Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

¿Dónde estuvo el Calentamiento Global?

124

Comentários

  • Apatico disse: Tem um episodio em que Bob se torna vegetariano, e fazem uma analogia clara entre drogados e vegetarianos, e no final, a moral da historia e que a familia tem que aceitar a convivencia com um drogado.

    Por causa daquela cena que ele vai pra um grupo de Vegetarianos estilo Hippie?

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Percival disse: Por causa daquela cena que ele vai pra um grupo de Vegetarianos estilo Hippie?

    Tambem.

    Tem uma cena que Dino esta mexendo nas coisas de Bob e comenta com a esposa: "Ah, que decepcao, pensei que ele ainda estivesse num tomate, ou num alface, mas ja esta comendo ate espinafre" (ou coisa que o valha), fazendo uma analogia obvia entre a caminhada das drogas e sua nocividade: "Ah, pensei que ele fumasse uma maconha ou tomasse um LSD de vez em quando, mas ele ja esta fumando crack."

    Talvez voce diga que a analogia foi com o homossexualismo ou outro comportamento que os pais julgam inaceitaveis, mas eu vi esse episodio ha alguns anos e pelo menos pra mim ficou bem claro que tentaram construir a analogia com drogados. Para os autores de A Familia Dinossauro, os pais americanos tem que aceitar, aprender a conviver e nao tentar mudar filhos drogados.

    Claro, eles sao bem sutis, por isso passam desapercebidos pela maioria dos pais. Quantos reparariam por exemplo na comparacao aparentemente inocente entre tomate, alface e espinafre com maconha, lsd e crack?
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Raphael disse: Combustíveis fósseis estão deixando o planeta mais verde:

    Se for pra combustao, acaba que petroleo e a unica alternativa viavel mesmo.

    Antes de usarem petroleo, usavam lenha ou carvao. E muito mais caro para produzir a mesma quantidade de energia, produz muito menos energia e muito mais fumaca. Alem do fato de que para adquirir lenha, ja tenha que desmatar a natureza.

    O alcool nao deu certo nem no Brasil, que seria o melhor lugar pra ele. Os motores flex, a gasolina e muito cara e ja vem com uma alta mistura de alcool. Alem disso, extraimos alcool da cana, que e muito mais produtiva do que o milho que e usado nos EUA (um hectare de cana se extrai mais alcool de forma mais barata que um hectare de milho). Nem se usassemos toda a area cultivavel do planeta para plantar apenas cana e nenhuma comida, o alcool seria capaz de substituir o petroleo.

    Imagino que o biodiesel extraido do girassol a mesma coisa.

    Nada contra uma fazendinha isolada usar a biomassa que ela mesmo produz como auxiliar energetico, mas sendo realista, nao e uma alternativa real para diminuirmos pra valer o nosso consumo de petroleo.

    Quanto mais se pensa, mais se chega a conclusao que as unicas alternativas que temos sao as hidreletricas e as usinas nucleares.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: Tem uma cena que Dino esta mexendo nas coisas de Bob e comenta com a esposa: "Ah, que decepcao, pensei que ele ainda estivesse num tomate, ou num alface, mas ja esta comendo ate espinafre" (ou coisa que o valha), fazendo uma analogia obvia entre a caminhada das drogas e sua nocividade: "Ah, pensei que ele fumasse uma maconha ou tomasse um LSD de vez em quando, mas ele ja esta fumando crack."

    Era para dar efeito cômico a coisa a meu ver. Lembrei dessa parte porque você mencionou agora.




    Apatico disse: Talvez voce diga que a analogia foi com o homossexualismo ou outro comportamento que os pais julgam inaceitaveis, mas eu vi esse episodio ha alguns anos e pelo menos pra mim ficou bem claro que tentaram construir a analogia com drogados. Para os autores de A Familia Dinossauro, os pais americanos tem que aceitar, aprender a conviver e nao tentar mudar filhos drogados.

    A piada trabalha dessa forma, mas o programa era meio politicamente correto em sua essência (no sentido de ousar poucas vezes), e nunca foi algo totalmente destinado a crianças (ou melhor só foi mercadologicamente). Era mais um sitcom que caiu no gosto infantil como Simpsons e Flinstones.






    Apatico disse: Claro, eles sao bem sutis, por isso passam desapercebidos pela maioria dos pais. Quantos reparariam por exemplo na comparacao aparentemente inocente entre tomate, alface e espinafre com maconha, lsd e crack?

    Como disse anteriormente: o seriado era uma Sitcom não era pra ser exibido pela manhã (como Os Simpsons). Lembrando que passava numa época em que tudo que era desenho ou qualquer coisa do tipo podia passar era taxada como para somente um público. Por ex eu assistia muito Flinstones na Xuxa, mas não entendia muito da dinâmica dos episódios eu gostava do universo do desenho: dos carros de pedra, de animais eletrodomésticos etc...

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Percival disse: Era para dar efeito cômico a coisa a meu ver. Lembrei dessa parte porque você mencionou agora.

    O episodio inteiro e marcado por comparacoes do comportamento vegetariano em dinossauro e usuarios de drogas humanos. A intencao ao meu ver foi muito clara.
    Percival disse: A piada trabalha dessa forma, mas o programa era meio politicamente correto
    Meio?

    E a serie infantil mais progressista que ja vi na vida. So faltou uma especie de He-Man de esquerda dando licao de moral politicamente correta no final de cada episodio.

