Ontem fui instalar um programa no pc de um amigo que usa Windows. Deixei o Dark Side rolando e o pc dele só terminou de ligar com o fim da The Great Gig in the Sky, mais de 15 minutos. Não é uma bela máquina, 512 de ram e processador mononúcleo, mas mesmo assim...
Hoje vi que os meus torrents estavam todos parados e pensei que o transmission tinha dado pau. Coloquei mais um torrent pra testar e recebi uma mensagem de pouco espaço interno. Sabia que estava baixando muito recentemente, mas não acreditei, até que tirei a prova:
Pra se ter idéia, tive que deletar alguns arquivos no meu pc pra poder salvar esta imagem.
A minha surpresa é que o desempenho da máquina está basicamente o mesmo de recém-formatado. Talvez tenha algumas funções um pouco mais lentas, mesmo assim, nada que chegou a incomodar ou se tornar perceptível. Eu cheguei a lotar 100% do HD e nem tinha reparado. Lembro que na época do Windows, 50% já exigia formatação. Deletar os arquivos ou desinstalar os programas não adiantaria, só formatação do sistema. Agora eu não consigo nem mesmo enviar uma mensagem no skype porque 1kb de informação nos logs não são aceitos, mas o sistema inteiro continua na mesma velocidade de sempre.
Excelente surpresa.
Esta o Linux venceu com louvor.
ps: retornei ao Mint recentemente, mas vou voltar ao Debian assim que passar tudo pro HD externo.
"In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
Comentários
O Linux não piora o desempenho com o tempo e só para quando realmente não tem espaço nem para atualizar os logs.
E novamente, se você se dá bem com Linux e não precisa de nada que o impeça de usar ( meu Wi-Fi pen por exemplo não é reconhecido, meu teclado e mouse sem fio da Microsoft (os melhores) idem.
Pra falar a verdade já retirei todos os Linux de minha máquina pois precisava do meu HD extra para minhas séries.
Quem sempre usou MAC nunca usaria Linux nem Windows. Questão de gosto.
esses tempos tive uma surpresa de ver num pc o windows xp ocupar 80gb com instaladores (updates e instaladores de programas acho) que salvava temporariamente numa pasta, nunca tinha visto isso
Perguntei um amigo e ele disse que embora liberar espaço resolva, sem precisar formatar tudo, o MAC fica uma porcaria quando o HD tá lotado.
BSD, Solaris, Hurd ou openBeos também preservam desempenho diante de um HD lotado é um milagre linuxista?
Estava procurando alternativas para linux, mas parece que não é necessário. Achei coisas como DBAN, mas é muito radical e só vale a pena se já estiver pensando em formatar (como eu estou para colocar o Debian).
@Johnny, a questão não é melhor ou pior em tudo, mas neste quesito não há nem o que discutir. Fui usuário Windows por mais de uma década e sei muito bem que o sistema se torna inutilizável devido à lentidão conforme o HD vai enchendo, e depois de algum tempo liberar espaço deletando arquivos, desinstalando programas e usando limpadores como CCleaner já não adianta mais e a única solução é formatar.
Você pode entrevistar o mundo inteiro e não vai achar uma só pessoa que alega que consegue usar windows com seu HD 100% lotado, como eu estou fazendo agora com Linux.
Uma recomendação que vi que fez todo o sentido, no menu iniciar deixe apenas programas indispensáveis como anti-vírus, retire todos os outros, alguns desses programas se iniciam junto com o Windows quando você liga a máquina causando lentidão.
Alguém recomenda formatar hd externos portáteis acima de 500gb em ext2 ou ext4? Acho que eu tentei uma vez, mas não tinha funcionado. Foi logo depois de formatar em fat32 (eu não sabia o que estava fazendo), mas começo a suspeitar que esse HD já ferrou de vez.
Muito boas dicas, mas pensei que por você e tratar de um nerd nível A+, que joga Magic e é fã de Terminator, tinha escrito seu próprio SO em cima de um núcleo bizarro que as pessoas comum nem sabem que existe.
Não sei exatamente, porque eu meio que peguei emprestado e tomei posse, mas é um toshiba de 750gb (externo).
Acho que o problema é que o Linux vê algo errado quando se formata constantemente um disco e o NTFS, apesar de agora funcionar beleza com Linux, é nativo do Windows.
Ledo engano, eu apanho até para configurar emuladores, para você ter uma ideia.
Você me garante que o SO num SSD vai ter o mesmo desempenho que no meu hd interno? As liveusb e, principalmente, livecd que testei são bem úteis mas não chega nem perto e o uso é muito restrito. Não dá pra instalar nada e em algumas como o Debian, não tá nem pra sair dos 640 pixels.
Instalei o ntfsprograms e a coisa voltou a funfar sem digitar nenhuma linha pra corrigir erros. Simplesmente reconheceu e pronto.
Recomenda usar ext2 ou ext4 pra hds externos com essa capacidade? Não faço nenhuma questão de compatibilidade com Windows e Mac, na verdade até prefiro que não tenha.
O gparted formata em ntfs em um piscar de olhos mas os arquivos acabam se corrompendo. Em ext2/3/4 ele enrola horas pra no final te deixar uma mensagem que ocorreu um erro.
Fui pro terminal. usando root,
umount /dev/sdc1
mkfs.ext3 /dev/sdc1
Levou um bom tempo. Depois de terminado, fui checar e não dava pra colar nada. Loguei pelo root mas as permissões não podem ser determinadas. Por algum motivo misterioso o gparted acusava que 11gb do disco estavam sendo usados. O disk utility acusa 40gb (sim, gigas, num drive recém-formatado).
Agora tentando formatar pelo disk utility em ext3 de novo.
Deus seja louvado.
Para reparar uma partição NTFS, use o ntfsfix no Linux. Já recuperei algumas máquinas Windows que não bootavam de jeito nenhum com essa ferramenta.
Formatei meu HD 10 vezes usando métodos e filesystems diferentes e também tentei sudo chmod 777 /dev/sdc1 um milhão de vezes e nada o fazia liberar as permissões.
Até que percebi que por algum motivo misterioso, provavelmente o fantasma do Linux que tenta espantar usuários comuns, meu HD estava com o nome de uma pasta, cheio de caracteres aleatórios.
Eu já uso há mais de 1 ano como partição root, e o desempenho é muito superior. A leitura/gravação é praticamente instantânea dentro de um SSD, o que faz com que o SO rode numa velocidade absurda.
O correto seria 'chmod -R', para alterar recursivamente. Sem o '-R' você só está alterando o diretório raíz de "sdc1".
EXT4 é o sistema de arquivos mais estável e de melhor performance existente no mercado atual, PERIOD.
BTRFS ainda é uma promessa, bem encaminhada, mas ainda uma promessa. Já tentei utilizar ele várias vezes tanto com Fedora como com Ubuntu, e sempre tenho problemas incontornáveis.
Levei horas pra resolver um problema que no Windows não levaria 5 minutos. Nesta, o Windows venceu com louvor.