Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Como melhorar o ensino público no país?

124»

Comentários

  • 76111_4852593883384_1683108147_n.jpg
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • ufka_Cabecaoufka_Cabecao Moderador
    edited novembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse:
    Já sobre os imbecis do sistema público, eles já estão aí, são dezenas de milhões e não há como isolá-los de sua imbecialidade e colocá-los entre pessoas educadas. Em 10 anos, ainda estaríamos formando as primeiras turmas do sistema totalmente privado.



    Entao, eu nao vou fingir que eu tenho certezas absolutas aqui, esse tipo de fenomeno e muito complexo e escapa de longe da minha capacidade de analise. Nao que eu tenha certeza sobre o resto tampouco, mas aqui a minha linguagem comeca a ficar woo-woo demais, e eu me pego questionando o que exatamente eu estou tentando dizer, porque tudo fica bem menos claro.

    Mas a minha impressao e que essa "imbecilidade geral condicionada" tem mais em comum com um estado de latencia e dormencia intelectual, algo quase hipnotico, e menos em comum com um mental de retardamento ou degradacao irreversivel.

    Em particular a maioria das pessoas se encontra hipnotizada e limitada por conceitos que professores e outros alunos formaram sobre ela e sobre sua propria capacidade de aprendizado.

    E essas ideias limitantes sobre seu proprio potencial intelectual sao confirmadas pela programacao ao qual ela e submetida pelos veiculos de cultura de massa.

    Se voce leu muitos livros, se voce "escapou", ainda que de leve, desse projeto de imbecilizacao, basta ligar a TV para se sentir profundamente ofendido pelo grau no qual a sua inteligencia e subestimada.

    Pois e, mas para a maioria das pessoas, a programacao recebida serve como confirmacao das ideias que elas proprias formaram sobre suas limitacoes.

    E todo esse sistema consiste num esquema que procura desestimula ao maximo o individuo a se entender como uma entidade racional e responsavel.

    Porque se voce ouve a sua vida inteira que voce nao passa de gado, voce passa a responder como gado, e passa a ser tocado como gado.

    Agora porque eu acho que a destruicao do sistema publico de ensino teria efeitos relativamente rapidos?

    Porque as pessoas nao sao gado!

    Elas tampouco se tornaram gado.
    Elas apenas se comportam como gado dentro de um sistema que as desencoraja a pensar por si mesmas.

    Os efeitos da destruicao da educacao publica nao seriam sentidos apenas pelas geracoes liberadas desse flagelo.

    Todo um enorme processo de modificacao de atitudes em relacao ao conhecimento e ao pensar contaminaria a sociedade, em todas as geracoes, inclusive aquelas muito castigadas pelo ensino publico e televisao.

    Eu sinceramente acredito nisso porque eu ja presenciei suficientes exemplos de pessoas maravilhadas pelas descobertas que elas eram capazes de realizar quando elas paravam de limitar seu proprio potencial.

    Criancas educadas em escolas nazistas nao continuaram nazistas a vida inteira. Quando o transe coletivo foi rompido, e a suastica no alto do Reichstag literalmente explodida, elas nao demoraram para se dar conta da dimensao do seu erro.

    E o mesmo vale para todas as criancas que foram educadas para ser gado politico. E estas incluem voce e eu.

    A escola publica nao mata o espirito individual. Ela apenas o deixa em coma.

    E quando ela for destruida, ele nao tardara a acordar de sua longa hibernacao.

    E entao, esse longo inverno da razao cedara lugar a uma bela primavera.

    E nisso que eu acredito. Mais ou menos.


    Post edited by ufka_Cabecao on
  • ufka_Cabecao disse: A escola publica nao mata o espirito individual. Ela apenas o deixa em coma.

    Da mesma maneira que a religião age, mas muitos acabam não acordando desse coma.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Percival disse: Da mesma maneira que a religião age, mas muitos acabam não acordando desse coma.

    E não vão acordar nunca...temos que continuar nossa luta para que todos tenham uma educação de qualidade e que os alunos tenham um sistema de aprendizagem perfeita e o futuro chegar para esse país.

    Na verdade o que esta em coma não é o espirito individual, não é o aluno, mas sim o sistema de ensino publico do país. Precisamos é melhorar esse padrão de qualidade e vocês querem saber como...VOTANDO CERTO ou REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO que ao invés de pegarmos as armas iremos pegar os livros!!!!
  • Em gastos realizados pelo Estado por aluno, o Brasil esta longe de países como Canadá.
  • Percival escreveu:
    Da mesma maneira que a religião age, mas muitos acabam não acordando desse coma.


    O paralelo nao e completamente falso, e nao vou ser eu que vou negar as muitas ocasioes onde mecanismos e instituicoes associadas a uma religiao tradicional ja foram empregados como forma de controle ideologico e justificativa para um monopolio de poder.

    Mas ao contrario da escola publica, esse nao e o principio original das religioes.

    Afirmar isso seria absurdo. Dizer que o Cristianismo originou-se como pretencao politica e quase non-sense.

    Religiao surge da busca de significado, e nao de poder.


  • Para saber se uma estrategia funciona, primeiro voce precisa enteder o problema que essa estrategia procura resolver.

    O principio do "comunismo" nao falha a vida real quando aplicado a familias, unidades militares, tribos, grupos de trabalho, comunidades rurais e outras assembleias pequenas com objetivos bem definidos.

    Uma autoridade pode concentrar suficiente informacao e poder para tomar a maior parte das decisoes consequentes de alocacao de recursos, e muitas vezes e melhor para todos que as coisas se facam dessa forma, pois elimina-se varios custos praticos criados quando individuos tomam decisoes independentemente.

    E a estrategia comunista de gestao de recursos de uma sociedade comeca a se deteriorar quando a sociedade se torna grande e complexa demais, a influencia de cada individuo sobre o todo se torna pequena demais, e nenhuma unidade de decisao pode formar uma ideia geral do que esta acontecendo.

    Ou seja, numa ampla sociedade moderna e integrada de cidadaos o comunismo nao pode ser um principio de organizacao muito eficaz, ainda que ele possa ser parcialmente aplicado a micro-sociedades internas a grande sociedade.

    O nosso cerebro parece ter evoluido mais tempo em pequnas sociedades onde o comunismo funciona bem. Ele parece ter um vies para solucoes coletivistas, porque nas pequenas tribos onde nos passamos milhoes de anos evoluindo o coletivismo era um principio de sobrevivencia racional.

    Esse vies torna a doutrina politica moderna do socialismo, que se escora nessa atitude pro-comunista natural do homem, algo bastante atraente, ainda que de fato nao produza resultados praticos efetivos no mundo real.

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    ufka_Cabecao disse: Afirmar isso seria absurdo. Dizer que o Cristianismo originou-se como pretencao politica e quase non-sense.
    O cristianismo surgiu em comunidades onde todos eram iguais e a propriedade era compartilhada. A doutrina era discutida entre todos. Como eram, em sua maioria, analfabetos, acabaram tendo que nomear supervisores (episcopoi --> bispos) que foram aos poucos se impondo à comunidade e se tornando autoridades. No longo prazo, surgiu uma hierarquia que também assumiu o direito exclusivo de decidir sobre a doutrina e o povo, que era o centro, virou periferia sem voz.
  • querosaber disse: Em gastos realizados pelo Estado por aluno, o Brasil esta longe de países como Canadá.

    O problema não é o gasto mas como se gasta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.