    "No episodio de hoje, criancas, aprendemos que devemos tolerar, aprender a conviver e nao tentar mudar aqueles que sao diferentes de nos, com os drogados."

    Todo capitulo tinha uma licaozinha de moral politicamente correta.

    Os Simpsons, pelo menos o classico, apesar do proprio autor se assumir como baitola de esquerda, nao poupava criticas a ninguem. E conheco muitos adultos que assistem Simpsons. Nunca vi o mesmo com Familia Dinossauro.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • A cena em questao:


    Dino: Eu quero saber a que ponto esta indo isso.
    (...)
    Brocoli! Eu teria entendi uma cenoura ou um alface, mas direto ao brocoli!? Oh, meu filho e um herbivoro!
    Fran: Alguem deve ter dado a ele no colegio. Tenho certeza que o Bob nem sabe o que eh.
    Dino: Isso ele puxou ao seu tio, Fran. Seu tio Elmo, aquele do qual voces nunca falam.

    Depois disso ambos os pais se culpam.

    Bob no bar hippie: "Pepino? Nao sei se estou preparado para isso."

    A analogia e muito clara. E o pior e que no final a familia tem que aprender a conviver e aceitar o viciado.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: O episodio inteiro e marcado por comparacoes do comportamento vegetariano em dinossauro e usuarios de drogas humanos. A intencao ao meu ver foi muito clara.

    As analogias são feitas, a série é uma ficção. Ela não tem o dever de ser Polticamente correta, apesar de ser podada por ser da Disney. Simplesmente a analogia de que ser Vegetariano era tão ruim quanto ser drogado, quantas coisas assim já foram vítimas de preconceito em nossa sociedade? É uma ANALOGIA.




    Apatico disse: E a serie infantil mais progressista que ja vi na vida. So faltou uma especie de He-Man de esquerda dando licao de moral politicamente correta no final de cada episodio.

    Ela é uma sitcom, não se guie pelo que a Wikipédia nacional diz:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Dinosaurs_(TV_series)

    Ela não é uma série infantil, apesar da estética transmitir. Agora você vai me dizer que South Park é infantil também?

    Comparar com He-Man é uma forçada de barra, porque são públicos e propostas diferentes.





    Apatico disse: "No episodio de hoje, criancas, aprendemos que devemos tolerar, aprender a conviver e nao tentar mudar aqueles que sao diferentes de nos, com os drogados."

    Todo capitulo tinha uma licaozinha de moral politicamente correta.

    A analogia era que o Vegetarianismo era mal visto pela sociedade do universo que os personagens viviam, por isso a comparação. E tem um episódio que fala de drogas, lembra de um de uma planta que vicia?




    Apatico disse: Os Simpsons, pelo menos o classico, apesar do proprio autor se assumir como baitola de esquerda, nao poupava criticas a ninguem. E conheco muitos adultos que assistem Simpsons. Nunca vi o mesmo com Familia Dinossauro.

    O seriado foi criado para ser exibido a noite, o problema é que nossa sociedade achava que qualquer animação com personagens bonitinhos era para crianças e foi exibido dessa maneira por aqui. Mas é um Sitcom como muitos exibidos por horário nobre nosso, tando que a própria Globo se ligou nisso na segunda temporada.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Percival disse: As analogias são feitas, a série é uma ficção. Ela não tem o dever de ser Polticamente correta, apesar de ser podada por ser da Disney. Simplesmente a analogia de que ser Vegetariano era tão ruim quanto ser drogado, quantas coisas assim já foram vítimas de preconceito em nossa sociedade? É uma ANALOGIA.

    Ai e que esta o problema.

    Eles fazem uma analogia entre dinossauros herbivoros e humanos drogados. No final do episodio, a familia dinossauro aceita o filho herbiro e deixa de tentar muda-lo. Entao, o que a familia humana deveria fazer com seu filho drogado? A mesma coisa.


    Da uma olhada no proprio artigo da wiki que voce postou:
    Topical issues featured in Dinosaurs include environmentalism, endangered species, women's rights, sexual harassment, objectification of women, censorship, civil rights, body image, steroid use, allusions to masturbation, drug abuse, racism, peer pressure, rights of indigenous peoples, corporate crime, government interference of parenting, allusions to homosexuality, and pacifism.

    Eles seguem a cartilha Politicamente Correta sem tirar nem por. E por isso que eu disse que e a serie infantil mais progressista que tive noticia.
    Percival disse: E tem um episódio que fala de drogas, lembra de um de uma planta que vicia?
    Acho que sim. Tambem lembro de um episodio onde Bob comeca a tomar esteroides, mas nao me lembro do final de ambos.


    Percival disse: Ela é uma sitcom, não se guie pelo que a Wikipédia nacional diz:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Dinosaurs_(TV_series)
    Eu nao me guiei pelo que diz a wiki, mas pelo simples fato de nunca ter visto um adulto que acompanhasse a serie.

    E a Disney e conhecida pelos seus seriados infantis.

    Sitcom significa apenas comedia, e nao que seja conteudo adulto. Exitem comedias infantis.


    Percival disse: Ela não é uma série infantil, apesar da estética transmitir. Agora você vai me dizer que South Park é infantil também?

    Bem, eu nunca vi uma crianca que acompanhasse south park.


