Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Teoria do Big Bang, uma teoria muito mais filosófica do que científica.

13

Comentários

  • sybok disse: Até onde eu sei não é a luz que se curva e sim o espaço.


    Curvando a pŕopria luz seria possivel um efeito como o da galaxia ferradura postada pela Fabi?


    Fabi disse: Eles não lançaram diversos telescópios(satélites, não achei nome melhor) pra "medir" o passado do universo? (Chandra, Wmap , e Planck por exemplo)

    O que eles acharam condiz com a teoria. O famoso redshift das galáxias não é visível a olho nu(imagem normal do Hubble), tem que ser um aparelho que mede frequências específicas(detector de infravermelho). Na verdade, essas galáxias são tão velozes que a luz não é mais visível e virou infravermelho.

    E até onde eu sei, eles sempre batem num muro quando tentam ir para o passado remoto do universo, que eles chamam de Idade das Trevas. Não conseguem ver antes de 380 milhões de anos.

    Também calcularam a proporção de hidrogênio e hélio (primeiros átomos) que existiria se o universo tivesse tido um início, e o resultado também é compatível com o que existe.

    Voces explicaram justamente o que eu ia escrever, ou seja, tiraram as palavras da minha boca...

    Todas as experiencias relatadas aqui comprovam a teoria do espaço-tempo. Agora sobre a gravidade, se a partícula graviton realmente existir, ela seria a responsável pela força da gravidade e assim explicaria como é este efeito. Senão a teoria dos campos espacias-temporais é o que melhor se encaixa.

    E também completaria (ou iniciaria) o Modelo Padrão das partículas.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

    "A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • sybok disse: Até onde eu sei não é a luz que se curva e sim o espaço.


    A curva da luz

    Um dos princípios da Óptica Geométrica diz que em um meio homogêneo e transparente a luz se propaga em linha reta. É possível verificar isso através de um experimento simples.

    Esta atividade experimental é considerada de baixo custo e tem por objetivo principal responder, com a ajuda de um experimento, duas simples perguntas que estão diretamente relacionadas à luz.

    A primeira pergunta é: a luz se propaga em linha reta? De acordo com os princípios da Óptica Geométrica, quando consideramos um meio homogêneo e transparente, a resposta para a pergunta acima é sim. Mas e se o meio de propagação da luz não for um meio homogêneo, ou seja, se o meio apresentar densidade diferente, será que a luz poderia fazer curva?

    A segunda pergunta é: como acontece o fenômeno da miragem? Através desta atividade experimental tentaremos ilustrar esse fenômeno. Sendo assim, aproveitando o experimento explicaremos como acontece o efeito miragem, que, por sinal, é muito comum em ambiente bastante quente ou muito frio.

    Para a realização dessa atividade, necessitaremos dos seguintes materiais:

    - um recipiente quadrado de vidro (pode ser um aquário)
    - açúcar
    - um laser vermelho (pode ser adquirido em feira de importados)
    - ambiente escurecido

    Demonstrando a atividade

    Primeiramente você deve criar o meio heterogêneo: para isso, basta adicionar todo o açúcar, uniformemente, sobre a superfície do líquido. Após a distribuição uniforme do açúcar é necessário deixar o recipiente descansar (sem movimento) durante um período de 24h.

    Após esse período, o líquido do recipiente apresentará uma tonalidade diferente. Essa tonalidade diferente ocorre pelo fato de o líquido ter se tornado heterogêneo, ou seja, a água apresentará pontos com diferentes densidades.

    Em um segundo momento, com a ajuda do laser, veremos o comportamento da luz quando esta atravessa o meio heterogêneo. Sendo assim, quando a luz atingir pontos onde a homogeneidade não estiver ocorrendo, a luz sofrerá diversas refrações ocasionando, então, um desvio da luz, fazendo a curva e, consequentemente, poderá ser constatada certa reflexão (considerada reflexão total). Essa é a base da explicação para o efeito miragem.

    Após escurecer o ambiente, faça com que a luz do laser incida sobre a superfície do líquido. Assim, veremos um feixe retilíneo de luz: isso comprova que naquele ponto o líquido apresenta-se homogêneo. Em seguida, comece a baixar o feixe de luz lentamente. Conforme ele vai abaixando, perceberemos que o meio vai se tornando heterogêneo pelo fato de o feixe de luz começar a se curvar.

