Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Teoria do Big Bang, uma teoria muito mais filosófica do que científica.

124»

Comentários

• Fernando_Silva disse: Na verdade, a luz anda em linha reta dentro da fibra até atingir a superfície interna, daí se reflete e muda de direção, reflete de novo etc. fazendo um zigue-zague.

Curvas podem ser construídas de micro retas. Talvez o fóton se curve assim em uma trajetória afetada por um campo gravitacional.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • MarcioMarcio Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Cientista1 disse: Não marcio, O E.T. é necessário, em face da gravidade ser a sua própria distorção. A gravidade atua no E.T., pois sem o mesmo, nào teria a atuação da gravidade e consequentemente não teria interação entre massas.

Acho que você não entendeu o meu ponto. O espaço é apenas o ''meio'' vazio onde as coisas acontecem. O tempo é o movimento. Sendo o espaço vazio, a interação entre as massas se daria diretamente por ação de um campo gravitacional massa à massa.
    A não ser que o espaço seja na verdade uma rede tridimensional de algo que mediaria a interação entre as partículas. Não seria um espaço vazio e sim uma rede ao nível muitíssimo pequeno onde todas as trocas de informações acontecem.
    Isso explicaria muitas das coisas estranhas no mundo quântico.
    Post edited by Marcio on
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: O espaço é apenas o ''meio'' vazio onde as coisas acontecem. O tempo é o movimento. Sendo o espaço vazio, a interação entre as massas se daria diretamente por ação de um campo gravitacional massa à massa.

Em física quântica, o espaço não é vazio, em virtude das chamadas flutuações quanticas.

Marcio disse: A não ser que o espaço seja na verdade uma rede tridimensional de algo que mediaria a interação entre as partículas. Não seria um espaço vazio e sim uma rede ao nível muitíssimo pequeno onde todas as trocas de informações acontecem.

Este é um exemplo da famosa teoria de cordas, onde o espaço tem 10 dimensões espaciais, nas quais ocorre a interação das partículas, que são explicadas como pequenas cordas de diferentes frequência (de onde vem a diferença entre particulas), de tamanha inimaginavelmente pequeno.
    Marcio disse: Isso explicaria muitas das coisas estranhas no mundo quântico.

Pode crer, e ajudaria no complexo modelo padrão das partículas.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • GilghameshGilghamesh Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    .
    .
    .
    Fabi, dando uma lida no material que você apresentou, me salta aos olhos uma coisa:

Os textos que você postou, são de dois professores e foram postados antes ou durante o ano de 2.004.

E sabe se lá, a data de publicação dos livros dos quais esses dois professores retiraram suas informações...

De lá para cá, muita coisa mudou, muitos estudos foram feitos, e muitas "verdades", foram derrubadas.

Aconselho você a pesquisar material mais novo e confiável, como por exemplo, o site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA:

http://www.sbfisica.org.br/v1/

Outro excelente site, é o da Scielo, responsável pela publicação de periódicos científicos semanais de todo o mundo.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso

Nele, está publicado um dos atuais artigos que corroboram minha afirmação sobre a órbita de nossa via láctea, não ser uniforme:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172006000200006&script=sci_arttext

Outro excelente site, é o site da USP, que está sempre sendo atualizado:

http://www.iag.usp.br/astronomia/

E, nele também, existe um longo artigo em PDF, que também corrobora minhas afirmações:

http://astroweb.iag.usp.br/~dalpino/AGA215/APOSTILA/newcap15.pdf

Em vez de ficar no passado, opte pelo presente...
    .
    .
    .
    Post edited by Gilghamesh on
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/
  • Cientista1 disse: Em física quântica, o espaço não é vazio, em virtude das chamadas flutuações quanticas.

Sim. Mas será que tais flutuações teriam a capacidade de interagir com as massas à ponto de produzirem os efeitos gravitacionais que vemos?
    Parece que em pequena escala sim, vide o efeito Casimir, se não me engano.
    Talvez seja outra coisa mais complexa.
    Cientista1 disse: Este é um exemplo da famosa teoria de cordas, onde o espaço tem 10 dimensões espaciais, nas quais ocorre a interação das partículas, que são explicadas como pequenas cordas de diferentes frequência (de onde vem a diferença entre particulas), de tamanha inimaginavelmente pequeno.

É um modelo matemático complicado para o qual a analogia mais próxima para compreendimento seria as tais cordas. Ainda nada foi comprovado sobre isso.

• Marcio disse: Sim. Mas será que tais flutuações teriam a capacidade de interagir com as massas à ponto de produzirem os efeitos gravitacionais que vemos?
    Parece que em pequena escala sim, vide o efeito Casimir, se não me engano.

Voce não esta enganado, o efeito Casimir relaciona flutuações com a massa. O Efeito Casimir é causado pelo fato do espaço vazio ter flutuações do vácuo, pares de partículas virtuais. O espaço entre as duas placas restringe o alcance dos comprimentos de onda possíveis para estas partículas virtuais e então poucas delas estão presentes dentro desse espaço. Como resultado, há uma menor densidade de energia entre as duas placas do que no espaço aberto, em essência, há menos partículas entre as placas que do outro lado delas, criando uma diferença de pressão.

Não se esquecemos que o espaço entre as placas é dimensionado a ordem de diâmetros atômicos. Mesmo assim é de se pensar que flutuações quânticas de partículas pode alterar (interagir) com matéria com dimensões muito maiores. Se não me engano há vários estudos sobre isso. Vou procurar e lhe passar a fonte.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Marcio disse: É um modelo matemático complicado para o qual a analogia mais próxima para compreendimento seria as tais cordas. Ainda nada foi comprovado sobre isso.

Coloque complicado nisso!!! Mas um dia comprovaremos se a teoria das cordas esta correta ou não.

• Cientista1 disse: Coloque complicado nisso!!! Mas um dia comprovaremos se a teoria das cordas esta correta ou não.

Eu aposto num sonoro não, sem sombra de dúvida...

O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/
  • Gilghamesh disse: Eu aposto num sonoro não, sem sombra de dúvida...

Se eu apostasse, também afirmaria que não, mas tenho minhas duvidas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.