    Percival disse: Comparar com He-Man é uma forçada de barra, porque são públicos e propostas diferentes.
    Eu nao comparei a serie com He-Man, so disse que apenas faltava aquelas licoes de moral tipicas do He-Man.

    Alias, a moral do He-Man nao e politicamente correta, e bastante tradicional:



    Excelente.
    Percival disse: O seriado foi criado para ser exibido a noite, o problema é que nossa sociedade achava que qualquer animação com personagens bonitinhos era para crianças e foi exibido dessa maneira por aqui. Mas é um Sitcom como muitos exibidos por horário nobre nosso, tando que a própria Globo se ligou nisso na segunda temporada.

    Talvez nao fosse a intencao de seus criadores, mas no Brasil a serie pegou mesmo foi entre o publico infantil.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Percival disse: Apatico disse: O episodio inteiro e marcado por comparacoes do comportamento vegetariano em dinossauro e usuarios de drogas humanos. A intencao ao meu ver foi muito clara.

    As analogias são feitas, a série é uma ficção. Ela não tem o dever de ser Polticamente correta, apesar de ser podada por ser da Disney. Simplesmente a analogia de que ser Vegetariano era tão ruim quanto ser drogado, quantas coisas assim já foram vítimas de preconceito em nossa sociedade? É uma ANALOGIA.
    Desculpe, Percival, mas isso parece muita ingenuidade da sua parte. Quer dizer, você vê claramente que há uma analogia, uma analogia que, pela própria natureza, necessariamente se refere a algo que está fora da própria mensagem no seu sentido literal. Ora, se ela se refere a outra coisa, a intenção é sublinhar essa outra coisa simbolizada, e não sua própria literalidade. Achar que o autor não tivesse clara consciência dessa ambiguidade e não a tencionava como mensagem, ainda que subliminarmente, é sim ingenuidade.

  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Angra_Mayniu disse:
    Desculpe, Percival, mas isso parece muita ingenuidade da sua parte. Quer dizer, você vê claramente que há uma analogia, uma analogia que, pela própria natureza, necessariamente se refere a algo que está fora da própria mensagem no seu sentido literal. Ora, se ela se refere a outra coisa, a intenção é sublinhar essa outra coisa simbolizada, e não sua própria literalidade. Achar que o autor não tivesse clara consciência dessa ambiguidade e não a tencionava como mensagem, ainda que subliminarmente, é sim ingenuidade.

    Aí você está procurando pêlo em ovo: lembre-se que tratamos de um universo fictício com situações fictícias e que não tem a obrigação de passar moral ou ética pra ninguém (apesar de alguns momentos passe). É uma característica da Sitcom, o humor americano é assim não tem compromisso com o Politicamente Correto (aliás a essência do humor é assim). Todas as Sitcons são assim (até Flinstones). O que o autor tencionava como mensagem pode não ser isso, vocês se guiam pelas conclusões com respaldo ao mundo real e ingnoram o conteúdo fictício. É Obvio analogia com a situação, mas que funciona diferente em cada caso.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Cara, da uma olhada no link que voce mesmo postou:

    Topical issues featured in Dinosaurs include environmentalism, endangered species, women's rights, sexual harassment, objectification of women, censorship, civil rights, body image, steroid use, allusions to masturbation, drug abuse, racism, peer pressure, rights of indigenous peoples, corporate crime, government interference of parenting, allusions to homosexuality, and pacifism.

    Este e o resumo mais fiel do que seria a moral politicamente correta. Os autores da serie tem sim um comprometimento com o Imperio Politicamente Correto, como pode ser facilmente notado nos temas abordados durante a serie. Basta voce me indicar um episodio aleatorio, eu assistirei e apontarei inumeras referencias ao Politicamente Correto com extrema facilidade.

    A tolerancia com usuario de drogas e a legalizacao das drogas sao valores Politicamente Corretos.

    Se eles fizeram uma equivalencia do uso de drogas no nosso mundo para o vegetarianismo no universo ficticio da serie e na serie a familia simplesmente aceitou o vegetarianismo do filho, e porque no nosso mundo a familia tem que aceitar o uso de drogas tambem.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: Se eles fizeram uma equivalencia do uso de drogas no nosso mundo para o vegetarianismo no universo ficticio da serie e na serie a familia simplesmente aceitou o vegetarianismo do filho, e porque no nosso mundo a familia tem que aceitar o uso de drogas tambem.

    Denovo falo que é uma analogia e já expliquei muito bem.




    Apatico disse: Este e o resumo mais fiel do que seria a moral politicamente correta. Os autores da serie tem sim um comprometimento com o Imperio Politicamente Correto, como pode ser facilmente notado nos temas abordados durante a serie. Basta voce me indicar um episodio aleatorio, eu assistirei e apontarei inumeras referencias ao Politicamente Correto com extrema facilidade.

    Eles têm referências ao politicamente, mas não se compromete a ser didatico quanto a programas infantis por ser uma Sitcom e passar no horário noturno no seu país de origem. A obrigação de moralidade vinha muito provavelmente da série ser da Disney.




    Apatico disse: A tolerancia com usuario de drogas e a legalizacao das drogas sao valores Politicamente Corretos.

    Você que tirou essa interpretação do universo deles, era um outro enfoque já que o Vegetarianismo era visto como um mau exemplo na sociedade jurássica da série. Era uma série de humor e não de drama, é ficção e não real. Difícil entender isso.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Percival disse: Denovo falo que é uma analogia e já expliquei muito bem.