    O laser faz curva por estar atingindo regiões de densidades diferentes, causando, portanto, o fenômeno denominado refração. Em um determinado ponto poderá ser percebida a reflexão total do feixe luz, que é o que acontece com o efeito miragem.


    Por Domiciano Marques
    Graduado em Física
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • .
    .
    .
    Só para esclarecer, em nenhum momento eu afirmei que o universo não teve um início, o que eu coloquei em questão é a hipótese do ovo cósmico...


    Fabi disse: E sua hipótese tem um problema, existe mais gravidade do que matéria visível nas galáxias. Então todas as estrelas tem a mesma velocidade de rotação, não importando a distância que estão em relação ao centro.

    Eu não apresentei uma hipótese de minha autoria, e também não falei que as estrelas tem rotação em torno de seu eixo diferentes, mas sim que as estrelas mais próximas do centro galático, orbitam esse centro mais rapidamente, da mesma forma , por exemplo, que o planeta mercúrio orbita mais rapidamente o sol por estar mais próximo dele, da mesma forma que as estrelas em nossa galáxia, que estão mais próximas do buraco negro contido nela, tem órbitas muito mais rápidas que as que estão mais afastadas...


    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • sybok disse: E mais, em física é possivel curvar a luz? E a gravidade em si é capaz disso?
    Sendo o espaço a se curvar, a luz continua em linha reta.

    Bom! Em fibras óticas a luz acompanha uma curva que se faz com elas. A gravidade afeta a trajetória dos fótons, bem mais do que eles haviam previsto inicialmente. Isso acaba produzindo uma lente gravitacional em certas condições onde há grandes massas. É semelhante à lente magnética que focaliza o feixe de raios X em microscópios eletrônicos.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fabi disse: O problema é se a gravidade seria a distorção no espaço-tempo, ou a causa da distorção, mas pra isso precisaria achar o tal do gráviton (se ele existir, então a gravidade causa a distorção e não é consequência da distorção). Mas o espaço-tempo existe.

    Então, a distorção do feixe de luz próximo à grandes massas prova o campo gravitacional, que afeta diretamente objetos e fótons. Por que é necessário um E.T. no meio disso se no fim das contas o efeito é o mesmo? Qual outra forma de se provar efetivamente a existência do E.T.? Percebeu o meu ponto?
    A figura do E.T. me parece a descrição das linhas de força gravitacionais.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Gilghamesh disse: mas sim que as estrelas mais próximas do centro galático, orbitam esse centro mais rapidamente, da mesma forma , por exemplo, que o planeta mercúrio orbita mais rapidamente o sol por estar mais próximo dele, da mesma forma que as estrelas em nossa galáxia, que estão mais próximas do buraco negro contido nela, tem órbitas muito mais rápidas que as que estão mais afastadas...
    Mas não é isso que acontece. Se você pegar a velocidade de rotação de estrelas na periferia de uma galáxia, ela vai ser igual a velocidade de rotação das estrelas próximas do buraco negro central.

    Esse é o grande enigma, as leis da física dizem que com tão pouca matéria observável em relação a velocidade de rotação que existe, as galáxias se desfariam e perderiam a coesão. Pra uma galáxia ter esse comportamento que observam, ela precisaria ter de 6 a 10 vezes mais matéria do que você observa. Daí que eles inventaram a matéria escura, que na verdade é a matéria faltante. Eles também observam o efeito da matéria escura em lentes gravitacionais, os aglomerados de galáxias desviam mais luz do que deveriam.

    E antes que você pergunte se eles procuraram matéria que não brilha como buracos negros, planetas etc. Sim, eles levaram isso em conta, mas a quantidade não é suficiente pra justificar o comportamento estranho das galáxias.
    Gilghamesh disse: Só para esclarecer, em nenhum momento eu afirmei que o universo não teve um início, o que eu coloquei em questão é a hipótese do ovo cósmico...
    É singularidade.
  • Marcio disse: Qual outra forma de se provar efetivamente a existência do E.T.? Percebeu o meu ponto?
    O espaço-tempo existe entrelaçado porque não podemos separar o espaço do tempo.

