? E se ficar balançando o pau na frente dos ratinhos?

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Bem, eu questionaria o material e métodos usados nos seguintes pontos:

1 - Os ratos deveriam conviver juntos na mesma gaiola e receber a mesma alimentação e a mesma água. Os grupos seriam retirados apenas para passar pelos testes das luvas e das mãos e devolvidos ao conjunto. Obviamente cada um deveria ter a sua marca de identificação. Os ratos controle seriam manipulados apenas e levados para uma gaiola a parte. Com isso todos estariam sob as mesmas condições de ambiente, alimentação e manipulação.

2 - As tais luvas deveriam ser luvas cirúrgicas, com os dedos abertos e sustentados por arame ou outro suporte e preenchidas com algodão. No momento do experimento, receberiam água aquecida a 37 graus, de forma a simular mãos humanas, inclusive a temperatura (vai que as tais "energias sutis" não seriam apenas infravermelho...).

E o pessoal aqui está muito apressado: primeiro se constatam as coisas e depois tanta-se descobrir sua natureza. Nenhum experimento é tão perfeito que cobre tudo o que se deseja saber a respeito.
    Parece que o pessoal cético deste fórum nunca fez ciência na vida!
  • Botanico disse: E o pessoal aqui está muito apressado: primeiro se constatam as coisas e depois tanta-se descobrir sua natureza. Nenhum experimento é tão perfeito que cobre tudo o que se deseja saber a respeito.
    Sou opinião que: "afirmações extraordinárias requerem evidencias extraordinárias" (Carl Sagan).

Existem pesquisas extremamente malucas que geram frutos ou apontam a existência de algo desconhecido ainda em determinada situação estudada.

Agora entre, humanos emitirem radiação magnética e algo se curar devido a isso existe um abismo imenso.

Até onde sei ainda não foi provado que radiação mesmo emitida por um celular, causa maleficios ao ser humano, não sei também de nenhuma suposta emissão "magnética" causada pelo corpo humano que possa ser suficiente para afetar outras pessoas, desconheço também tratamentos comprovados e eficazes que envolvam utilização de somente energia "magnética", mesmo um aparelho de resonancia magnética utiliza muita energia e mesmo assim é somente para escaneamento do corpo e não o tratamento em sí.

Tiazinhas benzedeiras não são o suprasumo da medicina a última vez que verifiquei.

Meu ceticismo, se baseia em que, tal efeito mesmo que exista, ainda não representou algo significativo que possa ser detectado ou analisado, sei que já foram gastos milhões em estudos como esses em vários paises e nada foi encontrado, havia até um premio em dinheiro algum tempo atrás, que ficou disponível por vários anos, para quem pudesse provar qualquer tipo de sobrenaturalidade, categoria a qual imagino que esse tal "passe" seria aceito.
    Johnny disse: A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos.
    Essa frase porquissíma, por sinal é outra coisa que levanta suspeitas, como pode alguém deduzir casualidade e efeito se não entende o efeito, como assumir que um efeito veio realmente da causa estudada sem saber sua origem. Posso da mesma forma afirmar que foram os duendes invisíveis e incorpóreos do mundo da Xuxa.

Se existe o efeito e se entende como ele funciona, então deve ser possível reproduzi-lo, quando sair a máquina de "passe magnético" e sua eficácia for comprovada, começo a baixar as barreiras do meu ceticismo.

• NightWalker disse: Se existe o efeito e se entende como ele funciona, então deve ser possível reproduzi-lo, quando sair a máquina de "passe magnético" e sua eficácia for comprovada, começo a baixar as barreiras do meu ceticismo.

me lembrou aquelas empresas com aguas magnetica ou filtros magneticos, etc
  • CameronCameron Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Botanico disse: E o pessoal aqui está muito apressado: primeiro se constatam as coisas e depois tanta-se descobrir sua natureza. Nenhum experimento é tão perfeito que cobre tudo o que se deseja saber a respeito.
    Muitos não fizeram mesmo simplesmente porque não são cientistas e não trabalham em laboratório, mas por experiência própria, quando um periódico médico de renome e credibilidade publica que foi desenvolvido uma nova alternativa terapêutica para câncer de pulmão é recebida com bem menos ceticismo do que um pastor da IURD quando diz ter curado um caso de câncer do pulmão em nome de Jesus.