    Toda analogia precisa ter um proposito. Ninguem joga analogias ao vento.

    Percival disse: Eles têm referências ao politicamente, mas não se compromete a ser didatico quanto a programas infantis por ser uma Sitcom e passar no horário noturno no seu país de origem. A obrigação de moralidade vinha muito provavelmente da série ser da Disney.

    Cara, voce nunca deve ter prestado atencao em A Familia Dinossauro. Veja a tematica escolhida para a serie: homossexualismo, feminismo, ambientalismo, pacifismo, interfencia governamental no controle parental. Os criadores tinham TOTAL compromisso com a moral politicamente correta. Como eu disse, basta voce escolher um episodio aleatorio e eu te apontarei de forma clara quais valores politicamente corretos eles tentaram transmitir.

    Do artigo que voce postou no wiki:
    'He wanted it to be a sitcom with a pretty standard structure, with the biggest differences being that it's a family of dinosaurs and their society has this strange toxic life style,' said [his son] Brian Henson

    Ou seja, o idealizador tentou criar uma serie sobre uma sociedade de dinossauros que ele considera toxica, tecendo uma comparacao com a sociedade ocidental, criticando todos os seus valores. Esta e a propria razao de ser do Imperio Politicamente Correto.


    Percival disse: Você que tirou essa interpretação do universo deles, era um outro enfoque já que o Vegetarianismo era visto como um mau exemplo na sociedade jurássica da série.
    O que eu disse, que ate agora voce nao refutou, eh que eles fizeram uma equivalencia clara entre ser vegetariano no mundo jurassico ficticio da serie e ser usuario de drogas no mundo antropocentrico real que vivemos. E no final das contas, a familia jurassica ficticia deve aceitar o vegetarianismo, logo, a unica conclusao que se pode tirar e que, uma vez que os comportamentos foram igualados, na sociedade humana a familia deve concordar com o uso de drogas por parte do filho.


    Percival disse: Era uma série de humor e não de drama, é ficção e não real. Difícil entender isso.
    O fato de ser uma serie de humor ou de ficcao nao impede hora nenhuma que ela tente transmitir alguns valores.

    Um filme de humor sobre ETs de um cineasta cristao, pode, atraves do humor e da ficcao, tentar passar valores cristaos. Uma serie de humor e ficcao de um lacaio do Imperio, pode tentar passar valores Politicamente Corretos no seu enredo.

    Todos os episodios de A Familia Dinossauro, sem uma unica excecao, tentam transmitir valores politicamente corretos, desde a abertura ate o The End.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Percival disse: Apatico disse: Se eles fizeram uma equivalencia do uso de drogas no nosso mundo para o vegetarianismo no universo ficticio da serie e na serie a familia simplesmente aceitou o vegetarianismo do filho, e porque no nosso mundo a familia tem que aceitar o uso de drogas tambem.

    Denovo falo que é uma analogia e já expliquei muito bem.
    E de novo você parece não entender o sentido de uma analogia numa obra de ficção de caráter satírico.


    Percival disse: Apatico disse: Este e o resumo mais fiel do que seria a moral politicamente correta. Os autores da serie tem sim um comprometimento com o Imperio Politicamente Correto, como pode ser facilmente notado nos temas abordados durante a serie. Basta voce me indicar um episodio aleatorio, eu assistirei e apontarei inumeras referencias ao Politicamente Correto com extrema facilidade.

    Eles têm referências ao politicamente, mas não se compromete a ser didatico quanto a programas infantis por ser uma Sitcom e passar no horário noturno no seu país de origem. A obrigação de moralidade vinha muito provavelmente da série ser da Disney.
    Uma obra de ficção não precisa ser didática para passar de forma indireta uma mensagem moral.


    Percival disse: Apatico disse: A tolerancia com usuario de drogas e a legalizacao das drogas sao valores Politicamente Corretos.

    Você que tirou essa interpretação do universo deles, era um outro enfoque já que o Vegetarianismo era visto como um mau exemplo na sociedade jurássica da série. Era uma série de humor e não de drama. Difícil entender isso.
    Certo. Cite um exemplo de dinossauro carnívoro que virou herbívoro. É ÓBVIO que a mensagem não teria nenhum sentido num contexto puramente literal.
    Quanto a ser de humor, isso é ainda mais revelador: obras satíricas muitas vezes se valem de seres antropomorfizados (objetos ou animais) para fazer uma crítica direta à sociedade humana. Ou você acha que "A Revolução dos Bichos" é mesmo sobre as consequências de uma revolução numa fazenda de animais? Ou que a "Fábula das abelhas" é uma crítica à moral de trabalho das abelhas?

  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: Toda analogia precisa ter um proposito. Ninguem joga analogias ao vento.

    Simplesmente para que tenha contexto com a história e caracteristicas dos personagens? Lembrem-se são Dinossauros vivendo numa sociedade deles similar a nossa, mas sem abrir mão de suas caracteristicas da espécie (carnívoros, herbívoros etc...).




    Apatico disse: Ou seja, o idealizador tentou criar uma serie sobre uma sociedade de dinossauros que ele considera toxica, tecendo uma comparacao com a sociedade ocidental, criticando todos os seus valores. Esta e a propria razao de ser do Imperio Politicamente Correto.

    Como muitas produções por aí são critica a alguma coisa ou sátira.