    Outra coisa, o que é o campo gravitacional? O espaço-tempo é a resposta pra essa pergunta.
  • GilghameshGilghamesh Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Fabi disse: Mas não é isso que acontece. Se você pegar a velocidade de rotação de estrelas na periferia de uma galáxia, ela vai ser igual a velocidade de rotação das estrelas próximas do buraco negro central.

    Fabi, acho que você está estudando com livros da idade da pedra...

    Dê uma boa lida neste estudo sobre a órbita de algumas estrelas que estão muito próximas do centro da nossa via láctea:


    Post edited by Gilghamesh on
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • GilghameshGilghamesh Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    .
    .
    .
    Aqui, uma animação de algumas estrelas em orbita próximas do centro da via láctea:

    OrbitasCentroVL.gif

    Note que cada estrela orbita em velocidade diferente e não igual, de acordo com a proximidade do centro.

    Mais em: http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_11/2008/11/28/em_noticia_interna,id_sessao=11&id_noticia=90042/em_noticia_interna.shtml
    Post edited by Gilghamesh on
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • Não é medindo 6 estrelas ao redor de um buraco negro que os astrônomos determinam a velocidade de rotação de uma galáxia. Veja aqui:
    http://astro.if.ufrgs.br/vialac/node5.htm

    rotacao.gif
    A curva azul mostra a velocidade de rotação observada, enquanto a curva pontilhada vermelha a curva esperada se a massa estivesse concentrada onde a luz está.

    Nessa página que eu te passei eles explicam os cálculos que fazem pra estimar a massa da Via-Láctea.
  • img30.gif
    Nas partes externas de muitas espirais, a velocidade v(R) não depende mais de R, ou seja, v(r) permanece constante, de forma que quanto maior o raio R, maior a massa M(R) interna a ele. Como as partes externas das galáxias são muito fracas, a partir de um certo valor de R a luminosidade não aumenta mais, mas de acordo com a curva de rotação a massa continua crescendo. Isso significa que uma grande parte da massa das galáxias deve ser não luminosa, e é conhecido como o problema da massa escura.

    Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/galax/index.htm
  • GilghameshGilghamesh Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    .
    .
    .
    Fabi disse: Mas não é isso que acontece. Se você pegar a velocidade de rotação de estrelas na periferia de uma galáxia, ela vai ser igual a velocidade de rotação das estrelas próximas do buraco negro central.


    Pera!

    Para o trem que eu quero descer!

    A nossa estrela, o sol, gira em torno do centro da nossa galaxia, com a velocidade de 224,87km/s, pois está à uma distância desse centro galático, de cerca de 30.000 anos luz, ou seja, estamos praticamente na borda da nossa galáxia.

    Os dois estudos que eu te apresentei sobre as estrelas que estão muito mais próximas do centro de nossa galáxia, demonstram que elas orbitam o centro galático com velocidades de 4.500 à 8.000 km por segundo.

    Isso significa que uma galáxia, não tem um movimento uniforme, mas sim variável, pois a força gravitacional exerce uma força maior ou menor de acordo com a posição que a estrela esteja ocupando.

    Quanto mais próximas as estrelas estão do centro, mais rápido é a órbita delas pois a força gravitacional do centro é maior e quanto mais afastadas, mais lenta é a velocidade orbital da estrela em torno do centro galático, pois a força gravitacional do centro é menor.

    E foi exatamente o que eu havia dito lá em cima, no início do post.

    E, na própria página de onde você tirou os teus gráficos e fórmulas, um gráfico demonstra isso:

    http://astro.if.ufrgs.br/vialac/node5.htm

    rot.gif
    .
    .
    .


    Post edited by Gilghamesh on
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • sybok disse: Como a luz se curva no vácuo?
    Em física a gravidade tem capacidade de curvar a luz?

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=luz-faz-curvas&id=010115120424


    Quando se diz que a luz não escapa de um buraco negro, significa que a força gravitacional curva a luz para a sua órbita.

    A experiencia observacional na cidade de sobral foi sobre isso : o desvio da luz:

    http://astroweb.iag.usp.br/~damineli/IYA2009/images/download/sobral_1919.pdf
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • sybok disse: Bom ai sim se tem uma explicação alternativa então.
    Se a gravidade em si tem capacidade de curvar a luz, então aquilo não é necessariamente evidencia de que o espaço se curva.