Preconceito? Má vontade? Ceticismo xiita?

Não, nada disso, experiências anteriores, o primeiro caso passa por uma série de testes e tem que atender uma serie de critérios técnicos e passará pelo crivo da experiência enquanto o outro depende totalmente da credulidade das pessoas ao qual a mensagem é propagandeada.

Isso não quer dizer que a medicina nunca erre e que alguns casos de oração não possam surtir algum efeito positivo mas é com base na experiência que o nosso ceticismo é formado, o mesmo se aplica as curas por magnetismo e imposição das mãos.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Há mais de 100 anos que a humanidade nasce, vive e morre mergulhada em campos eletromagnéticos das mais variadas frequências: rede elétrica, rádio AM, FM, TV, satélites, redes wireless, Bluetooth, celular etc. O tal do "magnetismo humano", se existir, é desprezível em relação ao resto.

Post edited by Fernando_Silva on
  • ENCOSTO disse: Queria saber se o aumento da citotoxicidade de células não-aderentes só ocorre com a impostação das mãos ou pode ocorrer também com a impostação dos pés e qualquer outra parte do corpo: Cabeça por exemplo. Se você enfiar a cara na bandeja onde estão os ratinhos, o efeito seria o mesmo? E se ficar balançando o pau na frente dos ratinhos?
    É....poderiam também enfiar a bunda, os cilios, os ossos.....pqp....
  • Cameron disse: E o pessoal aqui está muito apressado: primeiro se constatam as coisas e depois tanta-se descobrir sua natureza. Nenhum experimento é tão perfeito que cobre tudo o que se deseja saber a respeito.

Pra que não fiquem mal entendido, minha gente, nesta frase quis dizer que os experimentos nem sempre levam a resultados conclusivos. Os que costumo fazer são DESCRITIVOS, ou seja, coleto galhas, fixo-as e depois faço todos os procedimentos para descrever sua estrutura, desenvolvimento, histologia, microquímica, etc e tal. Mas só que é complicado fechar tudo numa só coleta, pois quando faço esse trabalho, ao examinar o material, verifico que está faltando uma fase, que alguns materiais estão podres e precisa-se fazer mais coletas, etc e tal. Às vezes leva-se mais de um ano para fechar um trabalho sobre isso.

No caso do tópico aqui, quero dizer que, se o pesquisador não deixou escapar alguma falha, ele quis ver se esse procedimento de imposição das mãos produzia algum efeito mensurável. Achou algo, mas seria realmente produto da tal imposição das mãos? Seriam precisos mais experimentos para saber se a causa foi essa. Confirmada que esta é DE FATO a causa, AÍ SIM vem a pergunta: mas por isso tem tal efeito? O que sai das mãos que provocaria isso?

É o que eu quis dizer quando o pessoal está apressado. Da minha parte, ainda acho que esse experimento, que foi defendido em Dissertação de Mestrado, está devendo muito. Se fosse da banca, talvez não aprovasse essa dissertação.
  • Judas disse: Fernando_Silva disse: O tal do "magnetismo humano", se existir, é desprezível em relação ao resto.

E se um corpo humano tem "magnetismo" o de todos os outros animais também têm, o que há de tão especial no nosso?

Sobreposição de mãos faz bem? Oras tem gente que usa cães e gatos como compania para ajudar o tratamento de doenças, deve fazer bem, causar bem estar, daí a achar que é "magnetismo" ou seja lá o que for vai uma distância enorme.

O que talvez caiba aqui é definir o tal magnetismo humano, que pode não ser o mesmo magnetismo que conhecemos. POderia ser algum tipo de energia que, por falta de termos e conhecimento, foi chamado de magnetismo.

Quano à animais terem ou não, caberia outro estudo e ainda assim, precisaria que um destes animais direcionasse esta energia, coisa que duvido muito que alguém consiga. O que sei é que este "magnetismo" deve ser direcionado de alguma forma.

E o Botânico já disse tudo "primeiro se constatam as coisas e depois tanta-se descobrir sua natureza" ou seja, o que vocês acham ou pensam tem tanta importância para este experimento quanto a ameba tem para nossa sobrevivência.
  • Botanico disse: Botanico 10:43 Sinalizar
    Postagens: 0Membro
    Cameron disse: E o pessoal aqui está muito apressado: primeiro se constatam as coisas e depois tanta-se descobrir sua natureza. Nenhum experimento é tão perfeito que cobre tudo o que se deseja saber a respeito.