    Apatico disse: O que eu disse, que ate agora voce nao refutou, eh que eles fizeram uma equivalencia clara entre ser vegetariano no mundo jurassico ficticio da serie e ser usuario de drogas no mundo antropocentrico real que vivemos.

    Era como a sociedade Jurássica via o Vegetarianismo, mas não é mencionado Drogados ou clínicas de recuperação ou algo semelhante.




    Apatico disse: E no final das contas, a familia jurassica ficticia deve aceitar o vegetarianismo, logo, a unica conclusao que se pode tirar e que, uma vez que os comportamentos foram igualados, na sociedade humana a familia deve concordar com o uso de drogas por parte do filho.

    Não necessariamente: o que Bobby conseguiu no episódio foi a ruptura da dieta dos dinossauros que era somente carne para carne e verduras. Analise o universo , os personagens e no que foi inspirado.






    Apatico disse: O fato de ser uma serie de humor ou de ficcao nao impede hora nenhuma que ela tente transmitir alguns valores.

    Isso fica a critério de quem produz, no mais séries tem o valor primordial de divertir a transmitir valores.



    Angra_Mayniu disse: Certo. Cite um exemplo de dinossauro carnívoro que virou herbívoro. É ÓBVIO que a mensagem não teria nenhum sentido num contexto puramente literal.

    No universo real não, mas no universo de ficção tudo é possível.




    Angra_Mayniu disse: Quanto a ser de humor, isso é ainda mais revelador: obras satíricas muitas vezes se valem de seres antropomorfizados (objetos ou animais) para fazer uma crítica direta à sociedade humana. Ou você acha que "A Revolução dos Bichos" é mesmo sobre as consequências de uma revolução numa fazenda de animais? Ou que a "Fábula das abelhas" é uma crítica à moral de trabalho das abelhas?

    Esses são enfoques diferentes.


    Angra_Mayniu disse: E de novo você parece não entender o sentido de uma analogia numa obra de ficção de caráter satírico.


    Claro que entendo, mas não esqueço que é ficção. Querer tirar respaldo de uma série de ficção e colocar em prática é loucura.
    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Angra_Mayniu disse: Uma obra de ficção não precisa ser didática para passar de forma indireta uma mensagem moral.

    E uma obra de ficção não precisa passar moralidade: ela pode ser feita de deboches, analogias e o que mais for da cabeça do criador.



    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Angra_Mayniu disse:
    É ÓBVIO que a mensagem não teria nenhum sentido num contexto puramente literal.
    Quanto a ser de humor, isso é ainda mais revelador: obras satíricas muitas vezes se valem de seres antropomorfizados (objetos ou animais) para fazer uma crítica direta à sociedade humana. Ou você acha que "A Revolução dos Bichos" é mesmo sobre as consequências de uma revolução numa fazenda de animais? Ou que a "Fábula das abelhas" é uma crítica à moral de trabalho das abelhas?

    E exatamente o que eu queria dizer. Muito bom.

    A Familia Dinossauros e uma satira da socidade humana e o seu final tragico se encaixa exatamente neste topico!

    Os dinossauros foram extintos por conta da propria degradacao que causaram ao planeta e a sua sociedade, o que obviamente nao tem nada a ver com o que realmente aconteceu com os dinos.

    E justamente isso que os alarmistas ambientaleiros berram aos quatro ventos: que vamos acabar nos extinguindo por conta da degradacao que causamos ao planeta.

    Negar as referencias a moral PC em A Familia Dinossauro e como negar as referencias cristas em A Paixao de Cristo.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Percival disse: Simplesmente para que tenha contexto com a história e caracteristicas dos personagens? Lembrem-se são Dinossauros vivendo numa sociedade deles similar a nossa, mas sem abrir mão de suas caracteristicas da espécie (carnívoros, herbívoros etc...).

    Nao sei como deixar isso mais claro do que ja deixei.

    O proposito desta serie e tracar um paralelo entre o universo jurassico ficticio e a sociedade humana contemporanea. Neste episodio em particular, eles igualam a transgressao jurassica de comer vegetais com a transgressao humana de usar drogas.

    No final do episodio a conclusao e que a familia nao deve importunar os herbivoros, logo, no nosso mundo, a conclusao seria que a familia nao deve importunar os drogados.

    Percival disse: Como muitas produções por aí são critica a alguma coisa ou sátira.

    Justamente. E A Familia Dinossauro e uma critica da civilizacao ocidental do ponto de vista Politicamente Correto.

    Isso fica claro em TODOS os episodios da serie.
    Percival disse: Era como a sociedade Jurássica via o Vegetarianismo, mas não é mencionado Drogados ou clínicas de recuperação ou algo semelhante.
    E nem poderia. Eles tracam os paralelos dentro do universo ficticio da serie. Nao faria o menor sentido que comecassem a abordar clinicas humanas para drogados humanos no universo em que a serie ocorre.

    E se dissessem claramente "Pais de drogados nao devem tentar interferir no vicio dos filhos", eles seriam trucidados. Por isso precisaram da sutileza na analogia, igualando o uso de drogas com o que seria o simples vegetarianismo, que na sociedade humana nao e la nenhum bicho de 7 cabecas.

    Percival disse: Não necessariamente: o que Bobby conseguiu no episódio foi a ruptura da dieta dos dinossauros que era somente carne para carne e verduras. Analise o universo , os personagens e no que foi inspirado.