    Pois é! Esse é o ponto! Considerando a hipótese do E.T., ele se curva na presença de massas, suponho que isso queira dizer que a massa afeta ou interage com o espaço e tempo à sua volta. Isso significa dizer que há um campo gravitacional distorcendo o E.T., quando outra massa menor se desloca por essa distorção ela sofre a influencia dessas linhas espaço-temporais e tem sua trajetória atrelada à elas. Quer dizer, me parece mais uma interação direta entre massas por meio de seus campos gravitacionais, a figura do E.T. me parece desnecessária aí. E nem explicaria a atuação da gravidade, pois o campo gravitacional ainda seria necessário no caso.
    O E.T. me parece mais uma descrição do movimento relativo no espaço. Sem movimento não há tempo, tempo=movimento.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Marcio disse: Bom! Em fibras óticas a luz acompanha uma curva que se faz com elas.
    Na verdade, a luz anda em linha reta dentro da fibra até atingir a superfície interna, daí se reflete e muda de direção, reflete de novo etc. fazendo um zigue-zague.

  • Fernando_Silva disse: Na verdade, a luz anda em linha reta dentro da fibra até atingir a superfície interna, daí se reflete e muda de direção, reflete de novo etc. fazendo um zigue-zague.

    Mas não devemos esquecer que a fibra ótica é um meio transparente e mesmo assim a luz se curva e não escapa para fora por causa de sua transparência...

    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

    http://gilghamesh.blogspot.com/
  • Marcio disse: Quer dizer, me parece mais uma interação direta entre massas por meio de seus campos gravitacionais, a figura do E.T. me parece desnecessária aí. E nem explicaria a atuação da gravidade, pois o campo gravitacional ainda seria necessário no caso.

    Não marcio, O E.T. é necessário, em face da gravidade ser a sua própria distorção. A gravidade atua no E.T., pois sem o mesmo, nào teria a atuação da gravidade e consequentemente não teria interação entre massas.

    Isso mesmo tempo = movimento, por isso tem se estudado tanto a temperatura de um corpo quando chega ao zero absoluto.
    Gilghamesh disse:
    A nossa estrela, o sol, gira em torno do centro da nossa galaxia, com a velocidade de 224,87km/s, pois está à uma distância desse centro galático, de cerca de 30.000 anos luz, ou seja, estamos praticamente na borda da nossa galáxia.

    Os dois estudos que eu te apresentei sobre as estrelas que estão muito mais próximas do centro de nossa galáxia, demonstram que elas orbitam o centro galático com velocidades de 4.500 à 8.000 km por segundo.

    Isso significa que uma galáxia, não tem um movimento uniforme, mas sim variável, pois a força gravitacional exerce uma força maior ou menor de acordo com a posição que a estrela esteja ocupando.

    Quanto mais próximas as estrelas estão do centro, mais rápido é a órbita delas pois a força gravitacional do centro é maior e quanto mais afastadas, mais lenta é a velocidade orbital da estrela em torno do centro galático, pois a força gravitacional do centro é menor.

    Fabi, o Gilghamesh esta certo. As estrelas no centro galático estao em velocidade orbitais mais rapidas que as da periferia, na qual o tempo em que elas orbitam o Buraco negro central é menor. O sol que esta num dos braços galáticos afastado orbita o centro em mais tempo que uma estrela que esta mais perto de sagitaruius A (Buraco negro central).


    Fernando_Silva disse: Na verdade, a luz anda em linha reta dentro da fibra até atingir a superfície interna, daí se reflete e muda de direção, reflete de novo etc. fazendo um zigue-zague.

    Certo!!!!
    Gilghamesh disse: Mas não devemos esquecer que a fibra ótica é um meio transparente e mesmo assim a luz se curva e não escapa para fora por causa de sua transparência...

    E por um meio refrativo.
    sybok disse: Como a luz se curva no vácuo?
    Em física a gravidade tem capacidade de curvar a luz?

    Acho que já te responderam as suas perguntas....cheguei atrasado para lhe explicar..hehe
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

    "A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • sybok disse: Se a gravidade em si tem capacidade de curvar a luz, então aquilo não é necessariamente evidencia de que o espaço se curva.