Pra que não fiquem mal entendido, minha gente, nesta frase quis dizer que os experimentos nem sempre levam a resultados conclusivos. Os que costumo fazer são DESCRITIVOS, ou seja, coleto galhas, fixo-as e depois faço todos os procedimentos para descrever sua estrutura, desenvolvimento, histologia, microquímica, etc e tal. Mas só que é complicado fechar tudo numa só coleta, pois quando faço esse trabalho, ao examinar o material, verifico que está faltando uma fase, que alguns materiais estão podres e precisa-se fazer mais coletas, etc e tal. Às vezes leva-se mais de um ano para fechar um trabalho sobre isso.

No caso do tópico aqui, quero dizer que, se o pesquisador não deixou escapar alguma falha, ele quis ver se esse procedimento de imposição das mãos produzia algum efeito mensurável. Achou algo, mas seria realmente produto da tal imposição das mãos? Seriam precisos mais experimentos para saber se a causa foi essa. Confirmada que esta é DE FATO a causa, AÍ SIM vem a pergunta: mas por isso tem tal efeito? O que sai das mãos que provocaria isso?

É o que eu quis dizer quando o pessoal está apressado. Da minha parte, ainda acho que esse experimento, que foi defendido em Dissertação de Mestrado, está devendo muito. Se fosse da banca, talvez não aprovasse essa dissertação.

Sim, claro. Mas ainda assim, para se levar alguma pesquisa à frente é necessário ter um ponto de partida. Talvez o pesquisador tenha se exaltado, não sei, mas já é alguma coisa melhor do que "batatas também tem energia? E se eu peidar na carado rato, tem o mesmo efeito?"

Tem horas que só falando merda mesmo para contrapor certas coisas por aqui.
  • ENCOSTO disse: Queria saber se o aumento da citotoxicidade de células não-aderentes só ocorre com a impostação das mãos ou pode ocorrer também com a impostação dos pés e qualquer outra parte do corpo: Cabeça por exemplo. Se você enfiar a cara na bandeja onde estão os ratinhos, o efeito seria o mesmo? E se ficar balançando o pau na frente dos ratinhos?

Pode parecer brincadeira mas tem razão, outras partes do corpo poderiam ter o mesmo efeito. Mais ainda, somente humanos poderiam ter esse poder? Será que a presença por si só de outro animal não poderia produzir o mesmo resultado (considerando que tenha feito algum resultado).

Johnny disse: E o Botânico já disse tudo "primeiro se constatam as coisas e depois tanta-se descobrir sua natureza" ou seja, o que vocês acham ou pensam tem tanta importância para este experimento quanto a ameba tem para nossa sobrevivência.

Mas não é o que se encontra no artigo que já tenta explicar o fenômeno sem se preocupar muito na constatação.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    O que acontece com quem viaja todo dia imprensado no trem, ônibus ou metrô? Sofre algum efeito do 'magnetismo humano'?
  • Judas disse: Johnny disse: ou seja, o que vocês acham ou pensam tem tanta importância para este experimento quanto a ameba tem para nossa sobrevivência.

O mesmo se diz desse experimento.
    No sentido de alivio e cura de certas enfermidades, sim, tem e muita importância. Nem que fosse apenas para acalmar o paciente....

• Neuromancer disse: Mas não é o que se encontra no artigo que já tenta explicar o fenômeno sem se preocupar muito na constatação.
    Como eu disse, o pesquisador pode ter se entusiasmado demais. Não vejo problemas nisso e lembrando, isso tudo não é uma invenção. Falta alguém demonstrar que não é algo falso, definir parâmetros e aplicação.
  • Fernando_Silva disse: O que acontece com quem viaja todo dia imprensado no trem, ônibus ou metrô? Sofre algum efeito do 'magnetismo humano'?

Isso caberia um estudo à parte. Se EU fosse levar para o lado espírita da coisa, tem aquele negócio do passista estar bem, ter tido um dia moralmente limpo, não ter bebido, cheirado, xingado, etc. Mas isso do ponto de vista espírita.
  • Judas disse: USP CONFIRMA EFICÁCIA DO PASSE MAGNÉTICO”

Eficácia em quê?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.