    Mas como eu disse, eles tracaram um paralelo claro, onde ser herbivoro na sociedade jurassica da serie equivaleria a ser um usuario de drogas na nossa sociedade. Eles igualaram as transgressoes para depois sugerir que familia nao deve se intrometer.
    Percival disse: Isso fica a critério de quem produz, no mais séries tem o valor primordial de divertir a transmitir valores.
    Eu concordo que uma serie de humor nao necessariamente tem o interesse de transmitir algum valor, mas este obviamente nao e o caso de A Familia Dinossauro.

    O foco da serie, ambientaleirismo, homossexualismo, feminismo, anti-racismo, anti-xenofobia e totalmente politicamente correto, sem tirar nem por.

    Seria o cumulo da ingenuidade alegar que abordam apenas assuntos tipicamente abordados pelos PCs, sob o ponto de vista exclusivo do PC, mas que na verdade eles nao tem qualquer relacao com o PC.

    Repare no primeiro post sobre o assunto que surgiu no topico, ironicamente postado por voce mesmo:
    Percival disse: Essa conversão me lembrou um episódio da Família Dinossauros que o Dino comprou Mico Anão para um jantar de aniversário de casamento da sua Esposa e o Bob os acha e descobre que eles são os últimos do mundo. Tem uma crítica sobre esgotamento dos recursos cujo ele faz num trabalho para um professor e o mesmo ri da cara dele e diz "haverá sempre mais".

    Agora vai dizer que esta critica sobre o esgotamento de recursos no Universo jurassico ficticio da serie nao tem nenhuma relacao com o alarmismo ambientaleiro sobre o esgotamento de recursos no nosso planeta?

    Ora, ai fica dificil...
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Apatico disse: anti-racismo, anti-xenofobia

    Nao que estes valores sejam exclusivamente PCs. Expressei-me mal, ja que eu quis dizer do ponto de vista coitadista, vitimista, fresco, tipicamente Politicamente Correto.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Apatico disse: Fran: Alguem deve ter dado a ele no colegio. Tenho certeza que o Bob nem sabe o que eh.

    Esta parte deixa o paralelo ainda mais claro do que a parte do Dino.

    Esta e a tipica frase que uma mae diz ao entrar no estado de negacao que o filho e um drogado. "Alguem colocou [esta droga] nas coisas dele. Ele nem sabe o que faz ou como se usa."

    Depois de igualar estes dois comportamentos, o final onde a familia desiste de tentar curar o filho e aceita seu vegetarianismo sem mais contestacoes e um absurdo.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: Nao sei como deixar isso mais claro do que ja deixei.

    O proposito desta serie e tracar um paralelo entre o universo jurassico ficticio e a sociedade humana contemporanea. Neste episodio em particular, eles igualam a transgressao jurassica de comer vegetais com a transgressao humana de usar drogas.

    No final do episodio a conclusao e que a familia nao deve importunar os herbivoros, logo, no nosso mundo, a conclusao seria que a familia nao deve importunar os drogados.


    Apatico disse: Mas como eu disse, eles tracaram um paralelo claro, onde ser herbivoro na sociedade jurassica da serie equivaleria a ser um usuario de drogas na nossa sociedade. Eles igualaram as transgressoes para depois sugerir que familia nao deve se intrometer.

    Transgressões que não significam a mesma coisa, por acaso alguém fica doidão em nossa sociedade por comer salada. Mas não é dito que na sociedade Jurássica os dinossauros ficam doidoes e que todos os vegetais são substâncias alucinógenas. É somente um preconceito com os herbívoros que havia na famíla dos Silva Sauro. Há uma ruptura disso quando o Bob se assume.




    Apatico disse: Agora vai dizer que esta critica sobre o esgotamento de recursos no Universo jurassico ficticio da serie nao tem nenhuma relacao com o alarmismo ambientaleiro sobre o esgotamento de recursos no nosso planeta?

    Ora, ai fica dificil...

    Não estou negando isso amigo foi o que o debate me fez lembrar o que acontece e não significa que seja meu posicionamento.








    Apatico disse: E nem poderia. Eles tracam os paralelos dentro do universo ficticio da serie. Nao faria o menor sentido que comecassem a abordar clinicas humanas para drogados humanos no universo em que a serie ocorre.

    E se dissessem claramente "Pais de drogados nao devem tentar interferir no vicio dos filhos", eles seriam trucidados. Por isso precisaram da sutileza na analogia, igualando o uso de drogas com o que seria o simples vegetarianismo, que na sociedade humana nao e la nenhum bicho de 7 cabecas.

    Você está levando a situação fictícia da série com a do mundo real, foi feito um paralelo com conteúdo humorístico.




    Apatico disse: Justamente. E A Familia Dinossauro e uma critica da civilizacao ocidental do ponto de vista Politicamente Correto.

    Isso fica claro em TODOS os episodios da serie.

    Mas NEM SEMPRE se foca nisso, senão ficaria engessado.







    Apatico disse: Eu concordo que uma serie de humor nao necessariamente tem o interesse de transmitir algum valor, mas este obviamente nao e o caso de A Familia Dinossauro.

    O foco da serie, ambientaleirismo, homossexualismo, feminismo, anti-racismo, anti-xenofobia e totalmente politicamente correto, sem tirar nem por.

    Sitcons sempre trataram disso, pois lá são considerados programas para famíla: Full House (Tres e Demais), Different Strokes (Arnold). Mas na Família Dinossauro é uma emulação da nossa sociedade com características dos Dinossauros.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: Esta parte deixa o paralelo ainda mais claro do que a parte do Dino.