    Evidencia sim pois a luz se propaga somente no espaço. Sem espaço, como a luz iria se movimentar e curvar??? Entendeu??
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

    "A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Gilghamesh disse: Isso significa que uma galáxia, não tem um movimento uniforme, mas sim variável, pois a força gravitacional exerce uma força maior ou menor de acordo com a posição que a estrela esteja ocupando.

    Os movimentos das estrelas são elipticas, principalmente perto dos centros galáticos.
    Mas isso nào diz que os movimentos galáticos sào variaveis. As galaxias tem seus movimentos baseados na gravidade em que esta atuando perto de outras galáxias. Este conjunto de galáxias é chamado de Aglomerado de Virgem, na qual um conjunto de aglomerados é chamado de superaglomerados. Eles permanecem ligados através da força de gravidade!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

    "A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Gilghamesh disse: A nossa estrela, o sol, gira em torno do centro da nossa galaxia, com a velocidade de 224,87km/s, pois está à uma distância desse centro galático, de cerca de 30.000 anos luz, ou seja, estamos praticamente na borda da nossa galáxia.
    Nossa galáxia tem 100 mil anos-luz de diâmetro, ou seja, 50 mil anos-luz de raio.

    E não tente vir com medidas tão precisas, pois eles nem sabem ao certo qual é a distância exata do Sol ao centro galático, uns dizem que está a 26 mil anos-luz, outros 30 mil, outros 20. Mas mesmo que consideremos os 30 mil anos-luz (mais distante), ainda sobra 20 mil anos-luz de borda, praticamente, estamos na metade desse "círculo", não na borda.


    Gilghamesh disse: Os dois estudos que eu te apresentei sobre as estrelas que estão muito mais próximas do centro de nossa galáxia, demonstram que elas orbitam o centro galático com velocidades de 4.500 à 8.000 km por segundo.
    O que me leva a uma pergunta, a rotação de uma galáxia é a rotação do buraco negro central? Ou eles consideram um grupo de estrelas que estão no braço da galáxia? Eu procurei, parece que eles consideram o grupo e chamam de corrotação.

    E tem mais um problema, mesmo que essas estrelas sejam rápidas perto do buraco negro, a nossa galáxia não é bem uma espiral, ela é uma espiral barrada:
    Via+L%25C3%25A1ctea.jpg
    Gilghamesh disse: Isso significa que uma galáxia, não tem um movimento uniforme, mas sim variável, pois a força gravitacional exerce uma força maior ou menor de acordo com a posição que a estrela esteja ocupando.
    Se você tivesse lido o link que eu postei, onde explica porque essa visão comum não é o que eles enxergam quando fazem as medições.

    Para discutir isso com você, você teria que ter conhecimento suficiente de astronomia além de conhecer física clássica. Não vou aprofundar esse assunto, sou péssima em física clássica, e mais explicado do que a página que eu te passei eu não achei, e nem tem como eu explicar.

    Cientista1 disse: Fabi, o Gilghamesh esta certo. As estrelas no centro galático estao em velocidade orbitais mais rapidas que as da periferia, na qual o tempo em que elas orbitam o Buraco negro central é menor. O sol que esta num dos braços galáticos afastado orbita o centro em mais tempo que uma estrela que esta mais perto de sagitaruius A (Buraco negro central).

  • Cientista1 disse: Fabi, o Gilghamesh esta certo. As estrelas no centro galático estao em velocidade orbitais mais rapidas que as da periferia, na qual o tempo em que elas orbitam o Buraco negro central é menor. O sol que esta num dos braços galáticos afastado orbita o centro em mais tempo que uma estrela que esta mais perto de sagitaruius A (Buraco negro central).
    Movimento circular uniforme, conhece? Essa matéria é difícil, eu consigo entender o que eles fazem pra considerar a velocidade de rotação tão rápida quanto no centro*, mas não sei explicar.

    A partir daqui é você conhecer astrofísica e ter conhecimento sobre estrutura da galáxia, corrotação, distância ao centro, obter medidas por observação, fazer cálculos...