    Esta e a tipica frase que uma mae diz ao entrar no estado de negacao que o filho e um drogado. "Alguem colocou [esta droga] nas coisas dele. Ele nem sabe o que faz ou como se usa."

    Depois de igualar estes dois comportamentos, o final onde a familia desiste de tentar curar o filho e aceita seu vegetarianismo sem mais contestacoes e um absurdo.

    Como disse NOVAMENTE: É ALGO DA SOCIEDADE DELES! Não tente comparar com a sociedade humana, é um universo de ficção, uma sociedade ficctícia. Nem sempre a série era como base um tema politicamente correto. Nem sempre se concluia desse modo.


    Resuminho do episódio (em inglês):


    "I Never Ate for My Father"
    Robbie refuses to join a Young Carnivore Association and considers becoming a herbivore. Earl is appalled and hauls Robbie off to hunt in the wilderness, to reinforce the carnivore ethic: bigger eats smaller. When Robbie is eaten by an enormous swamp monster, Earl is forced to reconsider his philosophy. When Earl, too, is eaten, the father and son continue their argument inside the belly of the beast.





    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Percival disse: Transgressões que não significam a mesma coisa, por acaso alguém fica doidão em nossa sociedade por comer salada. Mas não é dito que na sociedade Jurássica os dinossauros ficam doidoes e que todos os vegetais são substâncias alucinógenas. É somente um preconceito com os herbívoros que havia na famíla dos Silva Sauro. Há uma ruptura disso quando o Bob se assume.

    Eles podiam ter deixado a comparacao entre vegetarianismo e um comportamento adolescente generico que os pais em geral nao aceitam, ou fazer a comparacao com homossexualismo, gravidez nao planejada, ideologias de esquerda ou sei la, qualquer coisa que fosse minimamente toleravel aos olhos de um pai.

    Mas o dialogo entre Fran e Dino deixa claro que escolheram tracar o paralelo com o uso de drogas.

    E obvio que nao poderiam deixar o paralelo mais claro do que deixaram. Os autores nao sao burros. Se no Universo ficticio da serie, os vegetais produzissem efeitos identicos as drogas no nosso universo, leia-se provocassem vicio, entorpecimento, transtornos psiquiatricos, degeneracao moral, degradacao fisica e comportamentos violentos e compulsivos, e obvio que eles teriam tido problemas com o final: a familia aceitando um filho doido, agressivo degenerado, viciado e fisicamente acabado. Uma mensagem tao clara assim seria indigesta e uma afronta ao telespectador. Provavelmente teriam ate mesmo sido censurados.

    Eis a razao da sutileza.


    Percival disse: Não estou negando isso amigo foi o que o debate me fez lembrar o que acontece e não significa que seja meu posicionamento.

    Eu nao disse que era seu posicionamento,apenas que voce mesmo concluiu que o alarmismo ambientalista, uma bandeira do Imperio, e um dos focos da serie em questao.

    Percival disse: Você está levando a situação fictícia da série com a do mundo real, foi feito um paralelo com conteúdo humorístico.

    Eu ja mostrei meus motivos para desconfiar da ingenuidade dos autores em fazerem simplesmente uma piada com um paralelo assim tao espinhoso.

    Mas claro, nao posso te convencer de nada. Se quer acreditar que este paralelo foi tracado de maneira inocente, concordamos em discodar.


    Percival disse: Sitcons sempre trataram disso, pois lá são considerados programas para famíla: Full House (Tres e Demais), Different Strokes (Arnold). Mas na Família Dinossauro é uma emulação da nossa sociedade com características dos Dinossauros.

    O Politicamente Correto e de longe a ideologia dominante em Hollywood, isso nao quer dizer que todas as series apresente o mesmo grau de propaganda.

    Nao me lembro de quase nada de Full House pra poder dizer.

    Arnold tambem transmitia valores tradicionais durante a serie, nao apenas valores PCs, e inclusive se posicionava contra o Imperio em algumas situacoes, como por exemplo num episodio em que Arnold tenta silenciar pessoas que ele considera racista e seu pai adotivo o convence que todos devem ter o direito de dizer o que quiserem, e que a melhor maneira de combate-los seria atraves do intelecto. Para o Imperio, qualquer um que opine contra as exigencias dos grupos de pressao das minorias etnicas, deve ser taxado de racista e imediatamente silenciado, mesmo que por alguma ironia do destino ele pertenca a uma dessas minorias que sao pretensamente defendidas.

    A serie inteira prega que as criancas devem ser supervisionadas pelos pais e devem obedecer a eles, sempre acarretando em prejuizo para elas proprias em caso de de desobediencia. Um valor tradicional que passa longe leguas dos valores young power de rebeldia propagandeados pelo Imperio.

    Quando a atriz que faz a irma de Arnold engravidou, eles simplesmente a demitiram da serie porque nao queriam abordar o tema espinhoso que seria gravidez na adolescencia. Uma decisao tipicamente do Imperio seria abordar com extrema naturalidade o tema na serie, banalizando-o.

    O bizarro de Arnold foi o triste destino dos atores mirins que interpretavam os 3 protagonistas infantis.

    Ja A Familia Dinossauro nao tem nem como comparar. Todos os enredos da serie sao construidos como forma de divulgacao dos valores Politicamente Corretos. A serie em si e uma especie de sintese desses valores.
    Percival disse: Como disse NOVAMENTE: É ALGO DA SOCIEDADE DELES! Não tente comparar com a sociedade humana, é um universo de ficção, uma sociedade ficctícia. Nem sempre a série era como base um tema politicamente correto. Nem sempre se concluia desse modo.

    Mesmo nao concordando comigo no sentido da enfase que deram na analogia do comportamento herbivoro ao comportamento drogado, e dificil dizer que a intencao de A Familia Dinossauro nao e propagandear a ideologia PC e somente isso, talvez com um toque de humor bem bobinho.

    Qualquer episodio pode confirmar isso. Talvez mais tarde eu assista um aleatoriamente (ou quem sabe voce me indique) e eu posso apontar as abordagens PC dentro do enredo.


    Percival disse: Resuminho do episódio (em inglês):


    "I Never Ate for My Father"
    Robbie refuses to join a Young Carnivore Association and considers becoming a herbivore. Earl is appalled and hauls Robbie off to hunt in the wilderness, to reinforce the carnivore ethic: bigger eats smaller. When Robbie is eaten by an enormous swamp monster, Earl is forced to reconsider his philosophy. When Earl, too, is eaten, the father and son continue their argument inside the belly of the beast.


    Resumos sao insuficientes para mostrar as nuances do episodio.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • PercivalPercival Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: Eles podiam ter deixado a comparacao entre vegetarianismo e um comportamento adolescente generico que os pais em geral nao aceitam, ou fazer a comparacao com homossexualismo, gravidez nao planejada, ideologias de esquerda ou sei la, qualquer coisa que fosse minimamente toleravel aos olhos de um pai.

    Mas o dialogo entre Fran e Dino deixa claro que escolheram tracar o paralelo com o uso de drogas.

    E obvio que nao poderiam deixar o paralelo mais claro do que deixaram. Os autores nao sao burros. Se no Universo ficticio da serie, os vegetais produzissem efeitos identicos as drogas no nosso universo, leia-se provocassem vicio, entorpecimento, transtornos psiquiatricos, degeneracao moral, degradacao fisica e comportamentos violentos e compulsivos, e obvio que eles teriam tido problemas com o final: a familia aceitando um filho doido, agressivo degenerado, viciado e fisicamente acabado. Uma mensagem tao clara assim seria indigesta e uma afronta ao telespectador. Provavelmente teriam ate mesmo sido censurados.

    Eis a razao da sutileza.


    Sutileza ou humor em cima de algo criado em um universo? Já é uma prova de como você compara um universo fictício com real usando os mesmos parâmetros e ambos não tem. São universos diferentes. A situação do humor pode ter levado a isto para você (o que tem mais tom de sátira no seriado), mas se formos analisar o conjunto do episódio inteiro não.



    Apatico disse: Ja A Familia Dinossauro nao tem nem como comparar. Todos os enredos da serie sao construidos como forma de divulgacao dos valores Politicamente Corretos. A serie em si e uma especie de sintese desses valores.

    De certa forma eles tinham que passar, mas eles não podiam trabalhar num universo fictício, pois não tinha como se era algo criado. Nem todos os episódios se pautavam a uma lição de moral.




    Apatico disse: Mesmo nao concordando comigo no sentido da enfase que deram na analogia do comportamento herbivoro ao comportamento drogado, e dificil dizer que a intencao de A Familia Dinossauro nao e propagandear a ideologia PC e somente isso, talvez com um toque de humor bem bobinho.

    Qualquer episodio pode confirmar isso. Talvez mais tarde eu assista um aleatoriamente (ou quem sabe voce me indique) e eu posso apontar as abordagens PC dentro do enredo.

    A abordagem era dentro do enredo, mas não era peça chave do episódio. Tinha episódios com vários dilemas e abordagens. Não tinha um padrão de ser sempre assim. Quanto ao humor a série é datada mesmo, não defendo sua qualidade e sim a mania sua de comparar o segmento de um episódio de um universo criado com a nossa realidade sem analisar o contexto da criação.




    Apatico disse: Resumos sao insuficientes para mostrar as nuances do episodio.

    Se um resumo não prova, uma cena a qual você descreve e repete como disco arranhado muito menos. Vejamos se não houvesse essa cena do Dino e da Fran que fizesse uma sátira sobre isso, o episódio trataria de aceitação de um drogado ou aceitação de uma pessoa com gosto diferente numa sociedade em que não se havia uma certa discriminação de herbívoros na sociedade dos dinossauros?
    Apatico disse: Mas claro, nao posso te convencer de nada. Se quer acreditar que este paralelo foi tracado de maneira inocente, concordamos em discodar.

    Não falei de maneira inocente, foi para destacar o quanto alarmista era um vegetariano na sociedade Jurássica. Se você perde tempo em procurar pêlo em ovo em obras de ficção como esta. Então continue sua caça. Obras de ficção não precisam necessariamente passar a realidade ou lições de moral o tempo todo, é apenas entretenimento no final.

    Alias isso aqui conclui tudo:

    In the episode "I Never Ate For My Father," in lieu of carnivorism, Robbie chooses to eat vegetables, and the other characters liken this to homosexuality, vegetarianism, communism, and drug abuse

    http://en.wikipedia.org/wiki/Dinosaurs_(TV_series)

    Eram feitas comparações pelos membros da família, um pré julgamento.





    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.