    *Talvez seja só uma generalização. Já que explicar o problema da matéria faltante é difícil.
  • "Quando usamos essa curva para calcular a massa até uma distância de 15 kpc - quase duas vêzes a distância do Sol ao centro galáctico - vemos que a massa contida dentro desse raio é de 2 ×1011 MSol, ou seja, o dobro da massa contida dentro da órbita do Sol. A distância de 15 kpc corresponde ao limite da estrutura espiral visível da Galáxia (onde visível, aqui, significa o que pode ser detectado em qualquer comprimento de onda). Portanto, era de se esperar que, a partir desse ponto, a curva de rotação passasse a decrescer, pois se a maior parte da massa da Galáxia estivesse contida até esse raio, o movimento das estrelas e do gás situados mais distantes deveria ser cada vez mais lento, da mesma forma que a velocidade dos planetas diminui à medida que aumenta sua distância ao Sol. Supreendentemente, não é isso o que se observa. Pelo contrário, a curva de rotação aumenta ligeiramente para distâncias maiores, o que implica que a quantidade de massa continua a crescer."

    Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/vialac/node5.htm

    E tudo isso pra explicar porque a lente gravitacional não é estrelas vagarosas e sim a imagem de outra galáxia. A lente gravitacional não é só um fenômeno muito usado na astronomia, como é a causa de muitos truques que o universo prega:
    A lente gravitacional Cruz de Einstein

    A maioria das galáxias possui um único núcleo. Então por que a galáxia mostrada acima possui quatro núcleos?
    *Ver a imagem aqui: http://cosmonovas.blogspot.com.br/2013/01/a-lente-gravitacional-cruz-de-einstein.html
    Não consegui colocar a imagem.

    A estranha resposta leva os astrônomos a concluírem que o núcleo da galáxia ao redor não está sendo observado nessa imagem. A imagem semelhante a uma folha de trevo é na verdade a luz emitida de um quasar que está em segundo plano. O campo gravitacional da galáxia visível em primeiro plano quebra a luz do quasar distante em quatro imagens distintas. O quasar precisa estar alinhado bem atrás do centro da galáxia massiva para que um efeito de miragem como esse possa ficar assim tão evidente. O efeito geral é conhecido como lente gravitacional e esse caso específico é conhecido como a Cruz de Einstein. Mais estranho ainda é o fato das imagens da Cruz de Einstein ter seu brilho variável, sendo realçado ocasionalmente por um efeito adicional de uma microlente gravitacional, efeito esse gerado por estrelas específicas localizadas na galáxia em primeiro plano.

    Fonte:http://cosmonovas.blogspot.com.br/2013/01/a-lente-gravitacional-cruz-de-einstein.html
  • Fabi disse: Movimento circular uniforme, conhece? Essa matéria é difícil, eu consigo entender o que eles fazem pra considerar a velocidade de rotação tão rápida quanto no centro*, mas não sei explicar.

    A partir daqui é você conhecer astrofísica e ter conhecimento sobre estrutura da galáxia, corrotação, distância ao centro, obter medidas por observação, fazer cálculos...

    *Talvez seja só uma generalização. Já que explicar o problema da matéria faltante é difícil.

    Vai depender do movimento da estrela principal. Por exemplo, existem estrelas que tem movimentos elípticos ao redor de Sagitarius A, ou seja, em um momento ela esta afastada ao máximo do centro galático e num outro momento ela esta mais perto possível, pois sua orbita é uma elipse. Quando a estrela se aproxima do ponto mais perto do centro ela aumenta sua velocidade orbital por causa da gravidade e quando ela se afasta sua velocidade diminui, tendo em vista a força centrifuga que atua na estrela.


    Fabi disse: Supreendentemente, não é isso o que se observa. Pelo contrário, a curva de rotação aumenta ligeiramente para distâncias maiores, o que implica que a quantidade de massa continua a crescer."

    Cara, isso também é uma comprovação de que há matéria escura nas galáxias. As estrelas que estão na periferia tem velocidades altíssimas, então como elas não escaparam da gravidade do centro galático? Por causa da matéria escura que domina a galáxia. Ela cria gravidade de modo que as estrelas que estão longe do centro galático se mantem em orbita do buraco negro central. O problema é definir o que é a matéria escura, pois so conseguimos observar seus efeitos gravitacionais.

    Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060823
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

    "A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Fabi disse: E tudo isso pra explicar porque a lente gravitacional não é estrelas vagarosas e sim a imagem de outra galáxia. A lente gravitacional não é só um fenômeno muito usado na astronomia, como é a causa de muitos truques que o universo prega:

    Ela é a comprovação dos efeitos gravitacionais no Espaço-tempo e na origem da matéria escura.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

    "A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.